terça-feira, 8 de setembro de 2020

Plano de estudo tutorado volume 4 - semana 1 - 6º ano

PLANO DE ESTUDO TUTORADO VOLUME 4

1º SEMANA HISTÓRIA 6º ANO

Unidade temática – A invenção do mundo clássico e o contraponto em outras sociedades.

Subtema: Hebreus, Fenícios e Persas.

                                Povos da antiguidade no Oriente Médio

  Nas aulas anteriores você descobriu que as primeiras sociedades complexas surgiram na Mesopotâmia, com destaque para os povos sumérios e babilônicos. No entanto, ao longo dos séculos outros povos dominaram a região, estabelecendo suas políticas e deixando heranças culturais para as gerações futuras. Estes povos foram os Acádios, Assírios e os Caldeus.

  Por volta do ano 2.000 a. C, um povo de origem “semita”, fazendo referência ao personagem bíblico Sem, filho de Noé, que segundo a tradição religiosa teria originado os povos provenientes do Deserto da Arábia, deixaram a região de Ur na Suméria, cruzando o rio Jordão e dirigindo-se às terras férteis de Canaã. Sob a liderança de um chefe tribal, que acumulava as funções de líder religioso, político e jurídico, os Hebreus, como ficaram conhecidos, dominaram toda a região, vivendo de pastoreio e criação de gado. Este regime político ficou conhecido como Patriarcado, sendo Abraão, Isaac e Jacó os Patriarcas dos Hebreus.

   Por volta de 1.600 a. C uma grande seca em Canaã forçou os Hebreus a migrarem para o Egito, onde suas gerações viveram escravizadas por aproximadamente 450 anos. Em meados de 1.250 a. C, um líder hebreu chamado Moisés liderou a partida de seu povo do Egito em direção à Canaã, este movimento de retorno foi chamado de Êxodo. Ao longo dos anos tiveram que guerrear contra povos cananeus que haviam dominado a região e diferentes formas de governo foram criadas. Em primeiro momento, um Juiz era escolhido para liderar cada uma das Doze Tribos que existiam, posteriormente, este poder dos juízes foi concentrado nas mão de um único monarca, que seria rei de todo o povo hebreu. Ao longo dos anos, o domínio hebreu na região foi diminuindo, sendo estes escravizados pelos persas e posteriormente pelos romanos. Eles partiram definitivamente da região por volta do ano 70 d.C, no que ficou conhecido como diáspora judaica.

   O fato mais marcante da cultura do povo hebreu, diferenciando-se dos demais povos surgidos no Oriente Médio foi sua religião. Ao contrário dos demais povos que floresceram na Mesopotâmia, Arábia e Palestina até aquele momento, que eram Politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses, cada um tendo seu próprio nome e representação, os hebreus eram Monoteístas, acreditando somente em um Deus, que segundo a tradição religiosa não deveria ter imagem representada.

   Outro povo antigo de origem semita à se destacar no Oriente Médio era chamado de Fenícios. Esta sociedade estabeleceu-se numa estreita faixa de terra entre o mar Mediterrâneo e as montanhas do atual Líbano por volta de 3.000 a.C. Com poucas terras férteis e uma localização geográfica inserida nas rotas comerciais entre a Europa, Oriente Médio e o Egito, os Fenícios tornaram-se importantes mercadores da região.

    As terras da Fenícia eram abundantes de uma árvore chamada cedro, cuja madeira era muito utilizada na construção de navios e embarcações. A madeira associada à posição geográfica favoreceu a condição de grandes marinheiros por parte dos fenícios. Com bons navios e excelentes na arte do comércio, este povo estabeleceu postos comerciais ao longo do Mediterrâneo, rivalizando em algumas ocasiões com os romanos. Apesar de falarem a mesma língua, terem a mesma cultura e religião, as cidades fenícias eram independentes politicamente entre si. Cada uma tinha seu próprio rei, sua economia, suas vilas e estruturas. Cidades fenícias importantes como Sidon, Biblos e Tiro, que experimentavam uma política autônoma dentro de uma sociedade maior e de mesma origem e cultura, eram chamadas de Cidades-Estado.

    As viagens comerciais dos fenícios, convivendo com outros povos e necessitando estabelecer com eles uma comunicação mais simples e clara, levou à criação de um novo alfabeto de 22 caracteres, sem vogais, onde cada letra representava os sons da fala (idioma) dos fenícios. Ao longo dos anos, serviu de base ao alfabeto grego, depois latino, que é a origem da língua portuguesa. Atualmente, o alfabeto fenício é utilizado em quase todo mundo ocidental.

   Por volta do ano 1.500 a.C, nas terras que hoje compreende o Irã, existiam duas civilizações de origem Indo-Europeia, Os Medos e os Persas. Melhor estabelecidos nas terras férteis e dominantes da metalurgia, os Medos expandiram seus territórios, dominando vários povos, incluindo os Persas. Somente por volta do ano 550 a. C que Ciro, o rei da Pérsia, conseguiu vencer os Medos, unificando os dois povos.

   Sob o domínio de Ciro, o Império Persa expandiu seus territórios, dominando regiões da Babilônia, Lídia e algumas cidades gregas. Seu filho, Cambises, governou de 529 a.C a 522 a.C e expandiu o domínio persa até o Egito. Seu sucessor, Dario I, continuou expandindo o Império, aumentando seus territórios. Considerado grande administrador, Dário I dividiu o território persa em áreas administrativas chamadas Satrápias, onde seus governantes ou Sátrapas iriam administrá-las de acordo com as ordens do rei.

   Outra grande inovação de Dário I foi a adoção de uma moeda única em todo o Império Persa, chamada dárico, facilitando as transações comerciais em todo o território, que abrangia terras desde o Mediterrâneo até a fronteira com a Índia. Para facilitar as relações comerciais e deslocamento de pessoas, Dário I ordenou a criação de uma estrada de 2.500 Km, ligando as cidades de Sardes a Susa.

    Após Dário I ser derrotado pelos gregos na Batalha de Maratona ( 490 a.C) e nunca ter conseguido dominá-los, seu filho Xerxes I ordena a invasão das cidades-estado gregas, enfrentando as tropas de Leônidas, em Termópilas, em 480 a.C, onde foi vitorioso e saqueou cidades como Atenas. O Império Persa foi conquistado e definitivamente desfeito pelas tropas de Alexandre, O Grande, rei da Macedônia.

    Estes três importantes povos deixaram importantes legados para as sociedades posteriores. Da religião dos Hebreus, com crença em um único Deus, surgiram as religiões judaicas e cristãs. Os Fenícios nos deixaram um alfabeto fonético e os Persas uma forma de administração de grandes territórios, construindo estradas e moeda única.

APRENDENDO OS CONCEITOS:

Monoteísmo: religiões que têm crença em um único Deus. Exemplo: Judaísmo, Islamismo e Cristianismo;

Politeísmo: religiões que têm crença em vários divindades: Exemplo: religiões da mesopotâmia e egípcia;

Cidades-estado: cidades do mundo antigo, que apesar de pertencer a uma mesma sociedade, tinha autonomia política e econômica. Exemplo: Cidades Fenícias Tiro, Sidon e Biblos.

OLÁ! Diferente dos PETs anteriores , o PET 4 tem textos suportes. Então leia com atenção o texto e responda as questões.

ATIVIDADES

1 — O filme em animação “O Príncipe do Egito”, produzido pela Dreamworks Animation no ano 1998 e com direção Brenda Chapman, Simon Wells e Steve Hickner, narra a história de um líder político-religioso chamado Moisés que libertou seu povo escravizado das terras do Faraó. A partir da descrição do filme e da leitura do texto da semana, responda:

a) O filme conta a história de qual povo da antiguidade?

RESPOSTA PESSOAL – Leia com atenção o texto suporte. Moisés era líder de qual povo da antiguidade?

b) Como foi chamado o evento de saída deste povo do Egito em direção à Canaã?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto suporte com atenção. Qual o nome do retorno do povo liderado por Moisés para sua terra natal (Canaã)

2- Baseado no que foi estudado até aqui e com auxílio de seu livro didático ou pesquisando na internet, responda:

a) O que é uma religião monoteísta? Cite uma:

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto suporte com atenção sobre os hebreus.

b) O que é uma religião politeísta? Cite uma:

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto suporte com atenção sobre os hebreus.

c) O que eram cidades-estado num mundo antigo? Cite uma:

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto suporte com atenção sobre os fenícios.

3 — Preencha no quadro abaixo, a qual povo pertence cada característica ou informação.

                                                        HEBREUS, FENÍCIOS OU PERSAS

 

Alfabeto Fonético

 

Religião Monoteísta

 

Adotou moeda única

 

Lutou contra os gregos em Termópilas

 

Grandes navegadores

 

Foram escravizados no Egito por cerca de 450 anos

 

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto suporte com atenção.

Assista ao vídeo, ele ajudará na realização das atividades sobre os povos hebreus, fenícios e persas



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