terça-feira, 15 de setembro de 2020

Plano de estudo tutorado volume 4 - semana 2 - 6º ano

PLANO DE ESTUDO TUTORADO VOLUME 4

2 º SEMANA HISTÓRIA 6º ANO

Unidade temática – A invenção do mundo clássico e o contraponto em outras sociedades.

Subtema: A China e a Índia do mundo antigo

                              China e Índia: dois grandes países, dois antigos povos

   Quando falamos em civilizações antigas, geralmente lembramos dos Mesopotâmios, dos Hebreus, Fenícios e Egípcios, no entanto, nunca poderemos deixar de citar a civilização chinesa. Estima-se que comunidades foram se desenvolvendo ao longo das margens dos rios Huang-Ho (Rio Amarelo) e Yang-Tsé (Rio Azul) por volta de 7.000 a.C e 5.000 a.C. Inicialmente vivendo do cultivo de arroz e outros cereais, os habitantes dessas localidades aproveitaram-se da grande fertilidade das terras ocasionadas pelas cheias dos grandes rios.

   Ao longo dos anos foram domesticando animais, como cachorros e porcos e dominando a arte da metalurgia e fabricando ferramentas de bronze provavelmente por volta de 3.000 a.C a 1.800 a.C. Ao longo dos anos a sociedade chinesa passou a ser governada por reis em longas dinastias (sucessão de membros de uma mesma família no poder). A primeira que se tem comprovação escrita na China é a dinastia Shang (1500 a.C -1050 a.C), criando um poderoso exército, expandiram os domínios chineses pela região e sob seu governo, os chineses aperfeiçoaram técnicas de escrita, tecelagem de seda e metalurgia. Em meados do século XI a.C, uma poderosa família chinesa de nome Zhou derrotou os Shang e assumiram o poder, era o início da dinastia Zhou (1.050 a. C — 256 a.C).

   Durante o governo Zhou ocorreu uma grande distribuição de terras entres as mais poderosas famílias chinesas, que governariam cada região de acordo com seus interesses, desde que se mantivessem leais aos Zhou. Ao longo dos anos, essas províncias passaram a guerrear entre si numa disputa por poder e territórios. Esta guerra foi vencida pela família Qin, unificando todo o território sob o governo da dinastia Qin ou Chin (221 a.C a 207 a.C). O reino de Qin ou Chin, foi tão importante que originou o nome do país que conhecemos hoje, a China.

   Após a morte do líder da família Qin, o rei Qinshi Huandgi no ano 210 a.C, Liu Bang, líder da família Hang, assume o poder, destituindo os Qin e iniciando a dinastia Han (206 a.C — 220 d.C). Sob o governo de Han, a China estabeleceu relações comerciais com povos vizinhos, aumentando o poder de sua nobreza e inaugurando uma importante via mercantil com o mundo ocidental, a Rota da Seda. Han foi a última grande dinastia chinesa do mundo antigo, após a sua queda a China fragmentou-se em outros reinos, unificando-se novamente séculos mais tarde.

MOMENTO DA CURIOSIDADE

Um grande exército feito de argila cozida (terracota) foi descoberto por acidente em 1974 por camponeses chineses perto da cidade de Xian na China atual. Ao serem desenterrados, foram encontradas cerca de 7.000 estátuas de soldados em tamanho natural e de 200 cavalos, todos em terracota. Eles representavam a guarda real do Imperador Qin Huangdi, da Dinastia Qin. Seus soldados foram encontrados a menos de dois quilômetros de sua tumba.

Outra grande obra arquitetônica iniciada durante a Dinastia Qin foi a Grande Muralha, com quilômetros de extensão e cerca de 7 metros de altura e 7 de largura, serviu como proteção do território chinês de invasores vindos do Norte. Ela levou cerca de 1.500 anos para ser terminada, sendo concluída somente no século XVII d.C.

PARA LEMBRAR:

 - A região que chamamos de China atualmente passou a ser ocupada entre 7.000 a.C e 5.000 a.C, às margens dos rios Amarelo e Azul;

- Dinastia é a sucessão de membros de uma mesma família no poder;

- A escrita, o artesanato e obras arquitetônicas são grandes legados deixados pela civilização da antiga China.

- Rota da Seda: Importante rota que ligava a China à Europa, possibilitando transações comerciais entre o Oriente e o Ocidente.

OLÁ! Diferente dos PETs anteriores , o PET 4 tem textos suportes. Então leia com atenção o texto e responda as questões.

ATIVIDADE

1 — A China é uma das mais importantes civilizações da história da humanidade. Datada de 7.000 a.C, passou por diversas transformações territoriais, políticas e econômicas ao longo dos séculos. Mediante as aulas sobre a civilização chinesa, responda:

a) Qual a importância dos rios Amarelo e Azul para o início do povoamento da região que hoje chamamos de China?

RESPOSTA PESSOAL- Qual a importância dos rios para os povos da antiguidade? Por que era necessário fixar / morar perto de rios?

b) Explique o que é uma Dinastia.

RESPOSTA PESSOAL – Leia o texto suporte com atenção.

c) Qual a importância da Dinastia Qin (221 a.C a 207 a.C) para o Império Chinês?

RESPOSTA PESSOAL – Leia o texto suporte com atenção. Até originou o nome do pais que conhecemos como China , a dinastia Qin ou Chin realizou grandes obras . Quais são elas?

d) O que foi a Rota da Seda?

RESPOSTA PESSOAL – Leia o texto suporte com atenção.

   Outra grande civilização asiática com origens por volta de 7.000 a.C é a civilização Indiana. Acredita-se que o Vale do Rio Indo começou a ser ocupado neste período devido à fertilidade das terras próximas às margens dos rios, assim como ocorreu em outras civilizações do período: mesopotâmios, egípcios e chineses. Uma sociedade com indícios de urbanização começou a florescer no local, com destaque para a cidade de Harapa, que data de 2.600 a.C. A cidade era murada, com largas avenidas e com sistemas de água e esgoto. Ali cultivava-se algodão, fabricava-se tecido, artesanato e joias. Esta sociedade entrou em declínio no século XX a.C e suas cidades foram abandonadas.

    Por volta de 1.500 a.C, tribos nômades originadas da Europa Oriental dominaram a região da Índia, dando início a uma nova civilização, fixando-se ao longo do Rio Ganges. A principal fonte de conhecimento deste período são escrituras em formas de poema denominada Vedas (ou livro do conhecimento em Sânscrito). Estes poemas traziam informações sobre o cotidiano da nova sociedade indiana através de hinos religiosos e comentários sobre a natureza local, possibilitando-nos termos ciência dos costumes e religiosidade daquela sociedade.

A nova sociedade indiana, sob a influência dos arianos (povos vindos da Europa Oriental), deu início à chamada Sociedade de Castas, onde cada habitante tinha um lugar social determinado de acordo com uma hierarquia estabelecida. Não era possível uma pessoa mudar de casta, criando um sistema pautado na diferença e desigualdade social. As castas eram: 

-Brâmanes: formado por sacerdotes e eram a casta dominante, controlando os rituais e ocupando os altos cargos no Estado; 

- Xátrias: Classe dos nobres e guerreiros, também eram da casta dominante; 

- Vaixás: Comerciantes e agricultores, embora pudessem ser ricos não eram dominantes; 

- Sudras: Servos que trabalhavam nas casas das castas mais altas; 

- Dalit: eram sem casta, eram chamados de intocáveis e eram discriminados na sociedade. 

    A sociedade de castas associada à religiosidade do período dos Vedas fez surgir uma religião poderosa na Índia chamada de Hinduísmo. Criada na ideia da existência de uma divindade maior, o Brahma, buscaria justificar as diferenças sociais, dando a cada uma delas um papel determinante na sociedade.

Para os crentes dessa religião, a alma humana passaria por várias reencarnações, buscando se redimir dos erros das vidas passadas e atingir a liberdade final, o moksha. Portanto, para o hinduísta, cada ser humano deveria sempre buscar o caminho da iluminação, deixando para trás todo sofrimento e quebrando o ciclo de reencarnações.

OLÁ! Diferente dos PETs anteriores , o PET 4 tem textos suportes. Então leia com atenção o texto e responda as questões.

2 — Para justificar a Sociedade de Castas, os indianos antigos determinaram que cada casta era originária de uma parte da divindade suprema, o Brahma, conforme imagem abaixo. Determine a função de cada casta desta sociedade.

BRÂMANES

XÁTRIAS

VAIXÁS

SUDRAS

DALITS

RESPOSTA PESSOAL - Leia o texto suporte com atenção.

Assista ao vídeo sobre China Antiga


Assista ao vídeo sobre a Índia Antiga


 


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