terça-feira, 29 de setembro de 2020

Plano de estudo tutorado volume 4 - semana 4 - 6º ano

PLANO DE ESTUDO TUTORADO VOLUME 4

4 º SEMANA HISTÓRIA 6º ANO

Unidade temática – A invenção do mundo clássico e o contraponto em outras sociedades.

Subtema: Grécia Antiga: do militarismo de Esparta à formação da cultura ocidental

   O Militarismo espartano, a democracia ateniense e as mulheres na Grécia Antiga

   A história da Grécia é marcada pelas famosas batalhas de Esparta, com seu exército de bravos guerreiros; pelos intensos debates políticos em Praça Pública, tão frequentes na sociedade ateniense e estas duas sociedades gregas não poderiam ser mais opostas em sua estruturação política, social e cultural.

   Esparta foi fundada por invasores Dóricos ao fim do Período Pré-Homérico, fixando-se ao sul da região conhecida como Peloponeso. Já Atenas, localizada na região de Ática, era uma cidade-estado da época de Micenas, já realizando atividades comerciais no período anterior à chegada dórica. Os primórdios da sociedade espartana foram marcados pela imposição violenta dos invasores, que ocuparam as terras e passaram a controlar todas as instituições políticas. Eles dominaram os antigos habitantes, transformando-os em servos, denominados Hilotas, que por sua vez deveriam trabalhar nas terras dos Esparciatas (descendentes dos Dóricos e donos do poder) e entregar parte de seu próprio cultivo. Lembrem-se, os Hilotas apesar de não serem totalmente livres, não eram escravizados. Em Atenas, até o século VI a.C, a sociedade era dominada por uma aristocracia rural, formada por grandes proprietários de terra, donos de vários escravizados e responsáveis pela aplicação das leis.

    Esparta era voltada essencialmente para o militarismo e suas crianças do sexo masculino eram educados desde os 7 anos de idade para serem guerreiros, passando por um treinamento doloroso de enfrentamento de dificuldades, como atividades físicas, dor, fome e frio, julgavam necessário aprender a ler somente o necessário para exercer suas funções militares. Por outro lado, em Atenas, os considerados cidadãos atenienses eram incentivados a educação, escrita e política desde jovens. Ambas as sociedades permitiam a convivência de estrangeiros, no caso de Esparta eram chamados de periecos e em Atenas conhecidos como metecos. Nos dois casos, não gozavam de direitos políticos. Em Esparta, somente a elite dos Esparciatas tinham direitos políticos e somente os membros das famílias mais importantes exerciam funções de comando. Esta estrutura social onde uma parte pequena da sociedade exercia o poder foi chamada de Oligarquia (Governo de Poucos). Em Atenas, após tentativa de reformas políticas mais populares comandadas por dois de seus líderes, Sólon e Clístenes, ocorreu uma maior participação política de todos os considerados cidadão atenienses, esta estrutura ficou conhecida como Democracia (Governo do Povo). Enquanto Esparta era governada por dois reis e sua sociedade era legislada por um conselho de nobres anciãos chamados Gerúsia, Atenas, à partir de Sólon, era legislada pela Eclésia, uma Assembleia formada por todos os cidadãos.

A participação social das mulheres também ocorreu de forma diferenciada nas duas sociedades. Enquanto em Atenas as mulheres não tinham convívio permanente com os homens da sociedade, vivendo inclusive em aposentos diferentes, sendo treinadas desde cedo para exercerem funções domésticas, em Esparta as mulheres eram incentivadas a participar dos debates políticos, dedicando-se às atividades físicas e sempre próximos aos homens.

OLÁ! Diferente dos PETs anteriores , o PET 4 tem textos suportes. Então leia com atenção o texto e responda as questões.

ATIVIDADE

1 — Mediante o que você aprendeu sobre as sociedades de Esparta e Atenas, preencha o quadro abaixo informando a qual sociedade corresponde cada característica informada.

                                                                 ESPARTA OU ATENAS

 

Sociedade militarizada

 

Legislada pela Gerúsia

 

Controlada por uma aristocracia

 

Sociedade Oligárquica

 

Adeptos da Democracia

 

Legislada pela Eclésia

 

Mulheres circulam livremente

 

Mulheres sem participação política

 

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto suporte com atenção.

2 — Atualmente, a grande maioria dos países ocidentais vivem regimes considerados democráticos e defendem a Democracia como fator essencial para a vida pública de suas sociedades. Sabendo que este conceito surgiu em Atenas no século VI a.C e que nações como o Brasil são adeptos deste regime, escreva o que você entende como democracia na atualidade.

RESPOSTA PESSOAL – As principais características da democracia moderna são a liberdade, respeito e igualdade.

Então o que é democracia? Vivemos numa sociedade democrática?

 

                         Cultura grega: do mundo clássico para o ocidente atual

    Aspectos dos costumes sociais da civilização grega tornaram-se tão importantes para toda a sociedade ocidental que resistiram à séculos de transformações políticas e sociais e estão presentes até nos dias atuais em grande parte destas sociedades. Começando pela religião grega, comum em todas as cidades-estado, tais como Esparta, Atenas, Corinto e Olímpia, apesar da autonomia política e econômica que cada uma experimentava. Os gregos de toda a Hélade tinha crenças em vários deuses, configurando sua religião como politeísta (crença em vários deuses). De acordo com a teoria religiosa, as divindades gregas residiam no topo do Monte Olimpo, de onde vigiavam e julgavam as ações dos seres humanos e por vez ou outra, desciam à Terra e interagiam com eles, especialmente nas cidades de sua proteção. Os deuses tinham feições humanas, falavam como humanos, manifestavam-se como humanos, incluindo alguns defeitos, retirando destes a característica de infalibilidade, comum em outras religiões. O que os diferenciava dos demais seres humanos, além do poder sobrenatural, uma vez que geralmente representavam as manifestações da natureza, era a imortalidade.

   Como exemplo, os três principais deuses gregos eram Zeus, Poseidon e Hades, representando os domínios dos céus, oceanos e mundo subterrâneo, respectivamente. Além deles destacam-se Apolo, Afrodite, Ares e Hera, cada um manifestando um poder e protegendo uma cidade grega. De tempos em tempos alguns desses deuses vinham ao mundo humano e relacionavam-se amorosamente com os seres humanos, gerando filhos considerados semideuses e tornando-se grandes heróis da mitologia grega, como Hércules, Perseu e Teseu.

   O culto aos deuses geravam grandes festividades em homenagem à essas divindades. A maior delas ocorriam de 4 em 4 anos na cidade de Olímpia em homenagem a Zeus. Nessa festividade, os representantes mais fortes de todas as cidades gregas (homens) disputavam competições de corrida, salto em distância, lançamento de objetos e lutas. A cada vencedor, além da honra e do prestígio, uma coroa de louro. Essas festividades foram chamadas de Jogos Olímpicos. Os jogos eram tão importantes que as guerras eram pausadas para sua realização.

    As festas religiosas em homenagem à Dionísio, o deus do vinho, ainda no século VI a.C, traziam homens vestidos de sátiros (seres mitológicos, metade homem, metade bode) tocando flautas e representando atos por gestos e expressões. Estava criado o que chamamos hoje de Teatro. Os gêneros traziam as narrativas dos heróis gregos, geralmente pautada pelo atrito humano com os deuses, munidos de dor e sofrimento, sendo chamadas de Tragédia e a outra ridicularizava os vícios da população, ficando conhecidas como Comédia. Os gregos ainda se destacaram na Arquitetura e Esculturas, criando estátuas e prédios sempre pautadas na beleza do corpo humano.

     As intensas discussões políticas em praça pública, especialmente em Atenas, levaram os gregos a tentar formular teorias que explicassem a vida e o mundo. Surgia assim, o que chamou-se de Filosofia ou amor à sabedoria. Dos filósofos mais importantes, destacamos Sócrates (470 a.C — 399 a.C) que afirmava que o homem só vai compreender o mundo se admitir que não sabe de nada. Seu discípulo, Platão (427 a.C — 347 a.C) acreditava que o sentido do mundo estava em compreender a evolução da alma. Aristóteles (384 a.C — 322 a.C), discípulo de Platão, afirmava que só era possível conhecer o sentido das coisas através de determinações coerentes, criava-se a Lógica.       

    Os gregos também têm contribuições significativas na matemática, arquitetura, história e medicina, esta última tem seu maior representante em Hipócrates (460 a.C - 380 a.C), que determinava que toda vida deveria ser salva, sem distinções de classe.

3 — O filósofo Sócrates (470 a.C — 399 a.C), em suas pesquisas acerca do sentido da vida questionando o que as pessoas entendiam como sabedoria, disse a seguinte frase: “Só sei que nada sei”. Diante deste enunciado, responda:

a) O que Sócrates pretendia explicar ao proferir esta frase?

RESPOSTA PESSOAL- Vamos pensar um pouco. Você consegue ter /adquirir todo o conhecimento sobre todos os assuntos?

b) Em sua opinião, o ser humano tem conhecimento suficiente para explicar o mundo em que vive? Explique.

RESPOSTA PESSOAL - Retorne a questão a.

4 — Qual o maior legado das festividades religiosas à Zeus que eram realizadas na cidade de Olímpia na antiguidade deixou para a sociedade moderna? Existem esportes nos jogos atuais que eram praticados na antiguidade? Exemplifique.

RESPOSTA PESSOAL – Leia o texto suporte com atenção.

Assista ao vídeo sobre a Grécia Antiga



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