PLANO DE ESTUDO TUTORADO VOLUME 4
4 º SEMANA HISTÓRIA 6º ANO
Unidade temática – A invenção do mundo
clássico e o contraponto em outras sociedades.
Subtema: Grécia Antiga: do militarismo
de Esparta à formação da cultura ocidental
O Militarismo espartano, a democracia ateniense e as mulheres na Grécia
Antiga
A história da Grécia é marcada pelas famosas
batalhas de Esparta, com seu exército de bravos guerreiros; pelos intensos
debates políticos em Praça Pública, tão frequentes na sociedade ateniense e
estas duas sociedades gregas não poderiam ser mais opostas em sua estruturação
política, social e cultural.
Esparta foi fundada por invasores Dóricos ao
fim do Período Pré-Homérico, fixando-se ao sul da região conhecida como
Peloponeso. Já Atenas, localizada na região de Ática, era uma cidade-estado da
época de Micenas, já realizando atividades comerciais no período anterior à
chegada dórica. Os primórdios da sociedade espartana foram marcados pela
imposição violenta dos invasores, que ocuparam as terras e passaram a controlar
todas as instituições políticas. Eles dominaram os antigos habitantes,
transformando-os em servos, denominados Hilotas, que por sua vez deveriam
trabalhar nas terras dos Esparciatas (descendentes dos Dóricos e donos do
poder) e entregar parte de seu próprio cultivo. Lembrem-se, os Hilotas apesar
de não serem totalmente livres, não eram escravizados. Em Atenas, até o século
VI a.C, a sociedade era dominada por uma aristocracia rural, formada por
grandes proprietários de terra, donos de vários escravizados e responsáveis
pela aplicação das leis.
Esparta era voltada essencialmente para o
militarismo e suas crianças do sexo masculino eram educados desde os 7 anos de
idade para serem guerreiros, passando por um treinamento doloroso de
enfrentamento de dificuldades, como atividades físicas, dor, fome e frio,
julgavam necessário aprender a ler somente o necessário para exercer suas
funções militares. Por outro lado, em Atenas, os considerados cidadãos
atenienses eram incentivados a educação, escrita e política desde jovens. Ambas
as sociedades permitiam a convivência de estrangeiros, no caso de Esparta eram
chamados de periecos e em Atenas conhecidos como metecos. Nos dois casos, não
gozavam de direitos políticos. Em Esparta, somente a elite dos Esparciatas
tinham direitos políticos e somente os membros das famílias mais importantes
exerciam funções de comando. Esta estrutura social onde uma parte pequena da
sociedade exercia o poder foi chamada de Oligarquia (Governo de Poucos). Em
Atenas, após tentativa de reformas políticas mais populares comandadas por dois
de seus líderes, Sólon e Clístenes, ocorreu uma maior participação política de
todos os considerados cidadão atenienses, esta estrutura ficou conhecida como
Democracia (Governo do Povo). Enquanto Esparta era governada por dois reis e sua
sociedade era legislada por um conselho de nobres anciãos chamados Gerúsia,
Atenas, à partir de Sólon, era legislada pela Eclésia, uma Assembleia formada
por todos os cidadãos.
A
participação social das mulheres também ocorreu de forma diferenciada nas duas
sociedades. Enquanto em Atenas as mulheres não tinham convívio permanente com
os homens da sociedade, vivendo inclusive em aposentos diferentes, sendo
treinadas desde cedo para exercerem funções domésticas, em Esparta as mulheres
eram incentivadas a participar dos debates políticos, dedicando-se às
atividades físicas e sempre próximos aos homens.
OLÁ! Diferente dos PETs anteriores , o
PET 4 tem textos suportes. Então leia com atenção o texto e responda as
questões.
ATIVIDADE
1 — Mediante o que você aprendeu sobre
as sociedades de Esparta e Atenas, preencha o quadro abaixo informando a qual
sociedade corresponde cada característica informada.
ESPARTA OU ATENAS |
|
|
Sociedade
militarizada |
|
|
Legislada
pela Gerúsia |
|
|
Controlada
por uma aristocracia |
|
|
Sociedade
Oligárquica |
|
|
Adeptos
da Democracia |
|
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Legislada
pela Eclésia |
|
|
Mulheres
circulam livremente |
|
|
Mulheres
sem participação política |
|
|
RESPOSTA
PESSOAL- Leia o texto suporte com atenção.
2 — Atualmente, a grande maioria dos países ocidentais vivem regimes considerados democráticos e defendem a Democracia como fator essencial para a vida pública de suas sociedades. Sabendo que este conceito surgiu em Atenas no século VI a.C e que nações como o Brasil são adeptos deste regime, escreva o que você entende como democracia na atualidade.
RESPOSTA
PESSOAL – As principais características da democracia moderna são a liberdade,
respeito e igualdade.
Então
o que é democracia? Vivemos numa sociedade democrática?
Cultura grega: do mundo clássico para o
ocidente atual
Aspectos dos costumes sociais da
civilização grega tornaram-se tão importantes para toda a sociedade ocidental
que resistiram à séculos de transformações políticas e sociais e estão
presentes até nos dias atuais em grande parte destas sociedades. Começando pela
religião grega, comum em todas as cidades-estado, tais como Esparta, Atenas,
Corinto e Olímpia, apesar da autonomia política e econômica que cada uma
experimentava. Os gregos de toda a Hélade tinha crenças em vários deuses,
configurando sua religião como politeísta (crença em vários deuses). De acordo
com a teoria religiosa, as divindades gregas residiam no topo do Monte Olimpo,
de onde vigiavam e julgavam as ações dos seres humanos e por vez ou outra,
desciam à Terra e interagiam com eles, especialmente nas cidades de sua
proteção. Os deuses tinham feições humanas, falavam como humanos,
manifestavam-se como humanos, incluindo alguns defeitos, retirando destes a
característica de infalibilidade, comum em outras religiões. O que os
diferenciava dos demais seres humanos, além do poder sobrenatural, uma vez que
geralmente representavam as manifestações da natureza, era a imortalidade.
Como exemplo, os três principais deuses
gregos eram Zeus, Poseidon e Hades, representando os domínios dos céus, oceanos
e mundo subterrâneo, respectivamente. Além deles destacam-se Apolo, Afrodite,
Ares e Hera, cada um manifestando um poder e protegendo uma cidade grega. De
tempos em tempos alguns desses deuses vinham ao mundo humano e relacionavam-se
amorosamente com os seres humanos, gerando filhos considerados semideuses e
tornando-se grandes heróis da mitologia grega, como Hércules, Perseu e Teseu.
O culto aos deuses geravam grandes
festividades em homenagem à essas divindades. A maior delas ocorriam de 4 em 4
anos na cidade de Olímpia em homenagem a Zeus. Nessa festividade, os
representantes mais fortes de todas as cidades gregas (homens) disputavam
competições de corrida, salto em distância, lançamento de objetos e lutas. A
cada vencedor, além da honra e do prestígio, uma coroa de louro. Essas
festividades foram chamadas de Jogos Olímpicos. Os jogos eram tão importantes
que as guerras eram pausadas para sua realização.
As festas religiosas em homenagem à
Dionísio, o deus do vinho, ainda no século VI a.C, traziam homens vestidos de
sátiros (seres mitológicos, metade homem, metade bode) tocando flautas e
representando atos por gestos e expressões. Estava criado o que chamamos hoje
de Teatro. Os gêneros traziam as narrativas dos heróis gregos, geralmente
pautada pelo atrito humano com os deuses, munidos de dor e sofrimento, sendo
chamadas de Tragédia e a outra ridicularizava os vícios da população, ficando
conhecidas como Comédia. Os gregos ainda se destacaram na Arquitetura e
Esculturas, criando estátuas e prédios sempre pautadas na beleza do corpo
humano.
As intensas discussões políticas em praça
pública, especialmente em Atenas, levaram os gregos a tentar formular teorias
que explicassem a vida e o mundo. Surgia assim, o que chamou-se de Filosofia ou
amor à sabedoria. Dos filósofos mais importantes, destacamos Sócrates (470 a.C
— 399 a.C) que afirmava que o homem só vai compreender o mundo se admitir que
não sabe de nada. Seu discípulo, Platão (427 a.C — 347 a.C) acreditava que o
sentido do mundo estava em compreender a evolução da alma. Aristóteles (384 a.C
— 322 a.C), discípulo de Platão, afirmava que só era possível conhecer o sentido
das coisas através de determinações coerentes, criava-se a Lógica.
Os gregos também têm contribuições
significativas na matemática, arquitetura, história e medicina, esta última tem
seu maior representante em Hipócrates (460 a.C - 380 a.C), que determinava que
toda vida deveria ser salva, sem distinções de classe.
3 — O filósofo Sócrates (470 a.C — 399 a.C), em suas pesquisas acerca do sentido da vida questionando o que as pessoas entendiam como sabedoria, disse a seguinte frase: “Só sei que nada sei”. Diante deste enunciado, responda:
a) O que Sócrates pretendia explicar ao
proferir esta frase?
RESPOSTA
PESSOAL- Vamos pensar um pouco. Você consegue ter /adquirir todo o conhecimento
sobre todos os assuntos?
b) Em sua opinião, o ser humano tem
conhecimento suficiente para explicar o mundo em que vive? Explique.
RESPOSTA
PESSOAL - Retorne a questão a.
4 — Qual o maior legado das festividades religiosas à Zeus que eram realizadas na cidade de Olímpia na antiguidade deixou para a sociedade moderna? Existem esportes nos jogos atuais que eram praticados na antiguidade? Exemplifique.
RESPOSTA
PESSOAL – Leia o texto suporte com atenção.
Assista ao vídeo sobre a Grécia Antiga
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