ATIVIDADE COMPLEMENTAR
UNIDADE TEMÁTICA: POVOS E
CULTURAS: MEU LUGAR NO MUNDO E MEU GRUPO SOCIAL.
SUBTEMA: PRÉ-HISTÓRIA ( RELAÇÃO
ENTRE OS MODOS DE VIDA NÔMADE E SEDENTÁRIO COM O ESPAÇO GEOGRÁFICO )
De coletores a agricultores
FONTE:
https://www.educamaisbrasil.com.br/
1 – Complete a definição com as palavras do quadro:
atividades
- sedentárias - agricultura - criação de animais - moradia |
a) Populações _________________ são as que têm _______________permanente. Algumas ___________________desenvolvidas por elas são:________________ e ________________.
2 – Para cada fato histórico, identifique-o escrevendo: mudança ou permanência de acordo com a história dos grupos humanos ao longo dos anos.
a)
Com o desenvolvimento da agricultura, os povos antigos deixaram de serem
nômades e àpassaram
a ser sedentários. _____________________________________
b) A
agricultura e a pecuária estiveram presentes na vida dos povos mais antigos e
fazem parte da vivência dos povos na atualidade. ___________________________________
3 – Responda de acordo com o texto:
a)
De que modo os antigos grupos humanos (nômades) descobriram a prática da
agricultura?
b) O
que os povos nômades perceberam em relação a locais mais próximos aos rios.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-Observe as imagens abaixo e relacione cada modo de vida.
Depois crie legendas para as imagens, baseadas com as informações do texto:
( 1 ) NÔMADES (
2 ) SEDENTÁRIO
( ) _____________________
LEGENDA:
( ) _____________________________________
LEGENDA
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário