quarta-feira, 31 de março de 2021

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 1 SEMANA 2 8º ANO

 

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 1

SEMANA 2 - 8º ANO

Unidade temática: O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.

Lógicas comerciais e mercantis da modernidade

Subtema: Expansão Marítima

O MUNDO MODERNO E A CONEXÃO ENTRE SOCIEDADES AFRICANAS,                         AMERICANAS E EUROPEIAS

      A partir do século XV, sob a liderança de portugueses e espanhóis, os europeus começam um processo de intensa globalização (intercâmbio comercial), a chamada Expansão Marítima. Este fato tinha como principais objetivos: a obtenção de riquezas (atividades comerciais) tanto pela exploração da terra (minerais e vegetais) quanto pela submissão de outros seres humanos ao trabalho escravo (indígenas e africanos) nas terras conquistas na África e América, pela pretensão de expansão territorial, pela difusão do cristianismo (catolicismo) para outras civilizações e também pelo desejo de aventura e pela tentativa de superar os perigos do mar (real e imaginário).

  Será que no momento das Grandes Navegações os europeus acreditavam realmente que o planeta Terra tinha o formato de um quadrado? E que nos mares existiam monstros tenebrosos? Sempre que lemos textos sobre a Expansão Marítima Europeia é comum encontrarmos referências aos perigos dos mares, a inexperiência e inexatidão dos navegadores, esses textos nos dão a impressão de que os europeus não tinham nenhum aparato técnico e tecnológico para a época, e parece-nos que quando iriam lançar-se ao mar, estariam caminhando na escuridão, sem visão e sem destino. Quem nunca ouviu dizer ou leu sobre a chegada dos portugueses ao território do atual Brasil, que esses queriam ir às Índias e se perderam e acabaram chegando à América! Então, chegaram aqui por acaso?

    Primeiramente devemos pensar como essas ideias (terra quadrada, mar tenebroso, monstros, zonas tórridas) foram surgindo no pensamento e mentalidade dos europeus no século XV. Desde a Idade Média a Igreja Católica era detentora de enormes poderes políticos e espirituais (religioso). Portanto, a Igreja difundia teorias sobre as coisas naturais, humanas e espirituais para exercer prontamente o seu poder. Geralmente, aqueles que contrariavam as teorias Teocêntricas da Igreja sofriam sérias perseguições. Além do mais, o catolicismo exercia a proibição e a censura de certos livros, principalmente dos filósofos da antiguidade clássica .

   Esta situação somente começou a mudar com o advento do renascimento urbano e comercial. Permitindo outras possibilidades de leituras do mundo, das coisas naturais, humanas e espirituais. Sendo assim, o infante português D. Henrique iniciou em Sagres (Sul de Portugal) um local de estudos que reuniu navegadores, cartógrafos, cosmógrafos e outras pessoas curiosas pelas viagens marítimas. Observe com atenção o mapa abaixo com as principais conquistas ibéricas nos continentes americanos, africano e asiático:

FONTE: Expansão Marítima Europeia. Expansão Marítima ou Grandes Navegações (uol.com.br)

ATIVIDADES

1- O que leva uma pessoa a enfrentar desafios que podem resultar em sua morte como os navegadores do século XIV e XV enfrentaram? Essa atitude destemida dos navegantes permanece nos dias atuais, ainda que de uma maneira diferente, ou o homem não tem mais essa necessidade? Justifique sua resposta.

RESPOSTA PESSOAL- Hoje em dia as viagens marítimas são seguras e com os avanços tecnológicos, o transporte aéreo é mais rápido. Vamos refletir: quais seriam os novos territórios que poderiam ser conquistados? Ou não tem mais nada para ser conquistado pelo homem?

2 - Leia a introdução da Lei nº 10639 de 9 de janeiro de 2003.

“Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira”, e dá outras providências.”

Explique a importância de se inserir a História da África como tema obrigatório nas escolas.

RESPOSTA PESSOAL- Os negros representam a maioria da população brasileira. Segundo o IBGE, 56,1% dos brasileiros se declaram negros, grupo que reúnem pretos e pardos. Será que temos que estudar a versão dos fatos da população branca? Qual sua opinião?

3. “Nós viemos buscar cristãos e especiarias”. Essa famosa frase proferida no contexto do expansionismo português, na chegada dos europeus a Calicute, representa duas motivações das Grandes Navegações. Identifique e explique essas motivações.

RESPOSTA: Leia o texto suporte com atenção. Observe a palavra em negrito, isso vai ajudar na solução da questão.

 Assista aos vídeos  sobre a Expansão Marítima






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