PLANO DE ESTUDO TUTORADO 1
SEMANA 2 - 8º ANO
Unidade temática: O mundo moderno e a conexão entre
sociedades africanas, americanas e europeias.
Lógicas comerciais e mercantis da modernidade
Subtema: Expansão Marítima
O MUNDO MODERNO E A CONEXÃO ENTRE SOCIEDADES AFRICANAS, AMERICANAS E EUROPEIAS
A partir do século XV, sob a liderança de portugueses e espanhóis, os europeus
começam um processo de intensa globalização (intercâmbio comercial), a chamada Expansão Marítima. Este fato tinha como principais objetivos: a obtenção de riquezas (atividades comerciais) tanto pela exploração da terra (minerais e
vegetais) quanto pela submissão de
outros seres humanos ao trabalho escravo (indígenas e africanos) nas terras
conquistas na África e América, pela pretensão de expansão territorial, pela difusão
do cristianismo (catolicismo) para outras civilizações e também pelo desejo
de aventura e pela tentativa de
superar os perigos do mar (real e imaginário).
Será que no momento das Grandes Navegações os
europeus acreditavam realmente que o planeta Terra tinha o formato de um
quadrado? E que nos mares existiam monstros tenebrosos? Sempre que lemos textos
sobre a Expansão Marítima Europeia é comum encontrarmos referências aos perigos
dos mares, a inexperiência e inexatidão dos navegadores, esses textos nos dão a
impressão de que os europeus não tinham nenhum aparato técnico e tecnológico
para a época, e parece-nos que quando iriam lançar-se ao mar, estariam
caminhando na escuridão, sem visão e sem destino. Quem nunca ouviu dizer ou leu
sobre a chegada dos portugueses ao território do atual Brasil, que esses
queriam ir às Índias e se perderam e acabaram chegando à América! Então,
chegaram aqui por acaso?
Primeiramente devemos pensar como essas
ideias (terra quadrada, mar tenebroso,
monstros, zonas tórridas) foram surgindo no pensamento e mentalidade dos
europeus no século XV. Desde a Idade
Média a Igreja Católica era
detentora de enormes poderes políticos e espirituais (religioso). Portanto, a Igreja
difundia teorias sobre as coisas
naturais, humanas e espirituais para exercer
prontamente o seu poder. Geralmente,
aqueles que contrariavam as teorias Teocêntricas da Igreja sofriam sérias
perseguições. Além do mais, o catolicismo exercia a proibição e a censura de
certos livros, principalmente dos filósofos da antiguidade clássica .
Esta situação somente começou a mudar com o advento do renascimento urbano e comercial.
Permitindo outras possibilidades de leituras do mundo, das coisas naturais,
humanas e espirituais. Sendo assim, o infante português D. Henrique iniciou em
Sagres (Sul de Portugal) um local de estudos que reuniu navegadores,
cartógrafos, cosmógrafos e outras pessoas curiosas pelas viagens marítimas.
Observe com atenção o mapa abaixo com as principais conquistas ibéricas nos
continentes americanos, africano e asiático:
FONTE:
Expansão
Marítima Europeia. Expansão Marítima ou Grandes Navegações (uol.com.br)
ATIVIDADES
1- O que leva uma pessoa a enfrentar
desafios que podem resultar em sua morte como os navegadores do século XIV e XV
enfrentaram? Essa atitude destemida dos navegantes permanece nos dias atuais,
ainda que de uma maneira diferente, ou o homem não tem mais essa necessidade?
Justifique sua resposta.
RESPOSTA
PESSOAL- Hoje em dia as viagens marítimas são seguras e com os avanços tecnológicos,
o transporte aéreo é mais rápido. Vamos refletir: quais seriam os novos
territórios que poderiam ser conquistados? Ou não tem mais nada para ser
conquistado pelo homem?
2 - Leia a introdução da Lei nº 10639 de 9 de janeiro de 2003.
“Altera a Lei nº 9.394, de 20 de
dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional,
para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da
temática “História e Cultura Afro-brasileira”, e dá outras providências.”
Explique a importância de se inserir a
História da África como tema obrigatório nas escolas.
RESPOSTA
PESSOAL- Os negros representam a maioria da população brasileira. Segundo o IBGE,
56,1% dos brasileiros se declaram negros, grupo que reúnem pretos e pardos.
Será que temos que estudar a versão dos fatos da população branca? Qual sua
opinião?
3. “Nós viemos buscar cristãos e especiarias”. Essa famosa frase proferida no contexto do expansionismo português, na chegada dos europeus a Calicute, representa duas motivações das Grandes Navegações. Identifique e explique essas motivações.
RESPOSTA:
Leia o texto suporte com atenção. Observe a palavra em negrito, isso vai ajudar
na solução da questão.
Assista aos vídeos sobre a Expansão Marítima
Nenhum comentário:
Postar um comentário