PLANO DE ESTUDO TUTORADO 1
SEMANA 2 - 6º ANO
Unidade temática: Povos e culturas: meu
lugar no mundo e meu grupo social.
Subtema: Cidadania, diversidade cultural
e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas.
CIDADANIA E O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS SOCIAIS, CULTURAIS E AOS DIREITOS HUMANOS
Você
já reparou que em jogos de cartas, tabuleiros, entre outros, existem regras que
devem ser seguidas pelos participantes? Se essas regras não existissem e cada
pessoa jogasse como quisesse, os jogos não funcionariam.
Para viver em sociedade também é assim. Ou
seja, se as pessoas agissem somente conforme suas vontades, sem seguir regras
de convivência, a vida coletiva não funcionaria.
Por isso as regras leis foram criadas e
transformadas em leis, para que a vida em sociedade fosse organizada e cada um
soubesse seus direitos e deveres de cidadão. A propósito, você sabe o que é
cidadão?
Originalmente, essa palavra significava “habitante
da cidade”, mas, com o passar do tempo, o significado foi ampliado. Atualmente,
podemos entender que ser cidadão é ter direitos garantidos, cumprir deveres,
respeitar as leis e praticar ações que tornem o país onde se vive num lugar
melhor para todos. Sendo assim, cidadania é o conjunto de direitos e deveres
praticados pelas pessoas que vivem coletivamente em um país.
Respeito
a diversidade racial e cultural é um direito de todo cidadão. Apesar das
diferenças pessoais, de modo de viver, todas as pessoas sentem alegria,
tristeza, dor, medo, raiva e , por isso ,são iguais ,quanto ao poder de viver
com dignidade e ter acesso a direitos . Veja o que diz o artigo 2 da Declaração
Universal dos direitos humanos .
“Todo
ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos
nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo,
língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou
social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.”
FONTE: CONQUISTA SOLUÇAO EDUCACIONAL
ATIVIDADES
1- Elabore um texto, uma poesia ou até
mesmo um desenho que expresse a cultura do lugar onde você vive.
RESPOSTA
PESSOAL- Que tipo de musica, dança, artesanato, moda e outras manifestações
artísticas estão mais presentes no lugar onde você vive?
2- Apresente um caso concreto ocorrido em seu bairro, em sua cidade ou que sejam de seu conhecimento que indique a ocorrência de preconceito e discriminação contra a população negra ou indígena. Em seguida, apresente uma proposta de solução para esse problema.
RESPOSTA
PESSOAL- Leia com atenção as manchetes abaixo. São exemplos de racismo em Belo
Horizonte.
Rainha
do Carnaval de BH é vítima de injúria racial na internet: "tinha que ser
preta”. O Globo 09/02/2020
Jornalista
negra relata caso de racismo em supermercado de BH. G1 MINAS 05/01/2016
Professora
relata preconceito em BH: 'Você faz faxina? Não, faço mestrado'. EM 20/07/2017
'Você
que é negro não pode deixar passar'', diz taxista discriminado em BH. EM
06/12/2019
O
que podemos fazer para que esses fatos lamentáveis não ocorram?
3- O combate ao racismo e suas consequências passa também pelas manifestações culturais que valorizam as práticas e os saberes das populações negras e indígenas. Pesquise sobre as diferentes manifestações e expressões artísticas que valorizaram as culturas negras e indígenas. Em seguida, destaque como elas podem ajudar no combate ao racismo no Brasil.
RESPOSTA
PESSOAL- Vários são os exemplos de manifestações culturais negras e indígenas. A
cultura negra destaca-se em Minas Gerais: Capoeira, Congada, Folia de Reis,
Samba de Roda. Da arte indígena podemos citar: cerâmica, pintura corporal,
plumagem. Será que se estas manifestações ajudam no combate do racismo? Como?
Assista aos vídeos
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