quarta-feira, 17 de março de 2021

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 1 SEMANA 1 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 1

SEMANA 1 - 6º ANO

Unidade temática: Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social.

Subtema: Pré-história

 RELAÇÃO ENTRE OS MODOS DA VIDA NÔMADE E SEDENTÁRIO COM O ESPAÇO                                                            GEOGRÁFICO

    Pré-História é o período do passado da humanidade que vai do aparecimento dos hominídeos à invenção da escrita e que abrange milhões de anos. A origem da humanidade é objeto de pesquisas de arqueólogos, paleontólogos, geólogos e biólogos. Suas pesquisas baseiam-se em vestígios que sobreviveram no tempo, como fósseis, pinturas rupestres, utensílios de uso diário, restos de fogueira e outros. Esses vestígios são encontrados em cavernas ou soterrados por diversas camadas de solo. A Pré-História se divide em dois grandes períodos: a Idade da Pedra (Paleolítico e Neolítico) e a Idade dos Metais.

  O período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada foi o período em que os primeiros hominídeos apareceram na terra. Esse período perdurou por cerca de três milhões de anos, terminando aproximadamente em 10.000 a.C., quando houve Revolução Neolítica. Durante o período paleolítico, os antepassados do homem começaram a se diferenciar dos outros animais. Foi nessa época que eles passaram a produzir os primeiros objetos em pedra lascada. Na Idade da Pedra Lascada, os hominídeos eram essencialmente nômades e viviam da caça e da coleta, tendo que se deslocar em busca de alimentos. Nesse período, eles produziram os primeiros instrumentos de caça feitos em madeira, osso ou pedra. É conquistou o domínio do fogo.

   O período Neolítico ou Idade da Pedra Polida foi marcado pelo surgimento das primeiras civilizações perto dos grandes rios. Nesse período, o homem tornou- se sedentário ao começar a praticar a agricultura e a criação de animais, deixando de ser dependente da caça e da coleta. A Idade da Pedra Polida teve início por volta do ano 10.000 a.C. 

    A Idade dos Metais foi caracterizada pela fabricação dos primeiros instrumentos em metais. Ainda que de forma rudimentar, nesse período o homem começou a dominar as técnicas de fundição. Foi o período em que a população cresceu em algumas partes da terra. Assim surgiram as primeiras comunidades, que deram origem às primeiras civilizações.

ATIVIDADES

1- Observe a imagem e em seguida faça o que se pede.
A imagem retrata o contexto da Pré-História humana e expressa a seguinte ideia:

a) O desenvolvimento de conglomerados urbanos baseados no trabalho escravo.

b) A organização social e a dependência do homem em relação ao meio ambiente.

c) A constante guerra pelas terras produtivas entre os diferentes grupos humanos.

d) O avanço da tecnologia aliado à preocupação do homem em preservar a natureza.

2- Qual era o impacto da permanência dos seres humanos caçadores-coletores no meio natural que habitavam?

RESPOSTA PESSOAL- Você acha que a permanência dos seres humanos em um local para coletar seus alimentos poderia destruir a natureza? Por quê?

3- De acordo com tudo que investigou e aprendeu sobre o Paleolítico, elabore uma manchete para um jornal pré-histórico fictício. A manchete deverá destacar um típico dia na vida de um ser humano ou grupo de seres humanos da Pré-história. Use a criatividade e faça uma ilustração.

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto de apoio e observe o resumo desenhado e a imagem da questão um. Isso vai ajudar na realização da questão.

4- Leia o texto abaixo e faça o que se pede:

                                            Revolução Agrícola

Esta mudança, que recebeu a tradicional denominação de Revolução Neolítica, consistiu basicamente na domesticação de animais e no aparecimento da agricultura. O aparecimento da agricultura, com a introdução do trabalho coletivo e regular, levou o homem a se fixar nos locais mais adequados ao desenvolvimento desta atividade: às margens dos grandes rios. Por volta do final do neolítico, as primeiras civilizações nasceram em torno dos vales dos rios Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia; do Nilo, no Egito; do Ganges e do Indo, na Índia; e do Amarelo, na China. Na área que engloba a Mesopotâmia e o Egito, denominada de Crescente Fértil, apesar das cheias dos rios fertilizarem anualmente o solo, permitindo uma alta produção agrícola, ou precisamente por causa de sua ocorrência, houve a necessidade de um grande volume constante de trabalho coletivo, para a construção e manutenção de diques, barragens, canais e reservatórios, que levou à formação de sociedades urbanizadas e complexas, baseadas na irrigação. Estas sociedades, denominadas de acordo com sua característica básica, de civilizações hidráulicas, produziram um tipo de Estado bastante burocratizado.

FONTE : REZENDE FILHO, Cyro de Barros. História Econômica Geral. São Paulo: Contexto, 2000, pág. 12 e 13.

A partir da leitura do texto, produza uma poesia contendo as seguintes palavras-chaves: Rios - Agricultura - sedentarismo - civilizações.

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto suporte e observe o resumo desenhado, isso vai ajudar na realização da questão

5. Por que os homens do Neolítico se fixaram próximo aos rios?

RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o texto suporte da questão 4 com destaque as palavras em negrito, isso vai ajudar na realização da questão

Assista ao vídeo sobre a Pré-história


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO Unidade temática: Lógicas da organização política  Subtema: Surgimento e expansão do Islã     ...