PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO
Unidade temática: Lógicas da organização política
Subtema: Surgimento e expansão do Islã
Surgimento e expansão do Islã
Atualmente o Islamismo é a segunda maior religião do mundo, atrás apenas do Cristianismo. Por diversos séculos os seguidores dessas duas religiões viveram em conflito devido a diferenças em suas crenças e valores. Entretanto, elas possuem mais em comum do que imaginamos, como, por exemplo, o fato de as duas serem monoteístas (crença em um único deus), descenderem direta ou indiretamente do Judaísmo, terem um livro sagrado e crerem em um profeta.
O Islamismo surge na Península Arábica por volta do século VII com Maomé. O termo Islã significa submissão e seus seguidores são chamados de muçulmanos. Devido à sua origem, muitos confundem árabes com muçulmanos, mas precisamos diferenciá-los. Os árabes são descendentes dos semitas e compõem diversos povos com língua, escrita e outros costumes semelhantes. Já os muçulmanos são os seguidores do Islamismo. Sendo que existem países árabes em que a maioria da população não é muçulmana e há países de maioria muçulmana que não são árabes.
Maomé nasceu no ano 571 do calendário cristão, na cidade de Medina. Ficou órfão ainda criança e foi criado pelo seu tio, que o ensinou a trabalhar como comerciante de especiarias. Casou-se com Khadijha, a viúva de um comerciante, e nesse contexto iniciou seus estudos religiosos. Apesar da predominância das religiões politeístas, Maomé passou a estudar o judaísmo e o Cristianismo. Segundo as tradições do Islamismo, por volta do século VII, Maomé teria tido visões do anjo Gabriel, que o revelava as
palavras de Alá (Deus em árabe). Assim, Maomé teria reescrito as palavras de Deus segundo sua própria interpretação e que hoje é o livro sagrado muçulmano: o Corão.
Na cidade de Meca, Maomé passa a converter vários seguidores ao Islamismo e é perseguido por opositores de outras religiões, quando é obrigado a voltar para Medina em 622 d.C. - essa migração ficou conhecida como hégira e é considerada o marco inicial do calendário islâmico. Em 630 d.C., Maomé consegue tomar Meca com seu novo exército e espalhar ainda mais o Islamismo pela região. Após sua morte em 632 d.C., os muçulmanos se dividiram em dois grandes grupos: sunitas e xiitas. Os líderes religiosos passaram também a assumir lideranças políticas e se tornaram califas (sucessores de Maomé) e criaram diversos califados pelo mundo Árabe, Europa, África e Ásia.
Os seguidores do Islamismo precisam seguir cinco pilares da religião:
Credo: Crer que Alá é o único deus e que Maomé é o profeta.
Oração: Orar cinco vezes ao dia virado para a cidade de Meca.
Jejum: Não comer nada durante o dia no mês do Ramadã (nome de um dos meses do calendário islâmico).
Caridade: Ajudar aos mais necessitados, doando 2,5% de seus lucros pessoais.
Peregrinação: Ir à Meca pelo menos uma vez na vida, se tiver condições físicas e financeiras.
Através dessa filosofia o Islamismo se espalhou, levando a palavra de Alá para diversos lugares, chegando até mesmo à Península Ibérica, onde hoje é Portugal e Espanha. Nessa região, os muçulmanos permaneceram por sete séculos e tiveram influências importantes para a cultura portuguesa e espanhola, como, por exemplo, a arquitetura, com seus ladrilhos coloridos; na alimentação e na ampliação do conhecimento da matemática, da astronomia e da medicina.
Os muçulmanos difundiram a ideia da Jihad pelo mundo, que significa espalhar as palavras de Alá para todos que desejam se converter, mas com o passar do tempo, esse termo passou a ser compreendido como Guerra Santa, o que gerou diversos conflitos ao longo do tempo.
A influência dos muçulmanos e dos árabes no mundo é enorme. Muitos dos escritos dos gregos e dos romanos foram guardados e até mesmo traduzidos para o árabe e só depois foram traduzidos para outras línguas. Os algarismos que utilizamos na matemática são de origem árabe, pois eles conseguiam chegar a números muito grandes e muito pequenos, já que utilizavam o número zero para seus cálculos. A medicina também se desenvolveu através dos árabes, pois nos reinos cristãos não se podia utilizar os corpos para estudo.
ATIVIDADES
1 - Identifique uma relação entre as três religiões: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.
RESPOSTA PESSOAL- Observe com atenção a primeira imagem que inseri no documento.
O que essas três religioes têm em comum?
2 - Explique o que é a hégira e o que ela representa para os muçulmanos.
RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o texto ( quarto parágrafo ) com destaque as palavras em negrito.
3 - Explique a diferença entre árabes e muçulmanos.
RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o texto ( segundo parágrafo ) com destaque as palavras em negrito.
4 - Sobre os pilares do Islamismo, responda:
a) Todo muçulmano é obrigado a ir para Meca? Justifique a resposta.
RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o trecho que explica os cinco pilares do Islamismo com destaque as palavras em negrito.
b) Quais as crenças de que eles precisam seguir ?
RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o trecho que explica os cinco pilares do Islamismo com destaque as palavras em negrito.
5 - Leia o texto:
“Os três gols marcados pela Rússia no segundo tempo da goleada por 5 a 0 sobre a Arábia Saudita e o gol do Uruguai para vencer o Egito por 1 a 0 sendo anotado aos 44 minutos do segundo tempo têm um ponto em comum: a queda física e o aumento da fragilidade defensiva destas seleções no fim das partidas. O que poderia ser visto como simples coincidência na verdade é compreendido pelas estatísticas da primeira rodada da Copa do Mundo e por um fator externo pouco destacado na preparação para o torneio: o Ramadã vivido pelas seleções predominantemente islâmicas entre 16 de maio e 14 de junho.”
Explique por que o Ramadã poderia ter interferido no rendimento dos atletas seguidores do Islamismo.
RESPOSTA PESSOAL- Você acha que o jejum obrigatorio do período do Ramadã influenciou o rendimento dos atletas ? De uma olhadinha no mapa do mundo muçulmano na questao 6.
6 - O Islamismo é a segunda maior religião do mundo e seus seguidores estão em sua maioria na Ásia, África e Europa. As influências dos muçulmanos e árabes no mundo são enormes.
Cite duas influências dos muçulmanos que interferem diretamente no nosso cotidiano e nas ciências.
RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o texto ( último parágrafo ) com destaque as palavras em negrito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário