PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4º VOLUME
Semana 4 História 8º ano
Unidade temática: Os processos de
independência das Américas
Subtema:O processo de Independência do Brasil
A sociedade colonial não quer continuar
colonial
A lua-de-mel entre sociedade colonial e
Corte Portuguesa começa a chegar ao fim à partir de 1817. Experimentando uma
autonomia inédita no Brasil, parte da sociedade começa a questionar com
veemência a subordinação a Corte Europeia. Revoluções sociais baseadas no
Iluminismo, como as Conjurações Mineira e Baiana e as notícias da Revolução
Francesa, serviram de base para que lideranças da sociedade pernambucana com
grande apoio popular se rebelassem contra o domínio português, declarando
aquela região como autônoma e independente. Buscando um governo pautado no
sistema republicano, com liberdade de imprensa e liberdade econômica, este
movimento espalha-se pelo nordeste, chegando a Rio Grande do Norte, Paraíba e
Alagoas. Entretanto, disputas internas de poder, onde os poderosos buscavam
excluir os mais pobres dificultaram sua consolidação e as tropas do Rio de
Janeiro conseguiram eliminar o movimento, punindo severamente os envolvidos
meses depois da deflagração do conflito.
A sociedade lusitana passa a questionar
a insistência de D. João em permanecer no Brasil e a situação agrava-se em
1820, quando eclode a Revolução Liberal no país. Os revoltosos exigiam a volta
do monarca para assumir o trono, convocação de uma nova corte e desejavam o
retorno do Brasil a condição de colônia. Muito pressionado, D. João retorna a
Portugal, mas deixa seu filho. D Pedro como príncipe regente no Brasil.
A sociedade política fluminense naquele
momento estava dividida em três grupos poderosos e influentes. O Partido
Brasileiro era formado por fazendeiros e ricos comerciantes e defendiam a manutenção
dos privilégios de 1808, se necessário, a Independência. Por outro lado,
existia o Partido Português, formado por comerciantes portugueses e defendiam
os interesses da Corte em recolonizar o Brasil. Existia ainda o grupo Liberal
Radical, formado por membros da sociedade urbana que defendiam a Proclamação da
República e o fim da escravidão.
O
Partido Brasileiro passa a incentivar D. Pedro a romper com Portugal e governar
o país de forma independente e autônoma, o que desagradou profundamente a Corte
Portuguesa, que exigia a volta deste à Portugal. Em 09 de janeiro de 1822, o
Príncipe Regente anuncia que ficaria no Brasil, agradando a elite brasileira e
enfurecendo Portugal.
Numa viagem a São Paulo no dia 07 de
setembro de 1822, D. Pedro recebe notícias que a Corte havia reduzido seus
poderes no Brasil e o ministro do Conselho do Estado, José Bonifácio de Andrada
e Silva insiste que o Regente declare a Independência do Brasil, declarando-se
o novo soberano e neste dia, às margens do Riacho do Ipiranga. D. Pedro declara
o rompimento total com Portugal.
OLÁ! Diferente dos PETs anteriores , o
PET 4 tem textos suportes. Então leia com atenção o texto e responda as
questões.
ATIVIDADES
1 —
Sobre o Processo de Independência do Brasil, responda.
a) Quais foram as maiores exigências do
movimento revolucionário liberal ocorrida em Lisboa em 1820, em relação ao
Príncipe Regente e ao Brasil?
RESPOSTA
PESSOAL- Leia o texto suporte com atenção.
b) Quem passou a representar a Corte
Portuguesa no Brasil após a volta de D. João à Portugal e qual era seu
relacionamento com o monarca?
RESPOSTA
PESSOAL – Leia o texto suporte com atenção.
c) Quais eram os principais grupos
políticos da sociedade fluminense em 1822 e quais eram seus interesses em
relação ao Processo de Independência?
RESPOSTA PESSOAL – Leia o texto com atenção.
2 — Observe a imagem abaixo, leia o pequeno enunciado e responda.
1.
De acordo com os historiadores, Felicce Fatarelli Fazzolari e Dr. Marcos Costa,
autores da obra “A História do Brasil para quem tem pressa”, o famoso Grito do
Ipiranga não tão glamouroso como a história oficial foi retratada:
a.
D. Pedro estaria montado numa mula, pois estava voltando de viagem e este animal
seria mais resistente;
b. O
grito teria acontecido numa colina e não às margens do riacho;
c.
Provavelmente, o Regente estaria com disenteria por ingerir comida estragada;
d.
Por estar em viagem, D. Pedro estaria vestindo com roupas comuns e não uniformes
de gala;
e. A
comitiva de nobres e militares que o acompanhavam deveria representar no máximo
14 pessoas;
a) Diante do exposto acima e comparando
com o quadro de Pedro Américo de 1888, quais são os contrastes entre a fala dos
historiadores e a pintura?
RESPOSTA
PESSOAL- Esta questão é tipo jogo dos erros. O pequeno texto diz a realidade e
o quadro mostra o imaginário. Quais as diferenças?
b) Em sua opinião, por que o autor
pintaria uma imagem tão fora da realidade da época para eternizar o “Grito do
Ipiranga”?
RESPOSTA
PESSOAL- O que faz sucesso, o idealizado ou o real? Por quê?
Assista ao vídeo sobre o processo de Independência do Brasil
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