quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Plano de estudo tutorado volume 4 - semana 4 - 8º ano

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4º VOLUME

Semana 4 História 8º ano

Unidade temática: Os processos de independência das Américas

Subtema:O processo de Independência do Brasil 

                  A sociedade colonial não quer continuar colonial

      A lua-de-mel entre sociedade colonial e Corte Portuguesa começa a chegar ao fim à partir de 1817. Experimentando uma autonomia inédita no Brasil, parte da sociedade começa a questionar com veemência a subordinação a Corte Europeia. Revoluções sociais baseadas no Iluminismo, como as Conjurações Mineira e Baiana e as notícias da Revolução Francesa, serviram de base para que lideranças da sociedade pernambucana com grande apoio popular se rebelassem contra o domínio português, declarando aquela região como autônoma e independente. Buscando um governo pautado no sistema republicano, com liberdade de imprensa e liberdade econômica, este movimento espalha-se pelo nordeste, chegando a Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas. Entretanto, disputas internas de poder, onde os poderosos buscavam excluir os mais pobres dificultaram sua consolidação e as tropas do Rio de Janeiro conseguiram eliminar o movimento, punindo severamente os envolvidos meses depois da deflagração do conflito.

       A sociedade lusitana passa a questionar a insistência de D. João em permanecer no Brasil e a situação agrava-se em 1820, quando eclode a Revolução Liberal no país. Os revoltosos exigiam a volta do monarca para assumir o trono, convocação de uma nova corte e desejavam o retorno do Brasil a condição de colônia. Muito pressionado, D. João retorna a Portugal, mas deixa seu filho. D Pedro como príncipe regente no Brasil.

      A sociedade política fluminense naquele momento estava dividida em três grupos poderosos e influentes. O Partido Brasileiro era formado por fazendeiros e ricos comerciantes e defendiam a manutenção dos privilégios de 1808, se necessário, a Independência. Por outro lado, existia o Partido Português, formado por comerciantes portugueses e defendiam os interesses da Corte em recolonizar o Brasil. Existia ainda o grupo Liberal Radical, formado por membros da sociedade urbana que defendiam a Proclamação da República e o fim da escravidão.

      O Partido Brasileiro passa a incentivar D. Pedro a romper com Portugal e governar o país de forma independente e autônoma, o que desagradou profundamente a Corte Portuguesa, que exigia a volta deste à Portugal. Em 09 de janeiro de 1822, o Príncipe Regente anuncia que ficaria no Brasil, agradando a elite brasileira e enfurecendo Portugal.

     Numa viagem a São Paulo no dia 07 de setembro de 1822, D. Pedro recebe notícias que a Corte havia reduzido seus poderes no Brasil e o ministro do Conselho do Estado, José Bonifácio de Andrada e Silva insiste que o Regente declare a Independência do Brasil, declarando-se o novo soberano e neste dia, às margens do Riacho do Ipiranga. D. Pedro declara o rompimento total com Portugal.

OLÁ! Diferente dos PETs anteriores , o PET 4 tem textos suportes. Então leia com atenção o texto e responda as questões.

ATIVIDADES

1 — Sobre o Processo de Independência do Brasil, responda.

a) Quais foram as maiores exigências do movimento revolucionário liberal ocorrida em Lisboa em 1820, em relação ao Príncipe Regente e ao Brasil?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto suporte com atenção.

b) Quem passou a representar a Corte Portuguesa no Brasil após a volta de D. João à Portugal e qual era seu relacionamento com o monarca?

RESPOSTA PESSOAL – Leia o texto suporte com atenção.

c) Quais eram os principais grupos políticos da sociedade fluminense em 1822 e quais eram seus interesses em relação ao Processo de Independência?

RESPOSTA PESSOAL – Leia o texto com atenção.

2 — Observe a imagem abaixo, leia o pequeno enunciado e responda. 

1. De acordo com os historiadores, Felicce Fatarelli Fazzolari e Dr. Marcos Costa, autores da obra “A História do Brasil para quem tem pressa”, o famoso Grito do Ipiranga não tão glamouroso como a história oficial foi retratada:

a. D. Pedro estaria montado numa mula, pois estava voltando de viagem e este animal seria mais resistente;

b. O grito teria acontecido numa colina e não às margens do riacho;

c. Provavelmente, o Regente estaria com disenteria por ingerir comida estragada;

d. Por estar em viagem, D. Pedro estaria vestindo com roupas comuns e não uniformes de gala;

e. A comitiva de nobres e militares que o acompanhavam deveria representar no máximo 14 pessoas;

a) Diante do exposto acima e comparando com o quadro de Pedro Américo de 1888, quais são os contrastes entre a fala dos historiadores e a pintura?

RESPOSTA PESSOAL- Esta questão é tipo jogo dos erros. O pequeno texto diz a realidade e o quadro mostra o imaginário. Quais as diferenças?

b) Em sua opinião, por que o autor pintaria uma imagem tão fora da realidade da época para eternizar o “Grito do Ipiranga”?

RESPOSTA PESSOAL- O que faz sucesso, o idealizado ou o real? Por quê?

Assista ao vídeo sobre o processo de Independência do Brasil  




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