quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Plano de estudo tutorado volume 4 - semana 2 _ 8º ano

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4º VOLUME

Semana 2 História 8º ano

Unidade temática: Os processos de independência das Américas

Subtema:A crise no sistema colonial português

  Crise no Sistema colonial português, primeiro passo para a Independência do Brasil

    No século XV o pioneirismo português em lançar-se ao mar em busca de novas rotas comerciais, deu a este pequeno país ibérico a condição de se tornar um dos maiores colonizadores do mundo moderno. Dominando terras na América, África e Ásia, Portugal criou uma rede de comércio que beneficiou por vários séculos a nobreza e a burguesia daquele país. Entretanto, este cenário favorável começa a entrar em decadência no século XVIII, inicialmente por ter que enfrentar a concorrência cada vez mais forte de países como Espanha, Holanda, França e Inglaterra na disputa pela hegemonia comercial na Europa. Depois, com o advento da difusão dos ideais Iluministas, colocando em perigo todas as monarquias absolutistas do Velho Mundo, associado à Independência do EUA, servindo como grande exemplo para as sociedades coloniais americanas e a insatisfação presente nas elites coloniais, especialmente no Brasil, abalaram política e economicamente o Sistema Colonial Português.

     A Revolução Industrial Inglesa do século XVIII, colocou os britânicos na condição de maior potência industrial do globo, obrigando-os a buscar incessantemente um destino para suas mercadorias maquino faturadas. Essa busca por acordos comerciais favoráveis associada ao princípio de crise em Portugal levou os dois países a assinarem o Tratado de Methuen em 1703, onde o vinho português não teriam impostos na Inglaterra que por sua vez, teria maior entrada de seus tecido em solo lusitano. Este acordo foi extremamente benéfico aos ingleses, mas muito prejudicial aos portugueses, uma vez que a demanda dos produtos era bem maior no caso dos tecidos ingleses.

    Como tentativa de reverter os efeitos da crise política e econômica portuguesa no Brasil, o rei D. José I envia para a colônia o nobre D. Sebastião José de Carvalho e Melo, conhecido como Marquês de Pombal, dando-lhes plenos poderes de promover reformas administrativas na colônia, aumentando a rentabilidade para a metrópole.

    Para solucionar os problemas de produção e aumentar sua lucratividade, Pombal criou Casas de Inspeção do Tabaco e Açúcar e as Companhias Gerais nos estados do norte de nordeste, visando ratificar o monopólio comercial português naquelas regiões. Para impulsionar o lucrativo Tráfico Negreiro, foi terminantemente proibida a escravização indígena a partir de 1758 e no ano seguinte determinou a expulsão dos padres jesuítas do Brasil. Em 1763, a capital foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, aproximando o centro administrativo da colônia das áreas de mineração, que neste momento enfrentavam importante queda de produção. Apesar das ações de Pombal, a crise colonial era inevitável e rebeliões, populares eu elitistas começaram a estourar por toda a colônia, dificultando ainda mais as condições para que Portugal continuasse a exercer seu domínio em terras americanas.

     A proximidade com a Inglaterra em plena época de expansão Napoleônica resultou num grande impasse para o rei de Portugal em 1807. Ameaçado pelos franceses de invasão caso rompesse com o Bloqueio Continental, o Príncipe Regente de Portugal resolveu manter seus laços com os britânicos. Visando manter sua condição de rei dos lusitanos e evitar o confronto com Napoleão, D. João decide fugir com toda a sua Corte para sua colônia mais próspera, o Brasil.

OLÁ! Diferente dos PETs anteriores , o PET 4 tem textos suportes. Então leia com atenção o texto e responda as questões.

ATIVIDADES

1 — Com base no texto estudado e com auxílio de seu livro didático, responda.

a) Por que o Iluminismo configurou uma ameaça tão importante ao regime colonial português?

RESPOSTA PESSOAL- Vamos relembrar o lema do Iluminismo: liberdade, igualdade e democracia. Será que estas idéias chegaram ao Brasil colônia? Será que prejudicou o domínio português no Brasil? Por quê?

b) De que forma a Revolução Industrial contribuiu para aumentar a crise em Portugal?

RESPOSTA PESSOAL – Com a Revolução Industrial, a Inglaterra necessitava de mercado consumidor, será que ela não vai pressionar Portugal para relaxar o monopólio comercial Portugal- Brasil ?

c) O que foi o Tratado de Methuen?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto suporte com atenção.

d) Quem foi Marquês de Pombal?

RESPOSTA PESSOAL – Leia o texto suporte com atenção.

e) Por que Pombal favoreceu o aumento do fluxo de escravizados no Brasil?

RESPOSTA PESSOAL- Os portugueses trocavam os negros escravizados por armas/tabaco/ cachaça. Os vendiam no Brasil a peso de ouro. Esse trafico negreiro era vantajoso para os portugueses, por quê?

 

Assista aos vídeos sobre a crise do sistema colonial português 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO Unidade temática: Lógicas da organização política  Subtema: Surgimento e expansão do Islã     ...