PLANO DE ESTUDO TUTORADO 3º VOLUME
Semana 4 História 8º ano
Unidade temática: Os processos de
independência das Américas
Subtema: Os líderes do movimento de
independência na América espanhola
Os líderes do
movimento de independência na América espanhola
A partir do século XVI, a Espanha colonizou
várias regiões da América. O sistema de colonização espanhola baseado na
exploração dos recursos naturais e minerais das áreas dominadas. Os povos
originários da América foram dominados, perderam suas terras e tiveram que
seguir a cultura imposta pelos espanhóis. Estes povos nativos também tiveram
que trabalhar de forma forçada para os colonizadores da Espanha. A
administração implantada pela Espanha nas colônias americanas era totalmente
controlada pela metrópole e tinha por objetivo principal a obtenção de riquezas.
No campo econômico o controle da metrópole sobre as colônias americanas era
rígido. Os colonos só podiam comprar e vender produtos da Espanha. Esta espécie
de pacto colonial era altamente desfavorável aos colonos americanos, pois
acabam sempre vendendo a preços baixos e comprando a preços altos, gerando
grandes lucros aos espanhóis.
Apesar de não ser uma colônia espanhola, e
sim francesa, a independência do Haiti é singular devido a presença do ser líder.
Jean-Jacques Dessalines (Haiti, 20 de setembro de 1758) foi um líder
da Revolução Haitiana que proclamou a independência do país em 1º
de janeiro de 1804 e foi seu primeiro governante. Em 1805, seguindo os
passos de Napoleão Bonaparte, proclamou-se imperador com o nome
de Jacques I. Ex-escravo, Dessalines participou das revoltas de escravos
da colônia francesa de Saint- Domingue. A serviço de Toussaint
Louverture alcançou a patente de General e quando este foi deposto pelas tropas
francesas enviadas por Napoleão para reconquistar a ilha, e nomeado comandante
das tropas do Sul. Entretanto, logo que Toussaint foi preso e enviado à França,
e com a chegada de notícias da restauração da escravidão nas outras colônias
francesas, Dessalines organiza em outubro de 1802 um motim contra as
forças francesas que resulta em sangrentas batalhas. Finalmente vence os
franceses e os expulsa da ilha. Durante seu governo, tentou restabelecer a
economia das plantações mediante um sistema de trabalho forçado. Foi traído e
assassinado em 17 de outubro 1806 por seus colaboradores.
Os Libertadores da América, com maior
influência e destaque, foram Simón Bolívar e José de San Martín. Unidos após a
Conferência de Guayaquil, juntam forças contra o Império espanhol estabelecido
nas colônias. O objetivo era constituir na América do Sul uma nação livre
e única.
Um dos maiores personagens da história latino-americana,
Simón José Antonio de la Santísima Trinida Bolívar Palacios Ponte y
Blanco, ou simplesmente Simón Bolívar, nasceu em 24 de julho de 1783, em
Caracas, cidade que atualmente é a capital da Venezuela, mas que na época era
parte da Capitania-Geral da Venezuela, uma das colônia espanholas na
América.Bolívar era parte de uma família que pertencia à
aristocracia criolla (descendentes de espanhóis que haviam nascido na
América). Sua família era de origem basca e tinha se estabelecido na Venezuela
no final do século XVI. Ela enriqueceu explorando metais preciosos na região e,
quando ele nasceu, era dona de minas de prata e cobre. Além disso, a
família de Bolívar possuía fazendas voltadas para a produção de açúcar e cacau.
A alta condição financeira provinda dessas atividades ofertou a Bolívar uma boa
educação ao longo de sua juventude, no entanto, ele cresceu órfão. Com 16
anos, ele partiu para a Europa, estabelecendo-se na Espanha. Lá ele
conheceu María Teresa Rodríguez del Toro y Alayza, filha de uma família
de criollos de Caracas. Casou-se com ela em 1802 e levou-a para a
Venezuela em 1803, mas lá ela faleceu de febre amarela. Depois disso, Bolívar
fez novas viagens, passando por locais como França, Itália e Estados Unidos.
Bolívar retornou à Venezuela em 1807, e quando chegou a Caracas, encontrou o
local inflamado pela causa revolucionária e pela luta contra a Espanha. Nesse
momento, ele já era adepto dos ideais revolucionários, uma vez que, em 1805,
durante sua passagem pela Itália, tinha feito a promessa de dedicar a sua vida
à causa da libertação venezuelana. O enfraquecimento espanhol e a influência
das ideias revolucionárias motivaram os movimentos de independência. Os ideais
iluministas ajudaram os colonos americanos a criarem um senso de
identidade local que buscava a ruptura com a Espanha e desejava a
autodeterminação. Nesse contexto, Bolívar atuou diretamente para garantir a
emancipação das colônias espanholas. Ao longo de sua vida, Bolívar atuou na
independência de cinco nações sul-americanas: Venezuela, Colômbia, Equador,
Peru e Bolívia. Finalizou sua carreira sendo presidente da Bolívia em
1825, vindo a falecer em 1830 de tuberculose com apenas 47 anos.
José Francisco de San Martín y Matorras
nasceu em Yapeyú, hoje San Martín, na província de Corrientes, Argentina, no
dia 25 de fevereiro de 1778. Filho de Juan de San Martin, oficial do Exército
espanhol, e de Gregoria Matorras com seis anos foi com a família para a Espanha.
San Martín foi educado no colégio de nobres de Madrid, Espanha, e serviu no
exército espanhol por 22 anos. Em 1812, ao saber que havia um movimento de
independência na Argentina, seguiu para Buenos Aires, movido pelo desejo de
libertar seu país natal do domínio espanhol. Chegando a Buenos Aires, encontra
o país em estado caótico, sem governo estável e sem haver rompido
definitivamente com a Espanha. Grande estrategista, San Martín percebe que a
independência seria frágil enquanto os espanhóis continuassem a dominar os
países vizinhos. Dessa forma planeja primeiro, libertar o Chile e a seguir,
viajando por mar, libertar o Peru. Apesar de a proclamação da independência
argentina ocorrer em 1816, o militar prossegue com seu plano, treinando uma
pequena força expedicionária no oeste do país. Depois de enfrentar a oposição
de alguns grupos políticos, atravessa os Andes em1817 e liberta o Chile. A
seguir, passa mais de dois anos preparando a frota que atacará o Peru. Parte em
agosto de 1820 e desembarca no litoral peruano em 8 de setembro, dando início
às batalhas. A 9 de julho do ano seguinte, conclui a tomada de Lima. Eleito
protetor do Peru, San Martín decide consolidar suas vitórias e parte ao
encontro de Simón Bolívar, que marchava para o sul (em campanha para libertar o
Equador).O encontro desses dois grandes militares é objeto de controvérsias.
Segundo alguns historiadores, San Martín teria proposto um grandioso plano de
ação conjunta, com o objetivo de expulsar os espanhóis definitivamente de toda
a região, ao qual Bolívar teria respondido com a promessa de ceder apenas 1.400
soldados. San Martín, então, decepcionado, regressa a Lima e apresenta sua
demissão ao parlamento. Em 1824, San Martín partiu em exílio voluntário para a
Europa e fixou residência em Bruxelas, na Bélgica. Depois de uma curta viagem à
América em 1828, instalou-se na França. Viveu em Paris e depois em
Boulogne-sur-Mer, onde faleceu em 17 de agosto de 1850.
REFERENCIA:
https://educacao.uol.com.br
ATIVIDADES
1 — Na região dos Andes, a difícil situação em que a população indígena estava submetida fez eclodir uma revolta que ficou conhecida como Rebelião de Túpac Amaru. Naquele 4 de novembro de 1780, com o corpo de Arriaga balançando atrás de si, Túpac Amaru, descendente da linhagem imperial dos incas, declarou que não existiam mais impostos e que os escravos estavam livres. “Foi o início de uma rebelião que se espalharia pelos Andes e chegaria até os altiplanos bolivianos”, diz Julio Vera del Carpio, historiador da Casa da Cultura Peruana, em São Paulo. Quase 300 anos depois de os espanhóis desembarcarem na América, o filho do sol estava de volta.A imagem abaixo é uma nota de 500 intis com a imagem de Tupac Amaru II líder do movimento inca. Analise o documento e em seguida responda às questões.
a) Quem foi Túpac Amaru II?
RESPOSTA
PESSOAL- Leia o texto e anote os pontos que você achou mais importante da
biografia de Tupac Amaru II
b) Na imagem abaixo, você pode observar
uma fotografia de Micaela Bastidas, esposa de Túpac Amaru II. Faça uma pesquisa
em seu livro didático ou na internet e descubra o papel que ela exerceu na
Revolução de Túpac Amaru?
RESPOSTA
PESSOAL – Leia o texto e fale a importância de Micaela na rebelião de Túpac
Amaru II
2 — A Revolução Haitiana foi liderada primeiramente por Toussaint Louverture, considerado por muitos como o maior revolucionário negro das Américas. Em 1802, Toussaint foi preso por tropas francesas e enviado para a França onde ficou até sua morte (abril de 1803), decorrente da má nutrição e tuberculose. A partir desse momento, a liderança da Revolução Haitiana ficou a cargo de Jean-Jacques Dessalines, que reiniciou a luta contra os franceses, derrotando-os de maneira definitiva em 1803. Em 1º de janeiro de 1804, foi declarada a independência da Ilha de São Domingos. A esse respeito, responda às questões abaixo.
RESPOSTA
PESSOAL – Leia o texto ou volte ao PET 3 semana 1 .O que faz a independência do
Haiti ser diferente das outras independências das Américas
b) A qual grupo social pertencia os
líderes da Revolução?
RESPOSTA
PESSOAL – Leia o texto ou volte ao PET 3 semana 1 . Observe a aparência física
do personagem , a que grupo social ele pertence?
c) Como eles estão vestidos?
RESPSOTA
PESSOAL- Observe com atenção os detalhes: o traje, os objetos.
d) Qual a impressão que as imagens lhe
causam?
RESPOSTA
PESSOAL- Observe com atenção a imagem. O que você sente quando a vê?
e) Se você tivesse a oportunidade de
escrever uma carta aos líderes da Revolução Haitiana, o que você diria a eles?
RESPOSTA
PESSOAL- Observe com atenção a imagem e leia o texto. Sabendo quem é o
personagem e sua importância, escreva uma carta questionadora a ele. Que
perguntas você faria ?
3 — Na América do Sul, os principais líderes da luta pela libertação das colônias espanholas foram os criollos Simón Bolívar e José de San Martín. A esse respeito, responda: Consultando o seu livro didático ou a internet, registre as principais informações biográficas sobre Simón Bolívar e José de San Martín.
RESPOSTA
PESSOAL- Leia o texto. Anote os pontos que você achou mais interessante das
biografias de Simón Bolívar e San Martín.
Assistam dois vídeos sobre os libertadores da América do Sul. Ajudaram na realização da questão 3 . Muito interessante.
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