quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Plano de estudo tutorado volume 3 - semana 4 -8º ano

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 3º VOLUME

Semana 4 História 8º ano

Unidade temática: Os processos de independência das Américas

Subtema: Os líderes do movimento de independência na América espanhola

           Os líderes do movimento de independência na América espanhola

   A partir do século XVI, a Espanha colonizou várias regiões da América. O sistema de colonização espanhola baseado na exploração dos recursos naturais e minerais das áreas dominadas. Os povos originários da América foram dominados, perderam suas terras e tiveram que seguir a cultura imposta pelos espanhóis. Estes povos nativos também tiveram que trabalhar de forma forçada para os colonizadores da Espanha. A administração implantada pela Espanha nas colônias americanas era totalmente controlada pela metrópole e tinha por objetivo principal a obtenção de riquezas. No campo econômico o controle da metrópole sobre as colônias americanas era rígido. Os colonos só podiam comprar e vender produtos da Espanha. Esta espécie de pacto colonial era altamente desfavorável aos colonos americanos, pois acabam sempre vendendo a preços baixos e comprando a preços altos, gerando grandes lucros aos espanhóis.

   Diante da exploração e injustiças adotas pela Espanha na América, a partir do século XVIII começa a brotar um movimento de resistência nas colônias, liderado pelos criollos. Estes eram filhos de espanhóis nascidos na América. Além dos laços culturais que tinham com o continente americano, viam na independência uma forma de obtenção de poder político. Muitos destes criollos eram comerciantes e, através da independência poderiam obter liberdade para seus negócios, aumentando assim seus lucros. Vale lembrar também que muitos criollos estudaram na Europa, onde tomaram contato com os ideais de liberdade propagados pelos iluministas. No entanto os primeiros movimentos pró - independências ocorreram no Peru com o líder indígena Túpac Amaru II e no Haiti com Jean – Jacques Dessalines um descendente de africanos.

   José Gabriel Condorcanqui foi um revolucionário peruano, descendente dos incas. Nasceu em Surimana-Canas (região de Cusco no vice-reino do Peru) em 19 de março de 1738. Era um próspero comerciante mestiço, descendente de Túpac Amaru (último imperador inca executado pelos espanhóis no século XVI). Ele foi educado pelos jesuítas em Cuzco e fez fortuna no negócio de transporte e mineração. Seu prestígio entre os índios e mestiços, permitiu a liderar uma rebelião contra as autoridades espanholas do Peru em 1780. Essa rebelião foi provocada pelo descontentamento da população contra os impostos de trabalho exigidos pelos espanhóis. Inspirado pelos ideais iluministas, Condorcanqui mudou seu nome para Túpac Amaru II e organizou um movimento revolucionário. Em pouco tempo, milhares de mestiços, indígenas, escravos e colonos empobrecidos decidiram não mais obedecer às exigências e tributos da Coroa Espanhola. Ao seu lado estava Micaela Bastidas, sua esposa, que por várias vezes comandou as tropas e não foram poucas as suas ações como chefe de governo. Era considerada a facção mais radical do movimento. Quando Tupac Amaru vacilava no seu avançar sobre Cuzco, era Micaela quem o impulsionava. Esperando por um levante dos moradores de Cuzco, Tupac Amaru demorou a entrar na cidade. Isso fez com que as tropas reais se rearticulassem e o derrotassem em março de 1781. Cuzco não foi conquistada e tudo se perdeu. Entregue por alguns dos seus homens para os espanhóis e transportados para Cuzco, onde foi julgado e executado em 18 de maio de 1781. A gravidade da ameaça que representava a rebelião para o império espanhol na América levou à crueldade do vice-rei, que desmembrou Tupac Amaru e enviado cada parte do seu corpo para algumas pessoas da zona rebelde para  servir de exemplo e acabar com a rebelião .

    Apesar de não ser uma colônia espanhola, e sim francesa, a independência do Haiti é singular devido a presença do ser líder. Jean-Jacques Dessalines (Haiti, 20 de setembro de 1758) foi um líder da Revolução Haitiana que proclamou a independência do país em 1º de janeiro de 1804 e foi seu primeiro governante. Em 1805, seguindo os passos de Napoleão Bonaparte, proclamou-se imperador com o nome de Jacques I. Ex-escravo, Dessalines participou das revoltas de escravos da colônia francesa de Saint- Domingue. A serviço de Toussaint Louverture alcançou a patente de General e quando este foi deposto pelas tropas francesas enviadas por Napoleão para reconquistar a ilha, e nomeado comandante das tropas do Sul. Entretanto, logo que Toussaint foi preso e enviado à França, e com a chegada de notícias da restauração da escravidão nas outras colônias francesas, Dessalines organiza em outubro de 1802 um motim contra as forças francesas que resulta em sangrentas batalhas. Finalmente vence os franceses e os expulsa da ilha. Durante seu governo, tentou restabelecer a economia das plantações mediante um sistema de trabalho forçado. Foi traído e assassinado em  17 de outubro 1806 por seus colaboradores.

   Os Libertadores da América, com maior influência e destaque, foram Simón Bolívar e José de San Martín. Unidos após a Conferência de Guayaquil, juntam forças contra o Império espanhol estabelecido nas colônias. O objetivo era constituir na América do Sul uma nação livre e única.

  Um dos maiores personagens da história latino-americana, Simón José Antonio de la Santísima Trinida Bolívar Palacios Ponte y Blanco, ou simplesmente Simón Bolívar, nasceu em 24 de julho de 1783, em Caracas, cidade que atualmente é a capital da Venezuela, mas que na época era parte da Capitania-Geral da Venezuela, uma das colônia espanholas na América.Bolívar era parte de uma família que pertencia à aristocracia criolla (descendentes de espanhóis que haviam nascido na América). Sua família era de origem basca e tinha se estabelecido na Venezuela no final do século XVI. Ela enriqueceu explorando metais preciosos na região e, quando ele nasceu, era dona de minas de prata e cobre. Além disso, a família de Bolívar possuía fazendas voltadas para a produção de açúcar e cacau. A alta condição financeira provinda dessas atividades ofertou a Bolívar uma boa educação ao longo de sua juventude, no entanto, ele cresceu órfão. Com 16 anos, ele partiu para a Europa, estabelecendo-se na Espanha. Lá ele conheceu María Teresa Rodríguez del Toro y Alayza, filha de uma família de criollos de Caracas. Casou-se com ela em 1802 e levou-a para a Venezuela em 1803, mas lá ela faleceu de febre amarela. Depois disso, Bolívar fez novas viagens, passando por locais como França, Itália e Estados Unidos. Bolívar retornou à Venezuela em 1807, e quando chegou a Caracas, encontrou o local inflamado pela causa revolucionária e pela luta contra a Espanha. Nesse momento, ele já era adepto dos ideais revolucionários, uma vez que, em 1805, durante sua passagem pela Itália, tinha feito a promessa de dedicar a sua vida à causa da libertação venezuelana. O enfraquecimento espanhol e a influência das ideias revolucionárias motivaram os movimentos de independência. Os ideais iluministas ajudaram os colonos americanos a criarem um senso de identidade local que buscava a ruptura com a Espanha e desejava a autodeterminação. Nesse contexto, Bolívar atuou diretamente para garantir a emancipação das colônias espanholas. Ao longo de sua vida, Bolívar atuou na independência de cinco nações sul-americanas: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Finalizou sua carreira sendo presidente da Bolívia em 1825, vindo a falecer em 1830 de tuberculose com apenas 47 anos.

   José Francisco de San Martín y Matorras nasceu em Yapeyú, hoje San Martín, na província de Corrientes, Argentina, no dia 25 de fevereiro de 1778. Filho de Juan de San Martin, oficial do Exército espanhol, e de Gregoria Matorras com seis anos foi com a família para a Espanha. San Martín foi educado no colégio de nobres de Madrid, Espanha, e serviu no exército espanhol por 22 anos. Em 1812, ao saber que havia um movimento de independência na Argentina, seguiu para Buenos Aires, movido pelo desejo de libertar seu país natal do domínio espanhol. Chegando a Buenos Aires, encontra o país em estado caótico, sem governo estável e sem haver rompido definitivamente com a Espanha. Grande estrategista, San Martín percebe que a independência seria frágil enquanto os espanhóis continuassem a dominar os países vizinhos. Dessa forma planeja primeiro, libertar o Chile e a seguir, viajando por mar, libertar o Peru. Apesar de a proclamação da independência argentina ocorrer em 1816, o militar prossegue com seu plano, treinando uma pequena força expedicionária no oeste do país. Depois de enfrentar a oposição de alguns grupos políticos, atravessa os Andes em1817 e liberta o Chile. A seguir, passa mais de dois anos preparando a frota que atacará o Peru. Parte em agosto de 1820 e desembarca no litoral peruano em 8 de setembro, dando início às batalhas. A 9 de julho do ano seguinte, conclui a tomada de Lima. Eleito protetor do Peru, San Martín decide consolidar suas vitórias e parte ao encontro de Simón Bolívar, que marchava para o sul (em campanha para libertar o Equador).O encontro desses dois grandes militares é objeto de controvérsias. Segundo alguns historiadores, San Martín teria proposto um grandioso plano de ação conjunta, com o objetivo de expulsar os espanhóis definitivamente de toda a região, ao qual Bolívar teria respondido com a promessa de ceder apenas 1.400 soldados. San Martín, então, decepcionado, regressa a Lima e apresenta sua demissão ao parlamento. Em 1824, San Martín partiu em exílio voluntário para a Europa e fixou residência em Bruxelas, na Bélgica. Depois de uma curta viagem à América em 1828, instalou-se na França. Viveu em Paris e depois em Boulogne-sur-Mer, onde faleceu em 17 de agosto de 1850.

REFERENCIA: https://educacao.uol.com.br

ATIVIDADES

1 — Na região dos Andes, a difícil situação em que a população indígena estava submetida fez eclodir uma revolta que ficou conhecida como Rebelião de Túpac Amaru. Naquele 4 de novembro de 1780, com o corpo de Arriaga balançando atrás de si, Túpac Amaru, descendente da linhagem imperial dos incas, declarou que não existiam mais impostos e que os escravos estavam livres. “Foi o início de uma rebelião que se espalharia pelos Andes e chegaria até os altiplanos bolivianos”, diz Julio Vera del Carpio, historiador da Casa da Cultura Peruana, em São Paulo. Quase 300 anos depois de os espanhóis desembarcarem na América, o filho do sol estava de volta.A imagem abaixo é uma nota de 500 intis com a imagem de Tupac Amaru II líder do movimento inca. Analise o documento e em seguida responda às questões.


a) Quem foi Túpac Amaru II?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto e anote os pontos que você achou mais importante da biografia de Tupac Amaru II

b) Na imagem abaixo, você pode observar uma fotografia de Micaela Bastidas, esposa de Túpac Amaru II. Faça uma pesquisa em seu livro didático ou na internet e descubra o papel que ela exerceu na Revolução de Túpac Amaru?



RESPOSTA PESSOAL – Leia o texto e fale a importância de Micaela na rebelião de Túpac Amaru II

2 — A Revolução Haitiana foi liderada primeiramente por Toussaint Louverture, considerado por muitos como o maior revolucionário negro das Américas. Em 1802, Toussaint foi preso por tropas francesas e enviado para a França onde ficou até sua morte (abril de 1803), decorrente da má nutrição e tuberculose. A partir desse momento, a liderança da Revolução Haitiana ficou a cargo de Jean-Jacques Dessalines, que reiniciou a luta contra os franceses, derrotando-os de maneira definitiva em 1803. Em 1º de janeiro de 1804, foi declarada a independência da Ilha de São Domingos. A esse respeito, responda às questões abaixo.



a) Qual a principal característica da luta pela independência do Haiti?

RESPOSTA PESSOAL – Leia o texto ou volte ao PET 3 semana 1 .O que faz a independência do Haiti ser diferente das outras independências das Américas

b) A qual grupo social pertencia os líderes da Revolução?

RESPOSTA PESSOAL – Leia o texto ou volte ao PET 3 semana 1 . Observe a aparência física do personagem , a que grupo social ele pertence?

c) Como eles estão vestidos?

RESPSOTA PESSOAL- Observe com atenção os detalhes: o traje, os objetos.

d) Qual a impressão que as imagens lhe causam?

RESPOSTA PESSOAL- Observe com atenção a imagem. O que você sente quando a vê?

e) Se você tivesse a oportunidade de escrever uma carta aos líderes da Revolução Haitiana, o que você diria a eles?

RESPOSTA PESSOAL- Observe com atenção a imagem e leia o texto. Sabendo quem é o personagem e sua importância, escreva uma carta questionadora a ele. Que perguntas você faria ?

3 — Na América do Sul, os principais líderes da luta pela libertação das colônias espanholas foram os criollos Simón Bolívar e José de San Martín. A esse respeito, responda: Consultando o seu livro didático ou a internet, registre as principais informações biográficas sobre Simón Bolívar e José de San Martín.

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto. Anote os pontos que você achou mais interessante das biografias de Simón Bolívar e San Martín.

Assistam dois vídeos sobre os libertadores da América do Sul. Ajudaram na realização da questão 3 . Muito interessante.







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