terça-feira, 4 de agosto de 2020

Plano de estudo tutorado volume 3 - semana 1 - 6º ano

PLANO DE ESTUDO TUTORADO VOLUME 3

1º SEMANA HISTÓRIA 6º ANO

Unidade temática – A invenção do mundo clássico e o contraponto em outras sociedades.

Subtema:Egito Antigo

                                                EGITO ANTIGO

Sempre que início o estudo do Egito Antigo pergunto aos alunos qual a primeira palavra que vem à cabeça, geralmente é algo negativo (pobreza, morte, escravidão, negro, caça, doenças, feitiçaria e outras que prefiro nem citar). Mas o continente africano é rico e diverso. O não conhecimento gera preconceito.

     Um lugar distante, habitado por povos primitivos sem história e sem conhecimento, vivendo em meio à pobreza, fome e doenças. O imaginário sobre o continente africano é muito diferente de sua realidade. Na África, surgiram os primeiros grupos humanos e as manifestações culturais apareceram e se sofisticaram. Acredita-se que, no Egito, surgiu o primeiro Estado africano, há cerca de cinco mil anos. Os diversos povos que habitavam o continente africano, muito antes da chegada dos europeus, eram excelentes em várias áreas: eles dominavam técnicas de agricultura, mineração, ourivesaria e metalurgia; usavam sistemas matemáticos elaborados para não bagunçar a contabilidade do comércio de mercadorias; e tinham conhecimentos de astronomia e de medicina que serviram de base para a ciência moderna. A biblioteca de Timbuktu, em Mali, reunia mais de 20 mil livros, que ainda hoje deixariam encantados muitos pesquisadores que se dedicam aos estudos da cultura negra. Infelizmente, a imagem que se tem da África e de seus descendentes não é relacionada com produção intelectual nem tecnologia. No imaginário vem  moleques famintos e famílias miseráveis, povos doentes e em guerra ou paisagens de safáris e mulheres de cangas coloridas. Essas ideias distorcidas desqualificam a cultura negra e acentuam o preconceito, do qual 45% de nossa população é vítima.

     A África é o terceiro continente mais extenso com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta. É o segundo continente mais populoso da Terra com cerca de um bilhão de pessoas representando cerca de um sétimo da população do mundo, e 54 países independentes. É cercado a nordeste pelo mar Vermelho, ao norte pelo Mediterrâneo, a oeste pelo oceano Atlântico e a leste pelo oceano Índico. Em termos geográficos, suas principais marcas são o deserto do Saara ao norte que divide o continente, a floresta tropical do centro do continente, as savanas (campos de vegetação esparsa e rasteira) que separam áreas desérticas de áreas de florestas, e algumas terras altas, como aquelas nas quais nascem os rios que formam o Rio Nilo. Os rios são os meios de comunicação mais importantes do continente. Essas diversidades naturais levaram estudiosos a falar de duas Áfricas, demarcadas pelo deserto do Saara: a África “Branca” ou setentrional formado pelos oito países da África do norte, mais a Mauritânia e o Saara Ocidental  e a África “Negra” ou subsaariana formada pelos outros 44 países do continente.

         É nesse continente fascinante surgiu à primeira civilização, o Egito Antigo. A maior parte do que conhecemos sobre esta civilização vêm das pirâmides, pinturas, textos e objetos deixados nas tumbas dos reis. O Egito Antigo se localizava no nordeste da África, em pleno Deserto do Saara. A civilização egípcia se desenvolveu as margens do rio Nilo, que transformou o Egito Antigo em um imenso oásis com mais de mil quilômetros de comprimento.

     
       Se não fosse o rio Nilo seria impossível a existência dessa civilização .O vale do Nilo compreendia o Alto Egito (Terra do Sul), e o Baixo Egito (Terra do Norte). O rio Nilo desembocava no Mar Mediterrâneo. De junho a outubro, as águas do Nilo depositavam uma espécie de adubo natural – denominada húmus – que tornava a terra propícia para agricultura. Ao baixar as águas, os camponeses iniciavam a semeadura. O Rio Nilo teve tamanha importância para o Egito, que o grego Heródoto disse a seguinte frase: “O Egito é uma dádiva do Nilo”, a frase significa que o Rio Nilo, possibilitou o desenvolvimento do Antigo Egito que cresceu às suas margens. Através de um sistema que aproveitava a água abundante para o cultivo da agricultura.

        Toda economia egípcia estava centrada na agricultura. Quando não estavam ocupados com trabalhos agrícolas, os camponeses eram obrigados a trabalhar para o estado egípcio – sob o comando do faraó -, em canais de irrigação, obras públicas e templos. Através do cultivo do papiro, uma espécie de bambu, na qual se fabricava papel, que era utilizado em diferentes sistemas de escrita egípcia. Também era comum o cultivo do linho, do algodão, da vinha, dos cereais e da oliveira. Os animais mais utilizados nesse período foram o boi e o asno, mas existia a criação de carneiros, cabras e gansos. O uso do cavalo e o camelo, animal símbolo da civilização egípcia, foram importantes para o transporte terrestre.

      A sociedade egípcia era dominada pelo faraó, soberano todo-poderoso. Ele era considerado um deus vivo, filho de deuses e intermediário entre estes e os homens. Era, portanto, uma teocracia, ou seja, governo de um deus. SeuSeu poder era completamente centralizado, e exercia função política e religiosa. Abaixo do faraó, a sociedade estava dividida em outros grupos sociais:

- sacerdotes, que eram responsáveis por rituais, festas, todas, é claro, ligadas as atividades religiosas. Tinha como função também administrar todos os bens que eram oferecidos aos deuses, assim, acabavam acumulando uma grande quantidade de bens materiais;

- chefes militares e seus soldados, que eram responsáveis pela segurança do território egípcio; 

- escribas, que eram responsáveis pela escrita egípcia, registrando a vida do faraó e alguns acontecimento no estado, sendo responsáveis também por registrar impostos cobrados (por serem alfabetizados, eram remunerados, não com dinheiro pois nesse período não existia um padrão monetário, mas com produtos); 

-comerciantes que desenvolveram-se uma economia baseada também no comércio e na circulação de riquezas entre seu povo e as civilizações vizinhas.

- artesãos tinham uma vida muito simples, trabalhando em construções e oficinas;

- camponeses trabalhavam presos a terra do estado e recebiam pouco por essa função;

- escravos, que geralmente eram povos dominados nas conquistas do estado egípcio, conhecido também como “prisioneiros de guerra”. A mobilidade social era praticamente impossível e a religião ditava as regras.

     A religião exerceu bastante influência na vida do povo do antigo Egito, que era politeísta e antropozoomórfica (característica atribuída aos seres cujo corpo é parte humano e parte animal). Grande parte de suas crenças e rituais foram incluídos em seu livro sagrado, o Livro dos Mortos. Assim, eles acreditavam numa vida após a morte.

       Essa forte crença era representada com frequência em pinturas e objetos deixados nas tumbas. Para garantir a passagem para outra vida, desenvolveram técnicas de mumificação. Dentre as várias formas de túmulos construídos, as pirâmides, certamente, foram as maiores. Elas serviam geralmente de descanso para os faraós e continham vários objetos pessoais, que os egípcios acreditavam garantir o conforto do soberano pela eternidade.

       Os egípcios também tinham uma grande quantidade de deuses, com funções e aspectos variados. Abaixo segue um quadro com os principais deuses:



ATIVIDADES

1 — Todos nós sabemos que o continente africano protagonizou o surgimento da humanidade. Lá foram encontrados os fósseis mais antigos do planeta e todas as pesquisas apontam para lá como o lugar onde tudo começou. Para além da origem da humanidade, a África também foi palco da construção de grandes civilizações. Entre essas civilizações, podemos destacar o Egito Antigo, sociedade que se organizou às margens do Rio Nilo. Observe o mapa atual da África e o que destaca a região do Egito Antigo. Em seguida, responda às questões abaixo:


a) O que você sabe a respeito do continente africano?

RESPOSTA PESSOAL- Qual e primeira palavra ou imagem que vem a sua cabeça quando fala em África?

b) Você já ouviu falar no Egito Antigo? O que você sabe sobre essa civilização?

RESPOSTA PESSOAL- Qual a primeira palavra os imagem que vem na sua cabeça quando fala em Egito Antigo?

c) Repare na Imagem 2. Observe que o Egito Antigo era composto por desertos e que em sua geografia ganha destaque o Nilo, que é o rio mais extenso do mundo. No contexto do Egito Antigo, qual seria a importância do rio Nilo?

RESPOSTA PESSOAL-O Egito fica numa região desértica , porém é cortado pelo Rio Nilo. Qual a importância de um rio numa região cercada por desertos?

d) Ainda sobre o rio Nilo, observe que as comunidades que compunham o Egito Antigo estavam localizadas nas margens do rio. Elabore hipóteses que possam justificar a organização dessas comunidades nas margens do rio.

RESPOSTA PESSOAL- Esta pergunta está relacionado a questão anterior, por que as pessoas formavam as cidades próximas as margens do rio Nilo?

2 — A sociedade do Egito Antigo era organizada em classes de pessoas que se agrupavam de acordo com a função que desempenhavam. Abaixo, temos uma pirâmide com a representação social de cada grupo. Com a ajuda do seu livro didático ou pesquisando na internet, complete os espaços com os segmentos correspondentes.

 


RESPOSTA PESSOAL- Observe com atenção a pirâmide social do Egito Antigo.Reflita “ o que vejo? Como os personagens ( pessoas ) estão fazendo?

Agora, preencha a tabela abaixo com as informações solicitadas.

                                     SOCIEDADE EGÍPCIA

CAMADA SOCIAL

INTEGRANTES

FUNÇÃO

1

 

 

2

 

 

3

 

 

4

 

 

5

 

 

6

 

 

7

 

 

RESPOSTA PESSOAL - Leia o texto com atenção e observe atentamente a pirâmide social. Por exemplo, na camada 1 temos o faraó , qual a função dele?Abaixo do faraó que grupo social temos? Vai colocando os grupos sociais de acordo com sua “importância”. Lembrando que sem a base nada existiria (quem  trabalha que sustentar as classes privilegiadas? )

3 — A religião na sociedade egípcia era politeísta, ou seja, eles acreditavam em vários deuses. Existia o deus do Sol, da Agricultura, dos Mortos, entre tantos outros. Cada cidade-Estado do Egito Antigo tinha o seu deus protetor. Pesquise no livro didático ou na internet e, em seguida, preencha a tabela listando quais eram os principais deuses do Antigo Egito e sua função dentro da sociedade.

                          DEUSES EGIPCIOS

NOME

FUNÇAO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RESPOSTA PESSOAL- Observe com atenção o quadro dos deuses egípcios no texto, escolha aqueles que você acha mais interessante e diga a função deles.

Agora vamos vê 5 coisas sobre o Egito Antigo.


 

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