PLANO DE ESTUDO TUTORADO 3º VOLUME
Semana 2 História 8º ano
Unidade temática: Os processos de
independência das Américas
Subtema: A independência da América
Espanhola
Independência da América Espanhola
No início do século XIX, quase todas as
colônias espanholas na América se tornaram independentes, e a Espanha deixou de
ser potência mundial. As novas repúblicas mantiveram, porém, dependência
econômica em relação aos países ocidentais. Enquanto o Brasil trilhava um
caminho de independência com a família real de Bragança, a América Espanhola
realizava sua emancipação política por meio de movimentos militares,
proclamações de república e participação de milhares de homens do povo.
Seguindo o exemplo dos Estados Unidos, entre
1810 e 1825 teve início o processo de independência da maioria das colônias
espanholas na América. As causas foram as seguintes:
- A
difícil situação criada na Espanha pela invasão francesa por Napoleão
Bonaparte, que resultou na ruptura do contato direto com a América, e o vazio
de poder criado pela detenção dos reis espanhóis na França.
- O descontentamento dos criollos
(descendentes de espanhóis nascidos na América), que não podiam exercer cargos
políticos e eram contra a manutenção do monopólio comercial. Os povos indígenas
viviam uma forte tensão social, sendo muito explorados pelos não-indígenas. A
independência foi, sobretudo, uma espécie de rebelião das colônias contra a
metrópole.
- A
influência das ideias iluministas e os exemplos bem-sucedidos
da independência norte americana e da Revolução Francesa, assim
como a ajuda da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos, países interessados em
afastar a Espanha do comércio americano.
Desde o século XVIII, o império colonial espanhol se dividiu em quatro vice-reinados:Nova Espanha (México e parte dos Estados Unidos); Nova Granada (Colômbia, Panamá e Equador);Peru (Peru) ;Rio da Prata (Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia).Além dos vice-reinados, o império colonial também se dividiu em quatro capitanias gerais que correspondem aos atuais territórios de Cuba, Venezuela, Chile e Guatemala..
Ao longo de duas décadas no inicio do
século XIX sucederam-se sublevações e confrontos nas diferentes colônias. Esses
conflitos podem ser agrupados em duas etapas. Na etapa inicial, as forças
metropolitanas praticamente retomaram os territórios declarados independentes.
No segundo momento, concretizaram-se as independências.
Primeira
etapa (1810-1816)
- No México eclodiram
sucessivas revoltas populares liderada pelo padre Hidalgo, as quais foram
rapidamente reprimidas.
- Na Venezuela,
o Congresso Geral de Caracas proclamou a independência em 1811; Miranda e Simón
Bolívar, líderes dessas revoltas, foram derrotados, e os espanhóis voltaram a
dominar o território.
- Na Argentina,
após a deposição do vice-rei, uma junta subiu ao poder até que se declarasse a
independência no Congresso de Tucumán, em 1816.
- No Chile e,
na Colômbia, os levantes foram reprimidos; no caso chileno, pelas
tropas leais ao vice-rei Abascal e, na Colômbia, pela atuação das tropas do
general Morillo.
- O Paraguai,
sob a chefia de Gaspar de Francia, constituiu uma junta governativa, assumiu o
poder em 1811, e declarou a independência em 1813.
Segunda
etapa (1816-1825)
- No México,
o padre Hidalgo foi preso e fuzilado em 1811, sendo substituído pelo padre
José Maria Morellos, que assume a liderança do movimento e proclama a
independência do México em 1821.
- Os
rebeldes chilenos declararam a independência após as vitórias de San
Martin em Chacabuco (1817) e em Maipu (1818). A Colômbia tomou-se
independente depois da vitória de Bolívar em Boiacá (1819).
- Da
vitória no Chile, José de San Martin dirigiu-se para o Peru, centro da
resistência metropolitana, acompanhado pelo lorde inglês Cochrane,
libertando-o em 1821.
- Bolívar
e San Martin conseguiram maior coordenação nas ações, sobretudo em Guaiaquil,
no Equador, e uma atuação militar decisiva, que culminou nas vitórias de
Carabobo (1821) e Aiacucho (1824). Ambas asseguraram a independência
da Venezuela e da Bolívia (esta última, em 1825).
No
ano de 1826, com toda América Latina independente, as novas nações reuniram-se
no Congresso do Panamá. Nele, Simon Bolívar defendia um amplo projeto de
solidariedade e integração político-econômica entre as nações latino-americanas,
essa proposta ficou conhecida com bolivarismo. No entanto, Estados Unidos e
Inglaterra se opuseram a esse projeto, que ameaçava seus interesses econômicos
no continente. Com isso, a América Latina acabou mantendo-se fragmentada. O
desfecho do processo de independência, no entanto, não significou a radical
transformação da situação socioeconômica vivida pelas populações
latino-americanas. A dependência econômica em relação às potências capitalistas
e a manutenção dos privilégios das elites locais fizeram com que muitos dos
problemas da antiga América Hispânica permanecessem presentes ao longo da
História latino-americana.
ATIVIDADES
1 —
O processo de independência da América Espanhola, ocorrido no século XIX,
aconteceu como reflexo e em meio a uma série de situações vivenciadas ao longo
do século XVIII. Nesse momento é possível observar o surgimento de um novo
conjunto de valores que colocava em questão o pacto colonial e o autoritarismo
das monarquias. A teoria do iluminismo defendia a liberdade dos povos e a queda
dos regimes políticos que promovessem o privilégio de determinadas classes
sociais. Com base nos estudos realizados no livro didático ou em consulta à
internet, responda às questões.
a) No contexto da Independência, qual
era a situação política da Espanha?
RESPOSTA
PESSOAL-O que estava acontecendo na Europa, principalmente na Espanha, que deu
as colônias espanholas este espaço de luta?
b) Quais motivos protagonizaram a luta
pela independência das colônias espanholas na América?
RESPOSTA
PESSOAL – Se as colônias estavam presas a Espanha, sem liberdade econômica e os
colonos sem poder político, o que elas (colônias) querem?
c) Quais países dedicaram apoio às colônias
espanholas na luta pela independência? Quais eram os interesses desses países
na liberdade da América?
RESPOSTA
PESSOAL – A Espanha tinha alguns países inimigos, quais e por quê? Duas dicas: a
Espanha ajudou na luta pela independência do EUA. Qual país da América que
sempre quer dominar seus vizinhos de continente.
2 — A Independência do México, ocorrida na madrugada do dia 16 de setembro de 1810, se deu por meio de uma guerra que contestava a colonização realizada pela Espanha. Durante quase três séculos, o território que hoje chamamos de México ficou sob o domínio da colonização espanhola. Somente no início do século XIX que um movimento de independência ganhou destaque e pressionou a metrópole em favor da concessão de liberdade para a colônia. Analise a imagem e responda às questões.
O Retábulo da Independência, de Juan O'Gorman.
a) O que você observa na imagem?
RESPOSTA
PESSOAL – O que você vê? Que tipo de ação? Objetos presentes na cena? Quem está
na cena? Observe o vestuário, gênero, cor da pele.
b) O que a imagem representa?
Resposta
pessoal – Retorne a questão a. Que tipo de cena?
c) Quais grupos sociais estão representados na
imagem?
RESPOSTA
PESSOAL – Retorne a questão a. Quem está na cena?
d) O que mais lhe chama a atenção na imagem?
RESPOSTA
PESSOAL – Qual a primeira impressão tem ao vê essa imagem;
e) Quem é o padre representado ao centro
da imagem?
RESPOSTA
PESSOAL – Retorne ao texto.
f) Observando a imagem, podemos afirmar
que o processo de Independência do México foi um grito de vários grupos
sociais? Justifique sua resposta.
RESPOSTA
PESSOAL – Retorne a questão a
3 — Na América do Sul, a independência das colônias espanholas foram marcadas por movimentos liderados por criollos e indígenas, que tiveram características bem particulares. Com o apoio do livro didático e se possível com o auxílio da internet, preencha a tabela a seguir com as principais informações a respeito dos movimentos de independência de alguns países da América do Sul que estavam sob o domínio da Espanha.
A INDEPENDENCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA |
|||
PAIS |
ANO
DA INDEPENDENCIA |
LIDERES
DO MOVIMENTO DE INDEPENDÊNCIA |
GRUPOS
SOCIAIS ENVOLVIDOS |
PARAGUAI |
|
|
|
ARGENTINA |
|
|
|
CHILE |
|
|
|
PERU |
|
|
|
VENEZUELA |
|
|
|
COLOMBIA |
|
|
|
EQUADOR |
|
|
|
RESPOSTA
PESSOAL – Leia o texto e observe com atenção o mapa . Alguns personagens e
grupos sociais repetem.
4 — Na luta pela independência da América espanhola, Simón Bolívar, líder político venezuelano, tinha o sonho de uma América espanhola independente, unida e republicana. Seu sonho ficou conhecido como “bolivarismo”. Observe os mapas abaixo e responda às questões.
RESPOSTA
PESSOAL – Qual o desejo de Simón Bolivar para a America Latina?
b) Como se encontrava a divisão
territorial da América espanhola antes da independência?
RESPOSTA
PESSOAL – Observe com atenção o mapa 1 . Qual a denominação (nome ) tinham as
colônias espanholas
c) Após a independência, como ficou
dividido o território que até então era colônia da Espanha?
RESPASTA PESSOAL- Observe com atenção o mapa 2 . O que modificou? Quais foram essas modificações?
d) O sonho de Simón Bolívar de uma América independente, unida e republicana se concretizou?
RESPOSTA
PESSOAL – Os países da América Latina conseguiram a independência, mas são
unidas e solitárias?
O filme “ O
Libertador “é muito interessante . Conta a vida de Simón Bolívar (1738 -
1830). Bolívar foi fundamental na luta da América Latina pela independência do
Império Espanhol, e foi considerado um dos mais influentes políticos da
história sul americana. Vou postar o trailer. Quem tiver interesse assista.
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