terça-feira, 25 de agosto de 2020

Plano de estudo tutorado volume 3 - semana 4 - 6º ano

 PLANO DE ESTUDO TUTORADO VOLUME 3

4º SEMANA HISTÓRIA 6º ANO

Unidade temática – A invenção do mundo clássico e o contraponto em outras sociedades.

Subtema:O povo originário do Brasil

                                Os povos originários do Brasil

          Em pleno século XXI a grande maioria dos brasileiros ignora a imensa diversidade de povos indígenas que vivem no país. Estima-se que, na época da chegada dos europeus, fossem mais de 1.000 povos, somando entre 2 e 4 milhões de pessoas. Atualmente encontramos no território brasileiro 256 povos, falantes de mais de 150 línguas diferentes. Os povos indígenas somam segundo o Censo IBGE 2010, 896.917 pessoas. Destes, 324.834 vivem em cidades e 572.083 em áreas rurais, o que corresponde aproximadamente a 0,47% da população total do país. A maior parte dessa população distribui-se por milhares de aldeias, situadas no interior de 724 terras indígenas, de norte a sul do território nacional.

      A hipótese mais aceita é a de que os povos ameríndios vieram para a América da Ásia, entre 14 mil e 12 mil anos. O estreito de Bering (extremo nordeste da Ásia), foi à passagem que esses povos utilizaram para chegar à América. A origem dos povos indígenas da América do Sul é derivado de povos caçadores e coletores que vieram para cá da América do Norte pelo istmo do Panamá, há milhares de anos. São os homens pré-históricos brasileiros os ancestrais dos índios que habitam até hoje nosso país. Com o desenvolvimento dessas populações, os modos de uso e manejo dos recursos naturais e as formas de organização das sociedades foram se diferenciando.

      Os homens da pré-história espalharam-se por diversas áreas do território brasileiro. As descobertas arqueológicas apontam para grupos humanos que viveram em regiões da Amazônia, Piauí, litoral (principalmente dos estados de RS,SC ,PR , SP, RJ e ES), região de Lagoa Santa (interior de Minas Gerais). Com base nas descobertas arqueológicas e estudos realizados, podemos ter uma ideia sobre como era a vida destes homens na Pré-História.

Os habitantes da pré-história brasileira são divididos em três grupos: caçadores-coletores, povos agricultores e povos do litoral.

      Os povos caçadores-coletores viviam em quase todo o território nacional entre 50 mil e 2,5 mil anos. Ocupavam do Sul ao Nordeste, habitavam cavernas e a floresta, usavam arcos e flechas, boleadeiras e bumerangues feitos de pedra. Alimentavam-se de carne de caça de pequenos animais, peixes, moluscos e frutos. No Nordeste é possível encontrar exemplos da arte rupestre destas pessoas que retratavam o cotidiano, a guerra, a dança e a caça. No Sul, destacam-se os "homens de Umbu" que viveram nos pampas gaúchos. Estes foram os responsáveis pelo uso de arco e flecha que foi herdado pelos indígenas brasileiros.

      Os povos do litoral ou Sambaquis ocupavam a costa brasileira desde o Espírito Santo até o Rio Grande do Sul há 6 mil anos. Alimentavam-se, basicamente, de frutos do mar, mas também eram coletores. Os "homens dos sambaquis" eram sedentários, pois não tinham necessidade de deslocar-se para buscar alimentos. As conchas descartadas com as quais obtinham os moluscos foram se amontoando e assim, foram aproveitados para construção de casas. Estes são os principais vestígios para estudar este povo. Também foram localizadas sepulturas nas quais os corpos eram enterrados com vários objetos e pintados de vermelhos. Isto significa que os "homens sambaquis" realizavam ritos funerários e acreditavam numa outra vida.

       Já os povos agricultores viveram de 3,5 mil a 1,5 mil anos atrás. Habitavam cabanas ou casas subterrâneas e eram conhecedores da técnica da cerâmica. Esses povos deram origem às tribos indígenas do Brasil.Os tupis conheciam a agricultura e por isso, eram sedentários. As cerâmicas eram usadas para armazenar alimentos e como urnas funerárias quando alguém falecia.

       Então ao chegarem ao Brasil, os portugueses encontraram um território povoado. Seus habitantes, porém, desconheciam a escrita e não deixaram documentos sobre o próprio passado. O conhecimento que temos sobre os índios brasileiros do século XVI baseia-se principalmente em relatos e descrições dos viajantes europeus que aqui estiveram na época. Historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Estes índios brasileiros estavam divididos em tribos, de acordo com o tronco lingüístico ao qual pertenciam: tupi-guaranis (região do litoral), jê ou tapuias (região do Planalto Central), aruak (Amazônia) e karib (Amazônia).

       Os portugueses conheceram primeiro os povos que viviam no litoral. Por terem traços culturais semelhantes entre si, eles receberam dos colonizadores uma denominação geral: Tupi. Os outros grupos que tiveram menor contato, como os povos que habitavam o interior do território e que não falavam a língua que os jesuítas deram o nome de "língua geral" ou "língua mais usada na costa do Brasil", os portugueses deram o nome de Tapuia ou Jê. Esta classificação foi extremamente importante para o registro das informações sobre os índios produzidas pelos portugueses, franceses e outros europeus. Sem os documentos produzidos pelos colonizadores, as crônicas dos viajantes, a correspondência dos jesuítas e as gramáticas da "língua geral" e de outras línguas, não teriam como saber sobre os nativos, sua cultura e sua história.

        À medida que os colonizadores foram explorando o território, perceberam que essas populações dividiam-se em centenas de povos que falavam línguas distintas, tinham costumes e hábitos  diferentes. Estima-se que na época eram faladas cerca de 1.300 línguas indígenas diferentes. Os povos indígenas foram agrupados de acordo com as semelhanças existentes entre suas línguas. Desta forma são reunidos povos com características culturais comuns.
A classificação linguística reconhece a existência de dois troncos principais (tupi e jê) e de outras seis famílias linguísticas de significativa importância (aruak, arawá, karib, maku, tukano e yanomami), além de muitas línguas sem filiação definida, não classificada ou isolada.

REFERÊNCIA: https://mirim.org/linguas-indigenas

ATIVIDADES

1 — No mapa abaixo você consegue identificar alguns dos principais povos indígenas presentes no território brasileiro na América pré-colombiana. Observe-o e logo em seguida responda as questões abaixo.


a) Quais povos indígenas que ocupavam o território brasileiro na América pré-colombiana estão representados na imagem?

RESPOSTA PESSOAL – Observe o mapa com atenção e se for necessário vá ao texto.

b) Pesquise no livro didático ou na internet informações a respeito desses povos.

RESPOSTA PESSOAL- Você pode focar na localização desses povos .

c) Quais outros grupos indígenas ocuparam o território brasileiro na América pré-colombiana?

RESPOSTA PESSOAL – Volte ao texto e observe com atenção o mapa no final. Você conhece outro grupo indígena, além dos quatro principais?

d) Quais povos indígenas ocuparam a região que hoje compreende o estado de Minas Gerais?

RESPOSTA PESSOAL – Observe o mapa com atenção e cite 4 povos que vivem em terras mineiras

e) Pesquise na história da sua cidade e descubra quais povos indígenas habitavam o seu território.

RESPOSTA PESSOAL- Oficialmente não existe comprovação documental da presença indígena em Belo Horizonte. Vários indígenas vivem em Belo Horizonte por questão de sobrevivência e vieram de outras regiões.Observe o mapa com atenção e quais regiões vieram esses indígenas residentes em BH na sua opinião.

2 — O Parque Nacional Serra da Capivara é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza, que se localiza nos municípios piauienses de Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato. Esta área tem a maior e mais antiga concentração de sítios pré-históricos da América. Estudos científicos confirmam que a cadeia montanhosa de Capivara era densamente povoada na era pré-colombiana. Abaixo, você pode observar uma das milhares de pinturas rupestres do Sítio Arqueológico da Serra da Capivara. Observe com atenção e, logo em seguida, responda às questões:


a) Qual nome se dá a esse tipo de registro?

RESPOSTA PESSOAL - Volte ao PET2 História semana 1.

b) Quais foram os recursos utilizados para fazer essa pintura?

RESPOSTA PESSOAL - Volte ao PET2 História semana 1. Usava-se elementos da  natureza para fazer essas pintura Quais elementos que você acha que foram usados para fazer essa pintura?

c) O que essa imagem nos diz a respeito do povoamento da América?

RESPOSTA PESSOAL- Volte ao PET2 História semana 1.  O que você está vendo?

d) Observando a imagem, é possível dizer quais eram os possíveis hábitos dos povos que habitavam o continente americano na antiguidade?

RESPOSTA PESSOAL- Volte ao PET2 História semana 1. O que essa cena mostra?

e) Quais as diferenças entre os registros feitos pelos povos pré-colombianos no Brasil e os povos da mesopotâmia?

RESPOSTA PESSOAL – Volte ao PET 3 História semana 2 .Compare a imagem da página 63 com a de cima.Quais as diferenças?

 

3 — Há cerca de 10 mil anos, grupos nômades marcaram suas culturas com edifícios de conchas, restos de peixes e outros animais. Esse  amontoados de conchas ficou conhecidos como Sambaquis, povos que viveram no Brasil no período pré-histórico.

IMAGEM 1


IMAGEM 2

a) O que você observa na Imagem 1?

RESPOSTA PESSOAL-O que você vê ? Descreva a imagem 1

b) Pesquise no livro didático ou na internet e descubra a função dos Sambaquis.

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção .Para que serve os sambaquis?

c) Olhando para o mapa da Imagem 2, quais regiões do Brasil foram habitadas pelos povos sambaquis?

RESPOSTA PESSOAL- Em quais estados têm mais sambaquis?

 d) De que forma podemos relacionar os sambaquis com a sua presença no litoral do país?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção. Por que esses povos viviam no litoral?

e) O que o estudo dos Sambaquis pode nos oferecer a respeito dos povos que habitaram o Brasil no período pré-histórico?

RESPOSTA PESSOAL - Leia o texto com atenção. Quais eram os costumes dos sambaquis?

Assista ao vídeo sobre os povos originários do Brasil



Se você quiser visitar uma exposição muito interessante. Tem imagens legais!

https://img.socioambiental.org/v/publico/pibmirim/antes-de-cabral/

E se quiser ir passear num parque a Fundação Museu do Homem Americano – Fumdham foi criada para garantir a preservação do patrimônio cultural e natural do Parque Nacional Serra da Capivara.

http://fumdham.org.br/

 

 



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