terça-feira, 18 de agosto de 2020

Plano de estudo tutorado volume 3 - semana 3 - 6º ano

PLANO DE ESTUDO TUTORADO VOLUME 3  

3º SEMANA HISTÓRIA 6º ANO

Unidade temática – A invenção do mundo clássico e o contraponto em outras sociedades.

Subtema:Os povos antigos na América pré- colombiana

                                    Os povos originários da América

     Povos pré-colombianos são aqueles que viviam na América antes da chegada de Cristóvão Colombo. As civilizações pré-colombianas mais estudadas são os incas, astecas e maias. Estes três povos eram sedentários e viviam em cidades onde haviam templos, palácios, mercados e casas. Embora sejam muito diferentes entre si, podemos destacar algumas características comuns das sociedades pré-colombianas. Elas eram extremamente hierarquizadas com o imperador no topo da hierarquia, seguido pelos sacerdotes, chefes militares, guerreiros e camponeses que cultivavam a terra. A agricultura era à base de sua economia e plantavam milho, batata e abóbora, entre outros. Praticavam o artesanato, especialmente a cerâmica, mas também faziam peças de metais. Por fim, outra característica das sociedades pré-colombianas é o politeísmo. Vários deuses ligados ao ciclo da vida eram cultuados em cerimônias que incluíam procissões e sacrifícios de humanos e animais. O mapa abaixo mostra a localização desse povos.

Civilização maia

      O povo maia habitou a região das florestas tropicais dos atuais territórios de Honduras, Guatemala, El Salvador , Belize e região sul do México (Península de Yucatán), entre os séculos IV a.C e IX a.C. A base da sociedade era formada pelos camponeses, trabalhadores urbanos e artesãos. Estes faziam parte da classe menos favorecida e, assim como em outras civilizações, precisavam pagar altos impostos. A nobreza, por sua vez, habitava a zona urbana junto com os sacerdotes, chefes militares e administradores do império. Sendo assim, as cidades compunham um núcleo religioso e político sob o governo de um estado teocrático. Isso significa que o imperador era considerado um representante dos deuses na Terra. Deuses porque os maias eram politeístas, ou seja, adoravam mais de uma divindade, e acreditavam em entidades ligadas à natureza. A base de sua economia era a agricultura, com o plantio de feijão, milho e tubérculos, entre outros produtos. A atividade era impulsionada pelo desenvolvimento das técnicas de irrigação. Além disso, eram bons comerciantes e trocavam produtos com povos vizinhos e o interior do império. Outro setor que merece destaque é o artesanato, representado pelo uso de tintas e fiação de roupas e tecidos. Tais práticas contavam com o auxílio da Matemática. Os maias foram os criadores das casas decimais e valor zero. São donos de um calendário complexo que dividia o ano em 206 dias determinado pelos movimentos dos astros. Os registros de datas, acontecimentos, colheitas, guerras e coleta de impostos foram possíveis graças à escrita. Os maias, assim como os egípcios, adotaram o sistema hieroglífico, baseado em desenhos e símbolos. A habilidade dos maias também estava presente em suas construções. A arquitetura demonstrava avanço considerável por meio de pirâmides, templos e palácios erguidos por esse povo. Porém, um detalhe falho contribuiu para o fim da civilização maia. Por nunca terem formado um império unificado, a região era vulnerável ao domínio de outros povos o que, de fato, aconteceu. Nos séculos IX e X, a região foi invadida pelos toltecas, também habitantes da Mesoamérica, que dominaram os maias.

Civilização asteca

A civilização asteca habitou a região onde atualmente fica o México, entre os séculos XIV e XVI. A principal cidade  foi  Tenochtitlán (Cidade do México), localizada em uma região de pântanos próxima do lago Texcoco. A sociedade era organizada em ordem hierárquica. Na base, estavam os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos. No topo, a nobreza composta pelo imperador, sacerdotes e chefes militares. O imperador era, também, o chefe do exército e obrigava a classe baixa da sociedade a realizar um trabalho obrigatório ao seu favor. Isso era feito por meio de trabalhos em obras públicas, como canais de irrigação, estradas, templos e pirâmides. A agricultura asteca era intensamente desenvolvida graças a técnicas eficientes, como as chinampas (ilhas de cultivo) e obras de drenagem. Os principais cultivos eram pimenta, tomate, milho e cacau. Este, inclusive, era usado como moeda de troca pelo povo asteca. A civilização se destacou, também, na invenção de conceitos matemáticos e astronômicos, além de praticar a escrita baseada no uso de símbolos e desenhos.Essa escrita  que usava sinais é  conhecidas como pictográficos, com figuras de serpentes, seres humanos e outros elementos da natureza, formando uma variedade de escrita. Alguns dos pictográficos simbolizavam idéias e outros sons de silabas. O artesanato asteca era dotado de extrema riqueza demonstrada nos objetos de ouro e prata, artigos pintados à mão e tecidos confeccionados por eles mesmos. Assim como os maias, os astecas tinham uma religião politeísta. Os deuses adorados eram relacionados a elementos da natureza, como o deus Sol, Chuva, Trovão e Lua.O desenvolvimento da arquitetura, a propósito, era refletido na construção de pirâmides destinadas a cultos religiosos e sacrifícios humanos em homenagem aos deuses. O intuito era deixar as divindades mais calmas e felizes.Ao contrário dos maias, os astecas formaram um império que, sob o comando de Montezuma II, no início do século XVI, chegou a ser composto por 500 cidades. Porém, seu fim chegou em 1519, através da invasão espanhola.Os europeus dominaram o povo, tomaram grande parte de suas riquezas e os escravizaram nas minas de ouro e prata.

Civilização inca

A civilização inca habitou a região da Cordilheira dos Andes em território correspondente ao Peru, Bolívia, Chile e Equador. A cidade sagrada de Cuzco, capital do Império, foi fundada no século XIII. Seu idioma era o quéchua, falado pelo território em vários dialetos. Foi o maior império entre os três, chegando a 12 milhões de súditos. Suas conquistas territoriais começaram pela cordilheira dos Andes e ao longo da costa do Oceano Pacífico, no início do século XV. Cem anos depois, a civilização atingiu seu auge. A composição da sociedade seguia os moldes das outras civilizações, ou seja, hierarquizada em três camadas: base formada pelos artesãos e camponeses, as classes mais baixas; classe média composta pelos funcionários públicos e trabalhadores especializados e o topo formado pelo imperador e nobreza (governantes, chefes militares, juízes e sacerdotes).O imperador era conhecido por Sapa Inca e considerado um deus na Terra. Recebia pesados impostos dos mais pobres sob a forma de mercadorias ou trabalhos em obras públicas. A economia dos incas era baseada na agricultura de terraços, degraus formados nas costas das montanhas. Neles, plantavam feijão, batata e milho, o alimento sagrado. Criavam animais como a lhama, vicunhas e alpacas. Domesticados, serviam como meio de transporte, além de fonte de carne, leite e lã. No artesanato, ficaram conhecidos pelos objetos feitos em ouro e prata, além de jóias e tecidos de qualidade. Porém, o maior destaque dessa civilização, talvez, esteja na arquitetura. Um grande exemplo está na cidade de Machu Picchu, descoberta em 1911. Sua estrutura conseguiu traduzir como a formação urbana dos incas era eficiente. A civilização ergueu grandes construções, como casas, palácios e templos, tendo como base blocos de pedras encaixadas, bem como canais de irrigação para desviar o curso dos rios para as aldeias. Construíram, ainda, um complexo de estradas ligando todo o império. O sistema tinha duas vias principais no sentido norte-sul: uma, com cerca de 3.600 km, corria ao longo da costa do Pacífico e a outra, com quase a mesma extensão, seguia pelos Andes. Os incas desenvolveram, ainda, o quipo, sistema de contagem praticado em um instrumento feito com cordões coloridos. Cada um representava uma contagem. Com o quipo, os incas somavam e registravam impostos, habitantes e colheitas. A única questão é que, mesmo diante de tantas contribuições, o sistema de escrita inca não foi desenvolvido. Na religião dos incas, eles cultuavam o deus Inti (deus Sol), além de animais sagrados, como o jaguar e condor. Acreditavam, ainda, no Viracocha, o criador de tudo. Infelizmente, os incas foram dominados pelos espanhóis em 1532, poucos anos depois que a dominação dos astecas.

REFERENCIA : https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quem-foram-os-incas-os-maias-e-os-astecas/

ATIVIDADES

1 — Segundo Alexandre Belmonte, “Vários termos têm sido usados para se referir à antiguidade do continente americano: história pré-colombiana, pré-história americana, história pré-hispânica (nos países de colonização espanhola), história do pré-contato (nos EUA), história pré-colonial... Todas essas perspectivas destacam a descoberta e subsequente invasão europeia do continente, a partir de 1492, como um divisor de águas.” Observe o mapa abaixo e, logo em seguida, responda às questões.

a) Qual continente está representado na imagem?

RESPOSTA PESSOAL – Qual  continente vivemos?

b) O que as regiões em destaque representam?

RESPOSTA PESSOAL- Leia a legenda do mapa, qual o assunto do mapa?

c) Segundo o mapa, quais povos ocuparam a América na antiguidade?

RESPOSTA PESSOAL- Leia a legenda do mapa.

d) Dos povos listados no mapa, quais deles você já ouviu falar ou já estudou?

RESPOSTA PESSOAL – Dos povos que você colocou na questão anterior, qual você conhece?

e) Para além dos povos representados na imagem, quais outros você conhece?

RESPOSTA PESSOAL – Qual outro povo vivia nas Américas que não está representado no mapa ?

2 — Os maias habitaram a região da Mesoamérica (atual México, Guatemala, Belize, etc.). Tiveram seu auge durante os século III e X, período que ficou conhecido como Clássico. Os maias são conhecidos por terem tido uma das mais sofisticadas civilizações pré-colombianas. Eles desenvolveram importantes cidades e tiveram conhecimentos avançados em áreas como a Matemática. Segundo especialistas, entre todos os sistemas de escrita existentes na Mesoamérica, a escrita maia é considerada uma das mais desenvolvidas. Esse sistema de escrita foi fruto do intercâmbio cultural com a civilização Olmeca, que anteriormente ocupou aquela região mexicana. Desprovido de um sistema alfabético, a escrita maia contava com um extenso conjunto de caracteres, que representavam sons ou símbolos.

Sobre o sistema de escrita dos maias responda:

a) De acordo com a imagem, como era a escrita maia?

RESPOSTA PESSOAL – Leia o texto o item sobre a civilização maia. Que tipo de sinais/símbolos os mais utilizavam?

 b) Levante hipóteses sobre a utilização da escrita na sociedade maia?

RESPOSTA PESSOAL – Para que serve a escrita?

c) Pesquise no livro didático ou na internet mais informações e curiosidades sobre a escrita maia.

RESPOSTA PESSOAL – Observe a imagem complementar, o que você acha de interessante?

3 — Assim como os maias, os astecas também desenvolveram uma escrita própria. O sistema de escrita asteca foi adaptado a partir de sistemas de escrita usados no México central, como a escrita zapoteca. Acredita-se que também a escrita mixteca descende da escrita zapoteca. A escrita asteca era na realidade uma proto-escrita pictográfica e ideográfica, expandida por rébus fonéticos. Ao contrário da escrita maia, não existia um conjunto definido de símbolos ou de regras sobre a sua utilização. Em vez disso, os escribas astecas criavam composições individuais. Cada um deles decidindo como representar as ideias que pretendia transmitir. Observe a imagem e responda às questões abaixo.

a) O que você consegue observar na imagem?

RESPOSTA PESSOAL – O que você vê e que chama sua atenção na escrita asteca?

b) Segundo o texto e a imagem, como era a escrita asteca?

RESPOSTA PESSOAL – Leia o texto no item sobre a civilização asteca. Que sinais e símbolos os astecas  utilizavam?

c) Você consegue identificar o que está escrito no Codex Borbonicus? O que dificulta esse entendimento?

RESPOSTA PESSOAL – Com certeza você não conseguiu ler o codex, por quê?

d) Por que a escrita asteca não é considerada por muitos como um verdadeiro sistema de escrita?

RESPOSTA PESSOAL – Você acha que as imagens acima um texto? Por quê?

4 — Diferentemente dos maias e dos astecas, os incas — povos que habitaram o sul do continente americano — não desenvolveram um sistema de escrita. Porém, os funcionários do imperador utilizavam um instrumento que ficou conhecido como quipo. Abaixo podemos observar a representação de um quipo inca. Faça uma pesquisa no seu livro didático ou na internet e, em seguida, responda as questões abaixo.


a) O que era um quipo?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto o item sobre a civilização inca.

b) Como era feito um quipo?

RESPOSTA PESSOAL – Que tipo de material era utilizado para fazer o quipo? O que faziam com os cordões?

c) Qual era a função do quipo dentro da sociedade inca?

RESPOSTA PESSOAL – Observe a imagem, para que serve o quipo?

 Assistem o vídeo sobre os povos pré-colombianos (astecas, maias e incas)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO Unidade temática: Lógicas da organização política  Subtema: Surgimento e expansão do Islã     ...