quarta-feira, 14 de abril de 2021

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 1 SEMANA 4 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 1

SEMANA 4 - 6º ANO

Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas

Subtema: Fontes históricas (tradições orais)

                      AS TRADIÇÕES ORAIS E A VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA. 

    Vimos na semana três que fontes históricas são os vestígios deixados pela humanidade. Elas podem ser: escritas, iconográficas (imagem), materiais (objetos), audiovisuais e orais. Assim, a História pode ser passada de geração em geração. Os registros da história foram produzidos e difundidos por um grupo social e que, por isso, podem ser ou não representativos de todos os grupos que compõem a sociedade. Sabemos que a escrita (ou o documento escrito) não é a única fonte da História, e a reconstituição do passado dos diversos grupos que compõem a sociedade pode ser feita por meio de outros tipos de fontes, como relatos orais, lendas, rituais, formas de saber e fazer, objetos, fotos e construções. Quem faz essa pesquisa e estudo dos vestígios históricos é o historiador. . Semelhante ao trabalho de um detetive, o historiador precisa de "provas" que responda suas perguntas. Ao investigar um caso, o detetive usa vestígios deixados pelos envolvidos, como um fio de cabelo, um copo, um pedaço de papel, o historiador age da mesma forma: utiliza todos os vestígios ou pistas disponíveis para construir um conhecimento sobre a História. Como se fosse detetive, o historiador analisa um acontecimento com base em vestígios, aceita ou recusa interpretações já existentes, colhe depoimentos e chega a uma conclusão.Cabe lembrar, que nenhum evento histórico tem pureza total. O registro dos acontecimentos reflete sempre, de uma maneira ou de outra, a opinião, o pensamento e até os interesses daquele que fez anotações sobre o que viu, viveu ou ouviu. Para compreender e explicar os acontecimentos, o historiador estará sempre os interpretando ou reinterpretando-os, tomando como ponto de partida sua forma de ver a sociedade e a própria História.

       Esta semana vamos aprender um pouco sobre a fonte histórica oral. A tradição oral como o próprio nome indica é transmitida oralmente de uma geração para outra. Em um sentido geral, tradição oral refere-se à transmissão vocal, e foi por muito tempo considerado folclore. Se pensarmos nas inúmeras versões que existe dos contos, fábulas e lendas em todo mundo (por exemplo, o saci pererê, que é chamado de vários nomes), conclui-se o quanto a oralidade é importante na história do ser humano para a preservação da memória.

ATIVIDADE

1- Uma entrevista pode ser considerada uma fonte histórica? Ela apresenta uma verdade absoluta e inquestionável? Justifique sua resposta.

RESPOSTA PESSOAL- Todas as pessoas têm a mesma versão para um fato? Por exemplo, se acontece um acidente de trânsito os envolvidos contaram a mesma historia para o guarda que atenderá a ocorrência? Será que numa entrevista, a pessoa pode aumentar ou omitir algum acontecimento?

2- A história se faz com documentos escritos, quando existem. Mas ela pode e deve ser feita com toda a engenhosidade do historiador. Com palavras e sinais. Paisagens e telas. Formas de campos e ervas daninha. Eclipses lunares e cordas de atrelagem. Análises de pedras pelos geólogos e de espadas de metal pelos químicos. Numa palavra, com tudo aquilo que, pertencendo ao homem, depende do homem, serve o homem, exprime o homem, significa a presença, a atividade, os gostos e as maneiras de ser do homem.  FEBVRE, Lucien. Combates pela história. 2a ed, Lisboa, Presença, 1985. p.249.

A citação expressa a ideia de que as fontes históricas:

a) registram modos de viver e visões de mundo da sociedade humana ao longo do tempo e apresentam-se de forma diversificada.

b) possibilitam ao pesquisador a interpretação das ações humanas no decorrer da história, pois tratam-se de documentos escritos oficiais.

c) representam uma maneira de organizar os fatos históricos na linha do tempo, com a finalidade de capturar a essência do ser homem.

d) proporcionam ao historiador a oportunidade de reconstruir, na totalidade, o passado histórico, alcançando dessa forma uma verdade absoluta.

3 - A diversidade dos testemunhos históricos é quase infinita. Tudo o que o homem diz ou escreve, tudo o que constrói, tudo o que toca, pode e deve fornecer informações sobre ele.

LE GOF, Jacques. História e Memória. Campinas: Unicamp, 1998. P.104. [fragmento]

As fontes históricas são:

a) representações das mudanças geográficas que ocorrerão no mundo.

b) documentações apenas escritas deixadas por antepassados.

c) entendidas como registro de uma única versão da História.

d) utilizadas como evidências do passado humano.

 

4. Leia o texto abaixo e em seguida faça o que se pede.

                         GRIOTS: OS CONTADORES DE HISTÓRIAS DA ÁFRICA ANTIGA

Até hoje, os Griots seguem seu papel de guardiões da tradição. Contadores de histórias, mensageiros oficiais, guardiões de tradições milenares: todos esses termos caracterizam o papel dos Griots, que na África Antiga eram responsáveis por firmar transações comerciais entre os impérios e comunidades e passar aos jovens ensinamentos culturais, sendo hoje em dia a prova viva da força da tradição oral entre os povos africanos.

Disponível em: HTTPS: aventurasnahistoria.uol.com.br

A partir do texto, apresente as contribuições dos Griots para a História da África.

RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o texto com destaque nas palavras em negrito

Assista ao video sobre os contadores de história na África.




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