segunda-feira, 19 de abril de 2021

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 3 6º ANO

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 3 - 6º ANO

Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas

Subtema: Fontes históricas     

LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO:

   Nas duas últimas atividades do PET 1 História , estudamos sobre fontes históricas e a importância delas na preservação da memória de um povo. Por serem os vestígios deixados pela humanidade, elas podem ser escritas, iconográficas (imagens), materiais (objetos), audiovisuais e orais. Percebe-se, então, que as fontes históricas são variadas. Cada uma demanda um cuidado diferente por parte do historiador que deve se encarregar de extrair delas argumentos sólidos que sustentarão sua pesquisa. Nesse sentido, a atuação do historiador é de suma importância para a pesquisa histórica, pois dependerá da forma como ele manuseará as fontes que a história será difundida.

   No ano de 2020 nossa rotina mudou completamente, isolados em casa deixamos de ir à escola e toda aprendizagem passou a ser a distancia. Como um vírus microscópio pode transformar a vida das pessoas do mundo inteiro? Todos os países foram afetados, independente de serem ricos ou pobres. Todo que estamos vivendo faz parte da História da humanidade, as pessoas que tiveram a doença ou que infelizmente faleceram, não são simples números são seres humanos com sua história. Jornais, imagens nas redes sociais, programas de televisão, enfim tudo que retrata esse momento, futuramente será pesquisado e interpretado pelos historiadores. Seus filhos e netos vão estudar como vivemos esse momento de tanta dor.

    A tarefa desta semana é deixar nossas impressões desse período. Iremos escrever uma carta para nós mesmos, para o seu “eu do futuro” e quem sabe guardá-la para nossos filhos e netos. Nessa carta, devemos explicar como está sendo viver a época de uma pandemia, como está sendo esse tempo sem aula presencial e quais desafios atravessamos. Esta carta será confidencial, somente eu irei ler para ver se atende à proposta. Imprimirei e quando receber a maioria das cartas da turma, colocarei num envelope com lacre e devolvo no final do ano letivo 2021.

Sua carta deve ter:

- local e data

- saudação inicial

- texto (entre 10 a 20 linhas). “Professoras podem escrever mais? Sim.”

- despedida

- assinatura

Segue um modelo de carta da minha vivência neste período

  Belo Horizonte, 20 de abril de 2021

                                                           Olá Regina do futuro!

    Espero que você esteja bem e com saúde. Como esse último ano foi difícil. Treze de março de 2020 foi o ultimo dia que fui à escola dá aula, despedi com “até semana que vem” da diretora Valeria e a aluna Julia veio correndo para minha direção para dar aquele abraço afetuoso. No domingo veio à bomba, a partir do dia 18 de março entraríamos em recesso escola, pois estamos entrando em quarentena devido ao COVID-19. Fui muito ingênua, pensei “40 dias passam rápido, em breve estarei de volta a escola”. Organizei uma rotina de atividades físicas em casa, leitura e planejamento de aula.

     De repente vejo toda cidade fechada, com pais idosos e no grupo de risco, era a única que saia para fazer compra de comida e remédios para eles, tudo o mais próximo de casa não passava de 200 metros.

     Um mês, dois meses... Uai não eram quarenta dias? Dia 18 de maio começamos o “ensino” não presencial, ai começou minha angústia. Correr atrás dos meus alunos, que naquele momento de isolamento estavam completamente perdidos. Monta grupos das turmas no whatsapp, passar orientações, informações, esclarecer dúvidas. Contato com alunos, pais e responsáveis, e à medida que a conversa fluía percebia inúmeros problemas: financeiros, emocionais e de aprendizagem. Isso somado com o medo de levar a doença para dentro de casa. Pirei.Tantas coisas acontecendo e não poder fazer nada era terrível.

     Não tinha uma parte do corpo que não estava doendo, às vezes vinha falta de ar (Será que estou com a doença? Onde peguei só vou ao supermercado e farmácia?). Primeiro vieram noticias de conhecidos doentes , quando amigos queridos começaram a falecer , tive que procurar ajuda médica.

       Começo 2021 com um pouco de esperança, finalmente a vacina. Janeiro, fevereiro, março, finalmente pais vacinados, mas ainda isolados em casa. Piora a situação sanitária no país: faltam  oxigênio, kit intubaçao e, principalmente, empatia de alguns. O futuro a Deus pertence, mas muitos não fazem o básico de respeitar a vida outro.

       Despeço com o coração confuso, cheio de esperança que em breve possamos voltar à vida normal ou ao “novo normal”, mas ainda temendo por mim, pelos meus e pelos alunos!

        Regina Tiburcio – professora de História e ex- aluna da Escola Estadual Barão do Rio Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO Unidade temática: Lógicas da organização política  Subtema: Surgimento e expansão do Islã     ...