ATIVIDADE COMPLEMENTAR 3 - 6º ANO
Unidade
temática: Registros da história: linguagens e culturas
Subtema:
Fontes históricas
LEIA
O TEXTO COM ATENÇÃO:
Nas duas últimas atividades do PET 1
História , estudamos sobre fontes históricas e a importância delas na
preservação da memória de um povo. Por serem os vestígios deixados pela
humanidade, elas podem ser escritas, iconográficas (imagens), materiais
(objetos), audiovisuais e orais. Percebe-se, então, que as fontes históricas
são variadas. Cada uma demanda um cuidado diferente por parte do historiador
que deve se encarregar de extrair delas argumentos sólidos que sustentarão sua
pesquisa. Nesse sentido, a atuação do historiador é de suma importância para a
pesquisa histórica, pois dependerá da forma como ele manuseará as fontes que a
história será difundida.
No ano de 2020 nossa rotina mudou
completamente, isolados em casa deixamos de ir à escola e toda aprendizagem
passou a ser a distancia. Como um vírus microscópio pode transformar a vida das
pessoas do mundo inteiro? Todos os países foram afetados, independente de serem
ricos ou pobres. Todo que estamos vivendo faz parte da História da humanidade,
as pessoas que tiveram a doença ou que infelizmente faleceram, não são simples
números são seres humanos com sua história. Jornais, imagens nas redes sociais,
programas de televisão, enfim tudo que retrata esse momento, futuramente será
pesquisado e interpretado pelos historiadores. Seus filhos e netos vão estudar
como vivemos esse momento de tanta dor.
A tarefa desta semana é deixar nossas
impressões desse período. Iremos escrever uma carta para nós mesmos, para o seu
“eu do futuro” e quem sabe guardá-la para nossos filhos e netos. Nessa carta,
devemos explicar como está sendo viver a época de uma pandemia, como está sendo
esse tempo sem aula presencial e quais desafios atravessamos. Esta carta será
confidencial, somente eu irei ler para ver se atende à proposta. Imprimirei e
quando receber a maioria das cartas da turma, colocarei num envelope com lacre
e devolvo no final do ano letivo 2021.
Sua carta deve ter:
- local e data
- saudação inicial
- texto (entre 10 a 20
linhas). “Professoras podem escrever mais? Sim.”
- despedida
- assinatura
Segue
um modelo de carta da minha vivência neste período
Belo
Horizonte, 20 de abril de 2021 Olá
Regina do futuro! Espero que você esteja bem e com saúde.
Como esse último ano foi difícil. Treze de março de 2020 foi o ultimo dia que
fui à escola dá aula, despedi com “até semana que vem” da diretora Valeria e
a aluna Julia veio correndo para minha direção para dar aquele abraço
afetuoso. No domingo veio à bomba, a partir do dia 18 de março entraríamos em
recesso escola, pois estamos entrando em quarentena devido ao COVID-19. Fui muito
ingênua, pensei “40 dias passam rápido, em breve estarei de volta a escola”.
Organizei uma rotina de atividades físicas em casa, leitura e planejamento de
aula. De repente vejo toda cidade fechada, com
pais idosos e no grupo de risco, era a única que saia para fazer compra de
comida e remédios para eles, tudo o mais próximo de casa não passava de 200
metros. Um mês, dois meses... Uai não eram
quarenta dias? Dia 18 de maio começamos o “ensino” não presencial, ai começou
minha angústia. Correr atrás dos meus alunos, que naquele momento de
isolamento estavam completamente perdidos. Monta grupos das turmas no
whatsapp, passar orientações, informações, esclarecer dúvidas. Contato com
alunos, pais e responsáveis, e à medida que a conversa fluía percebia
inúmeros problemas: financeiros, emocionais e de aprendizagem. Isso somado
com o medo de levar a doença para dentro de casa. Pirei.Tantas coisas
acontecendo e não poder fazer nada era terrível. Não tinha uma parte do corpo que não
estava doendo, às vezes vinha falta de ar (Será que estou com a doença? Onde
peguei só vou ao supermercado e farmácia?). Primeiro vieram noticias de
conhecidos doentes , quando amigos queridos começaram a falecer , tive que
procurar ajuda médica. Começo 2021 com um pouco de esperança,
finalmente a vacina. Janeiro, fevereiro, março, finalmente pais vacinados,
mas ainda isolados em casa. Piora a situação sanitária no país: faltam oxigênio, kit intubaçao e, principalmente,
empatia de alguns. O futuro a Deus pertence, mas muitos não fazem o básico de
respeitar a vida outro. Despeço com o coração confuso, cheio
de esperança que em breve possamos voltar à vida normal ou ao “novo normal”,
mas ainda temendo por mim, pelos meus e pelos alunos! Regina Tiburcio – professora de
História e ex- aluna da Escola Estadual Barão do Rio Branco |
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