quarta-feira, 14 de abril de 2021

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 1 SEMANA 3 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 1

SEMANA 3 - 6º ANO

Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas

Subtema: Fontes históricas        

                                  AS DIFERENTES FORMAS DE REGISTROS DA HISTÓRIA

     A História estuda as mudanças ocorridas ao longo do tempo na sociedade. A História é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo. A História é construída e escrita através da análise e investigação de vestígios, também conhecidos como,  fontes históricas.

     As fontes históricas podem ser divididas em escritos, iconográficos, materiais, audiovisual  e orais. Desde crianças, convivemos com muitos documentos que trazem informações sobre nós. Essas informações estão em imagens e textos. Podemos entender por documentos escritos as cartas, as certidões, textos de jornais e revistas. As fotografias, ilustrações, desenhos, obras de arte, gravuras são documentos históricos iconográficos (imagens). As roupas, os brinquedos, os móveis, os cadernos, livros, automóveis e construções são considerados documentos históricos materiais (objetos). Os filmes e desenhos animados vistos na televisão ou no cinema, músicas e gravações são documentos audiovisuais que lembram em algum momento de nossas vidas fatos importantes. Determinadas músicas que são perfeitos hinos de expressão de liberdade, de democracia, que fizeram parte da história do país, ou, simplesmente, lembram épocas importantes. Fatos que alguém conta e que ajudam a identificar uma  história são considerados documentos históricos orais. É válido ressaltar, portanto, que as relações entre diversas fontes falam muito mais que uma fonte histórica isolada e que elas podem ter mais de uma interpretação.

ATIVIDADE

1- Por que as fontes históricas são importantes para o estudo da História? Justifique sua resposta.

RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o texto de apoio com destaque nas palavras em negrito.

2- Identifique em sua casa um documento, objeto ou artigo que seja uma fonte histórica de seu contexto familiar, isto é, que revele dados, insumos e informações referentes à sua família. O que ele lhe permite contar sobre sua família? Qual é o valor desse objeto para você ou para seus familiares? Partindo da diversidade de histórias e contextos apresentados pelos objetos, reflita sobre a importância e o valor das histórias que podem existir por trás de simples elementos.

RESPOSTA PESSOAL- Vamos pegar, por exemplo, fotografias da família. Por que elas são importantes para saber a história da sua família?

3. Leia a letra de música a seguir, que pode ser usada como fonte histórica:

CANTO DAS TRÊS RAÇAS

AUTORES: MAURO DUARTE E PAULO CÉSAR PINHEIRO.

CANTORA: CLARA NUNES

Ninguém ouviu

Um soluçar de dor

No canto do Brasil

 

Um lamento triste

Sempre ecoou

Desde que o índio guerreiro

Foi pro cativeiro

E de lá cantou

 

Negro entoou

Um canto de revolta pelos ares

No Quilombo dos Palmares

Onde se refugiou

 

Fora a luta dos Inconfidentes

Pela quebra das correntes

Nada adiantou

 

E de guerra em paz

De paz em guerra

Todo o povo dessa terra

Quando pode cantar Canta de dor

 

Ô, ô, ô, ô, ô, ô

Ô, ô, ô, ô, ô, ô

Ô, ô, ô, ô, ô, ô

Ô, ô, ô, ô, ô, ô

 

E ecoa noite e dia

É ensurdecedor

Ai, mas que agonia

O canto do trabalhador

 

Esse canto que devia

Ser um canto de alegria

Soa apenas

Como um soluçar de dor

Ao analisarmos uma fonte histórica, como é o caso dessa música, é possível perceber qual é a intenção de sua produção e o que ela pode nos revelar sobre o passado? Justifique sua resposta.

RESPOSTA PESSOAL: Leia com atenção a letra da música. Pelo titulo dá para saber o tema da mesma. Qual a intenção dos autores ao escrever a música?  Ela ajuda entender a História do Brasil?

Assista ao vídeo sobre fontes históricas 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO Unidade temática: Lógicas da organização política  Subtema: Surgimento e expansão do Islã     ...