PLANO DE ESTUDO TUTORADO 1
SEMANA 3 - 6º ANO
Unidade temática: Registros da história:
linguagens e culturas
Subtema: Fontes históricas
AS DIFERENTES FORMAS DE REGISTROS DA
HISTÓRIA
A História
estuda as mudanças ocorridas ao longo do tempo
na sociedade. A História é uma
ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os
homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o
conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói
seu tempo. A História é construída e escrita através da análise e investigação
de vestígios, também conhecidos como, fontes históricas.
As fontes históricas podem ser divididas
em escritos, iconográficos, materiais, audiovisual e orais. Desde crianças, convivemos com muitos
documentos que trazem informações sobre nós. Essas informações estão em imagens
e textos. Podemos entender por documentos escritos
as cartas, as certidões, textos de jornais e revistas. As fotografias, ilustrações,
desenhos, obras de arte, gravuras são documentos históricos iconográficos (imagens). As roupas, os
brinquedos, os móveis, os cadernos, livros, automóveis e construções são
considerados documentos históricos materiais
(objetos). Os filmes e desenhos animados vistos na televisão ou no cinema,
músicas e gravações são documentos audiovisuais
que lembram em algum momento de nossas vidas fatos importantes. Determinadas
músicas que são perfeitos hinos de expressão de liberdade, de democracia, que
fizeram parte da história do país, ou, simplesmente, lembram épocas
importantes. Fatos que alguém conta e que ajudam a identificar uma história são considerados documentos
históricos orais. É válido
ressaltar, portanto, que as relações entre diversas fontes falam muito mais que
uma fonte histórica isolada e que elas podem ter mais de uma interpretação.
ATIVIDADE
1- Por que as fontes históricas são
importantes para o estudo da História? Justifique sua resposta.
RESPOSTA
PESSOAL- Leia com atenção o texto de apoio com destaque nas palavras em
negrito.
2- Identifique em sua casa um documento,
objeto ou artigo que seja uma fonte histórica de seu contexto familiar, isto é,
que revele dados, insumos e informações referentes à sua família. O que ele lhe
permite contar sobre sua família? Qual é o valor desse objeto para você ou para
seus familiares? Partindo da diversidade de histórias e contextos apresentados
pelos objetos, reflita sobre a importância e o valor das histórias que podem
existir por trás de simples elementos.
RESPOSTA PESSOAL- Vamos pegar, por
exemplo, fotografias da família. Por que elas são importantes para saber a
história da sua família?
3. Leia a letra de música a seguir, que pode ser usada como fonte histórica:
CANTO
DAS TRÊS RAÇAS
AUTORES:
MAURO DUARTE E PAULO CÉSAR PINHEIRO.
CANTORA:
CLARA NUNES
Ninguém
ouviu
Um
soluçar de dor
No
canto do Brasil
Um lamento triste
Sempre
ecoou
Desde
que o índio guerreiro
Foi
pro cativeiro
E de
lá cantou
Negro entoou
Um
canto de revolta pelos ares
No
Quilombo dos Palmares
Onde
se refugiou
Fora a luta dos Inconfidentes
Pela
quebra das correntes
Nada
adiantou
E de guerra em paz
De
paz em guerra
Todo
o povo dessa terra
Quando
pode cantar Canta de dor
Ô,
ô, ô, ô, ô, ô
Ô,
ô, ô, ô, ô, ô
Ô,
ô, ô, ô, ô, ô
Ô,
ô, ô, ô, ô, ô
E
ecoa noite e dia
É
ensurdecedor
Ai,
mas que agonia
O
canto do trabalhador
Esse
canto que devia
Soa
apenas
Como
um soluçar de dor
Ao analisarmos uma fonte histórica, como é o caso dessa música, é possível perceber qual é a intenção de sua produção e o que ela pode nos revelar sobre o passado? Justifique sua resposta.
RESPOSTA
PESSOAL: Leia com atenção a letra da música. Pelo titulo dá para saber o tema
da mesma. Qual a intenção dos autores ao escrever a música? Ela ajuda entender a História do Brasil?
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