segunda-feira, 19 de abril de 2021

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 3 8º ANO

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 3 - 8º ANO

Unidade temática: Lógicas comerciais e mercantis da modernidade.

Subtema : Mercantilismo

                                             Mercantilismo

     Foi um conjunto de práticas econômicas que surgiu na Europa, a partir do séc. XV, baseado na busca de desenvolvimento econômico de um país através do acúmulo de riquezas. Durante a Idade Média, a terra constituía a chave da fortuna de um indivíduo. Media-se a riqueza pelo tamanho das propriedades que alguém possuía.

Porém, a partir do ressurgimento do comércio e das cidades, a situação começou a mudar. A produção artesanal e o comércio passaram a movimentar a economia. Assim, pouco a pouco, a economia baseada na troca de produtos agrícolas foi sendo substituída pela economia baseada na troca de mercadorias por dinheiro. Para estimular o comércio e a produção, tornou-se necessário aumentar a quantidade de moedas em circulação. Este fato estimulou a prática mercantilista na Europa.

   Suas principais características são: balança comercial favorável, colonialismo, intervencionismo estatal, metalismo, monopólio e criação de manufaturas.

- Balança comercial favorável

Um país deveria exportar mais produtos que importar, em outras palavras, deveria vender mais do que comprar, pois somente assim garantiria que sua balança comercial fosse positiva.

- Protecionismo

Para impedir que os produtos importados entrassem no país, o governo usava basicamente duas estratégias. A primeira era cobrar taxas alfandegárias que tornassem os produtos importados muito caros e por isso não fosse lucrativo vendê-los no país.A segunda era proibir a venda de matérias primas obtidas na colônia para o concorrente. Desta forma, a balança comercial estaria sempre favorável, com mais exportações que importações.

- Colonialismo

O mercantilismo entende que o comércio é o responsável pela geração da riqueza de um país. Então, é preciso conquistar territórios para transformá-los em colônias. A colônia, porém, estaria submetida a uma série de regras: só poderia vender seus produtos para a metrópole e não poderia ter indústrias que os transformasse. Por sua parte, a colônia apenas compraria produtos manufaturados da sua metrópole. Esta relação também é chamada de Pacto Colonial.

- Intervenção estatal

Caberia ao Estado planejar a economia criando manufaturas para transformar a matéria-prima trazida da colônia. As Companhias de Comércio eram o instrumento que o Estado utilizava para organizar e administrar todo o comércio colonial. Além disso, eram concedidas licenças para o tráfico negreiro, pois se tratava de um comércio muito lucrativo.

- Metalismo

O acúmulo de metais preciosos – ouro e prata – era visto como sinal de prosperidade de uma nação. Portanto era necessário conseguir colônias onde houvesse dito metal para garantir o valor da moeda.

- Monopólio econômico

O monopólio, em economia, é a exclusividade de um governo ou de um particular sobre determinada atividade econômica. Um exemplo: Portugal tinha o monopólio da venda do açúcar brasileiro na Europa. Mesmo que outros países quisessem comprá-lo diretamente do Brasil, não poderiam fazê-lo. Este monopólio se estendia às manufaturas, como as de porcelana, cristal, metal (ourivesaria) e demais atividades industriais exercidas na Europa.

FONTE: Mercantilismo - Toda Matéria (todamateria.com.br)

ATIVIDADE

A rainha absoluta Regina, a Maravilhosa acaba de nomea–la (o) ministra (o) da Economia do Reino Tibur. Junto iremos produzir um decreto real impondo medidas para enriquecer meu reino (eu e você, quem importa com o povo?). Baseado nas informações no texto de apoio acima escolha três características, crie medidas mercantilistas e preenche o quadro abaixo. 

          REINO ENCANTADO TIBUR                                       

                                                                                 DECRETO Nº 537 de 23 de abril de 1549

                A Rainha Regina, a Maravilhosa e a (o) ministra (o) da Economia _____________     no uso de suas atribuições reais, dispõem medidas econômicas visando o crescimento financeiro do Reino.

     Artigo 1 – Financiamento real aos navegadores que apresentarem um plano para conquistar territórios e transformá-los em colônias. A colônia, porém, estará submetida a uma série de regras: só poderia vender seus produtos para a metrópole Tibur e não poderia ter indústrias que os transformasse.

    Artigo 2 –  ____________________________________________________

                        ___________________________________________________

     Artigo 3 – ____________________________________________________

                       ____________________________________________________

     Artigo 4 – _____________________________________________________

                         ___________________________________________________

      Artigo 5 - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

                             REINO ENCANTADO DE TIBUR, 23 DE ABRIL DE 1549 

RAINHA REGINA, A MARAVILHOSA               Ministra (o) da economia do Reino

____________________________                             __________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO Unidade temática: Lógicas da organização política  Subtema: Surgimento e expansão do Islã     ...