quarta-feira, 7 de abril de 2021

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 2 6º ANO

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 2   6º ANO

Unidade temática: Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social.

Subtema: Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas.        

 1- Leia o texto com atenção.

DIVERSIDADE CULTURAL E CIDADANIA NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA

       Há 520 anos, não existia um povo chamado brasileiro, belo-horizontino ou mineiro. Quem morava aqui, nessa época, eram outros povos que foram denominados de índios pelo colonizador branco europeu. Essa denominação, usada até hoje, às vezes dá uma impressão errada, como se uma única palavra qualificasse um único povo, com uma só cultura e até com o mesmo tipo físico. Mais tarde os negros africanos foram retidos a força de seus territórios e trazidos para trabalhar com escravos no Brasil. O Brasil apresenta uma grande dimensão territorial, e uma imensa diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram responsáveis pela nossa diversidade cultural. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil.

FONTE: www.aprendizagemconectada.mt.gov.br (Adaptado)

OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO:

IMAGEM 1

 CESTARIA


 IMAGEM 2 

 CAPOEIRA

IMAGEM 3
FESTA JUNINA

IMAGEM 4 
CARNAVAL


A) Você conhece estas festas ou manifestações culturais? Qual você gosta mais?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

B) O que mais chamou sua atenção nas fotos acima? Por quê?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

C) Produza um lindo desenho que simboliza a diversidade cultural do nosso país. Pode fazer colagem com jornais e revistas.

 

 

 

 

 

 

 

 

2- Leia o trecho abaixo:

“Conhecer a diversidade! Imagine um mundo em que todas as pessoas são iguais. Ou, um planeta onde só existe uma cor. Ou, ainda, um universo que tem apenas uma espécie de animal e uma de vegetal. Você gostaria de viver nesses lugares? Cada um é de um jeito! Se nem os polegares das mãos são iguais, menos ainda são os gostos, os pensamentos e as ações. Nas diferenças, nós nos completamos, por isso é preciso que nos respeitemos: ninguém deve se achar superior porque gosta de algo diferente ou porque nasceu em determinado país ou em certa região. Nem por ser homem ou mulher. É preciso saber conviver com as diferenças e saber respeitar as pessoas como elas são.”

FONTE: Filosofia e Vida. Gabriel Chalita .

A) Os seres humanos são ao mesmo tempo iguais, mas também diferentes. Retire do texto dois exemplos de diferença.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

B) Para você, qual importância de aceitarmos nossas diferenças? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

C) Vivemos numa sociedade que muitas vezes não aceita a diferença. Vários são os exemplos de discriminação por inúmeros motivos (cor de pele, tipo de cabelo, religião, entre outros). Vamos criar uma campanha publicitária contra qualquer tipo de preconceito. A criação deve ter:

- slogan (titulo)

- pequeno texto de conscientização

- imagem (desenho ou colagem)

Exemplo:

Agora mão na massa! Crie sua campanha!

 

 

 

  

 

 

 

 

 

Bom estudo!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO Unidade temática: Lógicas da organização política  Subtema: Surgimento e expansão do Islã     ...