ATIVIDADE COMPLEMENTAR 2 6º ANO
Unidade temática: Povos e culturas: meu
lugar no mundo e meu grupo social.
Subtema: Cidadania, diversidade cultural
e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas.
DIVERSIDADE CULTURAL E CIDADANIA NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA
Há 520 anos, não existia um povo chamado brasileiro, belo-horizontino ou mineiro. Quem morava aqui, nessa época, eram outros povos que foram denominados de índios pelo colonizador branco europeu. Essa denominação, usada até hoje, às vezes dá uma impressão errada, como se uma única palavra qualificasse um único povo, com uma só cultura e até com o mesmo tipo físico. Mais tarde os negros africanos foram retidos a força de seus territórios e trazidos para trabalhar com escravos no Brasil. O Brasil apresenta uma grande dimensão territorial, e uma imensa diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram responsáveis pela nossa diversidade cultural. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil.
FONTE:
www.aprendizagemconectada.mt.gov.br (Adaptado)
OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO:
IMAGEM 1
A) Você conhece estas festas ou
manifestações culturais? Qual você gosta mais?
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B) O que mais chamou sua atenção nas
fotos acima? Por quê?
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C) Produza um lindo desenho que
simboliza a diversidade cultural do nosso país. Pode fazer colagem com jornais
e revistas.
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2- Leia o trecho abaixo:
“Conhecer
a diversidade! Imagine um mundo em que todas as pessoas são iguais. Ou, um
planeta onde só existe uma cor. Ou, ainda, um universo que tem apenas uma
espécie de animal e uma de vegetal. Você gostaria de viver nesses lugares? Cada
um é de um jeito! Se nem os polegares das mãos são iguais, menos ainda são os
gostos, os pensamentos e as ações. Nas diferenças, nós nos completamos, por
isso é preciso que nos respeitemos: ninguém deve se achar superior porque gosta
de algo diferente ou porque nasceu em determinado país ou em certa região. Nem
por ser homem ou mulher. É preciso saber conviver com as diferenças e saber
respeitar as pessoas como elas são.”
FONTE:
Filosofia e Vida. Gabriel Chalita .
A) Os seres humanos são ao mesmo tempo
iguais, mas também diferentes. Retire do texto dois exemplos de diferença.
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B)
Para você, qual importância de aceitarmos nossas diferenças?
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C) Vivemos numa sociedade que muitas vezes
não aceita a diferença. Vários são os exemplos de discriminação por inúmeros
motivos (cor de pele, tipo de cabelo, religião, entre outros). Vamos criar uma
campanha publicitária contra qualquer tipo de preconceito. A criação deve ter:
- slogan (titulo)
- pequeno texto de conscientização
- imagem (desenho ou colagem)
Exemplo:
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