terça-feira, 10 de junho de 2014

Capítulo 5 -A expansão marítima europeia

Vamos retomar
1-Os fatores que influenciaram o pioneirismo português na expansão ultramarina foram: localização geográfica, próxima ao Atlântico; contato com textos antigos ,que falavam da existência de outros mundos e da esfericidade da Terra; domínio de técnicas de navegação proveniente dos árabes ;transformação de  Portugal em entreposto das navegações das cidades da península Itálica enriquecendo o grupo mercantil; centralização monárquica ,fundamental para financiamento das navegações.
2-










































 
PORTUGAL
ESPANHA
INGLATERRA
FRANÇA
HOLANDA
INÍCIO DAS NAVE-GA-ÇOES
Século XV 
Final do século XV
Final do séculoXVI
Século XVI
Final do século XVI
NAVE-GA-DO-RES
Bartolomeu Dias,Vasco da Gama,Pedro Álvares Cabral,Fernão de Magalhães 
Cristovão Colombo,Américo Vespúcio
Giovanni Caboto
Jacques Cartier,Nico-lau Durand e Villegaignon
Piet Heyn
REGI-ÕES
Brasil,África e parte da Ásia
Sul da América do Norte( México,Flórida,
Texas e Califórnia),Améri-ca Central (exceto parte do Caribe),e do Sul(exceto região ocupada por Portugal)
América do Norte e parte do Caribe
América do Norte(Cana-dá) e do sul do Brasil
América (Nova Iorque e nordeste do Brasil) ;África (região do cabo da Boa Esperança) e Ásia (Java ,Ceilão e Nova Guiné)
RE-SUL-TA-DOS
Colonização do Brasil e países da África e Ásia.Enriquecimento
rápido ,seguido da decadência
 
Colonização da América ,motivada pela busca de metais preciosos.
Povoamento do norte e coloniza-ção do sul dos EUA.
Expulsos do Brasil,manti-veram-se na Canadá ,onde fixaram colônia.
Enriqueceu com o tráfico de escravos e comércio de especiarias;es-pecializou-se em atividades financeiras,tor-nando-se uma das maiores potências europeias no seculo XVII.
3-
a) Portugal, durante o século XV , dominou praticamente sozinho a expansão marítima porque se encontrava numa situação privilegiada :gozava de relativa estabilidade política, proveniente da centralização monárquica e do enriquecimento da burguesia ,e de localização geográfica favorável, voltado para o oceano  Atlântico.
b) A Espanha só entrou na disputa no final do século XV por causa da ausência de um governo centralizado antes disso.
c) Nem todos países obtiveram o mesmo sucesso em suas viagens. Os países pioneiros na expansão e colonização foram os que construíram grandes áreas coloniais nos primeiros séculos da Idade Moderna.
d) Os inglese só começaram a disputar os mercados e territórios a partir do século XVI porque neste período Inglaterra e França estiveram em guerra ,portanto sem estabilidade econômica para investir nas navegações.
e) Os franceses invadiram a baía de Guanabara com a intenção de fundar uma colônia ,a França Antártica, mas não obtiveram sucesso. Depois ,entre outras investidas , fizeram uma nova invasão no  Maranhão ,onde chegaram a fundar a França Equinocial ,mas foram novamente vencidos e expulsos.
f) Os holandeses tornaram-se uma potencia ao financiar a empresa colonial portuguesa no Brasil e o comercio de especiarias no Oriente , e quando começaram a atuar no tráfico de africanos escravizados para a América.
Vamos trabalhar com imagens
1- Ambas imagens foram feitas na Idade Moderna
2- A imagem que aponta as mudanças ocorridas na Idade Moderna é a do Porto de Sevilha.
3- As mudanças são o grande movimento de barcos e o desenvolvimento da cidade que revelam o crescimento comercial.
4- A imagem das permanências da imagem da Idade Média é a com os trabalhadores no campo (vida rural).
Vamos trabalhar com textos
1-O casamento de Isabel de Castela com Fernando de Aragão possibilitou a união das duas Coroas e a centralização do poder espanhol. Contando com as riquezas dos dois reinos e com força política ,a Coroa espanhola pode incentivar as viagens marítimas de Colombo.
2-Resposta Pessoal( Quatro viagens 1492,1493,1498,1502)
3- A viagem o 'consagraria' caso ele descobrisse ,de fato ,uma nova rota para o Oriente. Mas também poderia destruí-lo caso não atingisse seu objetivo.
4-Os espanhóis não alcançaram as 'verdadeiras' Índias por terem viajado em direção ao Ocidente e chegado, primeiramente ,ás terras do continente americano.
Vamos trabalhar com mapas  
1-Os comerciantes da península Itálica se valiam do Mediterrâneo e de rotas terrestre para realizar seu comercio de especiarias. Uma pequena porção do Atlântico era navegada .Já os portugueses partiram pelo Atlântico Sul e explorando a costa africana navegando pelo oceano índico para chegar ás Índias.
2-Principais produtos americanos exportados para a Europa: ouro , prata ,açúcar ,pele e tabaco . Em troca ,os europeus vendiam para a América  :tecidos, vinho , armas de fogo e produtos industrializados.
Trabalhando com documentos
1-Os adjetivos que indicam as qualidades do povo português são: bravura e coragem.
2-os 'mares nunca danes navegados ' são os oceanos Atlântico , Índico e Pacífico.
3-Os personagens históricos citados pelo poeta são os reis portugueses(" Reis que foram dilatando a Fé ,o Império e as terras viciosas) .O poetas compara os feitos dos reis portugueses aos dos heróis da Antiguidade.
4-Os personagens mitológicos citados no poema são: Netuno, Marte e a Musa. Eles recuperam a passado clássico e ressaltam a grandeza do povo lusitano ,cujos os feitos, segundo o poema serão superiores aos antigos.

Um comentário:

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO Unidade temática: Lógicas da organização política  Subtema: Surgimento e expansão do Islã     ...