sexta-feira, 13 de junho de 2014

Capitulo 8 -A Reforma religiosa

Vamos retomar
1- John Wyclif criticou a venda de indulgencias e defendeu uma igreja nacional ,em oposição ao poder "universal" de Roma .Ele também insistiu na autoridade das Sagradas Escrituras  em oposição á opinião dos membros da Igreja. John Huss criticou os escândalos do clero ,afirmando que ninguém podia representar Cristo ou São Pedro se não os imitasse em seus costumes.
2-A Igreja  católica condenava os lucros obtidas pela burguesia nas suas atividades comerciais ,mas o protestantismo calvinista aprovava e estimulava os lucros.
3- A nobreza e as monarquias criticavam a Igreja por possuir muitas terras e cobrar altos impostos que iam para Roma.
4- Os protestantes condenavam a pratica da venda de indulgência por acharem -na imoral , isto é ,um desvirtuamento da doutrina bíblica.
5-Os reformadores defendiam práticas religiosas simples ,baseadas apenas na Bíblia ,em oposição á forma dos cultos católicos e ás regras além das Escrituras. Os reformadores não admitiam o culto a imagens, o adotaram o batismo e a eucaristia .Eles propunham o fim da intermediação do sacerdote entre Deus e os indivíduos ,enquanto os católicos valorizavam os sacerdotes como mediadores da vontade de Deus.
6- O luteranismo era menos radical que o calvinismo ,para o qual o sucesso econômico é reflexo de predestinação do individuo e a miséria é uma demonstração dos males e pecados humanos.
7-Os jesuítas enfrentaram o avanço protestante ,difundindo em diversas  regiões do planeta a ideologia católica romana ,principalmente através da educação.
8-A arte barroca refletiu muitas vezes o esforço da Igreja para reagir aos avanços do protestantismo e aproximar o fiel da fé católica ,dominando-o pelos sentidos provocando nele forte impacto por meio das imagens teatrais e emocionantes ,que despertassem o fervor religioso , o medo e  a incerteza da salvação.
Vamos trabalhar com imagens
No templo calvinista ,a arquitetura é simples ;não há imagens de santos .os vitrais são quase totalmente brancos com brasões. Construído em dimensões ' humanas' sua sobriedade contrasta com a suntuosidade e as dimensões do interior da igreja católica ,que fazem o fiel sentir-se pequeno em seu interior.
Vamos analisar uma gravura
1-A  balança se inclina em favor do lado da Bíblia, que simboliza o lado protestante. 
2-Um' diabinho' que aparece pendurado no prato da balança .tentando reverter  o desequilíbrio entre os dois lados . A atitude do 'diabinho' é similar á dos dois padres.
3- Resposta pessoal
Vamos conhecer um documento
1-Lutero critica os pregadores de indulgências e o papa.
2-Lutero afirma que o papa desconhece 'as usurpações dos pregadores de indulgencias '.No entanto ,acusa-o de possuir riquezas 'maiores que as dos Cresos mais opulentes'. E logo a seguir, afirma que o dinheiro utilizado na construção da Basílica de São Pedro provém dos fiéis.
3-Lutero faz referência aos recursos obtidos pelos padre por meio das vendas de indulgências ou tributos impostos aos fiéis desde a época feudal.
4- Segundo Lutero ,o verdadeiro arrependimento é que absolve os pecados ,e a única autoridade que pode livrar as almas é Deus.
Trabalhando com documentos
1-Resposta pessoal
2-Os indígenas estão submissos ,ajoelhados diante do padre Vieira, demonstrando respeito e adoração .Isso servia para demonstrar a força do sermão ,capaz de converter os indígenas á fé católica.
3- A cristianização dos povos americanos foi uma importante arma encontrada pela Igreja para expandir sua fé  e enfrentar o crescimento do protestantismo na Europa.
Lendo textos artigo de jornal 
1-Resposta pessoal
2-Resposta pessoal
3-Resposta pessoal 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO Unidade temática: Lógicas da organização política  Subtema: Surgimento e expansão do Islã     ...