sábado, 14 de junho de 2014

Capítulo 9- O Estado absolutista europeu

 Vamos retomar
1- A frase 'O Estado sou eu' atribuída ao rei francês Luiz XIV destaca a postura política do monarca ,ao afirmar que ele era a própria personificação do Estado .Essa  frase ilustra o absolutismo ,que se caracteriza pela completa centralização do poder politico nas mãos do rei.
2- Nicolau Maquiavel -os interesses do Estado estão acima do individuo e cabe ao soberano de poder absoluto preservar o Estado usando de todos os meios possíveis 'os fins justificam os meios".
Thomas Hobbes-apenas o Estado forte (absolutista) pode equilibrar a sociedade ;sem isso haverá insegurança e caos social.
Jacques Bossuet-o poder do rei é incontestável ,pois foi delegado por Deus.
3-A disputa pelo poder politico entre duas famílias poderosas ,os Bourbon ,que eram protestantes(huguenotes) e os Guise ,de tradição católica. A luta pelo trono da França entre essas duas famílias tornou-se também uma luta religiosa.
4- Os motivos que levaram a Monarquia a absolutista inglesa a transformar em uma Republica foram que os reis Jaime I e Carlos I adotaram uma politica intransigente de ampliação de poder ,que, somada ás perseguições religiosas ,levaram á guerra civil e á República Puritana .
5-Os atos de navegações garantiam á Inglaterra um imenso poder militar e comercial sobre os oceanos ,fortalecendo sua economia e transformando-se na maior potencia marítima do período.
6-Revoluçao Gloriosa foi um movimento antiabsolutista que reuniu duas facções politicas inglesas , Whigs e Tories , com o proposito de substituir Jaime II por um monarca submisso ao Parlamento. Assim subiu ao trono Guilherme de Orange ,prometendo respeitar o Parlamento e as diferenças religiosas.   
7-Os castelos e outros monumentos construídos a mando dos reis absolutistas eram a representação concreta do poder centralizados que possuíam .Esses edifícios confirmavam a grandeza
e a riqueza da Monarquia ,contrastando com os demais indivíduos da sociedade.
Vamos ler uma charge
1- A charge satiriza a imagem de pompa e riqueza do rei e faz pensar que toda a majestade era obtida por meio de inúmeros acessórios utilizados pelos monarcas para se diferenciar das outras pessoas e se tornarem 'deuses' adorados pela população; para legitimar seu poder ,os reis apoiavam-se mais da aparência do que em suas ações e decisões. 
2- Resposta Pessoal
Trabalhando com documentos
1- Os sinais de riqueza e poder estão nas roupas do rei ,os ornamentos do ambiente e o tom dourado do fundo da imagem.
2- O rei Luís XIV está em pé ,mais á direita da imagem, é a figura para onde se dirige a maior parte dos olhares . O governante de Gênova se curva diante dele.
3-Atitude de reverencia.O rei é mostrado com a figura mais alta e de maior destaque em toda a imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO Unidade temática: Lógicas da organização política  Subtema: Surgimento e expansão do Islã     ...