quinta-feira, 12 de junho de 2014

Capítulo 6-África:dos primeiros humanos ao tráfico de escravos

Vamos retomar
1-
a) O Reino de Kush se originou no norte da África, na região da Núbia (atual Sudão) .
b) O Reino de Kush expandiu seus domínios a partir do declínio da civilização egípcia ,envolvida em disputas diversas. O Reino de Kush dominou Tebas e impôs um governo dos chamados faraós negros.
c) O Reino Kush foi destruído por meio de diversos ataques dos povos vizinhos, até ser conquistado no século IV a.C. pelo Reino Axum.
2- Estabelecido na região da Etiópia ,o Reino de Axum desenvolveu importante atividade comercial entre várias regiões. Depois do contato com povos cristãos do Mediterrâneo ,o Reino de Axum adotou o cristianismo.
3-O Reino de Gana surgiu na região da atual Mauritânia ,por volta do século IV , e foi fornecedor de ouro para a Europa e regiões mediterrâneas. Além disso , o Reino de Gana era  um ponto importante na rota comercial transaarianas. O Reino de Mali destacou-se entre os séculos XII e XV,  na região ocidental da África , e ampliou seu domínios do interior do Saara á costa Atlântica .Também eram fornecedores de ouro  ,além de produtores de algodão ,sal e tecido.
4-Os três reinos africanos que estabeleceram contatos com os europeus ,a partir do século XV foram Songai ,Benin e do Congo.
5- A escravidão era praticada quase sempre de forma doméstica ,com importância relativa na vida social . Os escravos estavam integrados á vida familiar ,representando prestígio e poder para seus proprietários . As pessoas escravizadas por vários motivos, como punição a crimes, dívidas ,guerra.
6- O tráfico e a escravidão ganharam dimensões ,porque foram articulados a grandes rotas comerciais ( a transaariana e mediterrânea para os islâmicos , e a rota Atlantica para os europeus ) .Isso ampliou fortemente a quantidade de escravos traficados entre os séculos VII e XIX ,uma vez que essa transição comercial rendia altos lucros.
7-
a) As diversidades dos antigos reinos africanos permanecem entre os vários países e grupos humanos na África atual.
b) A escravidão foi responsável por diversas guerras entre etnias no continente africano e pelo êxodo (saída) populacional, fatores que levaram a população africana a se reduzir drasticamente ao longo dos séculos. 
Vamos trabalhar com uma linha do tempo
1- Os reinos e impérios que mais tempo duraram foram: Roma ( cerca de 13 séculos), o Reino de Axum ( cerca de 11 séculos ), Império Bizantino ( cerca de 11 séculos) e o Reino de Gana ( cerca de 7 séculos).
2-Durante a existência do Reino dos Francos os africanos de Axum,Gana e Mali estavam organizados.
3- Roma e o Reino de Kush foram os primeiros a serem organizados.
4- O Império Bizantino  e o Reino de Mali foram os últimos a se desestruturarem.
Vamos trabalhar com texto
1-O chefe ou rei tem responsabilidade como líder politico , juiz , guardião da justiça e da lei ,e muitas vezes, como sacerdote. Ele personifica o contato da tribo com os antepassados e com os deuses.
2-Para muitas sociedades africanas não havia separação entre politica ,religião ,lei e moral.
3-O poder politico em nossa sociedade é exercido por indivíduos ( eleitos ou não) responsáveis pela direção do Estado e do governo. As funções religiosas são exercidas por sacerdotes ,pastores ,lideres espirituais ou outros indivíduos ligados ás diversas religiões.
Vamos analisar duas imagens
1- Resposta pessoal
2-Os cativos são negros . caminham a pé ,estão presos pelas mãos ,vestem apenas um tecido sobre a cintura . Uma parte dos comerciantes também está á pé ,mas outros montam camelos.
3-A gravura representa um grupo de africanos capturados para serem vendidos como escravos por comerciantes árabes.
4- Essa imagem é composta de duas ilustrações. Na ilustração superior há homens desenhados nas bordas .Na inferior ,Há homens desenhados por toda imagem, sem espaço livre.
5-As pessoas estão dispostas dessa maneira para aproveitar o máximo os espaços do navio. Esse navio está transportando pessoas na condição de escravos
Trabalhando com documentos
1-Os embaixadores pediram ajuda ao governador para combater outros grupos ,Quilombo de Jagas ,que estavam em guerra contra eles . O governador decidiu mandar soldados em defesa desses embaixadores.
2- Um dos sobas ,chamado Acaita ,iniciou um conflito contra os portugueses ,por isso o governador enviou novas tropas para combater esse soba.
3- O comercio de escravos africanos sob controle europeu ,a partir do século XV ,exigiu a conquista de territórios africanos e a realização de alianças com povos da região. As guerras eram comuns porque, com elas ,os portugueses consolidavam e expandiram seus domínios ,facilitando a organização do trafico de escravos.
Lendo textos literatura infanto juvenil
1- Na sociedade ioruba as atividades comerciais cabiam as mulheres.
2-Na mitologia  ioruba os exus auxiliam as atividades humanas.
3-Os elementos que indicam que a cultura ioruba tinham uma organização complexa são: a existência de um artesanato especializado, a prática regular de comércio e o uso da moeda. 
4-Nas culturas africanas , os mitos são transmitidos oralmente , ao longo de gerações , pelos griôs ,narradores especializados.
5- Os conflitos eram resolvidos por meio da palavra e da negociação.
6-As narrativas africanas chegaram ao Brasil com os africanos ,trazidos como escravos para trabalharem na colônia portuguesa.

2 comentários:

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO Unidade temática: Lógicas da organização política  Subtema: Surgimento e expansão do Islã     ...