terça-feira, 17 de junho de 2014

Capítulo 5 -A Revoluçao Russa e a URSS

Vamos retomar
1-Os ideais socialistas firmam-se na segunda metade do século XIX ,como respostas ás  condições de intensa exploração da Revolução Industrial , a que estavam submetidos os trabalhadores europeus.
2-Marxismo-propunha a tomada do Estado pelos trabalhadores e a construção de um regime socialista ,para depois atingir o comunismo.
Anarquismo-propunha a imediata abolição do Estado
Social democracia-acreditava que o socialismo seria alcançado com reformas no capitalismo.
3-
a) O episódio ocorreu no Mar Negro e ficou conhecido como Tomada ou Revolta do Encouraçado Potemkin.
b) No Brasil ocorreu uma revolta de marinheiros chamada de Revolta da Chibata no Rio de Janeiro ,em 1910.Semelhanças : as duas rebeliões foram levadas a cabo por marinheiros. Diferenças: no caso brasileiro ,a questão eram os castigos corporais ; no Potemkin ,o problema eram as precárias condições de vida da população  e a violenta repressão que resultou no Domingo Sangrento .A revolta dos marinheiros russos tornou-se uma luta contra as instituições que caracterizavam a ordem opressora do czarismo.
4-Bolcheviques-propunham uma imediata passagem para o socialismo ,com a tomada do poder pelos operários e camponeses e o fortalecimento dos sovietes.    
Mencheviques - pregavam a modernização para atingir o capitalismo e instalar o socialismo. Propunha a tomada do poder pela burguesia ,nos moldes da Revolução Francesa , e o fortalecimento da Duna.
5- O governo menchevique fracasso porque as reformas muito tímidas ,não atendiam ás demandas da população. A manutenção da Rússia na Primeira Guerra Mundial aumentava a situação de sofrimento e penúria da população ,fazendo crescer o descontentamento.
6- Lênin defendia nas Teses de Abril a saída da Rússia da guerra , a reforma agrária e a normalização do abastecimento dos gêneros alimentícios ,o que era sintetizado pelo lema ' paz, terra e pão'   
7- O objetivo da NEP era recuperar a economia soviética com um recuo provisório ao capitalismo , a  fim de garantir a consolidação da Revolução .Em razão disso , a NEP admitia  praticas como a produção privada de manufaturas ,o pequeno comercio de particular , a entrada de capital estrangeiro e a venda da produção dos camponeses no mercado.
8-
a) O governo soviético com o pôster de 1928 desejava transmitir uma imagem positiva aos trabalhadores .Antes da Revolução .os trabalhadores eram submetidos á exploração intensa pela burguesia e pela nobreza. Os cartazes produzidos pela Revolução buscaram estimular o otimismo da população russa , angariando seu apoio :mostram trabalhadores bem alimentados ,saudáveis e corados ,trabalhando com disposição e orgulho.
b) As fotos mostram criança magra e subnutrida e um homem morto ,contrariando a imagem do pôster . O material de propaganda soviético tentava manipular a opinião pública ,buscando sobrepor uma imagem de opulência á penúria que de fato assolava boa parte do mundo soviético.
Vamos comparar duas fotos
1-As duas fotos foram feitas na mesma ocasião ,pois o lugar é o mesmo assim como as roupas usadas por Lênin .Além disso ,nas duas fotos ele inclina e firma o corpo da mesma  forma sobre a tribuna de madeira e em ambas segura a boina com a mão. A posição das pessoas que assistem ao discurso de Lênin também confirma tratar-se do mesmo instante.
2- A imagem de Trotsky foi apagada na segunda imagem.
3- A manipulação da imagem de Trotsky foi obra de grupos ligados a Stalin ,pois ele tentava se projetar como único líder e substituir  Lênin. Contudo ,para que seus objetivos fossem alcançados precisaria livrar-se de seus mais fortes concorrentes e opositores ,dentre os quais se destacavam Trotsky( assassinato em 1940) e Kamenev( executado em 1936)
4- Os stalinistas tentaram apagar da história da URSS a figura de seu inimigo politico Trotsky .Ao retirá-lo da imagem construíram uma versão inventada ,que não corresponde á realidade.
Trabalhando com documentos
1-Lênin dirige-se aos outros revolucionários ,trabalhadores ,soldados e marinheiros.
2-Na ocasião estava em curso a 1º Guerra Mundial e o regime do czar havia sido derrubado pela Revolução de 1917 e substituído por um governo provisório liderado pelos mencheviques . Em seu discurso .ele cita a guerra no trecho :' A guerra pirata do imperialismo é o início da guerra civil por toda a Europa' e passa a se referir ao governo menchevique a partir do trecho ' Não sei ainda se estão de acordo com o Governo Provisório'
3-Lênin acreditava que a revolução iniciada na Rússia em breve se difundiria por toda a Europa e poria um fim no capitalismo.
4-Lênin toca nos pontos mais sensíveis dos problemas que afetavam os trabalhadores russos ,que eram o sofrimento e a carestia trazidos pela guerra e a falta de terras para os camponeses. Desse modo, procurava atrair o apoio da população que acreditava que somente com a ascensão dos bolcheviques teria suas demandas atendidas.

Um comentário:

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO Unidade temática: Lógicas da organização política  Subtema: Surgimento e expansão do Islã     ...