sábado, 14 de junho de 2014

Capítulo 10-O mercantilismo e a colonização da América

Vamos retomar
1-Colonização espanhola-exploração de ouro e prata ;principal mão de obra utilizada era indígena ,em regime compulsório de trabalho(mita e encomenda),embora houvesse tráfico  de escravos para algumas regiões.
Colonização portuguesa- exploração de pau brasil e, mais tarde, da lavoura açucareira. Quanto a mão de obra prevalece o escambo e ,em seguida ,a escravidão. Além indígena ,escravos foram trazidos da África . O processo de ocupação das terras portuguesas foi mais lento.
2-A colonização inglesa na América iniciou-se no  século XVII, com a fundação das companhias de comércio britânicas. Muitos colonos eram puritanos perseguidos ou pessoas empobrecidas com o processo de cercamento das terras comuns na Inglaterra , que passaram a ser destinadas á produção de lã.
3-Além da Inglaterra ,colonizaram a América do Norte : Espanha ( sul dos atuais Estados Unitdos e México) e a França ( Quebec ,no atual Canadá e Louisiana).A Holanda fundou a cidade de nova Iorque ,inicialmente chamada Nova Amsterdã)
4- A marginalização dos negros e indígenas das Américas pode ser relacionada á questão dos negros ( escravismo) e á dos índios ( extermínio em nome da expansão territorial e da defesa ou sujeição ás estruturas produtivas) e incorporação dessas populações á sociedade contemporânea de form subalterna.
Vamos comparar dois pontos de vista
1- O primeiro autor enfatiza os interesses mercantis como fator determinante da colonização portuguesa na América.
2- A essência da formação da colônia brasileira segundo o primeiro autor era fornecer certos produtos para o mercado externo ,sujeitando a colônia aos interesses da metrópole.
3-Segunda a segunda autora além dos interesses econômicos ,os portugueses e espanhóis traziam para as colônias 'objetos, formas ' e a maior quantidade possível de símbolos de dominação cultural (a construção de igrejas)
4- O primeiro texto ressalta o aspecto econômico da colonização .O segundo revela outras intenções colonizadoras além das econômicas ,como a religiosas ,de valor e dos símbolos.
As diferenças interpretativas podem existir por diversos motivos ,entre eles, o posicionamento ideológico do autor a época que vive ,a sociedade a que pertence.
Resposta Pessoal
Vamos trabalhar com textos
1-O texto de Galeano fala do antigo povo inca.
2-Potosi era esplendorosa e uma das cidades mais ricas da Coroa espanhola. Hoje ,Potosí , cidade da atual Bolívia  ,é bastante pobre.
3-A frase em destaque revela a perversidade do processo de colonização .O país que alimentou a ostentação espanhola nos séculos XVI e XVII é hoje um dos mais pobres do mundo.
4-A 'acusação ainda viva' são as ruinas de templos e palácios e os oitos milhões de cadáveres ,em contraste com a miséria da população.
Trabalhando com documento
Texto 1
1-Cortez emprega argumentos relacionados  á religiosidade ( ' Deus está convosco ', 'está em vossas mãos a expansão da fé de Cristo') ,á lealdade ao rei espanhol ( 'Ganharei para vosso soberano e vós mesmos reino e poder')  e á glória ('Nenhum homem poderá ter morte mais gloriosa')
2- Resposta Pessoal
3- O outro motivo  era buscar por riqueza ,como o ouro.
Texto 2
1-A intenção dos espanhóis era encontrar ouro ,tesouros.
2- Uma das bases do mercantilismo era o metalismo ,ou seja, o acumulo e entesouramento de metais preciosos na metrópole. Segundo os documentos ,foi a busca por esses metais que impulsionou a conquista de novas terras.
Lendo textos artigo de jornal
1-O autor nega a ideia de que os colonos das 13 colônias eram de origem e culturas diferentes dos da colonização ibérica .O autor aponta que a América ibérica recebeu 'homens de todas espécie', das classes mais baixas e da alta sociedade ,e não apenas ladrões e exilados. Em contrapartida   ,a  América inglesa não recebeu  'apenas intelectuais piedosos'.
2-Na colonização das 13 colônias a tutela da metrópole foi mais fraca.
Quando tentaram copiar o sucesso da colonização ibérica ,foi o fracasso ,que resultou na primeira independência da América.
3- O autor condena e aponta com simplista a explicação fundada na diferença do tipo de colonização das Américas , as chamadas colonização de povoamento (na América inglesa) e de exploração ( na
 América Ibérica) ,para compreender as diferenças entre a história dos EUA e do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO Unidade temática: Lógicas da organização política  Subtema: Surgimento e expansão do Islã     ...