1-A Liga das Nações procurou contemporizar com os agressores ,favorecendo o fortalecimento e a militarização dos países do Eixo ,o que permitiu o desenvolvimento das condições históricas que levariam á eclosão da Segunda Guerra Mundial .
2-A justificativa usada por Hitler para invadir a Áustria e a Tchecoslováquia foi a reunião dos povos de origem germânica para a formação da Grande Alemanha.
3-Esse expansionismo não se chocava com os interesses dessas potencias .A atuação de Hitler e Mussolini colaborava com os planos franceses e ingleses de isolamento da URSS.
4- A Hitler , o pacto garantia por cinco anos a neutralidade da URSS em caso de guerra com a Ocidente. A Stalin , ele garantia a anexação da parte oriental da Polônia e dos países bálticos , e ainda continha o expansionismo alemão para o leste.
5- O Brasil ,durante a ditadura de Vargas ,adotou postura de aproximação com os países do Eixo, mas a pressão exercida pelos EUA forçou o Brasil a se posicionar.
6-A invasão nazista á URSS e o ataque japonês a Pearl Harbor determinaram a entrada os soviéticos e dos norte americanos na guerra ,fortalecendo os Aliados.
7 -Conferência de Yalta : partilha mundial de territórios e predomínios entre URSS e seus aliados.
Conferência de Postdam: desmilitarização da Alemanha e sua divisão em quatro áreas de influencia ( inglesa, francesa e norte americana=Alemanha Ocidental capitalista; soviéticos =Alemanha Oriental socialista )
8- E importante lembrar que a discriminação ,o racismo e o totalitarismo fizeram parte do sistema nazista e foram reproduzidos em outros contextos históricos contemporâneos. A preservação da memoria do Holocausto ajuda a pensar sobre os limites éticos dos sistemas políticos e econômicos ,visando uma sociedade onde seja possível a pratica democrática e a convivência harmoniosa.
Vamos trabalhar com mapa
1-Sudetos,Boêmia - Morávia ,Áustria ,Porto de Dantzig ,na Polônia e parte da Lituânia.
2-O expansionismo dava-se a sudeste e a nordeste ,em direção á URSS.
3-O pacto visava conter a expansão alemã para o leste ,poupando os soviéticos de ataques e ao mesmo tempo garantia sua neutralidade em caso de guerra.
Vamos refletir sobre o presente
1-A principal características dos campos de concentração e de refugiados é o estado de confinamento em que sua população vivia .Geralmente amontoados em abrigos provisórios ou precários ,sem poder se deslocar ,seus habitantes são submetidos a péssimas condições de vida :não dispõem de alimentos suficientes ,agua encanada ,sistema de esgoto ,lazer .Vivem em condições de miséria sendo frequentemente acometidos por doenças que rapidamente se tornam epidêmicas.
2- Resposta Pessoal
3- Resposta Pessoal
Vamos analisar charge
1-A charge foi feita na URSS ,1942 ,quando a Alemanha começava a sofrer pesadas derrotas para os russos.
2- A suástica nazista e a cruz cristã.
3- A suástica representa os exércitos nazistas e a cruz ,a morte.
4-A personagem ,cujas as feições remetem á imagem de Hitler .parece estar induzindo os exércitos a um destino terrível.
5- A charge mostra Hitler indicando um caminho que leva á morte ( os soldados se transformam em suásticas que se transformam em cruzes) .O ambiente coberto de neve faz alusão á Rússia ,onde Hitler começava sofre derrotas.
Trabalhando com documentos
1-O chanceler norte americano queria que os países da América Latina declarassem guerra ao Eixo , a Argentina não desejava isso.
2-Getulio expressa a opinião de que a entrada do Brasil na guerra não traria vantagens nem para o Brasil nem para os EUA. Ele não queria colocar em risco seu futuro politico nem arriscar o pais sem garantias de segurança .
3-Procurou mostrar que tinha uma posição neutra , no entanto ,já negociava a entrada do Brasil na guerra em troca de favores e garantias do governo norte americano.
4- Os diários revelam um presidente bastante ocupado com seu burocrático ,mas que tinha tempo para refletir ,fazendo anotações em seu diário pessoal. Nota-se que Vargas praticava de golf e aproveitava festas e recepções diplomáticas para ouvir musica enquanto decidia intrincados problemas da relações exteriores.