quinta-feira, 2 de setembro de 2021

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 3 SEMANA 4 - 6º ANO

 


PLANO DE ESTUDO TUTORADO 3

SEMANA 4 - 6º ANO

Unidade temática:  A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades.

Subtema: Roma antiga - política


                                          Aspectos políticos da Roma Antiga.

                                               

A história política de Roma começa com uma história contada pelo poeta romano Virgílio no livro Eneida. Segundo essa lenda, por volta do ano 1400 a.C., os irmãos Rômulo e Remo seriam filhos do deus Marte com uma mulher chamada Reia Sílvia. O tio de Reia teria jogado as crianças no rio Tibre para morrerem, porém o cesto onde eles estavam teria sido encontrado por uma loba, que os amamentou e os protegeu até serem encontrados por um pastor de ovelhas que os acolheu até que crescessem. Em 753 a.C. os irmãos teriam sido responsáveis pela criação de uma nova cidade, mas por disputa de poder Rômulo matou Remo e assumiu o trono como o primeiro rei de Roma

Essa lenda nos ajuda a compreender a origem do nome da cidade de Roma, em homenagem a Rômulo, entretanto o que os historiadores sabem é que Roma teria sido criada a partir da união de três povos: latinos , sabinos e etruscos. 

A primeira fase da história de Roma é a da Monarquia, pois passou a ser governada por diversos reis, sendo os últimos de origem etrusca. A sociedade romana era nessa época dividida em quatro partes: 

Patrícios: eram descendentes das famílias que fundaram Roma e tinham grandes propriedades de terra, ajudavam os reis a governar;

Clientes: eram grandes comerciantes e intelectuais que trabalhavam na administração pública para os patrícios, por isso tinham alguns benefícios; 

Plebeus: eram o povo composto por artesãos, comerciantes, camponeses, mas que não tinham direitos políticos

Escravos: eram plebeus endividados ou prisioneiros de guerra. 

Os patrícios têm um grande poder político e possuem influência sobre as decisões do rei. Em 509 a.C. o rei Tarquínio acaba se desentendendo com os patrícios, pois havia criado leis que favoreciam os plebeus. Em seu lugar, os patrícios escolhem entre eles dois cônsules para não haver concentração de poder, inicia então o período da República, que significa “a coisa pública”. Nesse novo período, os patrícios aumentaram ainda mais seu poder criando um conselho de 100 cidadãos que recebeu o nome de senado e era responsável por criar as leis de Roma. 

A república romana foi crescendo e as desigualdades aumentando. Após diversos conflitos entre patrícios e plebeus – que não tinham direitos – o povo conseguiu conquistar a construção de seu próprio conselho chamado de tribuno da plebe, que poderia barrar algumas leis do senado. Outra conquista dos plebeus foi a criação da Lei das 12 tábuas, um conjunto de tábuas de pedra onde foram registradas as leis de Roma, deixando as leis mais transparentes para todos. A estrutura de poder na República foi a seguinte:

Cônsules: líderes ( patrícios )  da república que ficavam no poder por 1 ano. 

Senado: patrícios responsáveis por criar as leis.

Magistraturas: patrícios faziam parte do poder executivo

Assembléia Popular: formada por patrícios e plebeus e elegia os cônsules

Tribuno da Plebe: eram responsáveis por decidir questões relacionadas aos plebeus. No século II a.C., Roma passou por um período de instabilidade política, elegendo 2 triunviratos (governo de três cônsules). O primeiro em 60 a.C. com Júlio César, Crasso e Pompeu e o segundo com Marco Antônio, Lépido e Otávio em 44 a.C. Numa disputa de poder entre os cônsules, Otávio saiu vitorioso e assumiu o poder sozinho, recebendo o título de Augusto que significa o majestoso e iniciando o período do Império

Durante o Império Romano, os governos conquistaram diversos territórios, ampliando as conquistas de Roma por toda a Europa, parte do Oriente Médio e norte da África. Nesse período, foram construídas diversas estradas para facilitar o transporte de pessoas e mercadorias. O exército romano passou a ser temido pelos outros povos, pois era bastante organizado e treinado, entretanto para manter um exército assim era preciso gastar muito dinheiro, o que gerou aumento nos impostos e insatisfação popular ao longo do tempo.

1. A origem de Roma tem duas versões. Explique a diferença entre elas.

- Origem lendária -

- Origem histórica -

RESPOSTA PESSOAL - Leia com atenção os dois primeiros parágrafos , com destaque para as palavras em negrito . O esquema acima pode ajudar na resolução da questão . 


2. Complete o quadro com as principais características de cada período da história de Roma Antiga.

MONARQUIA

REPÚBLICA 

IMPÉRIO 














RESPOSTA PESSOAL - Leia com atenção os dois primeiros parágrafos , com destaque para as palavras em negrito . O esquema acima pode ajudar na resolução da questão  . 


3. A história de Roma introduziu dois conceitos importantes da política: República e Senado. Pesquise na internet ou entreviste alguém próximo e preencha o quadro abaixo, comparando esses dois conceitos em Roma Antiga e hoje no Brasil. 

COMO É OU ERA 

ROMA ANTIGA 

BRASIL 

REPÚBLICA 








SENADO 








RESPOSTA PESSOAL - Para facilitar a sua resolução leia os dois trechos abaixo com as características dos dois conceitos, assim vocês podem interpretar o texto.


A palavra República vem do latim e significa Res public, coisa pública ou coisa do povo, ou seja, aquilo que pertence a todos. Pelo menos, era nesse sentido que os romanos entendiam como compartilhar seus bens públicos , porém por muito tempo uma classe social que se beneficiou da coisa pública, os patrícios. A República Romana, que existiu entre 509 a.C. e 27 a.C. é marcada pelo domínio do Senado (Senex, do latim ancião), majoritariamente pertencente à classe dos patrícios. 

República Romana - História - InfoEscola


Hoje em dia, o termo república refere-se a um sistema de governo cujo poder nasce da vontade do povo, ao invés de outra origem, como a hereditariedade , classe social ou o direito divino. Atualmente, o Senado Federal brasileiro é composto por 81 senadores eleitos pelo povo, enviados pelos 26 estados e pelo Distrito Federal, para mandatos de oito anos. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO Unidade temática: Lógicas da organização política  Subtema: Surgimento e expansão do Islã     ...