terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Plano de estudo tutorado volume 7 - semana 1- 6º ano

PLANO DE ESTUDO TUTORADO VOLUME 7

1 º SEMANA HISTÓRIA 6º ANO

Unidade temática – Lógica de organização política / Trabalho e formas de organização social e cultural

Subtema: Feudalismo

                                               FEUDALISMO

   O feudalismo teve início com as invasões germânicas no século V, por volta dos anos 405, sobre o Império Romano do Ocidente. As características do feudalismo são: poder centralizado (nas mãos dos senhores feudais), economia baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos. Prevaleceu durante a Idade Média, onde existia as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem doava um lote de terra ao vassalo. O vassalo deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. Todos os poderes, jurídico, econômico e político eram dos senhores feudais, os donos de lotes de terras ou feudos.

  A sociedade feudal era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos. Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (entrega de metade da produção), banalidade (taxas pagas pela utilização de equipamentos do senhor feudal). Veja a pirâmide social do feudalismo.

   A economia feudal baseava-se na agricultura. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder. Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. A Igreja influenciava o modo de pensar e as formas de comportamento. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía muitas terras e servos. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a Bíblia.

   A educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam. Marcada pela influência da Igreja, ensinava-se o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras. A maioria da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros. A arte medieval também era marcada pela religiosidade. As pinturas retratavam passagens da Bíblia e ensinamentos religiosos. As pinturas medievais e os vitrais das igrejas eram formas de ensinar à população um pouco mais sobre a religião. Na arquitetura destacou-se a construção de castelos, igrejas e catedrais.

ATIVIDADE 1. Encontre abaixo, as palavras que identificam o feudalismo e os povos germanos.

PALAVRAS : FEUDALISMO, VÂNDALOS, IMPÉRIO, OSTROGODOS, SERVOS, CLERO , NOBREZA , SUEVOS, GERMANICAS

ATIVIDADE 2. Havia três grupos sociais na época do feudalismo: nobreza, clero e camponeses. Complete a tabela abaixo com três características de cada grupo social.

 

SERVOS

NOBRES

CLERO

1-

 

 

1-

1-

2-

 

 

2-

2-

3-

 

 

3-

3-

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em destaque. Quem paga os impostos x quem recebe? Quem tem terras x quem trabalha nas terras? Quem estuda x quem é analfabeto

ATIVIDADE 3- A sociedade feudal era dominada por grandes proprietários de terras que detinham grandes poderes econômicos e políticos. Esses proprietários estabeleciam laços de suserania e de vassalagem. Leia o texto a seguir:

                     CONTRATO FEUDO – VASSÁLICO (FULBERT DE CHARTRES)

 “Aquele que jura fidelidade ao seu senhor deve ter sempre presente na memória seis palavras: são e salvo, seguro, honesto, útil, fácil, possível. São e salvo, para que não cause qualquer prejuízo ao corpo do seu senhor. Seguro, para que não prejudique o seu senhor divulgando os seus segredos ou dos castelos que garantem a sua segurança. Honesto, para que não prejudique os direitos de justiça do seu senhor (...). Útil, para que não cause prejuízo aos bens do seu senhor. Fácil e possível, para que não torne difícil ao seu senhor o bem que este poderia facilmente fazer, (...). É de justiça que o vassalo se abstenha de prejudicar o seu senhor. Mas não é assim que ele merece o seu feudo, pois não basta abster-se de fazer o mal, é preciso fazer o bem. Importa, portanto que, sob seus seis aspectos que acabam de ser indicados, forneça fielmente ao seu senhor conselho e ajuda, se quiser parecer digno do seu benefício e realizar a fidelidade que jurou. O senhor deve igualmente,(...) fazer o mesmo àquele que lhe jurou fidelidade. Se não o fizer, será com razão acusado de má fé; tal como o vassalo que fosse visto faltar aos seus deveres, pela ação ou por simples consentimento, seria ele culpado de perfídia e de perjúrio.”

SÃO PAULO. Secretaria da Educação e Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Coletânea de Documentos Históricos para o primeiro grau: 5º a 8º séries. São Paulo, SE/CENP, 1985, p.97. 

a) Quem eram os vassalos?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em destaque.

b) Quem eram os suseranos?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em destaque.

c) Como a relação entre vassalos e suseranos?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em destaque.

ATIVIDADE 4- No século XII, o religioso francês Estevão de Fougéres escreveu os seguintes versos, sobre a sociedade de sua época:

Os clérigos devem por todos orar

Os cavaleiros sem demora

Devem defender e honrar

E os camponeses sofrer.

Cavaleiros e clero sem falha

Vivem de quem trabalha(...).

In:DUBY,Georges.As três ordens ou o imaginário do feudalismo. 2ed. Lisboa: Estampa, 1994. P304-305

Após ler os versos responda: qual é a crítica feita pelo autor?

RESPOSTA PESSOAL- O autor critica a desigualdade entre os grupos sociais. Qual desigualdade é essa?

ATIVIDADE 5 -O feudo era uma unidade produtora autossuficiente. Quase tudo que seus moradores necessitavam era produzido no próprio feudo. Em um feudo eram praticados vários tipos de artesanato e, também, algumas atividades comerciais. No entanto, a principal atividade econômica era a agricultura. Complete a tabela com as informações que estão faltando.



TERRAS COMUNAIS( CAMPOS ABERTOS)

 

MANSO SERVIL

 

 

 

RESERVAS SENHORIAIS

 

 

 

 

ATIVIDADE 6- Enumere de acordo com as obrigações prestadas pelos servos dentro do feudo.

1. Dízimo.

2. Banalidade.

3. Talha.

4. Corvéia.

(4) Trabalho de alguns dias por semana nas reservas senhoriais.

(1) Tributo pago à Igreja Católica. Utilizado na manutenção da capela local.

(3) Entrega ao senhor feudal de parte dos produtos agrícolas que cultivavam ou dos animais que criavam.

(2) Taxa paga ao senhor pelo uso do forno, do moinho, das prensas e outros equipamentos do feudo.

ATIVIDADE 7- Elabore uma frase, historicamente correta, para cada grupo de palavras abaixo.

a) FEUDALISMO – PODER – IGREJA

b) NOBREZA – FEUDO – AUTONOMIA

c) RURALIZAÇÃO – EUROPA - AGRICULTURA

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em destaque.

ATIVIDAE 8- Várias histórias sobre a sociedade medieval inspiraram a criação de filmes, livros e músicas. São obras que se passam em castelos, falam de reis, rainhas, donzelas e cavalheiros. Essas histórias mesclam fantasias e realidades. Você conhece alguma história ambientada na Idade Média? Qual? Escreva um resumo nas linhas abaixo

RESPOSTA PESSOAL: Se você assistiu alguma séries medievais como:The Tudors ; Merlin ;Game of Thrones; Camelot;Vikings.Pode contá-la. Aquelas histórias infantis de conto de fada são medievais.

Assista ao vídeo sobre Feudalismo



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