PLANO DE ESTUDO TUTORADO VOLUME 7
1 º SEMANA HISTÓRIA 6º ANO
Unidade temática – Lógica de organização
política / Trabalho e formas de organização social e cultural
Subtema: Feudalismo
FEUDALISMO
O feudalismo
teve início com as invasões
germânicas no século V, por volta dos anos 405, sobre o Império Romano do Ocidente. As
características do feudalismo são: poder
centralizado (nas mãos dos senhores feudais), economia baseada na agricultura
e utilização do trabalho dos servos.
Prevaleceu durante a Idade Média, onde existia as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem doava um lote de terra ao vassalo.
O vassalo deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. Todos os poderes, jurídico, econômico e político
eram dos senhores feudais, os donos
de lotes de terras ou feudos.
A economia
feudal baseava-se na agricultura. O
feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder. Na Idade Média, a Igreja
Católica dominava o cenário religioso. A Igreja influenciava o modo de pensar e as formas de comportamento.
A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía muitas terras e
servos. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção
espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando
livros e a Bíblia.
A educação
era para poucos, pois só os filhos dos nobres
estudavam. Marcada pela influência da Igreja, ensinava-se o latim, doutrinas
religiosas e táticas de guerras. A maioria da população medieval era analfabeta
e não tinha acesso aos livros. A arte
medieval também era marcada pela religiosidade.
As pinturas retratavam passagens da Bíblia e ensinamentos religiosos. As
pinturas medievais e os vitrais das igrejas eram formas de ensinar à população
um pouco mais sobre a religião. Na arquitetura destacou-se a construção de
castelos, igrejas e catedrais.
ATIVIDADE 1. Encontre abaixo, as palavras que identificam o feudalismo e os povos germanos.
PALAVRAS
: FEUDALISMO, VÂNDALOS, IMPÉRIO, OSTROGODOS, SERVOS, CLERO , NOBREZA , SUEVOS,
GERMANICAS
ATIVIDADE 2. Havia três grupos sociais na época do feudalismo: nobreza, clero e camponeses. Complete a tabela abaixo com três características de cada grupo social.
SERVOS |
NOBRES |
CLERO |
1- |
1- |
1- |
2- |
2- |
2- |
3- |
3- |
3- |
RESPOSTA
PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em destaque. Quem paga
os impostos x quem recebe? Quem tem terras x quem trabalha nas terras? Quem
estuda x quem é analfabeto
ATIVIDADE 3- A sociedade feudal era dominada por grandes proprietários de terras que detinham grandes poderes econômicos e políticos. Esses proprietários estabeleciam laços de suserania e de vassalagem. Leia o texto a seguir:
CONTRATO FEUDO – VASSÁLICO (FULBERT DE
CHARTRES)
“Aquele que jura fidelidade ao seu senhor deve
ter sempre presente na memória seis palavras: são e salvo, seguro, honesto,
útil, fácil, possível. São e salvo, para que não cause qualquer prejuízo ao
corpo do seu senhor. Seguro, para que não prejudique o seu senhor divulgando os
seus segredos ou dos castelos que garantem a sua segurança. Honesto, para que
não prejudique os direitos de justiça do seu senhor (...). Útil, para que não
cause prejuízo aos bens do seu senhor. Fácil e possível, para que não torne
difícil ao seu senhor o bem que este poderia facilmente fazer, (...). É de
justiça que o vassalo se abstenha de prejudicar o seu senhor. Mas não é assim
que ele merece o seu feudo, pois não basta abster-se de fazer o mal, é preciso
fazer o bem. Importa, portanto que, sob seus seis aspectos que acabam de ser
indicados, forneça fielmente ao seu senhor conselho e ajuda, se quiser parecer
digno do seu benefício e realizar a fidelidade que jurou. O senhor deve
igualmente,(...) fazer o mesmo àquele que lhe jurou fidelidade. Se não o fizer,
será com razão acusado de má fé; tal como o vassalo que fosse visto faltar aos seus
deveres, pela ação ou por simples consentimento, seria ele culpado de perfídia
e de perjúrio.”
SÃO
PAULO. Secretaria da Educação e Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas.
Coletânea de Documentos Históricos para o primeiro grau: 5º a 8º séries. São
Paulo, SE/CENP, 1985, p.97.
a) Quem eram os vassalos?
RESPOSTA
PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em destaque.
b) Quem eram os suseranos?
RESPOSTA
PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em destaque.
c) Como a relação entre vassalos e
suseranos?
RESPOSTA
PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em destaque.
ATIVIDADE 4- No século XII, o religioso francês Estevão de Fougéres escreveu os seguintes versos, sobre a sociedade de sua época:
Os
clérigos devem por todos orar
Os
cavaleiros sem demora
Devem
defender e honrar
E os
camponeses sofrer.
Cavaleiros
e clero sem falha
Vivem
de quem trabalha(...).
In:DUBY,Georges.As
três ordens ou o imaginário do feudalismo. 2ed. Lisboa: Estampa, 1994. P304-305
Após ler os versos responda: qual é a
crítica feita pelo autor?
RESPOSTA
PESSOAL- O autor critica a desigualdade entre os grupos sociais. Qual
desigualdade é essa?
ATIVIDADE 5 -O feudo era uma unidade produtora autossuficiente. Quase tudo que seus moradores necessitavam era produzido no próprio feudo. Em um feudo eram praticados vários tipos de artesanato e, também, algumas atividades comerciais. No entanto, a principal atividade econômica era a agricultura. Complete a tabela com as informações que estão faltando.
TERRAS
COMUNAIS( CAMPOS ABERTOS) |
|
MANSO
SERVIL |
|
RESERVAS
SENHORIAIS |
|
ATIVIDADE 6- Enumere de acordo com as obrigações prestadas pelos servos dentro do feudo.
1.
Dízimo.
2.
Banalidade.
3.
Talha.
4. Corvéia.
(4)
Trabalho de alguns dias por semana nas reservas senhoriais.
(1)
Tributo pago à Igreja Católica. Utilizado na manutenção da capela local.
(3)
Entrega ao senhor feudal de parte dos produtos agrícolas que cultivavam ou dos
animais que criavam.
(2)
Taxa paga ao senhor pelo uso do forno, do moinho, das prensas e outros
equipamentos do feudo.
ATIVIDADE 7- Elabore uma frase, historicamente correta, para cada grupo de palavras abaixo.
a)
FEUDALISMO – PODER – IGREJA
b)
NOBREZA – FEUDO – AUTONOMIA
c)
RURALIZAÇÃO – EUROPA - AGRICULTURA
RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em destaque.
ATIVIDAE 8- Várias histórias sobre a sociedade medieval inspiraram a criação de filmes, livros e músicas. São obras que se passam em castelos, falam de reis, rainhas, donzelas e cavalheiros. Essas histórias mesclam fantasias e realidades. Você conhece alguma história ambientada na Idade Média? Qual? Escreva um resumo nas linhas abaixo
RESPOSTA
PESSOAL: Se você assistiu alguma séries medievais como:The Tudors ; Merlin ;Game
of Thrones; Camelot;Vikings.Pode contá-la. Aquelas histórias infantis de conto
de fada são medievais.
Assista ao vídeo sobre Feudalismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário