terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Plano de estudo tutorado volume 7 - semana 1 - 8º ano

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 7º VOLUME

Semana 1  História 8º ano

Unidade temática: Configurações do mundo no século XIX

Subtema: Os imigrantes no Brasil

                                    Que venham os europeus!

    O século XIX no Brasil apresentou-se extremamente transformador para a sociedade brasileira no que abrange importantes pilares políticos e econômicos da antiga colônia, transformada em império e ao final do período em república. Essas transformações iniciaram-se 1808, com a vinda da Família Real ao Brasil, trazendo consigo um caráter europeu de sociedade à antiga colônia, que rapidamente é transformada em Reino Unido e posteriormente numa nação independente.

   Mesmo sendo um Império por quase todo o século XIX, o Brasil economicamente ainda era um país essencialmente agrário, valendo-se da mão-de-obra escrava africana para produzir as riquezas exportadas para a Europa nas grandes fazendas, especialmente de café. Entretanto, a prática escravocrata já caíra em desuso em quase todos os países americanos e na Europa, fazendo com que europeus, principalmente ingleses, pressionassem o governo brasileiro a encerrar a escravidão no país.

    Baseando-se na premissa racista de superioridade racial do branco europeu sobre a população negra, a elite da sociedade brasileira passou a financiar a chegada de imigrantes da Europa para trabalhar nas lavouras do Brasil, alegando que eram mais capacitados ao trabalho e ao mesmo tempo, organizando comunidades europeias em solo brasileiro, iriam contribuir para o processo de clareamento da sociedade brasileira, considerada mestiça demais aos olhos racistas daqueles que comandavam a política e a economia do Brasil.

   Este processo iniciado ainda no início do século XIX foi intensificado a partir de 1.850, especialmente nas lavouras de café paulistas do fazendeiro Nicolau Vergueiro. Em sua cidade, Limeira-SP, o fazendeiro financiou a vinda de cerca de 364 famílias suíças e alemãs, custeando passagens, alimentação e acomodação dos imigrantes até a primeira colheita. Os europeus trabalhariam na produção de café e o fazendeiro ficaria com 50% do que produzido, além de 6% como taxa de juros por ter financiado a viagem.

  Este sistema era fundamentalmente produtivo ao fazendeiro e prejudicial aos imigrantes, uma vez que o dono das terras reserva para si as melhores terras, onde seus escravos iriam trabalhar e deixavam os imigrantes com áreas menos produtivas. Não tardou surgiram reclamações por parte dos europeus, questionando as ações destes fazendeiros. Somente em 1871 o Governo de São Paulo adotou medidas para garantir melhores condições aos imigrantes europeus.

  Ao longo dos anos os imigrantes europeus num primeiro momento e posteriormente asiáticos passaram a prosperar no território brasileiro, fundando comunidades que obedeciam seus costumes culturais e religiosos. Importantes cidades brasileiras atuais, como Blumenau – SC, Joinville – SC tem sua origem em comunidades de imigrantes europeus. Atualmente, vários costumes destes imigrantes já são incorporados ao estilo de vida da sociedade brasileira.

ATIVIDADE 1 - Qual a relação entre a chegada dos europeus nas lavouras brasileiras no século XIX e o processo de abolição da escravidão no Brasil?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção. Preste atenção nas palavras em negrito.

ATIVIDADE 2 - Tendo como exemplo a fazenda de Nicolau Vergueiro em Limeira – SP, este processo de contratação do trabalho dos imigrantes descrito no texto, era lucrativo ou prejudicial ao fazendeiro brasileiro? Justifique.

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção. Preste atenção nas palavras em negrito.

ATIVIDADE 3 - Pesquise sobre as comunidades de imigrantes que chegaram ao território brasileiro e permaneceram, preservando aqui, seus aspectos culturais. Em sua opinião, essas comunidades têm o direito de manter sua identidade cultural?


RESPOSTA PESSOAL- A principal nacionalidade que imigrou para  o Brasil é a italiana, e justo eles manterem sua cultura, língua .

Assista ao vídeo sobre a imigração no Brasil.


 


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