PLANO DE ESTUDO TUTORADO 7º VOLUME
Semana 1
História 8º ano
Unidade temática: Configurações do mundo
no século XIX
Subtema: Os imigrantes no Brasil
Que venham os europeus!
O século XIX no Brasil apresentou-se
extremamente transformador para a sociedade brasileira no que abrange
importantes pilares políticos e econômicos da antiga colônia, transformada em império e ao final do período em república. Essas transformações
iniciaram-se 1808, com a vinda da Família Real ao Brasil, trazendo consigo um
caráter europeu de sociedade à antiga colônia, que rapidamente é transformada
em Reino Unido e posteriormente numa nação independente.
Mesmo sendo um Império por quase todo o século XIX, o Brasil economicamente ainda
era um país essencialmente agrário,
valendo-se da mão-de-obra escrava
africana para produzir as riquezas exportadas
para a Europa nas grandes fazendas,
especialmente de café. Entretanto, a
prática escravocrata já caíra em desuso em quase todos os países americanos e
na Europa, fazendo com que europeus, principalmente ingleses, pressionassem o
governo brasileiro a encerrar a escravidão no país.
Baseando-se na premissa racista de superioridade racial do branco europeu sobre a população
negra, a elite da sociedade brasileira passou a financiar a chegada de imigrantes da Europa para trabalhar nas
lavouras do Brasil, alegando que eram mais capacitados ao trabalho e ao mesmo
tempo, organizando comunidades europeias em solo brasileiro, iriam contribuir
para o processo de clareamento da
sociedade brasileira, considerada mestiça demais aos olhos racistas
daqueles que comandavam a política e a economia do Brasil.
Este processo iniciado ainda no início do século
XIX foi intensificado a partir de 1.850, especialmente nas lavouras de café paulistas do fazendeiro Nicolau Vergueiro. Em sua cidade,
Limeira-SP, o fazendeiro financiou a vinda de cerca de 364 famílias suíças e
alemãs, custeando passagens,
alimentação e acomodação dos imigrantes até a primeira colheita. Os europeus trabalhariam na produção de
café e o fazendeiro ficaria com 50%
do que produzido, além de 6% como taxa
de juros por ter financiado a viagem.
Este sistema era fundamentalmente produtivo ao fazendeiro e prejudicial
aos imigrantes, uma vez que o dono
das terras reserva para si as melhores terras, onde seus escravos iriam
trabalhar e deixavam os imigrantes com áreas menos produtivas. Não tardou
surgiram reclamações por parte dos
europeus, questionando as ações destes fazendeiros. Somente em 1871 o Governo
de São Paulo adotou medidas para garantir melhores condições aos imigrantes
europeus.
Ao longo dos anos os imigrantes europeus num primeiro momento e posteriormente asiáticos
passaram a prosperar no território
brasileiro, fundando comunidades que obedeciam seus costumes culturais e
religiosos. Importantes cidades brasileiras atuais, como Blumenau – SC,
Joinville – SC tem sua origem em comunidades de imigrantes europeus.
Atualmente, vários costumes destes imigrantes já são incorporados ao estilo de
vida da sociedade brasileira.
ATIVIDADE 1 - Qual a relação entre a chegada dos europeus nas lavouras brasileiras no século XIX e o processo de abolição da escravidão no Brasil?
RESPOSTA
PESSOAL- Leia o texto com atenção. Preste atenção nas palavras em negrito.
ATIVIDADE 2 - Tendo como exemplo a fazenda de Nicolau Vergueiro em Limeira – SP, este processo de contratação do trabalho dos imigrantes descrito no texto, era lucrativo ou prejudicial ao fazendeiro brasileiro? Justifique.
RESPOSTA
PESSOAL- Leia o texto com atenção. Preste atenção nas palavras em negrito.
ATIVIDADE 3 - Pesquise sobre as comunidades de imigrantes que chegaram ao território brasileiro e permaneceram, preservando aqui, seus aspectos culturais. Em sua opinião, essas comunidades têm o direito de manter sua identidade cultural?
RESPOSTA
PESSOAL- A principal nacionalidade que imigrou para o Brasil é a italiana, e justo eles manterem
sua cultura, língua .
Assista ao vídeo sobre a imigração no Brasil.
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