terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Plano de estudo tutorado volume 7 - semana 2 -8º ano

 PLANO DE ESTUDO TUTORADO 7º VOLUME

Semana 2  História 8º ano

Unidade temática: Configurações do mundo no século XIX

Subtema: O crescimento dos EUA  e a Guerra de Secessão

                                   Para o Oeste, americanos!

   Após as intensas batalhas que resultaram na independência do EUA em relação aos ingleses no século XVIII, as antigas Treze Colônias Britânicas tinham a missão de transformar aquele pequeno território na Costa Leste em uma nação poderosa e autônoma. Já no início do século XIX, o Governo Americano negociou a compra dos territórios da Flórida e Louisiana de Espanha e França respectivamente, facilitando o acesso estadunidense ao Mar do Caribe, onde estavam importantes entrepostos comerciais. Anos mais tarde a Inglaterra cedeu ao EUA o território do Oregon.

   Na metade do século XIX, o EUA já havia demonstrado grande capacidade de anexar novas terras, aumentando sua extensão territorial e possibilidades comerciais. Neste período, desejosos de anexar a região do Texas, iniciou-se uma violenta guerra contra o México, resultando na anexação não somente deste território, mas também da Califórnia, Arizona, Novo México, Utah, Colorado e Arizona. Com o passar dos anos o EUA migrava para o Oeste, descobrindo novas fontes de renda, fazendas, mas causando a extinção de várias comunidades indígenas.          

     No início do século XIX, revoluções conservadoras na Europa trouxeram preocupação aos americanos que, temerosos de novas investidas do Velho Mundo nas antigas colônias americanas, decretou através de seu Presidente, James Monroe a Doutrina Monroe, onde o EUA se auto proclamava legítimo defensor dos povos americanos contra a imposição europeia. Sob o lema “A América para os Americanos”, buscaram exercer seus domínios sobre os demais povos do continente, agindo de acordo com seus interesses imperialistas.

    Apesar de transparecer uma sociedade expansionista homogênea, onde todos os estados defendiam os mesmos objetivos, os EUA eram divididos e rivalizados entre os estados do Norte, industrializados, tecnológicos e com trabalhadores livres e os estados do Sul, agrário, como base as lavouras de algodão onde era usada a mão-de-obra escravizada. Os interesses em levar seus diferentes modelos de sociedade para as novas terras do Oeste, fizeram norte e sul se prepararem para uma possível guerra civil. O Sul queria manter a escravidão nas novas terras enquanto o Norte queria expandir seu estilo industrial assalariado.

    A situação agrava-se quando Abraham Lincoln, contrário a escravidão, torna-se presidente em 1860. Sentindo-se desprestigiado no cenário político nacional, o estado da Carolina do Sul se proclamada independente do EUA e é seguido por mais dez estados. Estava formando o país autoproclamado Estados Confederados da América, onde o sulista Jefferson Davis era o presidente.

  Os estados que permaneciam leais à União declararam guerra aos Estados Confederados em 1861, onde os soldados do Norte superavam os sulistas em número de soldados e recursos industriais. O Presidente Lincoln bloqueou a entrada de produtos aos estados do Sul e decretou o confisco de terras. Os escravizados do Sul aproveitavam a presença de soldados do Norte para promoveram fugas coletiva. Enfraquecidos e sem recursos, os Confederados se rendem em 1865. Dois anos antes, Lincoln decretava o fim da escravidão em todo o território nacional americano, mas o saldo de mortos foi extremamente alto. 

PARA SABER MAIS! A DOUTRINA MONROE

       Em 1823, James Monroe passou uma mensagem ao Congresso americano, que ficou conhecida até nos dias atuais como Doutrina Monroe. Essa Doutrina se deu em um período de turbulência, principalmente na Europa, onde se via uma onda reacionária absolutista coordenada pela Santa Aliança: Rússia, Prússia, Áustria e pelo rei da França, que ajudou na volta ao poder de Fernando VII na Espanha.O México, principalmente, lutou contra a dominação espanhola que tinha como intuito retomar suas possessões, entretanto, a Doutrina Monroe tinha como princípios básicos:

1- O continente americano não pode ser recolonizado.

2- A não intervenção dos países europeus na América.

3- A não intervenção dos Estados Unidos nos assuntos da Europa.

    Esses três princípios buscavam principalmente a hegemonia dos Estados Unidos na América e uma política diplomática resumida na célebre frase “América aos americanos”.

  O documento de 1823 mostra muito bem como os norte-americanos pensavam em relação à recolonização da América:

"Com a existência de colônias ou dependências outras pertencentes a qualquer poder europeu nós não interferimos e seguiremos não interferindo. Mas no caso de um governo que já declarou sua independência e conseguiu sustentá-la e aqueles outros que já a conseguiram conquistar a sua independência anteriormente, com grande consideração e dentro de justos princípios, reconhecidos, nós não podemos aceitar nenhuma interposição com o propósito de oprimi-lo, ou controlá-lo de qualquer outra maneira o destino deles, por qualquer poder europeu, ou qualquer outro que assim o fizer, será visto como uma manifestação de uma disposição hostil em relação aos Estados Unidos.” (Mensagem do Presidente James Monroe ao Congresso dos EUA, 1823).

    Esse Manifesto ficou conhecido pela sua influência internacional. Pregado em um período onde as ex-colônias espanholas viviam um período de turbulência e revoluções internas, A Doutrina Monroe foi encarada de forma afetuosa e também de forma arrogante na história. Estes contrastes relacionados à longa duração da mensagem do Presidente americano construíram debates sobre esta política internacional estadunidense.

Publicado por: Igor Malgor. Disponível em: . Acesso em: 17 out. 2020.

 

ATIVIDADE 1 - Qual era o objetivo norte-americano com a Doutrina Monroe?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção. Preste atenção nas palavras em negrito.

ATIVIDADE 2 - Cite o impacto da ocupação dos territórios do Oeste americano para as comunidades indígenas.

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção. Preste atenção nas palavras em negrito.

ATIVIDADE 3 - Quais as principais diferenças sociais entre os estados do Norte e do Sul nos EUA no século XIX? Por que essas diferenças levaram ao conflito armado?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção. Preste atenção nas palavras em negrito.

Assista ao vídeo sobre a Guerra de Secessão



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