PLANO DE ESTUDO TUTORADO 7º VOLUME
Semana 2
História 8º ano
Unidade temática: Configurações do mundo
no século XIX
Subtema: O crescimento dos EUA e a Guerra de Secessão
Para o
Oeste, americanos!
Após as intensas batalhas que resultaram na
independência do EUA em relação aos ingleses no século
XVIII, as antigas Treze Colônias Britânicas tinham a missão de transformar
aquele pequeno território na Costa Leste em uma nação poderosa e autônoma. Já
no início do século XIX, o Governo Americano negociou a compra dos territórios da Flórida
e Louisiana de Espanha e França
respectivamente, facilitando o acesso estadunidense ao Mar do Caribe, onde estavam importantes entrepostos comerciais.
Anos mais tarde a Inglaterra cedeu
ao EUA o território do Oregon.
Na metade do século XIX, o EUA já havia demonstrado grande
capacidade de anexar novas terras, aumentando
sua extensão territorial e
possibilidades comerciais. Neste
período, desejosos de anexar a região do Texas,
iniciou-se uma violenta guerra contra
o México, resultando na anexação não somente deste território, mas também da Califórnia, Arizona, Novo México, Utah,
Colorado e Arizona. Com o passar dos anos o EUA migrava para o Oeste,
descobrindo novas fontes de renda, fazendas, mas causando a extinção de várias comunidades indígenas.
No início do século XIX, revoluções
conservadoras na Europa trouxeram preocupação aos americanos que, temerosos de
novas investidas do Velho Mundo nas antigas colônias americanas, decretou
através de seu Presidente, James Monroe a Doutrina
Monroe, onde o EUA se auto proclamava legítimo defensor dos povos americanos contra a imposição europeia. Sob o lema “A América para os Americanos”,
buscaram exercer seus domínios sobre os demais povos do continente, agindo de
acordo com seus interesses imperialistas.
Apesar de transparecer uma sociedade expansionista homogênea, onde todos os
estados defendiam os mesmos objetivos, os EUA eram divididos e rivalizados entre os estados do Norte, industrializados, tecnológicos e com trabalhadores livres e os estados do Sul, agrário, como base as lavouras de algodão onde era usada a
mão-de-obra escravizada. Os
interesses em levar seus diferentes modelos de sociedade para as novas terras
do Oeste, fizeram norte e sul se prepararem para uma possível guerra civil. O
Sul queria manter a escravidão nas novas terras enquanto o Norte queria
expandir seu estilo industrial assalariado.
A
situação agrava-se quando Abraham
Lincoln, contrário a escravidão, torna-se presidente em 1860. Sentindo-se
desprestigiado no cenário político nacional, o estado da Carolina do Sul se proclamada independente
do EUA e é seguido por mais dez estados. Estava formando o país
autoproclamado Estados Confederados da
América, onde o sulista Jefferson Davis era o presidente.
Os estados que permaneciam leais à União declararam guerra aos Estados Confederados em 1861, onde os soldados do Norte superavam os sulistas em número de soldados e recursos industriais. O Presidente Lincoln bloqueou a entrada de produtos aos estados do Sul e decretou o confisco de terras. Os escravizados do Sul aproveitavam a presença de soldados do Norte para promoveram fugas coletiva. Enfraquecidos e sem recursos, os Confederados se rendem em 1865. Dois anos antes, Lincoln decretava o fim da escravidão em todo o território nacional americano, mas o saldo de mortos foi extremamente alto.
PARA
SABER MAIS! A DOUTRINA MONROE Em 1823, James Monroe passou uma mensagem ao
Congresso americano, que ficou conhecida até nos dias atuais como Doutrina Monroe. Essa Doutrina se deu
em um período de turbulência, principalmente na Europa, onde se via uma onda
reacionária absolutista coordenada pela Santa Aliança: Rússia, Prússia,
Áustria e pelo rei da França, que ajudou na volta ao poder de Fernando VII na
Espanha.O México, principalmente, lutou contra a dominação espanhola que
tinha como intuito retomar suas possessões, entretanto, a Doutrina Monroe
tinha como princípios básicos: 1- O
continente americano não pode ser recolonizado. 2- A não intervenção dos países europeus na América. 3- A não intervenção dos Estados Unidos
nos assuntos da Europa. Esses três princípios buscavam
principalmente a hegemonia dos Estados Unidos na América e uma política
diplomática resumida na célebre frase “América
aos americanos”. O documento de 1823 mostra muito bem como
os norte-americanos pensavam em relação à recolonização da América: "Com
a existência de colônias ou dependências outras pertencentes a qualquer poder
europeu nós não interferimos e seguiremos não interferindo. Mas no caso de um
governo que já declarou sua independência e conseguiu sustentá-la e aqueles
outros que já a conseguiram conquistar a sua independência anteriormente, com
grande consideração e dentro de justos princípios, reconhecidos, nós não
podemos aceitar nenhuma interposição com o propósito de oprimi-lo, ou
controlá-lo de qualquer outra maneira o destino deles, por qualquer poder
europeu, ou qualquer outro que assim o fizer, será visto como uma
manifestação de uma disposição hostil em relação aos Estados Unidos.”
(Mensagem do Presidente James Monroe ao Congresso dos EUA, 1823). Esse Manifesto ficou conhecido pela sua
influência internacional. Pregado em um período onde as ex-colônias
espanholas viviam um período de turbulência e revoluções internas, A Doutrina
Monroe foi encarada de forma afetuosa e também de forma arrogante na
história. Estes contrastes relacionados à longa duração da mensagem do
Presidente americano construíram debates sobre esta política internacional
estadunidense. Publicado
por: Igor Malgor. Disponível em: . Acesso em: 17 out. 2020.
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ATIVIDADE 1 - Qual era o objetivo
norte-americano com a Doutrina Monroe?
RESPOSTA
PESSOAL- Leia o texto com atenção. Preste atenção nas palavras em negrito.
ATIVIDADE 2 - Cite o impacto da ocupação
dos territórios do Oeste americano para as comunidades indígenas.
RESPOSTA
PESSOAL- Leia o texto com atenção. Preste atenção nas palavras em negrito.
ATIVIDADE 3 - Quais as principais
diferenças sociais entre os estados do Norte e do Sul nos EUA no século XIX? Por
que essas diferenças levaram ao conflito armado?
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