terça-feira, 27 de outubro de 2020

Plano de estudo tutorado volume 5 - semana 3 - 6º ano

PLANO DE ESTUDO TUTORADO VOLUME 5

3 º SEMANA HISTÓRIA 6º ANO

Unidade temática – A invenção do mundo clássico e o contraponto em outras sociedades.

Subtema: A República Romana (509 a.C – 27 a.C)

                               A res publica de Roma e sua divisão social

      Por volta do ano 509 a.C os membros do Senado romano assumem o poder em Roma, colocando fim ao sistema da Monarquia na cidade. Buscando evitar que o poder permanecesse centralizado na figura de uma só pessoa, o Senado cria um sistema político de governo onde o poder passa a ser exercido por vários cidadãos (nesse caso somente os Patrícios). Este sistema foi chamado de res publica ou coisa do povo e atualmente chamamos de República. Mantendo os privilégios políticos dos Patrícios, a sociedade política de Roma passa a ser dividida da seguinte forma:

Cônsules: vigoravam no posto mais alto da administração romana, presidiam o Senado e comandavam os exércitos em tempos de guerra. A função era sempre distribuída entre dois Cônsules escolhidos pelo Senado;

Pretores: magistrados responsáveis pela aplicação da justiça na sociedade romana;

Edis: eram responsáveis pela administração dos serviços públicos, obras de infraestrutura e jogos públicos;

Censores: responsáveis pela contagem populacional e pela fiscalização dos serviços públicos;

 Questores: responsáveis pela guarda do tesouro público.

    Todos estes cargos públicos dentro da administração romana eram ocupados por Patrícios, mantendo o poder nas mãos daqueles com maior poder aquisitivo e limitando o acesso dos plebeus a maior participação nas tomadas de decisão sobre questões ligadas às políticas de Roma. Visando evitar um maior descontentamento da grande massa populacional romana, as questões política eram levadas à discussão nas Assembleias romanas, que estavam divididas em três grupos:

• Assembleia dos Curias: Formada apenas por patrícios, os cidadãos eram divididos de acordo com local de origem ou residência;

• Assembleia dos Centúrias: Formada por patrícios e plebeus, com o poder de decisão nas mãos dos mais poderosos. A composição seguia de acordo com a riqueza e postos militares;

• Assembleia da plebe: Formada por plebeus que podiam eleger magistrados, porém não podiam exercer cargos públicos.

    Ciente que precisavam conquistar maior participação administrativa através de seus próprios esforços, os plebeus recorrem a rebeliões contra os patrícios, ocasionando importantes transtornos a sociedade romana e reações as vezes violentas por parte dos poderosos. Entretanto, apesar de toda a dificuldade, importantes direitos foram sendo conquistados e o primeiro deles ocorreu em 494 a.C, quando os plebeus conquistaram o direito de eleger um magistrado para defender seus interesses, o Tribuno da Plebe.

       No ano 450 a.C, foi promulgada a Lei das Doze Tábuas, onde várias conquistas dos plebeus foram definitivamente escritas. Entre as maiores conquistas estavam o direito a posse e a propriedade e o estabelecimento de punições para crimes como roubo e assassinato. Em 367. a.C os plebeus puderam se candidatar ao cargo de Cônsul e em 326 a.C é extinta a prática de escravidão por endividamento. A maior conquista da plebe no que abrange a participação política ocorreu em 286 a.C com a instauração dos plebiscitos como ferramenta da vontade da plebe, a partir deste momento suas reivindicações passariam a ser ouvidas e acatadas como lei dentro da sociedade romana.

OLÁ! Leia com atenção o texto e responda as questões.

ATIVIDADES

ATIVIDADE 1 – Sobre a divisão social da República Romana, descreva abaixo as funções de cada grupo citado:

a) Cônsul:

b) Questor:

c) Censor:

d) Edil:

e) Pretor:

f) Tribuno da Plebe:

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em negrito e o quadro abaixo.


ATIVIDADE 2 – De acordo com o texto estudado, quais eram as principais queixas dos plebeus quanto sua participação nas tomadas de decisão na República Romana?

RESPOSTA PESSOAL – Qual o grupo social que dominava a política romana? Será que o grupo social que não tinha poder político esta feliz com essa exclusão? Por quê?

ATIVIDADE 3 – Descreva as principais conquistas da plebe ao longo dos anos na sociedade romana no período conhecido como República (509 a.C – 27 a.C):

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em negrito.

Assista ao vídeo sobre a política no período republicano romano.


                        República romana: conquistas, expansão e disputas pelo poder

      No princípio da expansão, Roma encontrou um adversário extremamente poderoso pelo domínio das rotas comerciais do Mar Mediterrâneo, rota essa que ligaria os romanos às regiões comerciais do norte da África e Oriente Médio. Esse fabuloso e poderoso adversário era Cartago, que se situava exatamente ao norte do continente africano. Considerada potência marítima, os cartagineses ou simplesmente puni para os romanos, travaram batalhas que duraram de 264. a.C à 146 a.C, no que foi chamado de Guerras Púnicas.

       Vencidos pelos romanos depois de anos de conflito armado, Cartago foi transformada numa importante província de Roma. A partir daí, Roma dominou as regiões do Egito, Síria, Macedônia, Grécia e Judeia. No século I a.C, Roma já exercia seu domínio sobre as rotas comerciais mediterrâneas, aumentando substancialmente seu poderio econômico, político e principalmente, consolidando-se como maior potência militar da região.

      As conquistas aumentaram substancialmente o número de escravos na sociedade romana, uma vez que todo povo conquistado fornecia à Roma um número muito grande de escravizados, independentemente de sua posição política em sua sociedade natal, para Roma eram considerados dominados e sujeitos às vontades dos romanos. O escravo passou a ser presença constante na sociedade urbana de Roma e os maus tratos e assassinatos levaram a ocorrência de grandes revoltas, como a de Espártaco, ocorrida em 73 a.C, resultando na crucificação de mais de 6 mil escravos.

          A crescente urbanização da sociedade romana, bem como o enriquecimento dos patrícios e dos plebeus, aumentaria de forma significativa as diferenças sociais em Roma. Enquanto os poderosos aumentavam suas riquezas, grande parte dos camponeses viviam na miséria e para piorar, quando retornavam às suas terras depois de prestarem serviços militares, descobriram que muitas foram invadidas e tomadas por outras pessoas. Visando diminuir esse abismo social na posse de terras, dois Tribunos da Plebe, os irmãos Tibério e Caio Graco fizeram propostas para promover uma Reforma Agrária, nova divisão de terras, beneficiando a todos. Ambos perderam a vida por defender essas propostas.

      O militarismo crescente deu aos Generais de Roma um poder capaz de desafiar toda a aristocracia do Senado. As conquistas militares faziam destes, grandes heróis romanos, munindo-os de grande popularidade e principalmente, obtendo a lealdade dos seus comandados. Os militares passaram a obedecer aos seus generais e não diretamente ao Senado Romano. Aproveitando-se disso, três militares extremamente populares, Júlio Cesar, Pompeu e Crasso, criaram um pacto de cooperação entre suastropas, possibilitando que centralizassem o poder sob suas vontades. Essa união foi chamada de Primeiro Triunvirato. Esta união militar chega ao fim com a morte de Crasso, resultando numa guerra entre as tropas de Júlio César e Pompeu pelo poder em Roma. Pompeu é derrotado e Cesar é declarado como o Ditador de Roma. Ser Ditador representaria ter o poder de tomar decisões sem consultar o Senado previamente e era usado somente em situações extraordinárias. Apesar de ser extremamente popular, Júlio César é assassinado a mando do Senado no ano 44 a.C.

       Seguidores de César, os generais Marco Antônio, Otávio e Lépido foram o Segundo Triunvirato e tomam o poder do Senado. Entretanto, a sede por este poder leva os militares a uma sangrenta disputa. Otávio vence Marco Antônio, famoso pelo enlace amoroso com a Rainha do Egito, Cleópatra e declara-se o Imperador de Roma, iniciando a fase do Império em 27 a.C.

OLÁ! Leia com atenção o texto e responda as questões.

ATIVIDADE

ATIVIDADE 3 – De acordo com o texto estudado, responda às seguintes questões acerca da expansão territorial romana no período republicano.

a) Porque podemos afirmar que a expansão territorial de Roma deu mais representatividade aos plebeus na sociedade romana?

RESPOSTA PESSOAL- As conquistas romanas ocorreram numa boa ou houve guerras? Volte ao PET 5 semana 2 e leia com atenção ao texto sobre a sociedade romana. Quem era obrigado a servir ao exercito?  Se eu venço uma guerra vou ter mais ou menos poder?

b) Porque os militares configuraram-se como o grupo mais poderoso de Roma ao final do período republicano?

RESPOSTA PESSOAL- Retorne a questão anterior. Leia o texto com atenção e observe as palavras em negrito.

c) Porque era de suma importância dominar a região do Mar Mediterrâneo?

RESPOSTA PESSOAL – Mediterrâneo significa cercado de terras. Se esse mar era a principal rota comercial e banhava os continentes europeu, africano e asiático, por que seu domínio é tão importante?.  

d) Descreva as consequências das ações dos Triunviratos romanos ao final da República para a política romana.

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em negrito.

Assista ao vídeo sobre a crise da república romana.






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