quarta-feira, 16 de junho de 2021

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 2 SEMANA 6 - 8º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 2

SEMANA 6 - 8º ANO

Unidade temática: Os processos de independência nas Américas

Subtema: Independências na América Espanhola

                                  Independência na América Espanhola

   Ao colonizar a América, os espanhóis adotaram uma estratégia diferente dos demais colonizadores. Por terem sido os primeiros a chegar na América, acabaram conquistando um território maior que vai do México à América do Norte, até a Argentina na América do Sul. Para dar conta desse imenso território os espanhóis preferiram dividir as conquistas em Capitanias e Vice-reinos, mas no século XIX essas colônias exigiam suas independências.

As colônias espanholas tinham uma hierarquia definida. No topo dessa hierarquia estavam os chapetones, colonos que haviam nascidos na Espanha e ocupavam cargos públicos administrativos, religiosos e militares importantes, além de possuir extensos lotes de terras com minas e fazendas. Abaixo deles estavam os criollos que eram filhos de espanhóis nascidos na América. Eles também tinham muitas terras e eram influentes no comércio, mas por terem nascido na colônia não podiam ocupar cargos públicos importantes, tendo menos poder político. Havia também os mestiços, grande maioria da população que eram descendentes de índios com espanhóis e tinham vidas mais simples trabalhando na maioria das vezes no campo. Outra grande parcela das sociedades na América eram os índios, que eram usados muitas vezes como trabalho escravizado. 

Era comum que os criollos fossem estudar na Europa, pois era um sinal de prestígio para as famílias que eles fossem ensinados nas maiores universidades europeias. Foi nesse contato que muitos deles tiveram acesso ao pensamento iluminista que defendia a liberdade e a igualdade entre todos os cidadãos. Essa nova filosofia influenciou as elites criollas que começaram a planejar a adoção dessas ideias na  América. Aliado a esse desejo, outros três grandes momentos os inflamaram. Primeiro, a independência dos Estados Unidos em 1776, que abriu o caminho para as outras independências. Segundo, a independência do Haiti em 1791 que ocorreu por um levante da população negra e escravizada contra seus colonos franceses. Terceiro, a invasão de Napoleão Bonaparte na Espanha em 1814, que enfraqueceu o poder do rei Fernando VII e deixou o caminho livre para as independências. 

Influenciados por todos esses acontecimentos, a elite criolla passou a se movimentar contra o Pacto Colonial, que obrigava as colônias a venderem e comprarem somente da Espanha. Ainda no século XVIII alguns levantes já se iniciavam. Em 1780 o líder indígena Tupac Amaru II, herdeiro do império inca, organizou uma revolta no Peru contra a coroa espanhola, mas foi capturado e executado. No Chile e na Venezuela também houve movimentos com o mesmo fim. No México o processo de independência foi longo e se iniciou com o padre Miguel Hidalgo que em 1810 convocou índios e mestiços a marchar para a Cidade do México, mas acabou sendo preso e executado por traição. Em 1812 José Maria Morelos assumiu a liderança do movimento popular, mas conflitos internos de interesse fizeram com que o movimento fracassasse. Após as duas investidas populares, o criollo Agustín de Iturbide criou o Plano Iguala que deixaria os criollos com o mesmo poder que os chapetones e transformaria o México em um país independente. Em 1821, o país se emancipa com o Tratado de Córdoba e Iturbide se torna imperador, mas devido a problemas internos ele abdica do trono e em 1824 há uma eleição que escolhe o criollo Guadalupe Victoria como seu primeiro presidente, tornando -se assim uma república

Na América do Sul, as rebeliões contaram com a liderança dos criollos desde o início. Dois grandes líderes tiveram importância fundamental. O primeiro foi Simon Bolívar que pretendia criar uma América Latina forte através do panamericanismo. Seu principal desejo era a união das colônias contra a Espanha, mas também contra o domínio dos Estados Unidos sobre o restante da América. Nascido em Caracas, ele liderou o exército e viajou para os países vizinhos ajudando na independência da Venezuela, Colômbia e Equador. Seu nome é reverenciado na América Latina por pregar a união das nações contra o domínio imperialista, tanto que existe aeroporto, time de futebol, moeda e até país com o nome em sua homenagem. 

Outro grande líder político criollo argentino foi José de San Martín, que atuou mais ao sul, ajudando nas independências da Argentina, Chile e Peru. Organizou marchas nesses três países e conquistou os territórios para os colonos. Martín e Bolívar se encontraram em Guayaquil em 1822, fizeram acordos para derrotar os espanhóis e conseguiram conquistar suas independências.

A partir das independências hispano-americanas, os países recém-criados passaram a ser governados pela elite criolla. Dessa forma, mesmo que estivessem livres do domínio espanhol a hierarquia social permaneceu, mantendo a elite branca no poder e os mestiços e indígenas submissos a eles. Outra consequência foi a fragmentação das colônias que, apesar da tentativa de Simón Bolívar, se mantiveram separadas. Somente no final do século XX e início do XXI foi que lideranças mestiças e indígenas passaram a ocupar a presidência como foi o caso da Bolívia com o presidente Evo Morales e a Venezuela com Hugo Chávez, que tentaram reavivar o sonho de Bolívar de uma América Latina unida

 

1- Explique a diferença entre Chapetones e Criollos. 

RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o texto, com destaque as palavras em negrito.

2 - Identifique os fatores que favoreceram as independências na América Espanhola.

RESPOSTA PESSOAL - Leia com atenção o texto, com destaque as palavras em negrito.Três são os fatores .

3 - Sobre a hierarquia das colônias espanholas, faça o que se pede: 

a) Organize na pirâmide de acordo com a hierarquia adotada na América Espanhola. 

RESPOSTA PESSOAL- Observe com atenção a pirâmide acima, a hierarquia social na América Espanhola estava assim dividida.

b) Análise por que eles se organizavam dessa maneira. 

RESPOSTAS PESSOAL-Quem está no topo da pirâmide? Por que? É na base ? Por que ? 

c) Essa distribuição era justa? Justifique. 

RESPOSTA PESSOAL- Observe com atenção a pirâmide acima, a hierarquia social na América Espanhola estava assim dividida.

4 -  Análise a participação de Símon Bolívar e José de San Martín nas independências da América Espanhola.

RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o texto, com destaque as palavras em negrito.





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