PLANO DE ESTUDO TUTORADO 2
SEMANA 4 - 8º ANO
Unidade temática: O mundo contemporâneo:
o Antigo Regime em crise
Subtema: Revolução francesa
Revolução
Francesa
A França do século XVIII passou por um processo revolucionário
que ganhou força e modificou a relação de todo o mundo ocidental com o poder.
Cansados de viver sob o domínio de um rei absolutista, a sociedade
francesa foi às ruas, retirou o rei do trono, instalando assim um modelo republicano
que inspiraria outros países europeus e americanos.
A sociedade do Antigo Regime era governada por Luís XVI,
governante que centralizava o poder em suas mãos, mas que perderia o trono
devido aos abusos e aos gastos enormes com sua luxuosa corte. Os franceses
se dividiam em três estados (grupos sem mobilidade social). O Primeiro
Estado era formado por membros do clero e representava menos de 1%
da população. O Segundo Estado era formado pela nobreza e era
formado por cerca de 1,5% da população. Já o Terceiro Estado era
formado por burgueses, artesãos e camponeses e formava a grande massa
francesa, compondo cerca de 98 % da população.
Mesmo tendo uma população pobre, o Terceiro Estado era o único
obrigado a pagar impostos, sustentando assim os luxos e os gastos
enormes do governo francês, além de terem que pagar o dízimo para a Igreja.
Outro Estado que estava insatisfeito com o governo era o da Nobreza, que
queria criar um projeto antiabsolutista e em 1787 pediu que fosse criada
uma Reforma Restauradora. Para realizá-la seria preciso convocar
representantes dos outros dois estados. Entretanto houve um impasse, O
Primeiro e o Segundo Estado queriam que a votação nas medidas fosse feita por Estado,
garantindo assim a aprovação de leis que os beneficiasse, mas o Terceiro Estado
queria uma votação por pessoa, já que era a grande maioria da população.
Esse impasse gerou uma série de revoltas contra a nobreza.
Em 5 de maio de 1789 a burguesia se reúne sem os outros dois estados
para discutir os rumos da revolta. No dia 17 de junho, o Terceiro Estado
proclama a Assembleia Nacional, uma reunião para retirar o rei do poder
e criar uma nova Constituição. No dia 9 de julho, a Assembleia se
proclama Assembleia Constituinte, pois já estavam organizados para pegar em
armas e tomar o poder. No dia 13 de julho, a população sai às ruas
revoltadas com o preço do pão que havia subido mais uma vez e no dia seguinte
invade a Bastilha (prisão que simbolizava o poder do rei), rende os
soldados, pega as armas e liberta os presos políticos.
Nas três semanas seguintes, a população passa a saquear os castelos,
queimar documentos e executar os membros da nobreza e alguns membros da alta
burguesia. Esse evento ficou conhecido como O Grande Medo e representava
toda a revolta da população contra os abusos do Antigo Regime. A burguesia
acaba tomando o controle do poder e no dia 26 de agosto eles criam a Declaração
de Direitos do Homem e do Cidadão, que se tornou uma das bases dos Direitos
Humanos. A partir desse momento, a França deixou de ser uma monarquia e passou
a ser uma república. Em 1791 o rei Luís XVI é encontrado e dois
anos mais tarde é condenado à guilhotina. Esse instrumento de execução
foi criado para executar traidores da Revolução.
Em 1792, os representantes dos revolucionários se reuniram em uma nova
assembleia chamada de Convenção. Nela foram convocados 750 deputados que
foram divididos da seguinte maneira: Do lado direito do presidente da
assembleia ficavam os Girondinos, representantes da alta burguesia
comercial e industrial e eram defensores da liberdade econômica,
pois beneficiaria seus negócios. Do lado esquerdo ficaram os Jacobinos,
representante dos trabalhadores autônomos, que defendiam um Estado
centralizado, voto universal e a participação da população nas decisões
políticas. Também na esquerda, acima dos Jacobinos estavam os Sans-culottes
(receberam esse nome, pois não usavam culotes, uma espécie de calça usada
pela burguesia) que representavam os trabalhadores mais pobres, pequenos
comerciantes e camponeses, eles eram considerados mais radicais. No centro
ficavam os deputados chamados de Planície, pois ora eles apoiavam os
Girondinos, ora os Jacobinos.
Inicialmente os Jacobinos, liderados por Robespierre, tomaram
a frente nas decisões políticas. Por desejar um Estado igualitário foi radical
a todos os que se opunham à Revolução, mandando guilhotinar os que foram
considerados traidores, esse período foi chamado de O Grande Terror.
Ironicamente também foi guilhotinado em 1794 por ser considerado traidor do
movimento. No ano seguinte os Girondinos assumiram o poder e propuseram
ideias liberais na fase conhecida como Diretório. Com medo do retorno
dos Jacobinos ao poder, eles se aliam ao exército, cujo líder é Napoleão
Bonaparte.
1-Explique por que a tomada da Bastilha foi importante para a Revolução
Francesa.
RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o texto, com destaque as palavras em
negrito.
2 - Sobre a sociedade do Antigo Regime responda:
a) Identifique como era dividida a sociedade.
RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o texto, com destaque as palavras em
negrito.
b) Reflita se sociedade do Antigo Regime era igualitária.
RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o texto, com destaque as palavras em
negrito.
3- Leia estes trechos da Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão.
“Art.1º. Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As
distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum.
Art. 4º. A liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique o próximo.
Assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem não tem por limites
senão aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos
direitos. Estes limites apenas podem ser determinados pela lei.”
Escreva um parágrafo refletindo sobre a importância dessas leis nos dias
de hoje.
RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o texto, com destaque as palavras em
negrito.
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