quarta-feira, 16 de junho de 2021

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 2 SEMANA 6- 6º ANO

 

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 2 

SEMANA 6 - 6º ANO

Unidade temática: A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades.

Subtema: Os povos originários do Brasil

                                              POVOS ORIGINÁRIOS DO BRASIL

No censo de 2010 feito pelo IBGE quase 900 mil pessoas se declararam como indígenas. Elas se dividem em 305 etnias com costumes, línguas, crenças e valores diferentes entre si. Todas essas etnias e povos foram classificados em quatro grandes troncos linguísticos: Tupi, Jê, Caribe e Aruak. Os troncos linguísticos são os povos que têm a mesma origem da língua. Conheceremos a história de alguns desses povos que habitavam o território brasileiro muito antes da chegada dos portugueses. 

Os povos que iremos abordar são chamados de originários, pois foram os primeiros seres humanos a habitarem o Brasil. De maneira geral, eles viviam da caça, pesca e coleta de alimentos. Alguns tinham um modo de vida nômade ou seminômade. A relação com a natureza era de certa maneira harmônica, pois não tinham o caráter explorador e acumulador que tinha o europeu, além disso não havia a noção de propriedade privada, sendo que tudo que era coletado era repartido entre todos

Era comum a existência de dois líderes: o político era chamado de cacique e o religioso chamado de pajé ou xamã tinha influência tanto sob o mundo espiritual quanto sob a cura de várias doenças. Esses dois cargos eram exercidos apenas por homens

Para voltar um pouco mais no tempo, falaremos sobre os Sambaquis, expressão Tupi que quer dizer tamba (marisco) e ki (amontoado) e era o nome das construções feitas no litoral por povos brasileiro que viveram na região a cerca de 8.000 anos. Essas construções eram usadas para se protegerem de baixas temperaturas. Os povos do litoral ou Sambaquis ocupavam a costa brasileira desde o Espírito Santo até o Rio Grande do Sul há 8 mil anos. Alimentavam-se, basicamente, de frutos do mar, mas também eram coletores. Os "homens dos sambaquis" eram sedentários, pois não tinham necessidade de deslocar-se para buscar alimentos. As conchas descartadas com as quais obtinham os moluscos foram se amontoando e assim, foram aproveitados para construção de casas. Estes são os principais vestígios para estudar este povo. 

Em outros lugares como na ilha de Marajó, no Pantanal e no Rio Grande do Sul, os povos que viviam na região criavam aterros chamados tesos. A função deles é proteger a comunidade de alagamentos, pois dessa maneira eles ficariam numa altitude maior

 

1 -As nações indígenas de hoje, espalhadas pelo território brasileiro, possuem histórias e tradições muito diferentes e não vivem hoje como as nações indígenas de seus antepassados. No estado de Minas Gerais, vivem diferentes povos indígenas, como Pataxós, Xacriabás, Krenak, Maxacalis, entre outros. A quantidade de povos indígenas residente em Minas Gerais pode ser explicada pela

a) baixa movimentação dos índios dentro e fora das áreas demarcadas como reservas indígenas no estado mineiro. 

b) constante preocupação de governos e da sociedade civil quanto ao respeito dos direitos conquistados pelos povos indígenas. 

c) crescente movimentação do fluxo migratório de indígenas entre os diferentes estados da federação do país. 

d) pouca diversidade de matrizes e de tradições culturais indígenas encontradas no restante da região Sudeste do país. 

2 - Leia o texto e responda as questões: 

“Há algumas décadas, os povos das Américas, Oceania e outras partes da terra organizaram-se em movimentos sociais em defesa dos ‘indígenas’, ‘nativos’ ou ‘aborígenes’. Essas três palavras significam ‘nascidos na terra’ e são usadas em português, inglês e outras línguas.” 

FUNARI, Pedro Paulo; NOELI, Francisco Silva. Pré-história do Brasil. São Paulo: Contexto. 2020. 110 p. 

a) Análise por que esses povos são chamados de “nascidos na terra”?

RESPOSTA PESSOAL - Vamos raciocinar um pouco. Qual povo vivia no Brasil quando os portugueses chegaram aqui? Então por que esse povo é chamado “nascido na terra”?  

b) Identifique a diferença entre indígenas e aborígenes.

RESPOSTA PESSOAL - O link abaixo vai ajudar nessa diferenciação

.https://www.dicionarioinformal.com.br/diferenca-entre/abor%C3%ADgene/%C3%ADndio/

3 - Complete  as frases abaixo: 

 troncos linguísticos -cacique -sambaquis - pajé.

a) Os ________________ são construções feitas com mariscos.

b) Os povos indígenas possuem um líder político chamado _____________ e um líder religioso chamado ______________.

c) Os ______________________________ possuem uma única origem de línguas semelhantes. 

4 - Ainda hoje vemos casos de preconceito contra os indígenas no Brasil. A luta de movimentos sociais em favor dos povos indígenas e da demarcação de terras continuam frequentes. Escreva um parágrafo sobre a importância da cultura indígena para a formação do povo brasileiro.

RESPOSTA PESSOAL- Recebemos muita influência da cultura indígena no nosso dia a dia. Qual a importância dessa influência?



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