quarta-feira, 9 de junho de 2021

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 2 SEMANA 5 -6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 2 

SEMANA 5 - 6º ANO

Unidade temática: A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades.

Subtema: Os povos originários da América                                  

                             

                                                     OS POVOS DA MESOAMÉRICA  

  O continente americano começou a ser povoado em torno de 14.000 anos atrás. No decorrer desse período, foram surgindo vários povos que viveram Mesoamérica ( sul do México e América central) e na América do Sul, as quais abordaremos neste texto com foco nos Astecas, Maias e Incas.

Os astecas viveram na parte sul do México e América Central por volta do século XIII, onde chamamos de Mesoamérica. Também chamados de Mexicas, eles formaram um grande império, incorporando vários povos a seus domínios. O chefe dos astecas era o imperador e abaixo dele estavam os membros do exército, os funcionários da administração e os sacerdotes (homens responsáveis pela parte espiritual). Abaixo deles estavam os comerciantes, agricultores e artesãos. Na agricultura, os astecas desenvolveram uma técnica de cultivar alimentos em regiões alagadas. As chamadas chinampas eram pequenas ilhas construídas para produzir legumes, verduras e grãos. Dessa forma, puderam ampliar a quantidade de alimentos. Os astecas construíram pirâmides, que tinham a função de templos religiosos

   Outro povo que ocupou o vale do México foram os maias. Eles ocuparam a região por volta do ano 200 d.C. e aumentaram seus domínios para a América Central. Assim como os astecas, os maias também construíram pirâmides, que além de servirem como templos, também tinham uma conexão com as observações dos astros, pois estavam alinhados em uma posição que facilitava a observação das estrelas. Os maias tinham grande preocupação com a fertilidade e chegaram a criar um jogo para celebrar. O Pok-ta-pok era um esporte que tinha como objetivo acertar a bola dentro de um círculo, mas os jogadores só podiam acertar a bola com o quadril, o joelho ou o cotovelo. 

   Na América do Sul, mais especificamente na cordilheira dos Andes (cadeia de montanhas localizada do lado oeste do continente) viveram os incas, que receberam esse nome devido ao imperador Sapa Inca, cujo nome significava “filho do sol”, por isso todos que estavam sob seu domínio recebiam essa denominação. Ao contrário dos povos anteriores, os incas viviam em pequenas aldeias autônomas chamadas Ayllus. Mesmo tendo autonomia, os povos dessas aldeias deveriam se apresentar ao imperador quando convocados. Dentre outras coisas, o imperador podia organizar datas festivas e viagens e permitir casamentos. Os incas possuíam uma arquitetura inteligente. Como viviam nas alturas dos Andes, construíam suas casas de pedra e usavam telhado de palha, assim o sol aquecia as casas de dia e a pedra absorvia o calor por muito tempo, mantendo uma temperatura mais alta durante a noite. Além disso, eles desenvolveram uma agricultura nas montanhas em forma de grandes degraus. A cidade de Machu Picchu era um dos centros urbanos dos incas e por ficar isolada permaneceu preservada até hoje, recebendo inúmeros turistas do mundo todo.

1 -  Explique como era a organização social dos Astecas. 

RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o segundo parágrafo , com destaque às palavras em negrito . Quem fazia parte da sociedade asteca? 

2 - Compare a forma como os astecas e os incas usavam a agricultura.

RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção os parágrafos três e quarto , com destaque às palavras em negrito . A prática da agricultura pelos astecas e incas era diferente. Como era praticada  a agricultura pelos astecas ? E pelos incas?

3 -  O Pok-ta-pok era um jogo praticado pelos maias na América. Cite outros jogos e brincadeiras que foram criadas no continente americano.

RESPOSTA PESSOAL- Apesar da questão pedir jogos e brincadeiras do continente americano, sugiro um site com algumas brincadeiras do Brasil de origem indigena.Possivelmente você conhece alguma .

https://escolaeducacao.com.br/10-brincadeiras-indigenas/ 

4 - A cidade de Machu Picchu é uma cidade inca que ficou preservada até os dias de hoje é considerada um patrimônio cultural e natural da humanidade. Cite outros patrimônios que você conhece.

RESPOSTA PESSOAL - Vou sugerir um site que mostra os patrimônios culturais e naturais do Brasil

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/29

5 - Marque a segunda coluna de acordo com a primeira.

A) Ayllu                    (  ) Pessoa responsável por administrar a parte religiosa.

B) Chinampas          (  ) Nome da cordilheira onde viviam os incas. 

C) Sacerdote           (  ) Monumento construído para servir de templo religioso. 

D) Pirâmide             (  ) Comunidades autônomas sob o domínio do Sapa Inca.

E) Andes                 (  ) Pequenas ilhas agrícolas construídas em terrenos alagados.

6-Complete as lacunas das frases abaixo com as palavras a seguir . 

mexicas - fertilidade - astecas -  pirâmides - filho do sol - maias 

a) O imperador Sapa Inca tinha esse nome que significava __________________.

b) Os ________________ e os ___________________ viveram na região do México. 

c) O Pok-ta-pok era um jogo em homenagem a ________________. 

d) Os astecas eram chamados também de _________________. 

e) As _________________ maias foram construídas alinhadas para observação dos astros.

Assista ao vídeo sobre esses povos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO Unidade temática: Lógicas da organização política  Subtema: Surgimento e expansão do Islã     ...