terça-feira, 3 de novembro de 2020

Plano de estudo tutorado volume 6 - semana 1 - 6º ano

 1 º SEMANA HISTÓRIA 6º ANO

Unidade temática – Lógica de organização política

Subtema: Queda do império Romano e o nascimento da Idade Média

                Queda do Império Romano e o nascimento da Idade Média

Relembrando...

  O Império Romano atingiu o tamanho máximo no século III. Dois séculos depois, a cidade de Roma perdeu a capacidade de controlar o Império, que simplesmente quebrou em inúmeras partes diferentes. E por que o Império Romano deixou de existir? Um motivo muito forte foi a chegada dos povos bárbaros. Os romanos chamavam de bárbaros os diversos povos que viviam fora das fronteiras do Império.

  A primeira onda de invasores germânicos começou em 406, quando uma confederação de suevos, vândalos e alanos, marchou através do Reno. Em 410, os visigodos saquearam Roma. Assim, os povos bárbaros desmembraram o que restou do Império Romano: anglos e saxões ocuparam a Bretanha e francos tomaram o norte da Gália. No ano de 476 d.C, o Império do Ocidente desabou completamente. O último imperador romano foi deposto, com a invasão dos hérulos (povos germânicos).

  À medida que se estabeleciam em diferentes pontos da Europa, os “bárbaros” fundavam reinos. Assim, o que era um vasto território dominado por um imperador, tornou-se uma imensa colcha de retalhos. Elementos da cultura romana e da cultura dos povos germânicos começaram a se fundir. Os historiadores chamam este período – 476 a 1453 – de Idade Média, vendo-o como uma era distinta entre o mundo antigo e os tempos modernos. A palavra média indica algo que está entre duas coisas, no meio, e, neste caso, entre o antigo e o moderno.

  A Idade Média é dividida em duas fases. A primeira, do século V ao X, denominada Alta Idade Média, corresponde ao período de formação e dissolução dos reinos bárbaros e do crescente processo de ruralização da Europa. A segunda fase, que se estende do século XI ao XV, é chamada de baixa Idade Média. Nesse período, o fim das invasões, o crescimento demográfico e o aumento da produção agrícola permitiram o ressurgimento das atividades comerciais na Europa Ocidental.

   Durante esse longo período, ao contrário do que defendiam alguns estudiosos do século XVI, houve inovações tecnológicas, mudanças políticas e sociais, produções intelectuais, etc., ou seja, a Idade Média foi um período bastante dinâmico.


ATIVIDADE 1 – Observe a charge abaixo e explique como ocorreu a queda do Império Romano

RESPOSTA PESSOAL- Observe os detalhes da imagem. Para onde a carroça está indo? Quem você imagina que é o carroceiro? No texto temos as dicas.

ATIVIDADE 2- Como você viu, a expressão “bárbaros” refere-se aos povos que ocuparam as regiões antes dominadas pelo Império Romano do Ocidente. Embora os romanos os considerassem inferiores, esses povos contribuíram para a formação cultural, política e econômica da Europa Ocidental.


a) Quem eram os bárbaros e como eles influenciaram a queda do Império Romano?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção. Essa resposta está relacionada à questão anterior.

b) Cite algumas contribuições dos povos bárbaros para a formação da Europa Ocidental.

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção. Quais as inovações ocorreram na Idade Media?

c) Pesquise o significado atual do termo bárbaro.

RESPOSTA PESSOAL- Uma palavra pode ter significados diferentes. O link irá ajudar na sua pesquisa https://www.dicio.com.br/barbaro/

d) Os romanos foram preconceituosos ao chamarem os povos germânicos de bárbaros. “Eles recebiam essa denominação, de origem grega, pois os gregos não entendiam a língua dos povos do norte. Em sua opinião, atualmente há grupos opostos que consideram o outro “bárbaro”? Qual a sua posição diante desses conflitos?

RESPOSTA PESSOAL- Um dos significados de bárbaro é indivíduo incivil, grosseiro, rude. Quando não conhecemos o outro temos uma visão preconceituosa. Como você trata o diferente?

ATIVIDADE 3- O conceito de “Idade Média” passou por diversas transformações ao longo dos séculos. Esse conceito foi criado na época do Renascimento, por pensadores e artistas humanistas, que acreditavam que esse período foi marcado pela ignorância e religiosidade excessiva. Já no século XIX, houve mudanças na interpretação do período medieval e os adeptos do romantismo passaram a valorizar a Idade Média. Somente no século XX, historiadores procuraram analisar o período medieval e compreender quais foram as suas contribuições para a formação do mundo contemporâneo. A partir de então, o termo “Idade das Trevas”, uma conotação depreciativa e injusta, passou a não ser mais utilizado pelos historiadores. É possível questionar essa expressão? Quais fatos marcaram o início e o fim da Idade Média? Quais as grandes realizações e transformações deste período?

RESPOSTA PESSOAL – Leia o texto com atenção e observe a imagem abaixo. Será que não ocorreram grandes realizações no período.


ATIVIDADE 4 – Leia o texto a seguir sobre hábitos e costumes medievais que ainda hoje fazem parte do nosso cotidiano.

[...] Nosso cotidiano está impregnado de hábitos, costumes e objetos que vêm de muito mais longe do que se pode imaginar. [...] Pensemos num dia comum de uma pessoa comum. Tudo começa com algumas invenções medievais: ela põe sua roupa de baixo [...], veste calças compridas [...], passa um cinto fechado com fivela [...]. A seguir, põe uma camisa e faz um gesto simples, automático, tocando pequenos objetos que também relembram a Idade Média, quando foram inventados, por volta de 1204: os botões. Então ela põe os óculos (criados em torno de 1285, provavelmente na Itália) e vai verificar sua aparência num espelho de vidro (concepção do século XIII). Por fim, antes de sair olha para fora através da janela de vidro (outra invenção medieval, de fins do século XIV) para ver como está o tempo [...] Sentindo fome, a pessoa levanta os olhos e consulta o relógio na parede da sala, imitando o gesto inaugurado pelos medievais. Foram eles que criaram, em fins do século XIII, um mecanismo para medir o passar do tempo, independentemente da época do ano e das condições climáticas. Sendo hora do almoço, a pessoa vai para casa ou para o restaurante e senta-se à mesa. Eis aí outra novidade medieval! [...] Da mesma forma que os medievais, pegamos os alimentos com colher (criada por volta de 1285) e garfo (século XI, de uso difundido no XIV). Terminada a refeição, a pessoa passa no banco, que como atividade laica, nasceu na Idade Média. Depois, para autenticar documentos, dirige-se ao cartório, instituição que desde a Alta Idade Média preservava a memória de certos atos jurídicos (“escritura”), fato importante numa época em que pouca gente sabia escrever.

Hilário Franco Júnior. Somos Todos da Idade Média. Revista da Biblioteca Nacional. RJ: Sabin, ano 3, mar.2008.

a) Cite exemplos de alguns objetos inventados durante a Idade Média e que ainda fazem parte do nosso cotidiano.

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção, temos vários exemplos objetos inventados no período medieval

b) Nos dias de hoje ainda temos costumes medievais? Cite exemplos.

RESPOSTA PESSOAL - Leia o texto com atenção, quais costumes herdamos dos tempos medievais?

Assista ao vídeo sobre legado da Idade Media




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