terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Plano de estudo tutorado avaliativo - 8º ano

PLANO DE ESTUDO TUTORADO AVALIATIVO

História 8º ano

1- Ciente que o Iluminismo foi um movimento intelectual / cultural surgido na França do Século XVIII que criticava as instituições sociais e políticas da sociedade do Antigo Regime e defendendo o uso da razão na aplicação das leis, a Liberdade Econômica e o antropocentrismo, explique de que forma suas teorias entrariam em confronto com o absolutismo monárquico e o poder da Igreja Católica.

RESPOSTA PESSOAL- Retorne ao PET1 semana 1 e o texto que lemos no inicio do ano. É racional aceitar um governo autoritário e que minha vida é determinada por Deus? Por quê?

2 - Explique porque podemos afirmar que a vinda da Família Real ao Brasil, em 1808, representou o início de um longo processo de Independência de nosso país.

RESPOSTA PESSOAL- Retorne ao PET 4 semanas 3 e 4 . Vamos fazer uma comparação: se seus responsáveis deixam vocês fazer o que quer e de repente passam impor regras. Você vai aceitar na boa? Por quê? Agora pensa o Brasil, já que foi isso que ocorreu.

3 – Após a Guerra Civil Americana,os EUA consolidaram-se como a maior potência econômica e militar no continente americano. Explique quais doutrinas e emendas políticas foram criadas para justificar o processo de imperialismo norte-americano sobre os demais povos da América Latina a partir do século XIX.

RESPOSTA PESSOAL- Retorne ao PET7 semana 4 . Se a América é para americanos, quem manda são os EUA, que cria doutrinas para impor este poder, Explique as três imposições.

4 - Quais os impactos da vinda de imigrantes europeus para trabalharem nas grandes fazendas brasileiras para a formação de uma identidade nacional.

RESPOSTA PESSOAL- Retorne ao PET 7 semana 1 . Se passarmos conviver com pessoas de outros países teremos  novos hábitos. Isso é importante? Por quê?

5 – O conflito bélico entre estados do Norte e do Sul nos EUA do século XIX foi marcado por uma intensa disputa social. Qual era o posicionamento dos dois lados no que se refere à mão de obra?

RESPOSTA PESSOAL- Retorne ao PET7 semana 2 .Questão muito fácil .

6 - Presenciamos uma acirrada disputa pela presidência do EUA entre o republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden. Um dos pontos de discórdia entre os dois políticos é o posicionamento quanto à presença de imigrantes latinos em solo americano. Ciente de que este processo de imigração se iniciou ainda no século XIX, é correto afirmar que desde sua consolidação como grande nação, o EUA é receptivo aos povos de origem latina em seu território? Justifique.

RESPOSTA PESSOAL- Retorne ao PET 7 semana 3. Pense nos brasileiros que vivem nos EUA, não vale celebridades, a vida deles é fácil?

Plano de estudo tutorado avaliativo - 6º ano

PLANO DE ESTUDO TUTORADO AVALIATIVO

HISTÓRIA 6º ANO

1 – Sabe-se que o ancestral humano denominado Homo Habilis desenvolveu a capacidade de produzir armas e ferramentas e o Homo Erectus dominou a arte do fogo pela primeira vez. O nomadismo torna-se fundamental para a evolução humana durante a existência destas espécies. Qual o principal motivo que levou os ancestrais humanos a se tornarem nômades?

RESPOSTA PESSOAL- Retorne ao PET 2 semana 1.Nômade é aquele de desloca de lugar sem uma moradia fixa. Por que o homem pré-histórico não tinha moradia fixa?

2 - Sabe-se que tanto a sociedade egípcia quanto a mesopotâmica são consideradas pioneiras, na história da vida humana, construindo impérios e importantes cidades. Deixaram legados como a matemática, à escrita e grande obras de arquitetura. Entretanto, nada disso seria possível sem a presença dos rios Nilo, Tigre e Eufrates. Qual a importância destes rios para que tais sociedades prosperassem tanto?

RESPOSTA PESSOAL – Retorne ao PET 3 semanas  1 e 2 . Por que é importante viver perto de um rio na antiguidade? Lembrando que egípcios e mesopotâmicos viviam cercados por desertos.

3 - Um dos maiores legados da sociedade grega para o mundo contemporâneo é o conceito de democracia. Explique o que você entende por democracia e qual sua importância para a sociedade contemporânea.

RESPOSTA PESSOAL- Retorne ao PET 4 semanas 1 e 2 .  A democracia é uma forma de convivência social em que todas as pessoas são livres e iguais perante a lei, Isto é importante? Por quê?

4 – O Cristianismo é uma religião monoteísta surgida na região da Palestina enquanto estava sob o domínio de Roma. Aos poucos foram crescendo em adeptos, migrando para a Grécia e depois Roma. Porque podemos afirmar que o Cristianismo foi fundamental para a desestabilização do estilo de vida do Império Romano?

RESPOSTA PESSOAL- Retorne ao PET 5 semana 4 . Os romanos acreditavam em vários deuses, que mudança vai ocorrer quando parte da população passa acreditar em um único Deus?

5 - Após a Queda do Império Romano do Ocidente no ano 476, a Europa mergulhou num período que ficou conhecido como Idade Média, em que a sociedade passa a ser ruralizada e descentralizada politicamente. Os grandes proprietários de terra controlavam a vida social daqueles que habitavam em seu feudo. Nascia, naquele momento, uma importante relação entre os senhores feudais chamada de relação de suserania e vassalagem. Explique como funcionava esta relação e quais eram as obrigações dos suseranos e dos vassalos.

RESPOSTA PESSOAL- Retorne ao PET 7 semana 1 . Suseranos e vassalos eram nobres que dependiam um do outro. Havia uma troca de interesses, quem doava as terras e quem as recebia? Qual o interesse de cada parte?

6 - Explique como funcionava a hierarquia das Corporações de Ofício surgidas na Europa Medieval no momento de crescimento urbano das cidades da Idade Média.

RESPOSTA PESSOAL- Retorne ao PET 7 semana 4. Vamos imaginar a corporação de oficio como uma sala de aula: professor, estagiário e alunos. Qual o papel de cada um? Nas corporações  de oficio eram mais ou menos assim, cada membro tinha seu papel.

 

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Plano de estudo tutorado volume 7 - semana 4- 8º ano

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 7º VOLUME

Semana 4 História 8º ano

Unidade temática: Configurações do mundo no século XIX

Subtema: O imperialismo norte americano na América Latina

                             América para os (norte) americanos

     Desde o primeiro momento em que o EUA decidiu exercer seu domínio sobre o continente americano, freando os possíveis interesses dos europeus em recolonizar suas antigas colônias, a Doutrina Monroe foi entendida como o lema a ser seguido, afinal, a América deveria ser para os americanos. Entretanto, os interesses políticos e econômicos daquela sociedade levaram ao desvirtuamento de tal doutrina, consolidando o pensamento do chamado Destino Manifesto, em que a sociedade estadunidense acreditava que era sua missão divina dominar, intervir e impor sua cultura aos demais povos americanos, considerados por eles como bárbaros e inferiores. Para exemplificar este pensamento preconceituoso, vários americanos acreditavam na premissa que países como México e demais povos americanos deveriam ser dominados pela “raça superior” norte-americana. O fato é que até 1898, o EUA já haviam promovidos intervenções no México, Haiti, Granada, Honduras, Nicarágua, Panamá e Cuba.

     Ao contrário da colonização europeia meramente exploratória, ocorrida séculos antes nos países americanos, sugando recursos naturais, riquezas e população nativa, o EUA optou pelo domínio econômico instalando indústrias americanas nos países latino-americanos, controlando aspectos econômicos substancialmente importantes, explorando as riquezas e gerando lucros significativos ao mercado norte-americano. Empresas mineradoras no Chile e Bolívia, petrolíferas na Venezuela e México e de produtos agrícolas em Cuba.

     A Doutrina Monroe aplicada nos países latino-americanos no século XIX ganhou um novo aspecto durante o Governo de Theodore Roosevelt, no chamado Corolário Roosevelt. Nessa nova política apelidada de Big Stick ou Grande Porrete, os latinos deveriam cumprir suas obrigações financeiras com as empresas estadunidenses instaladas em seus países, caso descumprissem tais determinações o EUA poderia aplicar pesadas sanções ás nações dominadas, podendo até sofrerem invasões militares.

      Um grande exemplo de domínio vergonhoso dos norte-americanos sobre países latinos ocorreu em Cuba, cuja independência em 1898 só foi possível com auxílio militar do EUA. O preço deste processo foi a submissão da ilha caribenha aos interesses políticos e econômicos estadunidenses, incluindo na Constituição Cubana a chamada Emenda Platt, onde Cuba cedia ao EUA os territórios para a instalação da base militar de Guantánamo, sob tutela americana até os dias de hoje, além de dar direito aos norte- -americanos de invadir a ilha para defender seus interesses políticos e econômicos. A tutela americana sobre Cuba só foi desfeita com a Revolução Socialista Cubana, liderada por Fidel Castro nos anos 60 do século XX.

ATIVIDADE 1 - Defina os objetivos do chamado Destino Manifesto.

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção. Preste atenção nas palavras em negrito.

ATIVIDADE 2 - O que foi a Emenda Platt?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção. Preste atenção nas palavras em negrito.

ATIVIDADE 3 - Defina a Política do Big Stick.

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção. Preste atenção nas palavras em negrito.

Assista ao vídeo sobre o Imperialismo norte americano na América Latina



Plano de estudo tutorado volume 7 - semana 3 - 8º ano

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 7º VOLUME

Semana 3 História 8º ano

Unidade temática: Configurações do mundo no século XIX

Subtema: A consolidação do Estado Norte- Americano

                                Eis que surge uma potência mundial

    A vitória dos Estados da União na Guerra Civil Americana consolidou o caráter industrial-tecnológico da sociedade estadunidense. Surgiu uma forte burguesia industrial financiadora de inúmeras fábricas produtoras de carvão e aço, fazendo com que ao final do século XIX, o EUA figurasse como o maior produtor mundial do produto. Os estados do Sul, essencialmente agrários e pastoris foram revolucionários em técnicas de mecanização, aumentando substancialmente a produtividade das culturas

   A conquista do Oeste representou não apenas anexação de novos territórios e histórias de cowboys e duelos armados. As terras foram ocupadas por inúmeras fazendas, transformando o Oeste americano em grandes terras produtoras de gado e derivados. Para facilitar o acesso e transportes entre as Costas Leste e Oeste, uma grande malha ferroviárias foi construída, cortando quase todo o território estadunidense, onde se transportavam pessoas, carvão, produtos agrícolas e a própria história do EUA. Este domínio infelizmente representou o genocídio de várias comunidades indígenas.

    A necessidade de ocupar o vasto território norte-americano divulgou-se a ideia de o EUA era a terra da liberdade e oportunidades, atraindo milhares de imigrantes europeus, mexicanos e asiáticos ao país. Crises político-financeira-sociais que vigoravam em países da Europa e América Latina facilitaram a decisão destes imigrantes em tentar a vida em solo estadunidense. Entretanto, as oportunidades destinadas aos estrangeiros na sociedade norte-americana representavam as tarefas braçais mais árduas, com baixos salários que a população local preferia não exercer. Estes fatores, associado ao preconceito xenofóbico e religioso da sociedade americana, em sua maioria protestante e que não aceitavam de bom grado os imigrantes católicos fizeram aumentar de forma significativa a desigualdade social no EUA que saltava de uma revolucionária sociedade agrícola para um dos maiores centros urbanos do século XIX.

ATIVIDADE 1 - Com base no texto estudado e com auxílio de seu livro didático, responda:

a) Por que a vitória dos Estados da União possibilitou a rápida transformação da sociedade estadunidense em uma potência industrial?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção. Preste atenção nas palavras em negrito.

b) Aponte o impacto negativo da conquista do oeste americano para os nativos da região.

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção. Preste atenção nas palavras em negrito.

c) Cite o fator que possibilitou a rápida integração das comunidades das Costas Leste e Oeste americanas.

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção. Preste atenção nas palavras em negrito.

d) Em sua opinião, a sociedade norte-americana representa uma nação de liberdade e oportunidades aos imigrantes?

RESPOSTA PESSOAL- O imigrante pobre é bem aceito pelo norte americano?

ATIVIDADE 2-  Você foi informado no texto que os primeiros imigrantes no EUA sofreram com a xenofobia e perseguição religiosa. Esse tipo de preconceito ainda está presente na sociedade mundial? Exemplifique. XENOFOBIA: é o nome que utilizamos em referência ao sentimento de hostilidade e ódio manifestado contra pessoas por elas serem estrangeiras (ou por serem enxergadas como estrangeiras). Esse preconceito social tornou-se mais comum em virtude do grande fluxo de migrações que tem acontecido. A xenofobia é manifestada contra diferentes grupos em todo o planeta. Na Europa, por exemplo, os árabes e muçulmanos têm sido alvo de grande preconceito, assim como os mexicanos e latinos, em geral, nos Estados Unidos. Fonte: . Acesso em: 17 out. 2020.

RESPOSTA PESSOAL- Pelos últimos acontecimentos pelo mundo, principalmente nos EUA e Europa , podemos observar essa aversão ao estrangeiro. Dê exemplos.

Assista ao vídeo sobre a expansão norte americana.



Plano de estudo tutorado volume 7 - semana 4 - 6º ano

PLANO DE ESTUDO TUTORADO VOLUME 7

4 º SEMANA HISTÓRIA 6º ANO

Unidade temática – Lógica de organização política / Trabalho e formas de organização social e cultural

Subtema: Crescimento das cidades: corporações de oficio e a burguesia

                      Crescimento das cidades: Corporações de ofício e a burguesia

   Vimos que, a partir do século XI, muitos camponeses puderam se libertar das obrigações servis. Como não havia lugar para todos nos feudos, muitos conseguiram aproveitar algumas oportunidades que surgiram com o crescimento do comércio e das cidades, dedicando-se a novas atividades. A expansão do comércio impulsionou o aumento da produção artesanal e vice-versa. Dessa forma, os artesãos organizaram-se em corporações de ofício, com o objetivo de defender seus interesses, regulamentar o exercício da profissão e controlar o fornecimento de seus produtos.

  As corporações de ofício apresentavam uma rígida hierarquia: no topo, achava-se o mestre, dono da oficina, que, junto a outros mestres, controlava a corporação; abaixo dele, encontravam-se os companheiros ou oficiais remunerados de acordo com a jornada de trabalho – daí serem chamados de jornaleiros.

   Nas oficinas também trabalhavam aprendizes, jovens que, em troca de trabalho, recebiam casa, comida e aprendiam o ofício. Após o período de aprendizagem, caso demonstrasse habilidade, o jovem ascendia à condição de oficial, podendo chegar a mestre. As corporações, porém, dificultavam o surgimento de novos mestres: essa posição ficava geralmente reservada aos filhos dos mestres já estabelecidos. Com isso, diminuíram a concorrência local e favoreciam o enriquecimento de um número reduzido de pessoas.

ATIVIDADE 1-  “Em Paris, só pode ser ourives quem fizer o juramento e trabalhar segundo os usos e costumes dessa profissão. Nenhum ourives pode trabalhar o ouro se não for com a melhor técnica, e o produto deve exceder em qualidade a todos os ouros trabalhados em outras terras. Nenhum ourives pode ter mais que um aprendiz estrangeiro, que deverá ser parente seu ou de sua mulher, próximo ou distante, desde que lhe apraza.”O texto acima refere-se às:

X a) corporações de ofício na Baixa Idade Média;

b) organizações sindicais dos Tempos Modernos;

c) guildas de mercadores da Europa Oriental;

d) empresas familiares da Época Contemporânea.

ATIVIDADE 2 - A formação da burguesia, como classe social, está relacionada a algumas alterações verificadas durante a Baixa Idade Média. Qual das alternativas abaixo não faz parte dessas alterações?

a) Crescimento das cidades.

b) Fortalecimento do artesanato.

c) Crescimento do comércio.

X d) Criação da máquina a vapor.

ATIVIDADE 3- Resolva a cruzadinha abaixo sobre a sociedade medieval.

1. Propriedade rural comum na Alta Idade Média. FEUDO

2. Doença que chegou à Europa nos porões dos navios comerciais vindos da Ásia. PESTE NEGRA

3. Grupo Social ligado ao comércio que se fortaleceu durante a Baixa Idade Média. BURGUESIA

4. Após o século X, elas se tornaram importantes centros de comércio e educação. CIDADES

5. Religião que se fortaleceu durante a Idade Média. IGREJA CATÓLICA

6. Imposto pago pelos servos aos senhores feudais pelo uso do moinho e do forno. BANALIDADES

7. Teve seu poder fortalecido pela Igreja na Baixa Idade Média. REI

8. Trabalhador do Feudo.SERVO

9. Nos Feudos, essa atividade era baseada, sobretudo, na troca. COMÉRCIO

10. Grupo social que dominou o sistema educacional e a administração real na Idade Média.CLERO

Assista ao vídeo sobre Corporação de oficio



Plano de estudo tutorado volume 7 - semana 3- 6º ano

PLANO DE ESTUDO TUTORADO VOLUME 7

3 º SEMANA HISTÓRIA 6º ANO

Unidade temática – Lógica de organização política / Trabalho e formas de organização social e cultural

Subtema: As cruzadas e suas consequências

                              AS CRUZADAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS

     As Cruzadas foram expedições militares organizadas por cristãos da Europa a fim de reconquistar os turcos a “Terra Santa”. Jerusalém estava dominada pelos árabes muçulmanos. O Papa Urbano II convocou a primeira Cruzada em 1095, com o objetivo de expulsar os turcos que haviam conquistado a Palestina e dificultado as peregrinações dos cristãos aos lugares onde Jesus Cristo viveu.

     Porém, além das questões religiosas, outros fatores impulsionaram as Cruzadas: a população havia aumentado e não existiam oportunidades de trabalho para todos. Assim, enviar essas pessoas para combater no Oriente em nome da fé cristã era, também, uma maneira de resolver os problemas populacionais da Europa.

Consequências das Cruzadas

• O comércio marítimo teve um grande desenvolvimento, favorecendo as cidades europeias.

• A burguesia foi a camada social que mais se beneficiou com as Cruzadas. Com o aumento do comércio, as cidades europeias cresceram e muitos comerciantes europeus enriqueceram.

• A expansão do mercado fez as cidades se desenvolverem.

• Uma grande quantidade de produtos orientais foi introduzida no Ocidente: canela, pimenta, cravo, perfume, etc. • Foram estabelecidos contatos culturais e comerciais entre Oriente e Ocidente.

• Todos esses fatores contribuíram para enfraquecer o poder dos nobres e desestruturar o sistema feudal e, consequentemente, fortalecer o poder real.

     Ao todo, ocorreram oito Cruzadas, a última delas em 1270. As conquistas cristãs no Oriente duraram pouco, pois os territórios foram sendo reconquistados pelos muçulmanos a partir do século XIII.

ATIVIDADE 1- Explique com suas palavras quais foram os principais fatores que impulsionaram o movimento das Cruzadas.

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em destaque.

ATIVIDADE 2 - Sobre as CRUZADAS responda:

a) Onde e como surgiram?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em destaque.

b) Quanto tempo durou?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em destaque.

c) Quantas Cruzadas aconteceram?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em destaque.

d) Qual o objetivo das Cruzadas?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em destaque.

e) Quais eram os objetivos dos nobres, ao tomarem parte nas Cruzadas?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em destaque.

f) Como as Cruzadas terminaram? Seus objetivos foram alcançados?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em destaque.

ATIVIDADE 3-As Cruzadas pode ser vistas como um momento de expansão da sociedade feudal? Justifique.

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em destaque.

ATIVIDADE 4- O movimento das Cruzadas pode ser entendido como um meio para obter paz na Europa? Explique.

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em destaque.

ATIVIDADE 5 - Observe a imagem abaixo e responda.

a) Descreva o movimento que está sendo representado na imagem acima.

RESPOSTA PESSOAL- Observe com atenção a imagem, qual símbolo que mais repete?

b) Qual o significado das cruzes pintadas nos escudos e armaduras dos Cruzados?

RESPOSTA PESSOAL- Os cruzados estavam lutando a favor de quem?

c) Por que as Cruzadas não podem ser entendidas apenas como uma expedição religiosa?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em destaque.

Assista ao vídeo sobre as Cruzadas





terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Plano de estudo tutorado volume 7 - semana 2 -8º ano

 PLANO DE ESTUDO TUTORADO 7º VOLUME

Semana 2  História 8º ano

Unidade temática: Configurações do mundo no século XIX

Subtema: O crescimento dos EUA  e a Guerra de Secessão

                                   Para o Oeste, americanos!

   Após as intensas batalhas que resultaram na independência do EUA em relação aos ingleses no século XVIII, as antigas Treze Colônias Britânicas tinham a missão de transformar aquele pequeno território na Costa Leste em uma nação poderosa e autônoma. Já no início do século XIX, o Governo Americano negociou a compra dos territórios da Flórida e Louisiana de Espanha e França respectivamente, facilitando o acesso estadunidense ao Mar do Caribe, onde estavam importantes entrepostos comerciais. Anos mais tarde a Inglaterra cedeu ao EUA o território do Oregon.

   Na metade do século XIX, o EUA já havia demonstrado grande capacidade de anexar novas terras, aumentando sua extensão territorial e possibilidades comerciais. Neste período, desejosos de anexar a região do Texas, iniciou-se uma violenta guerra contra o México, resultando na anexação não somente deste território, mas também da Califórnia, Arizona, Novo México, Utah, Colorado e Arizona. Com o passar dos anos o EUA migrava para o Oeste, descobrindo novas fontes de renda, fazendas, mas causando a extinção de várias comunidades indígenas.          

     No início do século XIX, revoluções conservadoras na Europa trouxeram preocupação aos americanos que, temerosos de novas investidas do Velho Mundo nas antigas colônias americanas, decretou através de seu Presidente, James Monroe a Doutrina Monroe, onde o EUA se auto proclamava legítimo defensor dos povos americanos contra a imposição europeia. Sob o lema “A América para os Americanos”, buscaram exercer seus domínios sobre os demais povos do continente, agindo de acordo com seus interesses imperialistas.

    Apesar de transparecer uma sociedade expansionista homogênea, onde todos os estados defendiam os mesmos objetivos, os EUA eram divididos e rivalizados entre os estados do Norte, industrializados, tecnológicos e com trabalhadores livres e os estados do Sul, agrário, como base as lavouras de algodão onde era usada a mão-de-obra escravizada. Os interesses em levar seus diferentes modelos de sociedade para as novas terras do Oeste, fizeram norte e sul se prepararem para uma possível guerra civil. O Sul queria manter a escravidão nas novas terras enquanto o Norte queria expandir seu estilo industrial assalariado.

    A situação agrava-se quando Abraham Lincoln, contrário a escravidão, torna-se presidente em 1860. Sentindo-se desprestigiado no cenário político nacional, o estado da Carolina do Sul se proclamada independente do EUA e é seguido por mais dez estados. Estava formando o país autoproclamado Estados Confederados da América, onde o sulista Jefferson Davis era o presidente.

  Os estados que permaneciam leais à União declararam guerra aos Estados Confederados em 1861, onde os soldados do Norte superavam os sulistas em número de soldados e recursos industriais. O Presidente Lincoln bloqueou a entrada de produtos aos estados do Sul e decretou o confisco de terras. Os escravizados do Sul aproveitavam a presença de soldados do Norte para promoveram fugas coletiva. Enfraquecidos e sem recursos, os Confederados se rendem em 1865. Dois anos antes, Lincoln decretava o fim da escravidão em todo o território nacional americano, mas o saldo de mortos foi extremamente alto. 

PARA SABER MAIS! A DOUTRINA MONROE

       Em 1823, James Monroe passou uma mensagem ao Congresso americano, que ficou conhecida até nos dias atuais como Doutrina Monroe. Essa Doutrina se deu em um período de turbulência, principalmente na Europa, onde se via uma onda reacionária absolutista coordenada pela Santa Aliança: Rússia, Prússia, Áustria e pelo rei da França, que ajudou na volta ao poder de Fernando VII na Espanha.O México, principalmente, lutou contra a dominação espanhola que tinha como intuito retomar suas possessões, entretanto, a Doutrina Monroe tinha como princípios básicos:

1- O continente americano não pode ser recolonizado.

2- A não intervenção dos países europeus na América.

3- A não intervenção dos Estados Unidos nos assuntos da Europa.

    Esses três princípios buscavam principalmente a hegemonia dos Estados Unidos na América e uma política diplomática resumida na célebre frase “América aos americanos”.

  O documento de 1823 mostra muito bem como os norte-americanos pensavam em relação à recolonização da América:

"Com a existência de colônias ou dependências outras pertencentes a qualquer poder europeu nós não interferimos e seguiremos não interferindo. Mas no caso de um governo que já declarou sua independência e conseguiu sustentá-la e aqueles outros que já a conseguiram conquistar a sua independência anteriormente, com grande consideração e dentro de justos princípios, reconhecidos, nós não podemos aceitar nenhuma interposição com o propósito de oprimi-lo, ou controlá-lo de qualquer outra maneira o destino deles, por qualquer poder europeu, ou qualquer outro que assim o fizer, será visto como uma manifestação de uma disposição hostil em relação aos Estados Unidos.” (Mensagem do Presidente James Monroe ao Congresso dos EUA, 1823).

    Esse Manifesto ficou conhecido pela sua influência internacional. Pregado em um período onde as ex-colônias espanholas viviam um período de turbulência e revoluções internas, A Doutrina Monroe foi encarada de forma afetuosa e também de forma arrogante na história. Estes contrastes relacionados à longa duração da mensagem do Presidente americano construíram debates sobre esta política internacional estadunidense.

Publicado por: Igor Malgor. Disponível em: . Acesso em: 17 out. 2020.

 

ATIVIDADE 1 - Qual era o objetivo norte-americano com a Doutrina Monroe?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção. Preste atenção nas palavras em negrito.

ATIVIDADE 2 - Cite o impacto da ocupação dos territórios do Oeste americano para as comunidades indígenas.

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção. Preste atenção nas palavras em negrito.

ATIVIDADE 3 - Quais as principais diferenças sociais entre os estados do Norte e do Sul nos EUA no século XIX? Por que essas diferenças levaram ao conflito armado?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção. Preste atenção nas palavras em negrito.

Assista ao vídeo sobre a Guerra de Secessão



Plano de estudo tutorado volume 7 - semana 1 - 8º ano

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 7º VOLUME

Semana 1  História 8º ano

Unidade temática: Configurações do mundo no século XIX

Subtema: Os imigrantes no Brasil

                                    Que venham os europeus!

    O século XIX no Brasil apresentou-se extremamente transformador para a sociedade brasileira no que abrange importantes pilares políticos e econômicos da antiga colônia, transformada em império e ao final do período em república. Essas transformações iniciaram-se 1808, com a vinda da Família Real ao Brasil, trazendo consigo um caráter europeu de sociedade à antiga colônia, que rapidamente é transformada em Reino Unido e posteriormente numa nação independente.

   Mesmo sendo um Império por quase todo o século XIX, o Brasil economicamente ainda era um país essencialmente agrário, valendo-se da mão-de-obra escrava africana para produzir as riquezas exportadas para a Europa nas grandes fazendas, especialmente de café. Entretanto, a prática escravocrata já caíra em desuso em quase todos os países americanos e na Europa, fazendo com que europeus, principalmente ingleses, pressionassem o governo brasileiro a encerrar a escravidão no país.

    Baseando-se na premissa racista de superioridade racial do branco europeu sobre a população negra, a elite da sociedade brasileira passou a financiar a chegada de imigrantes da Europa para trabalhar nas lavouras do Brasil, alegando que eram mais capacitados ao trabalho e ao mesmo tempo, organizando comunidades europeias em solo brasileiro, iriam contribuir para o processo de clareamento da sociedade brasileira, considerada mestiça demais aos olhos racistas daqueles que comandavam a política e a economia do Brasil.

   Este processo iniciado ainda no início do século XIX foi intensificado a partir de 1.850, especialmente nas lavouras de café paulistas do fazendeiro Nicolau Vergueiro. Em sua cidade, Limeira-SP, o fazendeiro financiou a vinda de cerca de 364 famílias suíças e alemãs, custeando passagens, alimentação e acomodação dos imigrantes até a primeira colheita. Os europeus trabalhariam na produção de café e o fazendeiro ficaria com 50% do que produzido, além de 6% como taxa de juros por ter financiado a viagem.

  Este sistema era fundamentalmente produtivo ao fazendeiro e prejudicial aos imigrantes, uma vez que o dono das terras reserva para si as melhores terras, onde seus escravos iriam trabalhar e deixavam os imigrantes com áreas menos produtivas. Não tardou surgiram reclamações por parte dos europeus, questionando as ações destes fazendeiros. Somente em 1871 o Governo de São Paulo adotou medidas para garantir melhores condições aos imigrantes europeus.

  Ao longo dos anos os imigrantes europeus num primeiro momento e posteriormente asiáticos passaram a prosperar no território brasileiro, fundando comunidades que obedeciam seus costumes culturais e religiosos. Importantes cidades brasileiras atuais, como Blumenau – SC, Joinville – SC tem sua origem em comunidades de imigrantes europeus. Atualmente, vários costumes destes imigrantes já são incorporados ao estilo de vida da sociedade brasileira.

ATIVIDADE 1 - Qual a relação entre a chegada dos europeus nas lavouras brasileiras no século XIX e o processo de abolição da escravidão no Brasil?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção. Preste atenção nas palavras em negrito.

ATIVIDADE 2 - Tendo como exemplo a fazenda de Nicolau Vergueiro em Limeira – SP, este processo de contratação do trabalho dos imigrantes descrito no texto, era lucrativo ou prejudicial ao fazendeiro brasileiro? Justifique.

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção. Preste atenção nas palavras em negrito.

ATIVIDADE 3 - Pesquise sobre as comunidades de imigrantes que chegaram ao território brasileiro e permaneceram, preservando aqui, seus aspectos culturais. Em sua opinião, essas comunidades têm o direito de manter sua identidade cultural?


RESPOSTA PESSOAL- A principal nacionalidade que imigrou para  o Brasil é a italiana, e justo eles manterem sua cultura, língua .

Assista ao vídeo sobre a imigração no Brasil.


 


Plano de estudo tutorado volume 7 - semana 2 - 6º ano

PLANO DE ESTUDO TUTORADO VOLUME 7

2 º SEMANA HISTÓRIA 6º ANO

Unidade temática – Lógica de organização política / Trabalho e formas de organização social e cultural

Subtema: Expansão feudal – Baixa Idade Média

                                EXPANSÃO FEUDAL – BAIXA IDADE MÉDIA

   Como estudamos anteriormente, a Idade Média compreende o período entre a queda do Império Romano do Ocidente, em 476, e a Tomada de Constantinopla pelos Turcos, em 1453.

   Uma grande transformação começou a ocorrer em torno do ano 1000. Os europeus puderam contar com boas colheitas, com o fim das invasões e com o aumento da área de cultivo. Devido a isso, produziam mais, comiam mais, comiam melhor, tinham mais saúde, viviam mais tempo. Dessa forma, o fim das invasões, o crescimento demográfico e o aumento da produção agrícola permitiram o ressurgimento das atividades comerciais na Europa Ocidental.

   O crescimento das transações comerciais e das cidades pode ser explicado em grande parte pelo considerável aumento da população ocorrido a partir do século XI. Esse aumento populacional foi sustentado pelo desenvolvimento agrícola (revolução agrícola). A introdução de técnicas de cultivo mais eficientes permitiu a produção de maior quantidade de alimentos.

     A população cresceu tanto que já não era tão necessária nos feudos. Aos poucos, rotas e feiras se organizaram; o uso da moeda foi revigorado; servos abandonaram os feudos e se deslocaram para as cidades, que cresciam cada vez mais. A economia de subsistência transformou-se em economia de mercado e apresentou os primeiros sinais de atividade capitalista.

     Em meio à desagregação da ordem feudal, surge uma nova classe social – a burguesia. Formada de homens livres das cidades, mercadores, artesãos e banqueiros, ela tornou-se uma classe bastante influente no cenário europeu.

ATIVIDADE 1- A partir do século XI, ocorreram mudanças significativas no mundo feudal. Nesse período, também houve mudanças na agricultura. Foram adotadas práticas como a rotação de culturas, a derrubada de florestas e a drenagem de pântanos. Além disso, novas técnicas agrícolas foram introduzidas e permitiram a produção de uma maior quantidade de alimentos. Pesquise e descreva sobre as técnicas de cultivo abaixo:

a) Charrua:

b) Ferradura:

c) Moinhos d’água e de vento:

d) Peitoral:

RESPOSTA PESSOAL- Observe a imagem com atenção.

ATIVIDADE 2- O desenvolvimento da agricultura proporcionou um aumento de produção de alimentos. Porém, a distribuição da comida entre a população continuava desigual. A carne era abundante na mesa dos mais ricos e a alimentação completava-se com pão, vinho, ovos, peixes, queijo, alguns legumes e verduras. Já a alimentação dos camponeses era a base de pão e vinho, completada com pouca carne, frutas e cereais. Observe a tabela abaixo sobre a estimativa do crescimento populacional da Europa e responda

a) Entre 1000 e 1300, a população da Europa cresceu consideravelmente. Quais fatores poderiam ser apontados para justificar esse crescimento?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em destaque.

b) Identifique o período que apresentou maior índice de crescimento populacional.

RESPOSTA PESSOAL – Observe  a tabela com atenção

ATIVIDADE 3- Várias cidades eram cercadas por altas muralhas, formando um núcleo chamado de burgo. Desse termo surgiu a palavra burguês, pesquise a evolução desse termo ao longo da história e responda:

a) Inicialmente, quem era considerado burguês?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em destaque.

b) Atualmente, continuam existindo burgueses?

RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção as musicas baixo.

c) Qual o significado mais comum da palavra burguês nos dias de hoje?

RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção as musicas baixo

Burguesia - Cazuza

A burguesia fede
A burguesia quer ficar rica
Enquanto houver burguesia
Não vai haver poesia

A burguesia não tem charme nem é discreta
Com suas perucas de cabelos de boneca
A burguesia quer ser sócia do Country
A burguesia quer ir a New York fazer compras

Burguesinha – Seu Jorge

Vai no cabeleireiro
No esteticista
Malha o dia inteiro
Vida de artista
Saca dinheiro
Vai de motorista
Com seu carro esporte
Vai zoar na pista

Assista ao vídeo sobre A Baixa Idade Média





Plano de estudo tutorado volume 7 - semana 1- 6º ano

PLANO DE ESTUDO TUTORADO VOLUME 7

1 º SEMANA HISTÓRIA 6º ANO

Unidade temática – Lógica de organização política / Trabalho e formas de organização social e cultural

Subtema: Feudalismo

                                               FEUDALISMO

   O feudalismo teve início com as invasões germânicas no século V, por volta dos anos 405, sobre o Império Romano do Ocidente. As características do feudalismo são: poder centralizado (nas mãos dos senhores feudais), economia baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos. Prevaleceu durante a Idade Média, onde existia as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem doava um lote de terra ao vassalo. O vassalo deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. Todos os poderes, jurídico, econômico e político eram dos senhores feudais, os donos de lotes de terras ou feudos.

  A sociedade feudal era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos. Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (entrega de metade da produção), banalidade (taxas pagas pela utilização de equipamentos do senhor feudal). Veja a pirâmide social do feudalismo.

   A economia feudal baseava-se na agricultura. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder. Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. A Igreja influenciava o modo de pensar e as formas de comportamento. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía muitas terras e servos. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a Bíblia.

   A educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam. Marcada pela influência da Igreja, ensinava-se o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras. A maioria da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros. A arte medieval também era marcada pela religiosidade. As pinturas retratavam passagens da Bíblia e ensinamentos religiosos. As pinturas medievais e os vitrais das igrejas eram formas de ensinar à população um pouco mais sobre a religião. Na arquitetura destacou-se a construção de castelos, igrejas e catedrais.

ATIVIDADE 1. Encontre abaixo, as palavras que identificam o feudalismo e os povos germanos.

PALAVRAS : FEUDALISMO, VÂNDALOS, IMPÉRIO, OSTROGODOS, SERVOS, CLERO , NOBREZA , SUEVOS, GERMANICAS

ATIVIDADE 2. Havia três grupos sociais na época do feudalismo: nobreza, clero e camponeses. Complete a tabela abaixo com três características de cada grupo social.

 

SERVOS

NOBRES

CLERO

1-

 

 

1-

1-

2-

 

 

2-

2-

3-

 

 

3-

3-

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em destaque. Quem paga os impostos x quem recebe? Quem tem terras x quem trabalha nas terras? Quem estuda x quem é analfabeto

ATIVIDADE 3- A sociedade feudal era dominada por grandes proprietários de terras que detinham grandes poderes econômicos e políticos. Esses proprietários estabeleciam laços de suserania e de vassalagem. Leia o texto a seguir:

                     CONTRATO FEUDO – VASSÁLICO (FULBERT DE CHARTRES)

 “Aquele que jura fidelidade ao seu senhor deve ter sempre presente na memória seis palavras: são e salvo, seguro, honesto, útil, fácil, possível. São e salvo, para que não cause qualquer prejuízo ao corpo do seu senhor. Seguro, para que não prejudique o seu senhor divulgando os seus segredos ou dos castelos que garantem a sua segurança. Honesto, para que não prejudique os direitos de justiça do seu senhor (...). Útil, para que não cause prejuízo aos bens do seu senhor. Fácil e possível, para que não torne difícil ao seu senhor o bem que este poderia facilmente fazer, (...). É de justiça que o vassalo se abstenha de prejudicar o seu senhor. Mas não é assim que ele merece o seu feudo, pois não basta abster-se de fazer o mal, é preciso fazer o bem. Importa, portanto que, sob seus seis aspectos que acabam de ser indicados, forneça fielmente ao seu senhor conselho e ajuda, se quiser parecer digno do seu benefício e realizar a fidelidade que jurou. O senhor deve igualmente,(...) fazer o mesmo àquele que lhe jurou fidelidade. Se não o fizer, será com razão acusado de má fé; tal como o vassalo que fosse visto faltar aos seus deveres, pela ação ou por simples consentimento, seria ele culpado de perfídia e de perjúrio.”

SÃO PAULO. Secretaria da Educação e Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Coletânea de Documentos Históricos para o primeiro grau: 5º a 8º séries. São Paulo, SE/CENP, 1985, p.97. 

a) Quem eram os vassalos?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em destaque.

b) Quem eram os suseranos?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em destaque.

c) Como a relação entre vassalos e suseranos?

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em destaque.

ATIVIDADE 4- No século XII, o religioso francês Estevão de Fougéres escreveu os seguintes versos, sobre a sociedade de sua época:

Os clérigos devem por todos orar

Os cavaleiros sem demora

Devem defender e honrar

E os camponeses sofrer.

Cavaleiros e clero sem falha

Vivem de quem trabalha(...).

In:DUBY,Georges.As três ordens ou o imaginário do feudalismo. 2ed. Lisboa: Estampa, 1994. P304-305

Após ler os versos responda: qual é a crítica feita pelo autor?

RESPOSTA PESSOAL- O autor critica a desigualdade entre os grupos sociais. Qual desigualdade é essa?

ATIVIDADE 5 -O feudo era uma unidade produtora autossuficiente. Quase tudo que seus moradores necessitavam era produzido no próprio feudo. Em um feudo eram praticados vários tipos de artesanato e, também, algumas atividades comerciais. No entanto, a principal atividade econômica era a agricultura. Complete a tabela com as informações que estão faltando.



TERRAS COMUNAIS( CAMPOS ABERTOS)

 

MANSO SERVIL

 

 

 

RESERVAS SENHORIAIS

 

 

 

 

ATIVIDADE 6- Enumere de acordo com as obrigações prestadas pelos servos dentro do feudo.

1. Dízimo.

2. Banalidade.

3. Talha.

4. Corvéia.

(4) Trabalho de alguns dias por semana nas reservas senhoriais.

(1) Tributo pago à Igreja Católica. Utilizado na manutenção da capela local.

(3) Entrega ao senhor feudal de parte dos produtos agrícolas que cultivavam ou dos animais que criavam.

(2) Taxa paga ao senhor pelo uso do forno, do moinho, das prensas e outros equipamentos do feudo.

ATIVIDADE 7- Elabore uma frase, historicamente correta, para cada grupo de palavras abaixo.

a) FEUDALISMO – PODER – IGREJA

b) NOBREZA – FEUDO – AUTONOMIA

c) RURALIZAÇÃO – EUROPA - AGRICULTURA

RESPOSTA PESSOAL- Leia o texto com atenção e observe as palavras em destaque.

ATIVIDAE 8- Várias histórias sobre a sociedade medieval inspiraram a criação de filmes, livros e músicas. São obras que se passam em castelos, falam de reis, rainhas, donzelas e cavalheiros. Essas histórias mesclam fantasias e realidades. Você conhece alguma história ambientada na Idade Média? Qual? Escreva um resumo nas linhas abaixo

RESPOSTA PESSOAL: Se você assistiu alguma séries medievais como:The Tudors ; Merlin ;Game of Thrones; Camelot;Vikings.Pode contá-la. Aquelas histórias infantis de conto de fada são medievais.

Assista ao vídeo sobre Feudalismo



PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO Unidade temática: Lógicas da organização política  Subtema: Surgimento e expansão do Islã     ...