quarta-feira, 26 de maio de 2021

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 2 - SEMANA 3 - 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 2

SEMANA 3 - 6º ANO

Unidade temática: História: tempo, espaço e formas de registro

Subtema: As origens do homem                                                    

                                   O SURGIMENTO DA HUMANIDADE

  Uma pergunta que muitas vezes nos fazemos é: De onde viemos? Como o ser humano apareceu no mundo? Para responder a essas questões, cada cultura desenvolveu uma hipótese diferente. Veremos um pouco sobre essas ideias e em seguida falaremos sobre o ponto vista da ciência

  Como dissemos, cada cultura criou uma forma diferente para explicar a origem do mundo e das pessoas. Essas histórias, muitas vezes contadas oralmente, são chamados de mitos de origem. Esses mitos possuem formas de contar as coisas a partir das crenças daquele povo. Muitas dessas explicações envolvem seres místicos e misturam a realidade física com os valores morais. Podemos citar aqui alguns desses mitos de origem. 

   Para o povo iorubá, o mundo, chamado Ilê Aiyê, foi uma criação do orixá Obatalá e nós seres humanos fomos criados a partir do sopro de Olodumaré. De acordo com os gregos, o mundo foi criado a partir do deus primordial Caos e a Terra seria sua filha Gaia, já nós fomos feitos do barro por Epimeteu. Para o cristianismo, Deus criou o mundo em seis dias, sendo que nos criou no sexto dia. Todas essas histórias, além de outras têm algo em comum, partem do princípio de que fomos criados por algum ser transcendente ou místico, por isso chamamos essa visão de teoria Criacionista

    No século XIX, um naturalista (pessoa que estuda a natureza) chamado Charles Darwin desenvolveu uma nova teoria sobre a existência da grande variedade de espécies de plantas e animais no mundo. Segundo Darwin, os seres vivos que não se adaptam ao ambiente morrem e os que conseguem se adaptar sobrevivem e se reproduzem, levando seus genes adiante. Os genes são o conjunto de características daquele ser vivo e são passados para seus descendentes. Com a multiplicação daquela espécie é comum que ocorram mutações que geram novas características que podem beneficiar aquela espécie e caracterizamos isso como uma evolução, daí o nome de teoria Evolucionista

    Segundo o evolucionismo, os seres humanos e os outros seres vivos que existem hoje sofreram essas mutações e conseguiram se adaptar ao ambiente. Sendo assim, nós e outros primatas como os macacos e os gorilas descendemos de uma espécie em comum, que em milhões de anos foi sofrendo adaptações aos diversos ambientes, explicando assim que os macacos tenham calda e braços mais compridos, pois facilita subir em árvores, já nós seres humanos aprendemos a andar em pé, a fabricar ferramentas e a se comunicar com gestos e palavras. 

   Os vestígios de hominídeos (família dos gorilas, chimpanzés e seres humanos) mais antigos foram encontrados na África e mostram que a espécie dos Australopitecus teria vivido no continente há cerca de 3 milhões de anos. A espécie foi modificando e dando lugar a uma nova chamada de Homo habilis, que possuía um cérebro mais desenvolvido. Há cerca de 2 milhões de anos aparece uma nova espécie chamada de Homo erectus que possuía a capacidade de ficar em pé, deixando suas mãos livres para utilizar pedras e paus para se defender e atacar. A nossa espécie é a Homo Sapiens sapiens (o homem que sabe que sabe), que adquiriu as habilidades das espécies anteriores e que passou a habitar a Terra a cerca de 300 mil anos. Com um cérebro mais desenvolvido e a capacidade de se comunicar e representar desenhos nas cavernas, nossa espécie passou a migrar para outros territórios e a criar agrupamentos. 

     Dividimos o período dos primeiros seres humanos em duas partes. A primeira parte, que vai dos 300 mil anos aos 30 mil anos, é chamada de Paleolítico. Nesse momento, os indivíduos aprenderam a caçar usando lanças e pedras, a coletar os frutos das árvores e a fazer ferramentas batendo uma pedra na outra, lascando-a, por isso é chamado também de período da pedra lascada. Além disso, os humanos viviam em cavernas, onde faziam desenhos representando seu cotidiano, rituais e algum tipo de contagem numérica (arte rupestre). Os homens também aprenderam a usar o fogo para cozinhar, afugentar animais, fazer armas, iluminar as cavernas e se aquecerem. Nesse momento, era comum que eles migrassem para outros ambientes assim que acabava o alimento, ou seja, eles eram nômades e não tinham lugar fixo. 

    A partir de 30 mil anos atrás, iniciou-se o período que chamamos de Neolítico, onde os seres humanos descobriram que podiam plantar seu próprio alimento e domesticar animais. Foi nessa época também que a humanidade passou a dominar o fogo, aprendendo como fazê-lo, além de aprender a polir uma pedra na outra, deixando a ferramenta mais eficaz. Essa técnica deixou o período conhecido também como o da pedra polida.Com essas mudanças, foram sendo criadas comunidades e o homem deixou de ser nômade e passou a ser sedentário, ou seja, se fixaram no território para viver por gerações. Dessa maneira, a comunicação passou a ser mais intensa, descobriu-se também que poderiam fundir o metal para fazer armas e ferramentas mais resistentes, começaram a criar construções maiores e a definir divisões sociais entre eles. 

    Pudemos ver que a evolução é um processo lento e gradual, demorando milhões de anos para alcançar a situação que temos hoje em dia e continuamos evoluindo e nos adaptando aos novos ambientes. Também aprendemos que o ser humano passou de um modo de vida nômade para o sedentário a partir da descoberta de novas formas de transformar o mundo com o fogo e as ferramentas que aprendeu a criar e usar para melhorar sua vida.

1- O período dos primeiros agrupamentos humanos se divide em duas partes: Paleolítico e Neolítico. Explique o que mudou de uma parte para outra.

RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o texto, principalmente as palavras em negrito.

2- O fogo foi uma das grandes descobertas desse período. Para quais atividades eles usavam o fogo? 

RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o texto, principalmente as palavras em negrito.

3 - Existem duas teorias sobre o surgimento dos seres humanos. Explique  o que diz cada uma das teorias. 

a) Criacionismo: 

b) Evolucionismo:

RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o texto, principalmente as palavras em negrito.

4 - A imagem abaixo representa uma pintura rupestre localizada na caverna de Lascaux. Explique o que os homens costumavam representar nessas pinturas



RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o texto, principalmente as palavras em negrito.

5 - Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira sobre a evolução humana.

A) Nômade                        ( ) Continente de onde teriam surgidos os primeiros hominídeos. 

B) Sedentário                    ( ) Nome científico da espécie humana. 

C) Homo Sapien sapiens  ( ) Modo de vida que migra  e não tem moradia  fixa. 

D) África                            ( ) Naturalista que desenvolveu a teoria sobre a evolução. 

E) Darwin                          ( ) Grupo no qual estão inseridos homens e macacos. 

F) Primata                   ( ) Modo de vida daqueles que se fixam em um determinado território.

Assista ao vídeo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO Unidade temática: Lógicas da organização política  Subtema: Surgimento e expansão do Islã     ...