PLANO DE ESTUDO TUTORADO 2
SEMANA 1 - 6º ANO
Unidade temática: História: tempo, espaço e formas de registro
Subtema: Introdução aos estudos históricos
O ESTUDO DA HISTÓRIA E O TRABALHO DO HISTORIADOR
Imagine um detetive que precisa desvendar um crime. Ele precisa usar ferramentas para procurar vestígios, ou seja, provas que o ajudem a explicar o que aconteceu. Com os vestígios encontrados, o detetive os analisa e reconstrói a cena do crime. Caso outro detetive também vá à cena e descubra outros vestígios, ele pode reconstruir o crime de uma maneira diferente ou complementar à primeira versão. Da mesma maneira, para entendermos o passado, existe a profissão do historiador.
O historiador é o profissional responsável por analisar e interpretar o passado para entender o que ocorreu em determinado período da história e construir uma versão sobre o passado. Para essa análise, o historiador utiliza as fontes históricas, que podem ser textos, imagens, objetos, relatos etc. que servem como vestígios do passado, ou seja, ajudam a desvendar como determinados fatos históricos ocorreram. A interpretação das fontes pode variar de acordo com o objetivo do historiador, pois cada um pode analisá-la com uma visão diferente e encontrar outras informações sobre o passado, por isso, pode dizer que a história é composta por verdades no plural, pois podem variar de acordo com o historiador e com o período em que a fonte foi analisada. O trabalho dos historiadores, portanto, é constante, pois a visão sobre o passado pode ser novamente reinterpretada de acordo com as questões e os problemas do presente, identificando as rupturas (mudanças) e as permanências (continuidade) da história.
1- Para compreender a história é preciso entender alguns conceitos. Explique os conceitos abaixo:
a) Historiador
b) Fontes Históricas
c) Fatos Históricos
d) Rupturas
e) Permanências
RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o texto, principalmente as palavras em negrito. Observe o mapa conceitual que elaborei. Em ambos, você terá as respostas.
2- Analise quais as semelhanças entre o trabalho do historiador e do detetive.
RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o texto, principalmente as palavras em negrito.
3 - Relacione os tipos de fontes históricas com seus exemplos, colocando a letra da primeira coluna correspondente com a segunda coluna.
Tipo de fonte histórica Exemplo
A – Fonte escrita ( ) Fotografia
B – Fonte material ( ) Entrevista
C – Fonte pictórica ou visual ( ) Baú de madeira
D – Fonte oral ( ) Carta
E – Fonte audiovisual ( ) Filme
RESPOSTA PESSOAL- Retorne ao PET 1 semanas 3 e 4 .
4- Imagine que daqui a 100 anos um historiador decida estudar o Brasil de 2021. Cite três exemplos de fontes históricas que ele poderia usar.
RESPOSTA PESSOAL- Exemplo: A atividade complementar 3 do 1º bimestre é sua fonte histórica do ano de 2021.
5 - Com base na leitura do texto desta semana, explique por que na história existem verdades ao invés de uma única verdade.
RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o texto, principalmente as palavras em negrito. A tirinha do Armandinho vai ajudar na sua conclusão.
6- Escreva um parágrafo refletindo a seguinte questão: Por que é importante estudar História?
RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o texto, principalmente as palavras em negrito. A tirinha do Armandinho vai ajudar na sua conclusão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário