PLANO DE ESTUDO TUTORADO 2
SEMANA 2 - 6º ANO
Unidade temática: História:
tempo, espaço e formas de registro
Subtema: Introdução aos
estudos históricos
FORMAS DE CONTAGEM DE TEMPO
A História é o estudo dos seres humanos
através do tempo e é por ele que
percebemos as mudanças. Entretanto, cabe aqui alguns questionamentos
importantes como, por exemplo: O que é o tempo? Como sabemos quanto tempo se
passou? Como o tempo é dividido? Por que existem essas divisões do tempo?
Sempre contamos o tempo da mesma maneira? Traremos aqui algumas reflexões sobre
essas perguntas.
Imagine se num dia todo o universo
parasse, se nada estivesse em movimento, nesse caso haveria tempo? Percebemos o
tempo a partir das mudanças das coisas, dos movimentos, sons, etc. É algo
natural, mas para percebermos as mudanças nesse tempo, os seres humanos criaram
formas de contá-lo e medi-lo. Uma das formas mais antigas de se contar o tempo
é a ampulheta, que mostra através da areia passada por um orifício, o tempo que
se passou. Podemos medir o tempo de outra forma: pelo movimento dos astros e
das estrelas. Sabemos que estamos no meio do dia quando o sol está exatamente
acima de nós, sem criar sombras. Quando ele está leste sabemos que está de
manhã, quando está a oeste sabemos que é de tarde, quando ele já não está no
céu sabemos que é noite. O relógio de sol foi criado como forma de medir o
tempo dos dias usando a sombra projetada. Foram os povos da Mesopotâmia que dividiram
o tempo em 12 horas e somente no século XIV é que o relógio mecânico foi
inventado e com a Revolução Industrial a preocupação com a exatidão do tempo
aumentou, pois contavam-se as horas e os minutos para entrar e sair das
fábricas.Para medir os dias, meses, anos, décadas e séculos usamos os
calendários. Aqui no Brasil e em grande parte do mundo é utilizado o calendário Gregoriano, conhecido também
como calendário Cristão, pois tem
como ponto de partida o nascimento de
Cristo há 2021 , dividindo assim
as eras em antes e depois de Cristo (a.C. / d.C). Além desse existem vários
outros como o calendário Chinês –
que tem o ano novo em fevereiro e que agora está no ano 4.719 (ano do boi) – existe também o calendário Judaico, que se baseia no antigo testamento( criação do
mundo ) e no qual estamos no ano 5.780, o calendário Muçulmano, que se inicia com a migração de Maomé de Meca para Medina e no qual estamos no ano 1.441. Existem também outros
calendários que não são mais usados, como o Maia por exemplo.O tempo cronológico é contado pelo relógio e
calendário.
Essas formas de contar o tempo fazem parte do Tempo Cronológico, mas para a história há também o Tempo Histórico, que é medido pelas mudanças sociais, culturais e políticas. Ele não tem durações iguais e pode variar de acordo com os contextos em que vivemos. Apesar da possibilidade de dividi-lo de forma diferente, utilizamos como marcos histórico da Europa para nos organizarmos. Dessa maneira, o Tempo Histórico se divide da seguinte maneira.
Os anos são agrupados de outras maneiras no calendário. Um agrupamento de 10 anos é chamado de década, quando se agrupam 100 anos, chamamos século e quando se agrupam 1.000 anos é chamado milênio. Por padrão, utilizamos os algarismos romanos para representar os séculos. Os romanos usam letras no lugar de números e fazem as combinações dessas letras para representar os valores. Os números básicos são:
I=1
V= 5 X=10 L=50
M=100 D=500
Para representar os outros números, há uma
combinação com algumas regras:
a)
não se repete as mesmas letras três vezes seguidas;
b)
quando o número maior vem antes, somam-se os valores;
c)
quando o número maior vem depois, faz-se a subtração.
Como
identificar um século a partir de um ano:
a)
Quando o ano terminar em 00 cortar unidade e dezena, o que sobrar é o século:
ANO |
UNIDADE
DE MILHAR |
CENTENA |
DEZENA |
UNIDADE |
SÉCULO |
300 |
|
3 |
0 |
0 |
III |
1700 |
1 |
7 |
0 |
0 |
XVII |
2000 |
2 |
0 |
0 |
0 |
XX |
b)
Quando não terminar em 00, cortar unidade e dezena, o que sobrar somar com 1.
ANO |
UNIDADE
DE MILHAR |
CENTENA |
DEZENA |
UNIDADE |
SOMA |
SÉCULO |
34 |
|
|
3 |
4 |
0+1 |
I |
781 |
|
7 |
8 |
1 |
7+1 |
VIII |
1495 |
1 |
4 |
9 |
5 |
14+1 |
XV |
2020 |
2 |
0 |
2 |
0 |
20+1 |
XX |
ATIVIDADE
1 - Com base no dia do seu
nascimento, escreva as seguintes informações.
Ano
de nascimento |
Qual
década você nasceu? |
Qual
século você nasceu? |
Qual
milênio você nasceu? |
|
|
|
|
RESPOSTA
PESSOAL- Vou dá exemplo com base no bebê que nasceu este ano.
Ano
de nascimento |
Qual
década você nasceu? |
Qual
século você nasceu? |
Qual
milênio você nasceu? |
2021 |
Década
de 20 |
2021-20+ 1= 21 Século
XXI |
2º
milênio |
2- Transforme os números em algarismos romanos.
2
= 4 = IV 6 =
8 = VIII 9
= 12 =
16
= 17 = 21 = XXI
RESPOSTA
PESSOAL- Retorne ao texto, vou dá exemplo.
3- Além do relógio e do calendário, há outras formas de contar o tempo. Na região onde você mora, cite outras duas formas de contar o tempo.
RESPOSTA
PESSOAL- Retorne ao texto
4-Analise as frases abaixo e complete com a palavra correta. Para facilitar a resolução da atividade vou colocar as palavras no retângulo abaixo.
cronológico
– Maomé - sol -
Cristo – histórico – gregoriano – século - Moderna |
a) No Brasil utilizamos o calendário _____________, que se baseia no nascimento de ______________.
b) Os muçulmanos utilizam um calendário
diferente, que é contado a partir da migração de ____________ para Medina.
c)
O ____________ XX ficou marcado pelas duas Guerras Mundiais.
d)
O dia é contado a partir do movimento do _____________, o astro mais importante
da nossa galáxia.
e)
A Idade ______________ está entre a Idade Média e a Contemporânea.
f)
O tempo _________________ é aquele medido no relógio, já o tempo _____________
se dá por mudanças políticas, sociais, culturais ou econômicas
5 - Identifique qual século está cada um desses fatos históricos:
a) Quando o ano terminar em 00 cortar unidade e dezena, o que sobrar é o século.
b) Quando não terminar em 00, cortar unidade e dezena, o que sobrar somar com 1.
Frase |
Século |
Pedro
Álvares Cabral chegou ao Brasil em abril de 1500. |
|
Neil
Armstrong foi o primeiro homem a pisar na lua, em julho de 1969 |
|
O
reinado de Alexandre, o Grande durou de 332 a.C a 323 d.C |
|
O
primeiro automóvel foi criado na Alemanha em 1886. |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário