quarta-feira, 19 de maio de 2021

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 2 – SEMANA 2 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 2

SEMANA 2 - 6º ANO

Unidade temática: História: tempo, espaço e formas de registro

Subtema: Introdução aos estudos históricos

                                           FORMAS DE CONTAGEM DE TEMPO

           A História é o estudo dos seres humanos através do tempo e é por ele que percebemos as mudanças. Entretanto, cabe aqui alguns questionamentos importantes como, por exemplo: O que é o tempo? Como sabemos quanto tempo se passou? Como o tempo é dividido? Por que existem essas divisões do tempo? Sempre contamos o tempo da mesma maneira? Traremos aqui algumas reflexões sobre essas perguntas.

         Imagine se num dia todo o universo parasse, se nada estivesse em movimento, nesse caso haveria tempo? Percebemos o tempo a partir das mudanças das coisas, dos movimentos, sons, etc. É algo natural, mas para percebermos as mudanças nesse tempo, os seres humanos criaram formas de contá-lo e medi-lo. Uma das formas mais antigas de se contar o tempo é a ampulheta, que mostra através da areia passada por um orifício, o tempo que se passou. Podemos medir o tempo de outra forma: pelo movimento dos astros e das estrelas. Sabemos que estamos no meio do dia quando o sol está exatamente acima de nós, sem criar sombras. Quando ele está leste sabemos que está de manhã, quando está a oeste sabemos que é de tarde, quando ele já não está no céu sabemos que é noite. O relógio de sol foi criado como forma de medir o tempo dos dias usando a sombra projetada. Foram os povos da Mesopotâmia que dividiram o tempo em 12 horas e somente no século XIV é que o relógio mecânico foi inventado e com a Revolução Industrial a preocupação com a exatidão do tempo aumentou, pois contavam-se as horas e os minutos para entrar e sair das fábricas.Para medir os dias, meses, anos, décadas e séculos usamos os calendários. Aqui no Brasil e em grande parte do mundo é utilizado o calendário Gregoriano, conhecido também como calendário Cristão, pois tem como ponto de partida o nascimento de Cristo 2021 , dividindo assim as eras em antes e depois de Cristo (a.C. / d.C). Além desse existem vários outros como o calendário Chinês – que tem o ano novo em fevereiro e que agora está no ano 4.719 (ano do boi) – existe também o calendário Judaico, que se baseia no antigo testamento( criação do mundo )  e no qual estamos no ano 5.780, o calendário Muçulmano, que se inicia com a migração de Maomé de Meca para Medina e no qual estamos no ano 1.441. Existem também outros calendários que não são mais usados, como o Maia por exemplo.O tempo cronológico é contado pelo relógio e calendário.

       Essas formas de contar o tempo fazem parte do Tempo Cronológico, mas para a história há também o Tempo Histórico, que é medido pelas mudanças sociais, culturais e políticas. Ele não tem durações iguais e pode variar de acordo com os contextos em que vivemos. Apesar da possibilidade de dividi-lo de forma diferente, utilizamos como marcos histórico da Europa para nos organizarmos. Dessa maneira, o Tempo Histórico se divide da seguinte maneira.

     Os anos são agrupados de outras maneiras no calendário. Um agrupamento de 10 anos é chamado de década, quando se agrupam 100 anos, chamamos século e quando se agrupam 1.000 anos é chamado milênio. Por padrão, utilizamos os algarismos romanos para representar os séculos. Os romanos usam letras no lugar de números e fazem as combinações dessas letras para representar os valores. Os números básicos são:

 I=1    V= 5   X=10   L=50   M=100  D=500

    Para representar os outros números, há uma combinação com algumas regras:

a) não se repete as mesmas letras três vezes seguidas;

b) quando o número maior vem antes, somam-se os valores;

c) quando o número maior vem depois, faz-se a subtração.

    Como identificar um século a partir de um ano:

a) Quando o ano terminar em 00 cortar unidade e dezena, o que sobrar é o século:

     ANO

UNIDADE DE MILHAR

CENTENA

DEZENA

UNIDADE

SÉCULO

     300

 

3

0

0

III

    1700

             1

7

0

0

XVII

     2000

             2

0

0

0

XX

b) Quando não terminar em 00, cortar unidade e dezena, o que sobrar somar com 1.

ANO

UNIDADE DE MILHAR

CENTENA

DEZENA

UNIDADE

SOMA

SÉCULO

    34

 

 

3

4

0+1

   I

   781

 

7

8

1

7+1

  VIII

   1495

             1

4

9

5

14+1

  XV

   2020

             2

0

2

0

20+1

  XX

 

ATIVIDADE

1 - Com base no dia do seu nascimento, escreva as seguintes informações.

Ano de nascimento

Qual década você nasceu?

Qual século você nasceu?

Qual milênio você nasceu?

 

 

 

 

 

RESPOSTA PESSOAL- Vou dá exemplo com base no bebê que nasceu este ano.

Ano de nascimento

Qual década você nasceu?

Qual século você nasceu?

Qual milênio você nasceu?

2021

Década de 20

 

2021-20+ 1= 21

Século XXI

2º milênio

 

2- Transforme os números em algarismos romanos.

2 =                                4 = IV                                      6 =

8 = VIII                          9 =                                          12 =

16 =                              17 =                                         21 = XXI

RESPOSTA PESSOAL- Retorne ao texto, vou dá exemplo.

3- Além do relógio e do calendário, há outras formas de contar o tempo. Na região onde você mora, cite outras duas formas de contar o tempo.

RESPOSTA PESSOAL- Retorne ao texto

4-Analise as frases abaixo e complete com a palavra correta. Para facilitar a resolução da atividade vou colocar as palavras no retângulo abaixo.

cronológico – Maomé -  sol  -  Cristo – histórico – gregoriano – século - Moderna

a) No Brasil utilizamos o calendário _____________, que se baseia no nascimento de ______________.

 b) Os muçulmanos utilizam um calendário diferente, que é contado a partir da migração de ____________ para Medina.

c) O ____________ XX ficou marcado pelas duas Guerras Mundiais.

d) O dia é contado a partir do movimento do _____________, o astro mais importante da nossa galáxia.

e) A Idade ______________ está entre a Idade Média e a Contemporânea.

f) O tempo _________________ é aquele medido no relógio, já o tempo _____________ se dá por mudanças políticas, sociais, culturais ou econômicas

5 - Identifique qual século está cada um desses fatos históricos:

a)     Quando o ano terminar em 00 cortar unidade e dezena, o que sobrar é o século.

b)     Quando não terminar em 00, cortar unidade e dezena, o que sobrar somar com 1.

Frase

Século

Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil em abril de 1500.

 

Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na lua, em julho de 1969

 

O reinado de Alexandre, o Grande durou de 332 a.C a 323 d.C

 

O primeiro automóvel foi criado na Alemanha em 1886.

 

 Assista ao vídeo sobre História e tempo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO Unidade temática: Lógicas da organização política  Subtema: Surgimento e expansão do Islã     ...