quarta-feira, 26 de maio de 2021

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 2 - SEMANA 3 - 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 2

SEMANA 3 - 6º ANO

Unidade temática: História: tempo, espaço e formas de registro

Subtema: As origens do homem                                                    

                                   O SURGIMENTO DA HUMANIDADE

  Uma pergunta que muitas vezes nos fazemos é: De onde viemos? Como o ser humano apareceu no mundo? Para responder a essas questões, cada cultura desenvolveu uma hipótese diferente. Veremos um pouco sobre essas ideias e em seguida falaremos sobre o ponto vista da ciência

  Como dissemos, cada cultura criou uma forma diferente para explicar a origem do mundo e das pessoas. Essas histórias, muitas vezes contadas oralmente, são chamados de mitos de origem. Esses mitos possuem formas de contar as coisas a partir das crenças daquele povo. Muitas dessas explicações envolvem seres místicos e misturam a realidade física com os valores morais. Podemos citar aqui alguns desses mitos de origem. 

   Para o povo iorubá, o mundo, chamado Ilê Aiyê, foi uma criação do orixá Obatalá e nós seres humanos fomos criados a partir do sopro de Olodumaré. De acordo com os gregos, o mundo foi criado a partir do deus primordial Caos e a Terra seria sua filha Gaia, já nós fomos feitos do barro por Epimeteu. Para o cristianismo, Deus criou o mundo em seis dias, sendo que nos criou no sexto dia. Todas essas histórias, além de outras têm algo em comum, partem do princípio de que fomos criados por algum ser transcendente ou místico, por isso chamamos essa visão de teoria Criacionista

    No século XIX, um naturalista (pessoa que estuda a natureza) chamado Charles Darwin desenvolveu uma nova teoria sobre a existência da grande variedade de espécies de plantas e animais no mundo. Segundo Darwin, os seres vivos que não se adaptam ao ambiente morrem e os que conseguem se adaptar sobrevivem e se reproduzem, levando seus genes adiante. Os genes são o conjunto de características daquele ser vivo e são passados para seus descendentes. Com a multiplicação daquela espécie é comum que ocorram mutações que geram novas características que podem beneficiar aquela espécie e caracterizamos isso como uma evolução, daí o nome de teoria Evolucionista

    Segundo o evolucionismo, os seres humanos e os outros seres vivos que existem hoje sofreram essas mutações e conseguiram se adaptar ao ambiente. Sendo assim, nós e outros primatas como os macacos e os gorilas descendemos de uma espécie em comum, que em milhões de anos foi sofrendo adaptações aos diversos ambientes, explicando assim que os macacos tenham calda e braços mais compridos, pois facilita subir em árvores, já nós seres humanos aprendemos a andar em pé, a fabricar ferramentas e a se comunicar com gestos e palavras. 

   Os vestígios de hominídeos (família dos gorilas, chimpanzés e seres humanos) mais antigos foram encontrados na África e mostram que a espécie dos Australopitecus teria vivido no continente há cerca de 3 milhões de anos. A espécie foi modificando e dando lugar a uma nova chamada de Homo habilis, que possuía um cérebro mais desenvolvido. Há cerca de 2 milhões de anos aparece uma nova espécie chamada de Homo erectus que possuía a capacidade de ficar em pé, deixando suas mãos livres para utilizar pedras e paus para se defender e atacar. A nossa espécie é a Homo Sapiens sapiens (o homem que sabe que sabe), que adquiriu as habilidades das espécies anteriores e que passou a habitar a Terra a cerca de 300 mil anos. Com um cérebro mais desenvolvido e a capacidade de se comunicar e representar desenhos nas cavernas, nossa espécie passou a migrar para outros territórios e a criar agrupamentos. 

     Dividimos o período dos primeiros seres humanos em duas partes. A primeira parte, que vai dos 300 mil anos aos 30 mil anos, é chamada de Paleolítico. Nesse momento, os indivíduos aprenderam a caçar usando lanças e pedras, a coletar os frutos das árvores e a fazer ferramentas batendo uma pedra na outra, lascando-a, por isso é chamado também de período da pedra lascada. Além disso, os humanos viviam em cavernas, onde faziam desenhos representando seu cotidiano, rituais e algum tipo de contagem numérica (arte rupestre). Os homens também aprenderam a usar o fogo para cozinhar, afugentar animais, fazer armas, iluminar as cavernas e se aquecerem. Nesse momento, era comum que eles migrassem para outros ambientes assim que acabava o alimento, ou seja, eles eram nômades e não tinham lugar fixo. 

    A partir de 30 mil anos atrás, iniciou-se o período que chamamos de Neolítico, onde os seres humanos descobriram que podiam plantar seu próprio alimento e domesticar animais. Foi nessa época também que a humanidade passou a dominar o fogo, aprendendo como fazê-lo, além de aprender a polir uma pedra na outra, deixando a ferramenta mais eficaz. Essa técnica deixou o período conhecido também como o da pedra polida.Com essas mudanças, foram sendo criadas comunidades e o homem deixou de ser nômade e passou a ser sedentário, ou seja, se fixaram no território para viver por gerações. Dessa maneira, a comunicação passou a ser mais intensa, descobriu-se também que poderiam fundir o metal para fazer armas e ferramentas mais resistentes, começaram a criar construções maiores e a definir divisões sociais entre eles. 

    Pudemos ver que a evolução é um processo lento e gradual, demorando milhões de anos para alcançar a situação que temos hoje em dia e continuamos evoluindo e nos adaptando aos novos ambientes. Também aprendemos que o ser humano passou de um modo de vida nômade para o sedentário a partir da descoberta de novas formas de transformar o mundo com o fogo e as ferramentas que aprendeu a criar e usar para melhorar sua vida.

1- O período dos primeiros agrupamentos humanos se divide em duas partes: Paleolítico e Neolítico. Explique o que mudou de uma parte para outra.

RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o texto, principalmente as palavras em negrito.

2- O fogo foi uma das grandes descobertas desse período. Para quais atividades eles usavam o fogo? 

RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o texto, principalmente as palavras em negrito.

3 - Existem duas teorias sobre o surgimento dos seres humanos. Explique  o que diz cada uma das teorias. 

a) Criacionismo: 

b) Evolucionismo:

RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o texto, principalmente as palavras em negrito.

4 - A imagem abaixo representa uma pintura rupestre localizada na caverna de Lascaux. Explique o que os homens costumavam representar nessas pinturas



RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o texto, principalmente as palavras em negrito.

5 - Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira sobre a evolução humana.

A) Nômade                        ( ) Continente de onde teriam surgidos os primeiros hominídeos. 

B) Sedentário                    ( ) Nome científico da espécie humana. 

C) Homo Sapien sapiens  ( ) Modo de vida que migra  e não tem moradia  fixa. 

D) África                            ( ) Naturalista que desenvolveu a teoria sobre a evolução. 

E) Darwin                          ( ) Grupo no qual estão inseridos homens e macacos. 

F) Primata                   ( ) Modo de vida daqueles que se fixam em um determinado território.

Assista ao vídeo.




PLANO DE ESTUDO TUTORADO 2 - SEMANA 3 - 8º ANO

 

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 2

SEMANA 3 - 8º ANO

Unidade temática: O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise

Subtema: Revolução industrial

                                             Revolução Industrial

 A Revolução Industrial é um processo de mudanças técnicas relativas à produção e ao trabalho e que se iniciou no século XVIII, mas que passou por diversas fases e ainda hoje estaríamos vivendo a Revolução Industrial. A modernização na forma de se produzir algo trouxe vários benefícios como o aumento na quantidade de produtos, mas trouxe também consequências negativas como poluição e desgaste na relação de trabalho.

  A Primeira Revolução Industrial tem um processo anterior que aconteceu há cerca de quatro séculos antes. A partir do século XII, no contexto da Idade Média, grupos de artesãos se organizaram nos burgos para determinar regras para o comércio de seus artesanatos. O modo de produção artesanal era lento e demorado, pois cada artesão tinha responsabilidade por toda parte do processo, comprar ou extrair a matéria-prima, medir, cortar, pregar, colar, lixar, ajustar e vender. Vemos esse processo ainda hoje como os artesãos que vemos nas ruas.

  Alguns artesãos se enriqueceram com esse processo e se tornaram grandes burgueses. Com isso, eles passaram a chamar outros artesãos para trabalhar para ele, dando as ferramentas e um dinheiro para que pudessem produzir, assim o lucro da venda ficava com o dono dos meios de produção (ferramentas). Para aumentar a produtividade, essas oficinas estabeleceram um trabalho em série, ou seja, cada trabalhador faria apenas uma função. Inicia-se assim um modo de produção chamado manufatura. Esse processo de retirar a propriedade das ferramentas do trabalhador e deixá-lo fazendo apenas uma função é chamado de alienação do trabalho

   As manufaturas produziam mais de modo artesanal, mas ainda assim os burgueses queriam aumentar a produção, investindo em novas técnicas e tecnologias. O engenheiro britânico James Watt inventou uma tecnologia que revolucionaria a época: a máquina à vapor. Movida pelo aquecimento de caldeiras, as máquinas precisavam de carvão para funcionar e podiam produzir mais rápido. As oficinas então substituíram trabalhadores por máquinas, tornando-os operários, pois precisavam operar as máquinas. Essa nova fase ficou sendo conhecida como maquinofatura

  Apesar do aumento na produção, como muitos trabalhadores foram substituídos por máquinas, gerou muitos problemas como: 

• Grande quantidade de desempregados; 

• Salários muito baixos; 

• Poluição devido à fuligem gerada pelas fábricas;

• Aumento da criminalidade;

• Falta de saneamento básico; 

• Trabalho infantil; 

• Péssimas condições de trabalho. 

  Um fator fundamental para que a Inglaterra fosse o primeiro país a fazer a Revolução Industrial. O governo inglês decidiu criar a Lei dos Cercamentos, que permitia ter terras apenas quem tivesse condições de pagar. Para isso, as terras de uso comum da zona rural foram divididas em lotes, cercadas e vendidas. Quem podia comprar as terras eram os burgueses e nobres, que transformaram as terras em pasto para a criação de ovelhas usadas na produção da . Já os camponeses que viviam nessas terras foram obrigados a migrar para as cidades, causando um inchaço urbano e gerando problemas sociais profundos.

1- O planeta nunca mais foi o mesmo depois do século XVIII. Com velocidade estonteante, as fábricas tomaram o lugar do artesanato e as cidades cresceram. Em dois séculos, mecanizámos a agricultura e construímos veículos a vapor. Há controvérsias sobre a data exata em que a Revolução Industrial começou. Mas é certo que, na virada do século XVII para o XVIII, o cenário econômico europeu já apontava que muitas mudanças iriam acontecer. Mas não se tratava apenas de inovações econômicas e tecnológicas. No fim do século XVII, fazendeiros europeus começaram a arrendar terras para usar na criação de ovelhas, e isso forçou as pessoas a migrarem para os centros urbanos. Em consequência, surgiram os operários e as metrópoles. (http://goo.gl/j6IPI. Acesso: 17/07/2012. Adaptado.) 

O desenvolvimento do capitalismo industrial na Europa foi marcado por diversas mudanças, tais como, 

a) a migração de pessoas das cidades para o campo, pela necessidade de terras para as fábricas. 

b) a transformação da produção através do desenvolvimento das manufaturas e do artesanato.

c) o advento das cidades, que foram criadas para abrigar os empregados das primeiras fábricas. 

d) o surgimento de uma nova classe social vinculada às fábricas e às metrópoles: os operários.

2- Com base no texto acima, liste as três fases da Primeira Revolução Industrial e explique sua principal característica

FASE

CARACTERÍSTICA

ARTESANATO

MANUFATURA 

MAQUINOFATURA

RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o texto ,com destaque as palavras em negrito. 

3. A Revolução Industrial trouxe consequências positivas e negativas, complete o quadro com essas características. 

Consequências positivas

Consequências negativas




RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o texto, com destaque as palavras em negrito.

4 - Identifique quais fatores fizeram a Inglaterra ser o primeiro país a fazer a Revolução Industrial.

RESPOSTA PESSOAL- Leia com atenção o texto, com destaque as palavras em negrito.

Assista ao vídeo sobre a Revolução Industrial.


 

quarta-feira, 19 de maio de 2021

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 2 – SEMANA 2 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 2

SEMANA 2 - 6º ANO

Unidade temática: História: tempo, espaço e formas de registro

Subtema: Introdução aos estudos históricos

                                           FORMAS DE CONTAGEM DE TEMPO

           A História é o estudo dos seres humanos através do tempo e é por ele que percebemos as mudanças. Entretanto, cabe aqui alguns questionamentos importantes como, por exemplo: O que é o tempo? Como sabemos quanto tempo se passou? Como o tempo é dividido? Por que existem essas divisões do tempo? Sempre contamos o tempo da mesma maneira? Traremos aqui algumas reflexões sobre essas perguntas.

         Imagine se num dia todo o universo parasse, se nada estivesse em movimento, nesse caso haveria tempo? Percebemos o tempo a partir das mudanças das coisas, dos movimentos, sons, etc. É algo natural, mas para percebermos as mudanças nesse tempo, os seres humanos criaram formas de contá-lo e medi-lo. Uma das formas mais antigas de se contar o tempo é a ampulheta, que mostra através da areia passada por um orifício, o tempo que se passou. Podemos medir o tempo de outra forma: pelo movimento dos astros e das estrelas. Sabemos que estamos no meio do dia quando o sol está exatamente acima de nós, sem criar sombras. Quando ele está leste sabemos que está de manhã, quando está a oeste sabemos que é de tarde, quando ele já não está no céu sabemos que é noite. O relógio de sol foi criado como forma de medir o tempo dos dias usando a sombra projetada. Foram os povos da Mesopotâmia que dividiram o tempo em 12 horas e somente no século XIV é que o relógio mecânico foi inventado e com a Revolução Industrial a preocupação com a exatidão do tempo aumentou, pois contavam-se as horas e os minutos para entrar e sair das fábricas.Para medir os dias, meses, anos, décadas e séculos usamos os calendários. Aqui no Brasil e em grande parte do mundo é utilizado o calendário Gregoriano, conhecido também como calendário Cristão, pois tem como ponto de partida o nascimento de Cristo 2021 , dividindo assim as eras em antes e depois de Cristo (a.C. / d.C). Além desse existem vários outros como o calendário Chinês – que tem o ano novo em fevereiro e que agora está no ano 4.719 (ano do boi) – existe também o calendário Judaico, que se baseia no antigo testamento( criação do mundo )  e no qual estamos no ano 5.780, o calendário Muçulmano, que se inicia com a migração de Maomé de Meca para Medina e no qual estamos no ano 1.441. Existem também outros calendários que não são mais usados, como o Maia por exemplo.O tempo cronológico é contado pelo relógio e calendário.

       Essas formas de contar o tempo fazem parte do Tempo Cronológico, mas para a história há também o Tempo Histórico, que é medido pelas mudanças sociais, culturais e políticas. Ele não tem durações iguais e pode variar de acordo com os contextos em que vivemos. Apesar da possibilidade de dividi-lo de forma diferente, utilizamos como marcos histórico da Europa para nos organizarmos. Dessa maneira, o Tempo Histórico se divide da seguinte maneira.

     Os anos são agrupados de outras maneiras no calendário. Um agrupamento de 10 anos é chamado de década, quando se agrupam 100 anos, chamamos século e quando se agrupam 1.000 anos é chamado milênio. Por padrão, utilizamos os algarismos romanos para representar os séculos. Os romanos usam letras no lugar de números e fazem as combinações dessas letras para representar os valores. Os números básicos são:

 I=1    V= 5   X=10   L=50   M=100  D=500

    Para representar os outros números, há uma combinação com algumas regras:

a) não se repete as mesmas letras três vezes seguidas;

b) quando o número maior vem antes, somam-se os valores;

c) quando o número maior vem depois, faz-se a subtração.

    Como identificar um século a partir de um ano:

a) Quando o ano terminar em 00 cortar unidade e dezena, o que sobrar é o século:

     ANO

UNIDADE DE MILHAR

CENTENA

DEZENA

UNIDADE

SÉCULO

     300

 

3

0

0

III

    1700

             1

7

0

0

XVII

     2000

             2

0

0

0

XX

b) Quando não terminar em 00, cortar unidade e dezena, o que sobrar somar com 1.

ANO

UNIDADE DE MILHAR

CENTENA

DEZENA

UNIDADE

SOMA

SÉCULO

    34

 

 

3

4

0+1

   I

   781

 

7

8

1

7+1

  VIII

   1495

             1

4

9

5

14+1

  XV

   2020

             2

0

2

0

20+1

  XX

 

ATIVIDADE

1 - Com base no dia do seu nascimento, escreva as seguintes informações.

Ano de nascimento

Qual década você nasceu?

Qual século você nasceu?

Qual milênio você nasceu?

 

 

 

 

 

RESPOSTA PESSOAL- Vou dá exemplo com base no bebê que nasceu este ano.

Ano de nascimento

Qual década você nasceu?

Qual século você nasceu?

Qual milênio você nasceu?

2021

Década de 20

 

2021-20+ 1= 21

Século XXI

2º milênio

 

2- Transforme os números em algarismos romanos.

2 =                                4 = IV                                      6 =

8 = VIII                          9 =                                          12 =

16 =                              17 =                                         21 = XXI

RESPOSTA PESSOAL- Retorne ao texto, vou dá exemplo.

3- Além do relógio e do calendário, há outras formas de contar o tempo. Na região onde você mora, cite outras duas formas de contar o tempo.

RESPOSTA PESSOAL- Retorne ao texto

4-Analise as frases abaixo e complete com a palavra correta. Para facilitar a resolução da atividade vou colocar as palavras no retângulo abaixo.

cronológico – Maomé -  sol  -  Cristo – histórico – gregoriano – século - Moderna

a) No Brasil utilizamos o calendário _____________, que se baseia no nascimento de ______________.

 b) Os muçulmanos utilizam um calendário diferente, que é contado a partir da migração de ____________ para Medina.

c) O ____________ XX ficou marcado pelas duas Guerras Mundiais.

d) O dia é contado a partir do movimento do _____________, o astro mais importante da nossa galáxia.

e) A Idade ______________ está entre a Idade Média e a Contemporânea.

f) O tempo _________________ é aquele medido no relógio, já o tempo _____________ se dá por mudanças políticas, sociais, culturais ou econômicas

5 - Identifique qual século está cada um desses fatos históricos:

a)     Quando o ano terminar em 00 cortar unidade e dezena, o que sobrar é o século.

b)     Quando não terminar em 00, cortar unidade e dezena, o que sobrar somar com 1.

Frase

Século

Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil em abril de 1500.

 

Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na lua, em julho de 1969

 

O reinado de Alexandre, o Grande durou de 332 a.C a 323 d.C

 

O primeiro automóvel foi criado na Alemanha em 1886.

 

 Assista ao vídeo sobre História e tempo



PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO Unidade temática: Lógicas da organização política  Subtema: Surgimento e expansão do Islã     ...