terça-feira, 7 de julho de 2020

Plano de estudo tutorado volume 2 - semana 2 - 8º ano

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 2º VOLUME 
Semana 2 História 8º ano 
Unidade temática: O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise 
Subtema: Revolução Americana 
                                            Revolução Americana  
          O atual Estado Unidos no século XVIII era uma colônia da Inglaterra, na verdade ele era chamado de Nova Inglaterra e estava dividido em Treze Colônias sendo que as nove colônias do norte eram colônias de povoamento. Foram protestantes e alguns judeus de origem holandesa, que por liberdade religiosa foram viver nestas terras que possuía o clima temperado igual ao da Europa, fator que facilitou a adaptação. Viviam em pequenas propriedades que visava a subsistência, seus proprietários não estavam preocupados com a Europa ou a de fazer escravos, tinham pequenas manufaturas de tecidos e o trabalho era livre. Já as quatro colônias do sul eram do sistema de exploração, a economia estava baseada no sistema de plantation que é o latifúndio, mão-de-obra escrava, monocultura (de algodão), voltada para o mercado externo. Mas tanto nas colônias do norte quanto nas do sul, a Inglaterra sempre deu muita liberdade aos colonos, os ingleses mantinham em cada colônia um governador e soldados, mas interferia pouco na vida dos colonos. Isso é conhecido com Negligencia Salutar. Mas conforme as Treze Colônias foram prosperando a Inglaterra passou a ser um problema para eles.

       Durante o século XVIII, a Inglaterra envolveu-se em uma série de conflitos, tanto na Europa como na América do Norte, o que afetou seus cofres. Desses conflitos, o de maior importância foi a Guerra dos Sete Anos (1756-1763) que colocou ingleses e franceses em guerra. Ao final dessa guerra, a Inglaterra saiu vitoriosa, porém bastante endividada.

     A vitória inglesa na Guerra dos Sete Anos permitiu-lhes ter acesso a uma grande quantidade de terras no oeste, que eram do interesse dos colonos. A Coroa inglesa, porém, proibiu a ocupação dessas terras para evitar confrontos com as nações indígenas, desagradando os colonos da América. Com o envolvimento nessas guerras, a Inglaterra viu-se endividada, e a colônia passou a ser enxergada como forma de obter a recuperação econômica. Isso fez com que diversos impostos visando ao aumento da arrecadação fossem decretados pela Inglaterra. Esses impostos e leis também pretendiam impor controle sobre a economia da colônia para torná-la mais dependente da metrópole inglesa.

     Essa necessidade de controle sobre a economia das Treze Colônias e de torná-la dependente das mercadorias inglesas era consequência do desenvolvimento fabril da metrópole, que aconteceu com a Revolução Industrial. O aumento do controle metropolitano sobre a colônia levou a Inglaterra a decretar inúmeras leis bastante impopulares na América.

      Primeiramente, pode ser destacada em 1764, a lei de imposto sobre o açúcar. O novo tributo passou a pesar não somente sobre o açúcar refinado importado pelas colônias, mas também sobre vinhos, café, tecidos e outras mercadorias. 

       A Lei do Selo de 1765 em que se decretava que todo documento impresso na colônia somente seria considerado válido ao receber um selo inglês. Esse decreto provocou muitos protestos na América, o que fez os ingleses revogarem essa lei no ano seguinte.

       O estopim que levou ao início do movimento de independência foi a Lei do Chá de 1773, que determinava o monopólio da venda do chá na América para a Companhia das Índias Orientais. Isso desagradou às elites locais e causou uma pequena revolta conhecida como Festa do Chá de Boston, na qual colonos disfarçados em índios invadiram o porto de Boston e lançaram mais de 300 caixas de chá ao mar.

    A demonstração de rebeldia dos colonos foi acompanhada de forte repressão da colônia, que respondeu ocupando a colônia de Massachusetts, impondo a proibição de reuniões nessa cidade e exigindo o pagamento dos prejuízos por parte dos colonos. Essas determinações ficaram conhecidas como Leis Intoleráveis.

       Após as Leis Intoleráveis, a elite colonial reuniu-se no Primeiro Congresso Continental da Filadélfia, em que representantes das colônias, com exceção da Geórgia, redigiram um documento para o rei inglês Jorge III no qual protestavam contra as medidas impostas, mas reafirmavam a lealdade para com o rei inglês. O lema dos colonos era” sem representação , sem taxação”.



       A resposta da metrópole foi mais repressão, com o aumento no número de soldados instalados na colônia.Isso resultou na realização do Segundo Congresso Continental da Filadélfia em que a elite colonial reuniu-se novamente e concluiu que não era mais possível manter-se sob o domínio inglês em vista do desrespeito da metrópole com os interesses coloniais. Assim, foi redigida por Thomas Jefferson a declaração de independência, que foi emitida no dia 4 de julho de 1776.

       O processo de independência das colônias inglesas com apoio francês levou a um conflito armado com a Inglaterra, que procurava assegurar o seu domínio sobre a colônia. A guerra de independência dos Estados Unidos estendeu-se até 1781, com uma batalha na cidade de Yorktown.Com o fim da guerra, os ingleses assinaram o Tratado de Paris em 1783, no qual reconheceram a independência de sua ex-colônia. A partir da independência, as Treze Colônias adotaram um modelo republicano e um sistema federalista que garantia a aplicação de autonomia para os estados. O nome adotado para a nova nação foi o de Estados Unidos da América. Em 1787, depois de enfrentar inúmeros problemas na organização da nova nação (dentre eles, uma crise financeira quase catastrófica), vota-se a Constituição definitiva dos EUA, que colocava em prática, pela primeira vez na história, o princípio da separação dos poderes formulado por Locke e Montesquieu.As primeiras dez emendas tratam dos direitos civis individuais, proteções as liberdades individuais e das restrições dos poderes governamentais.As leis excluíam mulheres e negros.

“Acreditamos que estas verdades são autoevidentes: que todos os homens nascem iguais, dotados por seu Criador de certos direitos inalienáveis, entre eles a vida, a liberdade e a busca da felicidade.”(Thomas Jefferson, na Declaração de Independência dos EUA, 1776)

“Não consigo respirar.”(George Floyd, 2020)




1 — O processo de colonização das 13 colônias inglesas na América seguiu modelos bem diferentes em relação à ocupação e exploração do território. As colônias do sul se caracterizaram como colônias de povoamento, e as colônias do norte como colônias de exploração. Levando em consideração as pesquisas realizadas e todo o conhecimento adquirido, observe o mapa e responda às questões:

—  Pinte no mapa acima, com cores diferenciadas, as colônias que representam o grupo do sul e as que representam o grupo do norte. Crie uma legenda para facilitar a identificação.

RESPOSTA PESSOAL- Observe o mapa do texto do auxiliar. São nove colônias do norte e quatro do sul.

— Caracterize cada tipo de colonização levando em consideração a economia e a organização social. Colônias do Sul e Colônias do Norte.

RESPOSTA PESSOAL- Observe o quadro ao lado do mapa das colônias no texto auxiliar. Preste atenção no tipo de colonização, forma de trabalho, setor econômico em destaque.

— Analise as diferenças entre os tipos de colonização adotados, em um futuro no qual aconteceria a independência das 13 colônias. Você acredita que essas diferenças poderiam ser um problema no processo de unificação do território em um único país? Comente.

REPOSTA PESSOAL- Será que vai existir união em um pais onde um grupo é conservador, racista e outro grupo liberal e democrático? O que temos hoje no Brasil, não é isso? Somos uma nação unida ou dividida.Reflita sobre o Brasil para chegar a sua conclusão sobre as 13 colonias.

2 — Após a Guerra dos Sete Anos, os ingleses saíram vitoriosos, no entanto isso não significa que não tiveram perdas econômicas e em outros setores. Para minimizar os déficits na economia gerados pelo conflito, a Inglaterra resolveu estabelecer uma série de medidas de controle sobre suas colônias, em especial as colônias inglesas na América. Essas medidas de controle consistem em taxas e impostos que passariam a ser cobrados ou intensificados para que a metrópole pudesse minimizar as perdas financeiras ocorridas durante o conflito com a França. No entanto, as colônias americanas da Inglaterra não reagiram bem a essas determinações da metrópole e vários conflitos eclodiram no território americano. Entre os mais famosos está o “Boston tea party” (Festa do Chá de Boston) que foi quando colonos disfarçados de nativos indígenas invadiram navios ingleses e derramaram toda a carga de chá no mar. Esse episódio está retratado na imagem a seguir.

Para além da Lei do Chá, outras medidas de arrecadação financeira foram estabelecidas. Após analisar a imagem e baseado nas pesquisas na internet e no livro didático, preencha a tabela a seguir com as informações solicitadas.

 IMPOSTO ANO DE ORIGEM DETERMINAÇOES
 LEI DO AÇÚCAR 1764Cobrava taxas de importação do açúcar que não viesse das Antilhas
 LEI DO CHÁ 1773Determinava o monopólio da venda do chá na América para a Companhia das Índias Orientais. Isso desagradou às elites locais e causou uma pequena revolta conhecida como Festa do Chá de Boston, na qual colonos disfarçados em índios invadiram o porto de Boston e lançaram mais de 300 caixas de chá ao mar.
 LEI DO SELO 1765Cobrava uma taxa sobre os diferentes documentos comerciais, jornais, livros, anúncios.
 LEIS INTOLERÁVEIS 1774Exército inglês ocupou a colônia de Massachusetts, impondo a proibição de reuniões nessa cidade e exigindo o pagamento dos prejuízos por parte dos colonos.

3 — Em 4 de julho de 1776, era aprovada a Declaração de Independência das Treze Colônias inglesas em relação à sua metrópole, e era criado como consequência o primeiro país livre do continente americano: os Estados Unidos da América. Porém, a Inglaterra não aceitou a Declaração e iniciou um conflito com as 13 colônias. Sobre a Declaração de Independência dos Estados Unidos, analise a imagem a seguir e depois leia um trecho do documento.

Da esquerda para a direita, Benjamin Franklin, John Adams e Thomas Jefferson reunidos em Filadélfia, na Pensilvânia, para revisar o rascunho da Declaração de Independência dos Estados Unidos, em 1776 (pintura de 1932).

Trecho da Declaração de Independência

“Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a procura da felicidade. Que a fim de assegurar esses direitos, governos são instituídos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados; que, sempre que qualquer forma de governo se torne destrutiva de tais fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir novo governo, baseando-o em tais princípios e organizando-lhe os poderes pela forma que lhe pareça mais conveniente para realizar-lhe a segurança e a felicidade.”

Responda às questões:

— Observando a imagem, descreva a cena que você observa. Quem são os personagens contidos nela? Qual classe social eles representam? O que eles estão fazendo?

RESPOSTA PESSOAL- Leia a legenda da imagem. Quem são os personagens? O que eles estão fazendo? Pela a aparência representam a classe rica ( elite) ou classe popular ( pobre)?

— Sobre o trecho da Declaração de Independência dos Estados Unidos quais as principais defesas que ela faz?

Eles defendem a vida, a liberdade e a procura da liberdade.

— De qual movimento vem à inspiração para a Declaração de Independência dos Estados Unidos?

O iluminismo influenciou na elaboração da Declaração de independência dos EUA

—  Segundo a Declaração, qual seria o papel do povo nesse novo país independente? A que povo o trecho se refere?

RESPOSTA PESSOAL-O papel do povo é alterar ou abolir governos que não defendem os direitos do povo. Observando a imagem , as pessoas que criaram leis para defender quem? Mulheres, negros, povos nativos?

Para finalizar , vamos de vídeos !


 

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO Unidade temática: Lógicas da organização política  Subtema: Surgimento e expansão do Islã     ...