quarta-feira, 15 de julho de 2020

Plano de estudo tutorado volume 2 - semana 3- 8º ano

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 2º VOLUME

Semana 3  História 8º ano

Unidade temática: O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise

Subtema: Crise sistema colonial (movimentos nativistas e separatistas)

                                       CRISE DO SISTEMA COLONIAL

      O Brasil foi conquistado por Portugal em 1500, mas a efetiva exploração do território não começou no mesmo ano. Inicialmente, os portugueses apenas extraíam das terras brasileiras o pau-brasil que era trocado com os indígenas. Na falta de metais preciosos, que demoraram ser encontrados,esse tipo de relação de troca, chamada escambo, permaneceu por algumas décadas. A postura dos portugueses em relação ao Brasil só se alterou quando a ameaça de perder a nova terra e seus benefícios para outras nacionalidades aumentou.

      Em 1530 Portugal passou a ocupar o território brasileiro e explorá-lo economicamente. Tudo que era produzido em território brasileiro iria para Portugal, a metrópole e detentora dos lucros finais. Tal pratica era conhecida como pacto colonial. O objetivo da metrópole era conseguir o máximo de lucros possíveis com a produção da colônia. No Brasil, antes do ouro ser encontrado e causar grande alvoroço, a cana-de-açúcar era o principal produto produzido, no Nordeste (PE e BA em destaque).

     A exploração excessiva que era feita pela metrópole portuguesa teve seus reflexos de descontentamento a partir do final do século XVII. Neste, ocorreu apenas um movimento de revolta, mas foi ao longo do século XVIII que os casos se multiplicaram. Entre todos esses movimentos, podem-se observar dois tipos de revoltas: a de tipo nativista e a de tipo separatista. As revoltas que se encaixam no primeiro modelo são caracterizadas por conflitos ocorridos entre os colonos ou defesa de interesses de membros da elite colonial. Somente as revoltas de tipo separatista que pregavam uma independência em relação a Portugal. Pelo mapa e quadro comparativo abaixo podemos identificar tais conflitos (nativistas e separatistas):




ATIVIDADES

1 — O domínio da metrópole portuguesa sobre sua colônia na América submeteu os colonos a condições impostas que, na maioria das vezes, oportunizaram apenas os interesses de Portugal. A exploração excessiva que era realizada por Portugal teve seus reflexos de descontentamento a partir do final do século XVII. Neste, ocorreu apenas um movimento de revolta, mas foi ao longo do século XVIII que os casos se multiplicaram. Entre os principais movimentos nativistas podemos destacar a Revolta dos Beckman, a Guerra dos Mascates, a Guerra dos Emboabas e a Revolta de Filipe dos Santos. Sobre essas revoltas, pesquise em diferentes fontes e preencha o quadro abaixo com as informações solicitadas.

                           Revoltas Nativistas do período Colonial no Brasil

REVOLTA

ANO

PROVÍNCIA

LIDERES

GRUPO SOCIAL REVOLTADO

CAUSAS

RESULTADOS

REVOLTA DOS BECKMAN

1684

Maranhão

Manuel Beckman

Colonos em geral

-Firme posição dos jesuítas em defesa dos índios contra os colonos que queriam escravizá-los.

-Monopólio comercial da Companhia Geral do Comércio do Estado do Maranhão, na região Norte do Brasil.

Líder condenado a morte.

GUERRA DOS MASCATES

1710 e 1711

Pernambuco

 

Elite agrária de Olinda e comerciante de Recife.

 

 

Elite

A disputa política entre os senhores de engenho de Olinda e os mascates (comerciantes portugueses) pelo controle de Pernambuco.

Elevação de Recife a vila

GUERRA DOS EMBOABAS

1708 e 1709

Minas Gerais

Emboabas (portugueses)

          X

 Bandeirantes     paulistas

Colonos em geral

Bandeirantes paulistas queriam ter exclusividade na exploração do ouro recém descoberto no Brasil, mas inúmeros portugueses chegavam à colônia para investir na exploração. 

Derrota paulista e separação de Minas Gerais da capitania de São Vicente

REVOLTA DE FILIPE DOS SANTOS

1720.

Minas Gerais

Filipe dos Santos

Colonos em geral

Criação das casas de fundição.

Líder condenado a morte.

OBS: OBSERVE O MAPA E LEIA O QUADRO COMPARATIVO DO TEXTO COM ATENÇÃO E COMPLETE O QUADRO DA ATIVIDADE.

2— O Iluminismo foi um movimento intelectual e filosófico que surgiu na Europa durante principalmente o século XVIII. Seus idealizadores diziam que iriam “trazer luz” para uma sociedade que não conseguia ver com os olhos da razão e ainda estava enraizada nos princípios que nortearam a Idade Média. O Iluminismo influenciou muitos movimentos em busca da liberdade em toda a Europa e também não se limitou a ela. Já vimos que o Iluminismo esteve presente nas ideias que nortearam a independência dos Estados Unidos. Aqui no Brasil a teoria das luzes do século XVIII influenciou os movimentos separatistas. Comente de que maneira os ideais iluministas estavam presentes nos movimentos da Conjuração Mineira e da Conjuração Baiana.

RESPOSTA PESSOAL- O movimento Iluminista tinha como lema a razão, igualdade e liberdade. Leia o quadro acima do texto e observe os motivos dos movimentos separatistas.

3- Duas revoltas separatistas que ocorreram no período colonial brasileiro ganharam muito destaque: a Conjuração Mineira em 1789 e a Conjuração Baiana em 1798. Pesquise e levante as principais características desses movimentos que aconteceram em Minas e na Bahia no final do século XVIII.

REVOLTA SEPARATISTA

LIDERES

GRUPO SOCIAL REVOLTADO

CAUSAS

RESULTADOS

CONJURAÇAO MINEIRA (1789)

Diversos membros da elite mineira

Elite mineira

Derrama ( cobrança dos impostos atrasados)

Tiradentes condenado a morte e os demais expulsos do Brasil ( exílio).

CONJURAÇAO BAIANA( 1798)

Camada mais pobre e negra de Salvador ( alfaiates, soldados)

Colonos pobres

Crise econômica e pobreza da população

Lideres condenados a morte.

OBS: OBSERVE O MAPA E LEIA O QUADRO COMPARATIVO DO TEXTO COM ATENÇÃO E COMPLETE O QUADRO DA ATIVIDADE.

4 — Após estudar sobre as revoltas nativistas e separatistas do período colonial brasileiro, utilize as informações construídas e marque no mapa abaixo as províncias em que aconteceram as revoltas pesquisadas. Crie uma legenda para facilitar a interpretação do mapa.


Resposta pessoal – Auxiliado pelo texto e material complementar( mapa e quadro), responda as questões abaixo:

Após esse momento, responda às questões a seguir levando em consideração as revoltas nativistas e as revoltas separatistas

 — Quais classes sociais estavam envolvidas nas revoltas?

Classes mais elevadas, com raras exceções.

— Existiam causas comuns nos movimentos? Caso existam, aponte-as.

Insatisfação com o governo português

— Em qual região do país se concentraram as rebeliões?

Nordeste e Sudeste

 — Quais as características dessas regiões?

Nordeste – antigo eixo econômico em decadência (cana de açúcar)

Sudeste (MG) – novo eixo econômico, mas o ouro não estava sendo extraído com abundância

— Quais províncias não registraram revoltas?

Grão Pará, MT,GO,CE,RN,PB,AL,ES,RJ,SC,RS E Cisplatina.

— Quais das rebeliões obtiveram sucesso?

Nenhuma atingiu os objetivos

— Quais revoltas foram derrotadas?

Todas

— Com base nas informações construídas, a qual(is) fator(es) podemos atribuir o insucesso das revoltas?

A falta de estratégia, união e armamentos.


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