PLANO DE ESTUDO TUTORADO VOLUME 2
1º SEMANA HISTÓRIA 6º ANO
Unidade temática - História: tempo, espaço e formas de registros.
Subtema:Conceito e fases da pré – história e período paleolítico.
PRÉ HISTÓRIA
O termo Pré-História, apesar de muito utilizado, é inadequado. Isto porque “pré” significa “antes”, e passa a ideia de que as populações que viveram neste período não tinham história. No entanto, quando o ser humano passa a transformar a natureza, já está fazendo história. A Pré-História corresponde a um longo período de 3,6 milhões de anos. Termina com o surgimento da escrita, há quatro mil anos. Vale ressaltar que estas datas são aproximadas e discutíveis. Pesquisas indicam que o ser humano surgiu na África, há aproximadamente quatro milhões de anos. O nomadismo fez com que estes seres humanos – a partir da África – criassem redes de migrações para outras regiões do planeta.
1- SOBRE O PERÍODO PALEOLÍTICO, RESPONDA ÁS QUESTÕES:
a) Como os povos que viveram no Período da Pedra Lascada não dominavam a tecnologia de produção de alimentos, eles tinham que viver se deslocando em busca de alternativas para sua sobrevivência, em função desse fato, como ficaram conhecidos?
Os povos do paleolítico eram conhecidos como nômades, ou seja, não possuíam moradia fixa.
b) Para a prática da caça e da busca por frutos, os homens do Período Paleolítico faziam uso de instrumentos produzidos por eles próprios. Como eram estes instrumentos? De que eram feitos?
Os homens do paleolítico criam seus instrumentos a partir de elementos da natureza. Utilizavam pedras, ossos e madeiras. Criaram: facas (para cortar carnes), raspadores ( separam a pele dos animais), pontas de lanças e flechas ( para caçar) agulhas ( para costurar).
https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2017/09/piteco-hq-procura-do-fogo.html
Além de ser útil para esquentar a comida, quais outras vantagens que a descoberta do fogo trouxe para os povos da Pré-História?
O fogo servia para afugentar animais, iluminar caminhos, se aquecer além de cozinhar.
3 — A Arte Rupestre é o mais antigo tipo de arte produzida pelo homem. Como vimos, esse tipo de arte se iniciou no período Paleolítico e está presente em todos os continentes. Pesquise na internet ou no livro didático uma imagem de uma pintura rupestre encontrada em algum sítio arqueológico do Brasil ou do mundo. Após escolher a imagem você deve reproduzi-la, como se estivesse confeccionando-a no período Paleolítico, simulando a situação vivida por esses povos.
Dicas para o desenvolvimento da atividade sobre a Arte Rupestre:
1- Infelizmente não temos como reproduzir a gravura em paredes e tetos de cavernas, mas vamos usar a imaginação. Para a reprodução da imagem, você pode usar uma cerâmica lisa, uma pedra ou qualquer outro tipo de superfície que você tenha disponível em casa no momento.
2 -Como estamos tentando reproduzir esse momento vivido pelos homens do período Paleolítico, temos que tentar ser fiéis às ferramentas e materiais utilizados pelos mesmos. Por isso, para pintar a figura, utilize materiais como carvão, tijolo ou mesmo algum tipo de tinta confeccionada a partir da utilização de flores e frutos.
3 - Não utilize tintas industrializadas, lembre-se: a intenção é tentar reproduzir as dificuldades e prazeres vivenciados pelos povos Paleolíticos na concepção de sua arte.
4 - Não se preocupe tanto com a beleza estética da sua atividade, o importante é você vivenciar esse momento.
RESPOSTA PESSOAL: Se você não tiver cerâmica lisa ou pedra, não tem problema . Pode fazer em folha branca ou papel Kraft ( aquele do saquinho de pão da padaria). Além de carvão e tijolo , você pode usar:casca de jabuticaba (rosa), casca de uva preta (azul), amora ou morango (tons avermelhados ou violetas), espinafre ou erva-mate (verde), folha de beterraba ou de cenoura (verde), beterraba (vermelho), cenoura (laranja), semente de girassol (amarelo), pó de café (marrom), coloral (amarelo e laranja).
Nenhum comentário:
Postar um comentário