terça-feira, 30 de junho de 2020

Plano de estudo tutorado volume 2- semana 1 - 6º ano

PLANO DE ESTUDO TUTORADO VOLUME 2


1º SEMANA HISTÓRIA 6º ANO


Unidade temática - História: tempo, espaço e formas de registros.


Subtema:Conceito e fases da pré – história e período paleolítico.


PRÉ HISTÓRIA


       O termo Pré-História, apesar de muito utilizado, é inadequado. Isto porque “pré” significa “antes”, e passa a ideia de que as populações que viveram neste período não tinham história. No entanto, quando o ser humano passa a transformar a natureza, já está fazendo história. A Pré-História corresponde a um longo período de 3,6 milhões de anos. Termina com o surgimento da escrita, há quatro mil anos. Vale ressaltar que estas datas são aproximadas e discutíveis. Pesquisas indicam que o ser humano surgiu na África, há aproximadamente quatro milhões de anos. O nomadismo fez com que estes seres humanos – a partir da África – criassem redes de migrações para outras regiões do planeta.

       A pré história é dividida em três fases, a primeira é o período paleolítico. Foi o período mais longo da pré-história. Os seres humanos foram se adaptando à natureza. Os primeiros humanos viviam da caça, pesca e coleta de frutos. Viviam em regiões de savanas, em moradias simples, feitas de madeira, ossos, e peles de animais. Alguns ainda se abrigavam em cavernas ou ao ar livre. Caçavam mamutes, bisões, utilizavam suas carnes como alimento e suas peles para fazer as roupas. Com os ossos fabricavam ferramentas. Os humanos do paleolítico eram nômades, ou seja, não moravam em um lugar fixo. Viviam se deslocando acompanhando as migrações de animais e novas fontes de alimentos. Eles começaram a criar ferramentas de pedra lascada, ossos e madeira para facilitar sua vida. Criaram: facas (para cortar carnes), raspadores ( separam a pele dos animais), pontas de lanças e flechas ( para caçar) agulhas ( para costurar).Foi com domínio do fogo que eles melhoraram suas condições de vida. Por conta dele conseguiram afugentar animais, iluminar caminhos, se aquecer e cozinhar. Para se comunicar os seres humanos do paleolítico criaram as primeiras pinturas rupestres. Essas pinturas sobre rochas, feitas em cavernas retratavam seu dia-a-dia. A imagem abaixo retrata as características do período paleolítico.

Agora seguem dois vídeos para exemplificar o conceito de pré historia e como era a vida no período paleolítico.


ATIVIDADES CORREÇÃO

1- SOBRE O PERÍODO PALEOLÍTICO, RESPONDA ÁS QUESTÕES:

a) Como os povos que viveram no Período da Pedra Lascada não dominavam a tecnologia de produção de alimentos, eles tinham que viver se deslocando em busca de alternativas para sua sobrevivência, em função desse fato, como ficaram conhecidos?

Os povos do paleolítico eram conhecidos como nômades, ou seja, não possuíam moradia fixa.

b) Para a prática da caça e da busca por frutos, os homens do Período Paleolítico faziam uso de instrumentos produzidos por eles próprios. Como eram estes instrumentos? De que eram feitos?

Os homens do paleolítico criam seus instrumentos a partir de elementos da natureza. Utilizavam pedras, ossos e madeiras. Criaram: facas (para cortar carnes), raspadores ( separam a pele dos animais), pontas de lanças e flechas ( para caçar) agulhas ( para costurar).


2- O fogo foi uma das grandes tecnologias descobertas pelos povos do Período Paleolítico e trouxe muitas vantagens para os homens da Pré-História. Observe a tirinha e logo em seguida responda à questão:

https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2017/09/piteco-hq-procura-do-fogo.html

Além de ser útil para esquentar a comida, quais outras vantagens que a descoberta do fogo trouxe para os povos da Pré-História?

O fogo servia para afugentar animais, iluminar caminhos, se aquecer além de cozinhar.

3 — A Arte Rupestre é o mais antigo tipo de arte produzida pelo homem. Como vimos, esse tipo de arte se iniciou no período Paleolítico e está presente em todos os continentes. Pesquise na internet ou no livro didático uma imagem de uma pintura rupestre encontrada em algum sítio arqueológico do Brasil ou do mundo. Após escolher a imagem você deve reproduzi-la, como se estivesse confeccionando-a no período Paleolítico, simulando a situação vivida por esses povos.

Dicas para o desenvolvimento da atividade sobre a Arte Rupestre:

1- Infelizmente não temos como reproduzir a gravura em paredes e tetos de cavernas, mas vamos usar a imaginação. Para a reprodução da imagem, você pode usar uma cerâmica lisa, uma pedra ou qualquer outro tipo de superfície que você tenha disponível em casa no momento.

2 -Como estamos tentando reproduzir esse momento vivido pelos homens do período Paleolítico, temos que tentar ser fiéis às ferramentas e materiais utilizados pelos mesmos. Por isso, para pintar a figura, utilize materiais como carvão, tijolo ou mesmo algum tipo de tinta confeccionada a partir da utilização de flores e frutos.

3 - Não utilize tintas industrializadas, lembre-se: a intenção é tentar reproduzir as dificuldades e prazeres vivenciados pelos povos Paleolíticos na concepção de sua arte.

4 - Não se preocupe tanto com a beleza estética da sua atividade, o importante é você vivenciar esse momento.

RESPOSTA PESSOAL: Se você não tiver cerâmica lisa ou pedra, não tem problema . Pode fazer em folha branca ou papel Kraft ( aquele do saquinho de pão da padaria). Além de carvão e tijolo , você pode usar:casca de jabuticaba (rosa), casca de uva preta (azul), amora ou morango (tons avermelhados ou violetas), espinafre ou erva-mate (verde), folha de beterraba ou de cenoura (verde), beterraba (vermelho), cenoura (laranja), semente de girassol (amarelo), pó de café (marrom), coloral (amarelo e laranja).

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO Unidade temática: Lógicas da organização política  Subtema: Surgimento e expansão do Islã     ...