terça-feira, 2 de junho de 2020

Plano de estudo tutorado semana 4 - 6º ano

Plano de estudo tutorado

4º semana História 6º ano

Unidade temática: Tempo , espaço e formas de registros

Subtema: As origens do homem

                                                         AS ORIGENS DO HOMEM

         Você já deve ter tido a curiosidade de saber como surgiu à espécie humana, não é mesmo? Essa curiosidade não é só sua. Muitos pesquisadores têm estudado para descobrir como se deu a origem do ser humano. Entre as diversas explicações para o aparecimento do ser humano, duas se destacam pelo amplo debate que provocaram: o criacionismo com explicação religiosa/ mitológico e a teoria da evolução com fundamento científico. 

O criacionismo

        O Criacionismo é a teoria ou crença religiosa na qual a humanidade, toda a vida na Terra e no Universo são frutos da criação de um ser sagrado. Essa teoria parte do pressuposto de que essas criações não estariam sujeitas a evoluções ou transformações. O criacionismo é um discurso baseado em tradições que buscam explicações em para narrativas mítico-religiosas presentes nos livros sagrados.

        A questão sobre as origens do homem remete um amplo debate, no qual religião e ciência entram em cena para construir diferentes concepções sobre a existência da vida humana. Desde as primeiras manifestações mítico-religiosas, o homem busca resposta para essa questão. Neste âmbito, a teoria criacionista é a que tem maior aceitação. Ao mesmo tempo, ao contrário do que muitos pensam, as diferentes religiões do mundo elaboraram uma versão própria da teoria criacionista.

       O cristianismo adota a Bíblia como fonte explicativa sobre a criação do homem. Segundo a narrativa bíblica, o homem foi concebido depois que Deus criou céus e terra. Também feito a partir do barro, o homem teria ganhado vida quando Deus assoprou o fôlego da vida em suas narinas. Outras religiões contemporâneas e antigas formulam outras explicações, sendo que algumas chegam a ter pontos de explicação bastante semelhantes. Cada civilização que iremos estudar este ano tem sua versão sobre a origem humana. Abaixo seguem a essas teorias criacionistas.

Criacionismo Iorubá ( África)

   Na mitologia iorubá o deus supremo é Olorum. Ele criou o mundo, todas as águas e terras e todos os filhos das águas e do seio das terras. Criou plantas e animais de todas as cores e tamanhos. Até que ordenou que Oxalá criasse o homem.  Oxalá criou o homem a partir do ferro e depois da madeira, mas ambos eram rígidos demais. Criou o homem de pedra – era muito frio. Tentou a água, mas o ser não tomava forma definida. Tentou o fogo, mas a criatura se consumiu no próprio fogo. Até que deve a ideia de moldar os humanos no barro. Terminados os bonecos, colocou neles o sopro da vida.

Criacionismo Tupi-Guarani

   A figura primária na maioria das lendas guaranis da criação é Tupã, o deus Sol e realizador de toda a criação. Com a ajuda da deusa lua Araci, Tupã desceu à Terra num lugar descrito como um monte na região do Aregúa( Paraguai), e deste local criou tudo sobre a face da Terra, incluindo o oceano, florestas e animais. Também as estrelas foram colocadas no céu nesse momento. Tupã então criou a humanidade em uma cerimônia elaborada, formando estátuas de argila do homem e da mulher com uma mistura de vários elementos da natureza. Depois de soprar vida nas formas humanas, deixou-os com os espíritos do bem e do mal e partiu.

Criacionismo egípcio   

   No início nada existia a não ser Nun, um grande oceano primitivo. Ao redor desse reinavam o silêncio, as trevas e o caos. Porém misteriosamente o oceano começa a se movimentar, despertando de seu sono profundo. Nun é assolado por negras tempestades, que fazem suas águas se agitarem de forma intensa, e de dentro do oceano começa a surgir uma ilha conhecida como monte da criação. Surge então uma flor de lótus no meio desta ilha, e de dentro da flor surge o deus do sol Rá. Ele transformou-se em um novo elemento no cosmo: o sol. Mas a carência de outra vida logo lhe pesou e, em comunhão com a sua própria sombra, gerou uma filha, Tefnut. Ela também era um novo elemento: a umidade. E Shu, o outro filho de Rá, tornou-se o ar. Por sua vez, eles também tiveram seus próprios descendentes, Geb e Nut (a terra e o céu). Logo foi estabelecida toda uma ordem cósmica. Feliz, Rá deixa escorrer uma lágrima que penetra na terra que ocasionará mais tarde a humanidade.

Criacionismo grego- romano

    A história começa com um grande vazio que deu origem ao deus chamado Caos. A partir dele foram criados outros deuses primordiais, como Éter, o deus do ar; Gaia, a Mãe Terra; Urano, o deus do céu; Nix, a dona da noite; Hemera, a do dia; Eros, o deus do amor; Tártaro, deus das profundezas da terra; Ponto, deus das profundezas do mar; Tálassa; deusa da vida marinha e Érebo, o deus da escuridão. Esses deuses primordiais passaram a ter outros filhos deuses, que aos poucos foram criando tudo o que existe no universo. Entre eles estavam três irmãos: Atlas, Prometeu e Epimeteu. Atlas fora condenado a carregar o céu ou o mundo nas costas. Quanto a Epimeteu e Prometeu, estes foram incumbidos de criarem novos seres para a natureza. Epimeteu criou algumas plantas e animais, porém Prometeu decidiu criar algo diferente de todos os animais que habitavam este mundo. Ele queria criar um ser que falasse e pensasse. Sendo assim, Prometeu moldou do barro uma criatura a imagem e semelhança dos deuses, e soprou em seu corpo o sopro da vida. Ele chamou esta criatura de homem. 

Criacionismo judaico cristão

   Segundo a Bíblia, a criação do mundo foi um ato de Deus. No início da criação, a terra não tinha forma, apenas havia trevas e água caótica e o Espírito de Deus se movia sobre ela. Então, em uma semana, Deus formou o mundo que conhecemos. No primeiro dia  Deus criou a luz e separou a luz das trevas, chamando a luz de “dia” e escuridão “noite”.No dia seguinte Deus criou uma expansão para separar as águas e chamou-a de “céu”. Passando mais um dia Deus criou a terra seca e reuniu as águas, chamando a terra seca “terra” e as águas reunidas “mares”. No terceiro dia, Deus também criou vegetação (plantas e árvores). No quarto dia  Deus criou o sol, a lua e as estrelas para iluminar a terra e governar e separar o dia e a noite. Estes também serviriam como sinais para marcar estações, dias e anos. No quinto dia Deus criou todos os seres vivos dos mares e todos os pássaros, abençoando-os para multiplicar e encher as águas e o céu de vida. E no ultimo  Deus criou os animais para encher a terra.Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente.

Evolução humana

        Em oposição ao criacionismo, a teoria evolucionista parte do princípio de que o homem é o resultado de um lento processo de alterações (mudanças). Esta é a ideia central da evolução: os seres vivos (vegetais e animais, incluindo os seres humanos) se originaram de seres mais simples, que foram se modificando ao longo do tempo.

       Essa teoria, formulada na segunda metade do século XIX pelo cientista inglês Charles Darwin, tem sido aperfeiçoada pelos pesquisadores e hoje é aceita pela maioria dos cientistas. Após abandonar seus estudos em medicina, Darwin decidiu dedicar-se às pesquisas sobre a natureza. Em 1831 foi convidado a participar, como naturalista, de uma expedição ao redor do mundo organizada pela Marinha britânica. Em 1836, de volta  à Inglaterra, trazia na bagagem milhares de espécimes animais e vegetais coletados em todos os continentes, além de uma enorme quantidade de anotações. Após vinte anos de pesquisas baseadas nesse material, saiu sua obra prima: A Origem das Espécies através da Seleção Natural, livro publicado em 1859.

          A grande contribuição de Darwin para a teoria da evolução foi a ideia da seleção natural. Ele observou que os seres vivos sofrem modificações que podem ser passadas para as gerações seguintes.No caso das girafas, ele imaginou que, antigamente, haveria animais de pescoço curto e pescoço longo. Com a oferta mais abundante de alimentos no alto das árvores, as girafas de pescoço longo tinham mais chance de sobreviver, de se reproduzir e assim transmitir essa característica favorável aos descendentes. A seleção natural nada mais é, portanto, do que o resultado da transmissão hereditária dos caracteres que melhor adaptam uma espécie ao meio ambiente.

          A ideia seleção natural não encontrou muita resistência, pois explicava a extinção de animais como os dinossauros, dos quais já haviam sido encontrados muitos vestígios. O que causou grande indignação, tanto nos meios religiosos quanto nos científicos, foi a afirmação de que o ser humano e o macaco teriam um parente em comum, que vivera há milhões de anos. Logo, porém surgiria a comprovação dessa teoria, à medida que os pesquisadores descobriam esqueletos com características intermediárias entre os humanos e os símios.



ATIVIDADE 1- Leia o trecho abaixo observando as imagens para depois responder o que se pede.

Todas as pessoas têm uma história. E não apenas as pessoas, mas tudo possui uma história: a música que ouvimos, as roupas que vestimos, os alimentos que comemos, as cidades, os países, o mundo!

Os seres humanos sempre deixam algum tipo de registro histórico. Nossos indígenas, por exemplo, deixaram registrado o seu cotidiano: enfeites com penas de pássaros, objetos de cerâmica e pinturas em cavernas. 
 
 
 

Agora registre, no espaço abaixo, como você acha que era o cotidiano das pessoas/indígenas que fizeram os registros históricos?


 

RESPOSTA PESSOAL

-Como se vestem?

- Quais as principais atividades econômicas?

- Como se locomovem?

- Como é sua arte?

- Como se divertem?


ATIVIDADE 2 - Observe a imagem da origem e evolução do homem na Terra.



Faça uma pesquisa identificando as teorias e hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana na Terra. Guarde esta essa pesquisa, para mostrar ao seu professor, quando as aulas retornarem.

RESPOSTA PESSOAL. Leia o texto e escolha duas teorias criacionistas e explique com suas palavras depois observando a imagem explique sobre a evolução dos hominídeos ( quais transformações ocorreram ?). Para facilitar sua conclusão observe a imagem abaixo sobre essas transformações /mudanças.





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