quarta-feira, 4 de agosto de 2021

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 3 SEMANA 1 -6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 3

SEMANA 1 - 6º ANO


Unidade temática:  A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades.


Subtema: Egito Antigo

                                           

                                              Egito Antigo


  A sociedade egípcia é uma das mais famosas e intrigantes do mundo antigo. Os egípcios antigos deixaram um grande legado para a história e é sobre eles que abordaremos esse texto. Ao longo do rio Nilo, diversas cidades e agrupamentos foram se formando por volta do ano 6.000 a.C., cada um desses agrupamentos era chamado de nomos e eram governados pelos nomarcas que concentram poder político e militar em suas mãos. Nesse período, chamado de pré-dinástico, os nomos entravam em conflito entre si, disputando entre eles as terras mais férteis. 

   Devido a esses conflitos e mudanças, formaram-se duas culturas: a Naqada que ocupava o vale do Nilo no Alto Egito e a Maadi, que ocupava o delta do Nilo no Baixo Egito. Por volta de 3.200 a.C. o Alto Egito conseguiu unificar os dois territórios, iniciando o período dinástico do Egito, governado pelos faraós, que eram imperadores, considerados deuses.

     Os egípcios possuíam uma religião politeísta (crença em vários deuses) e zoomórfica (deuses simbolizados por animais). Eles também acreditavam na vida após a morte e para que a alma encontrasse o corpo no outro mundo, eles desenvolveram técnicas de mumificação, que mantinha o corpo preservado por muito tempo. Para a técnica, o corpo era aberto, retirado todos os órgãos, desidratado por sete dias, aromatizado com ervas e depois de todo o processo era enfaixado. O coração era colocado em um recipiente à parte.

   Segundo a religião egípcia, após a morte, o espírito era guiado pelo deus Anúbis até o Tribunal de Osíris, que o julgaria na presença de outros 42 deuses. Seu coração era pesado em uma balança, que tinha como contrapeso uma pena. Se o coração fosse mais leve que a pena, o espírito receberia a permissão para voltar e retomar seu corpo. Caso contrário, seria devorado por uma deusa com cabeça de jacaré. Os egípcios acreditavam em deuses híbridos: metade homem, metade animal (antropomórfica). 

   Os faraós quando morriam eram colocados em sarcófagos (espécie de caixão) e colocados em mastabas, túmulos construídos e ornamentados com escrituras sagradas ou sobre a vida do faraó. As famosas pirâmides do Egito são mastabas gigantescas que ficaram famosas pelo tamanho e pela preservação. 

   Os egípcios também desenvolveram dois tipos de escrita: a demótica mais simples e simbólica e os hieróglifos que eram representados em forma de desenhos que podem ter significados próprios ou representam parte de uma palavra. Esse tipo de escrita era feita somente por um grupo específico chamados escribas, que possuíam um status superior na sociedade e realizavam essas escritas nos papiros ou nas paredes das mastabas. 

 Como já dito acima, toda a sociedade egípcia se formou no entorno do rio Nilo, que era considerado um deus chamado Hapi (o deus da fertilidade) e era representado nas mastabas como um ser azul e com uma grande barriga. De tempos em tempos o rio Nilo passava por períodos em que o nível ficava baixo, permitindo a prática da agricultura e períodos de cheia, que renovava os nutrientes da terra e permitia novas plantações. Devido à riqueza da agricultura local, o poeta grego Heródoto dizia que o Egito era uma dádiva (presente) do Nilo.



1 - Sobre o rio Nilo, responda as questões abaixo:

a) Por que ele era considerado um Deus?

RESPOSTA PESSOAL - Leia com atenção o texto , com destaque as palavras em negrito.

b) Qual a importância do rio Nilo para os egípcios?

RESPOSTA PESSOAL - Leia com atenção o texto , com destaque as palavras em negrito.

c) O que significa “O Egito é uma dádiva do Nilo”, dito por Heródoto?

RESPOSTA PESSOAL - Leia com atenção o texto , com destaque as palavras em negrito.


2 - A mumificação era uma importante prática dos egípcios antigos. Sobre essa prática responda:

a) Como era feito o processo de mumificação dos corpos?

RESPOSTA PESSOAL - Leia com atenção o texto , com destaque as palavras em negrito.

b) Qual o objetivo religioso da mumificação?

RESPOSTA PESSOAL - Leia com atenção o texto , com destaque as palavras em negrito.

c) Qual a relação entre a mumificação e as pirâmides do Egito?

RESPOSTA PESSOAL - Leia com atenção o texto , com destaque as palavras em negrito.


3 - Os egípcios desenvolveram dois tipos de escrita: o demótico e o hieroglífico. Diferencie os dois tipos de escrita, caracterizando cada uma delas.

RESPOSTA PESSOAL - Leia com atenção o texto , com destaque as palavras em negrito.


4 - O início da história egípcia é chamado de Pré-dinástica. Explique a diferença desse período para o período faraônico

RESPOSTA PESSOAL - Leia com atenção o texto , com destaque as palavras em negrito.


Assista aos vídeos sobre o tema







Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO Unidade temática: Lógicas da organização política  Subtema: Surgimento e expansão do Islã     ...