domingo, 3 de agosto de 2014

Dom João - ep12 - Adeusinho


Dom João - ep11 - Sem perder a majestade


Dom João - ep10 - Casamentos arranjado, sonho frustrado


Dom João - ep09 - Pintando os Brasis


Dom João - ep08 - A Colônia que virou metrópole


Dom João - ep07 - Um jardim, uma igreja e muitos títulos, ora pois


Dom João - ep06 - Uma corte brasileira com certeza


Dom João - ep05 - Olha a Corte aí, gente


Dom João - ep04 - Venha cá, meu Rei


Dom João - ep03 - Homens ao Mar!


Dom João - ep02 - Ir ou não ir eis a questão


Dom João - ep01 - Nos tempos de Bonaparte


D.João , carioca

Como prometido postarei os 12 programetes sobre a vinda da família real portuguesa para o Brasil

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Capítulo 9 - A Segunda Guerra e a queda de Vargas

Vamos retomar
1-A Liga das Nações procurou contemporizar com os agressores ,favorecendo o fortalecimento e a militarização dos países do Eixo ,o que permitiu o desenvolvimento das condições históricas que levariam á eclosão da Segunda Guerra Mundial .
2-A justificativa usada por Hitler para invadir a Áustria e a Tchecoslováquia foi a reunião dos povos de origem germânica para a formação da Grande Alemanha.
3-Esse expansionismo não se chocava com os interesses dessas potencias .A atuação de Hitler e Mussolini colaborava com os planos franceses e ingleses de isolamento da URSS.
4- A Hitler , o pacto garantia por cinco anos a neutralidade da URSS em caso de guerra com a Ocidente. A Stalin , ele garantia a anexação da parte oriental da Polônia  e dos países bálticos , e ainda continha o expansionismo alemão para o leste.
5- O Brasil ,durante a ditadura de Vargas ,adotou postura de aproximação com os países do Eixo, mas a pressão exercida pelos EUA forçou o Brasil a se posicionar.
6-A invasão nazista á URSS e o ataque japonês a Pearl Harbor determinaram a entrada os soviéticos e dos norte americanos na guerra ,fortalecendo os Aliados.
7 -Conferência de Yalta : partilha mundial de territórios e predomínios entre URSS e seus aliados.
    Conferência de Postdam: desmilitarização da Alemanha e sua divisão em quatro áreas de influencia ( inglesa, francesa e norte americana=Alemanha Ocidental capitalista; soviéticos =Alemanha  Oriental socialista )
8- E importante lembrar que a discriminação ,o racismo e o totalitarismo fizeram parte do sistema nazista e foram reproduzidos em outros contextos históricos contemporâneos. A preservação da memoria do Holocausto ajuda a pensar sobre os limites éticos dos sistemas políticos e econômicos ,visando uma sociedade onde seja possível   a pratica democrática e a convivência harmoniosa.
Vamos trabalhar com mapa
1-Sudetos,Boêmia - Morávia ,Áustria ,Porto de Dantzig ,na Polônia e parte da Lituânia.
2-O expansionismo dava-se a sudeste e a nordeste ,em direção á URSS.
3-O pacto visava conter a expansão alemã para o leste ,poupando os soviéticos de ataques e ao mesmo tempo garantia sua neutralidade em caso de guerra.
Vamos refletir sobre o presente
1-A principal características dos campos de concentração e de refugiados é o estado de confinamento em que sua população vivia .Geralmente amontoados em abrigos provisórios ou precários ,sem poder se deslocar ,seus habitantes são submetidos a péssimas condições de vida :não dispõem de alimentos suficientes ,agua encanada ,sistema de esgoto ,lazer .Vivem em condições de miséria sendo frequentemente acometidos por doenças que rapidamente se tornam epidêmicas.
2- Resposta Pessoal
3- Resposta Pessoal
Vamos analisar charge
1-A charge foi feita na URSS ,1942 ,quando a Alemanha começava a sofrer pesadas derrotas para os russos.
2- A suástica nazista e a cruz cristã.
3- A suástica representa os exércitos nazistas e a cruz ,a morte.
4-A personagem ,cujas as feições remetem á imagem de Hitler .parece estar induzindo os exércitos a um destino terrível.
5- A charge mostra Hitler indicando um caminho que leva á morte ( os soldados se transformam em suásticas que se transformam em cruzes) .O ambiente coberto de neve faz alusão á Rússia ,onde Hitler começava sofre derrotas.
Trabalhando com documentos
1-O chanceler norte americano  queria que os países da América Latina declarassem guerra ao Eixo , a Argentina não desejava isso.
2-Getulio expressa a opinião de  que a entrada do Brasil na guerra não traria vantagens nem para o Brasil nem para os EUA. Ele não queria colocar em risco  seu futuro politico nem arriscar o pais sem garantias de segurança .
3-Procurou mostrar que tinha uma posição neutra , no entanto ,já negociava a entrada do Brasil na guerra em troca de favores e garantias do governo norte americano.
4- Os diários revelam um presidente bastante ocupado com seu  burocrático ,mas que tinha tempo para refletir ,fazendo anotações em seu diário pessoal. Nota-se que Vargas praticava de golf e aproveitava festas e recepções diplomáticas para ouvir musica enquanto decidia intrincados problemas da relações exteriores.
 

terça-feira, 17 de junho de 2014

Capítulo 8 - Vargas equilibra-se no poder

Vamos retomar
1-
a) Em comparação com a constituição de 1891 ,a de 1934 enriqueceu-se aos direitos sociais. A constituição limitou o poder do chefe do governo; estabeleceu o voto secreto e o feminino ;agregou leis trabalhistas e estabeleceu o ensino primário obrigatório e gratuito.
b) A constituição  de 1934 representou um avanço na medida em que estabeleceu a obrigatoriedade  e  gratuidade do ensino primário ,que deveria ser fornecido pelo Estado.
2-
a) AIB-grandes proprietários ,empresários ,elementos da classe média e oficiais das Forças Armadas
    ANL-intelectuais e ativistas de esquerda, membros da classe média ,operários e membros das Forças Armadas
b) As classes médias e as Forças Armadas estavam ligados a ambos os movimentos .Eram os grupos mais heterogêneos em relação a suas posições politicas.
c) AIB esta associado ao fascismo e ANL ao comunismo.
3-
a) A situação era a da iminência de uma guerra civil ,causada pela possibilidade de uma revolução liderada pelos comunistas e pela reação de seus adversários.
b) Para Vargas a alternativa á instauração da ditadura seria o caos e a desintegração do Brasil.
c) Segundo Vargas ,sua decisão de instaurar uma ditadura não representa um golpe na democracia brasileira .pois a democracia já não existia de fato ,não passando de mera abstração.
4- Direitos trabalhistas são direitos concedidos para os trabalhadores, como o descanso semanal remunerado , décimo terceiro salário ,carteira de trabalho ,licença maternidade ,aposentaria,
5-O cartaz sobre a convocação de voluntários pertence á Revolução Constitucionalista ,uma verdadeira guerra civil que ameaçou o governo de Vargas em 1932.O cartaz com o escrito Anauê e o símbolo sigma pertence á organização de inspiração fascista (AIB) ,defensora de uma ditadura nacionalista ,com partido único e associa-se á tentativa de golpe dos integralistas .
Vamos trabalhar com imagens
1-As bandeiras de São Paulo; a enorme imagem do bandeirante ,ao lado do monumento com o brasão de São Paulo; o cartaz com o soldado sobre a bandeira paulista, chamando voluntários para o alistamento nas tropas constitucionalistas.
2-A bandeira reafirma a identidade regional; a imagem do bandeirante resgata uma figura emblemática do Estado. A própria Praça do Patriarca era um local vinculado á memória paulistana. Esses símbolos atraíam voluntários para a luta contra as tropas legalistas .
Vamos relacionar textos
1 - A mudança segundo Seu Amadeo foi que o envolvimento no movimento operário diminuiu. Para ele, houve uma acomodação dos trabalhadores.
2-O trabalhador ligava-se ás associações de operários devido a possibilidade de encontrar apoio as dificuldades cotidianas ,como os eventuais problemas de saúde ,que eram minimizados pela solidariedade operária.
3- Para Boris Fausto ,ao atrelar os sindicatos ao Estado ,Vargas teria liquidado com a autonomia sindical e teria passado a manter a ação dos sindicatos dentro dos limites estabelecidos pelo governo.
4- Resposta Pessoal.
Trabalhando com documentos
1- A primeira página da cartilha mostra crianças em atitude de respeito em relação aos adultos ;a segunda demonstra o patriotismo dos jovens.
2- De acordo  com a cartilha ,um bom brasileiro ama o país e trabalha pela grandeza do Brasil ; ele respeita as suas leis e defende a ordem e a justiça .(Opinião pessoal da professora " QUE MERDA" )
3- As imagens e o texto são dirigidas ás crianças e visam incutir nelas o valor do trabalho, do respeito á ordem e do amor á pátria.
4- As crianças e os jovens são mais facilmente manipuláveis do que os adultos  e educa-los de acordo com as regras e valores impostos  pelo Estado garantiria ,na futuro ,cidadãos predispostos á obediência e á aceitação da ordem estabelecida.
Lendo textos letras de música 
1-Em ambas as canções a palavras Brasil aparece repetidas vezes ,a natureza é comparada a um paraíso , e o samba é exaltado com manifestação popular.
2- O samba é valorizado como 'coisa nossa' ,Ary Barroso exalta o mulato inzoneiro e a moreninha setrosa.
3- Os compositores consideram a terra divina e sagrada, como  nos versos 'És o altar dos nossos corações' e 'Que Deus te cubra de felicidade', em ' Cidade maravilhosa' e 'Terra do Nosso Senhor ',em Aquarela do Brasil.

Capítulo 6- Crises e totalitarismo

Vamos retomar
1-Resposta Pessoal
2-As batalhas da Primeira Guerra não se desenvolveram em território americano , o que preservou dos estragos e prejuízos. Além disso ,enquanto as nações em guerra reduziam sua produção agrícola e voltaram suas industrias para a produção de armas ,os norte americanos desenvolveram sua produção agrícola e indústria para poderem abastecer o mercado europeu. Os norte americanos ainda desempenharam importante papel nas negociações de paz e no empréstimo de dinheiro para a recuperação dos países destruídos pelo conflito.
3-A crise de 1929 decorreu da superprodução industrial e agrícola nos EUA , aliada ao fato de o poder de compra da população não ter acompanhado o crescimento da oferta de bens industrializados.
Contribuiu também a redução das importações dos produtos norte americanos pelos países europeus. O estopim da crise foi um reflexo da intensa especulação na Bolsa de Nova Iorque.
4-Para Keynes ,a crise do sistema capitalista estava associado á queda do consumo. Defendia uma politica de concessão de créditos a juros baixos e propunha que o governo investisse na geração de empregos para recuperar o poder de compra da população .Roosevelt ampliou as obras públicas com a finalidade de gerar emprego ,criou bancos de investimentos e implantou uma política de proteção aos trabalhadores.
5-O nazifascismo propunha a construção de um Estado forte ,centralizado ,nacionalista ,anticomunista ,antiliberal e autoritário. Para chegar ao poder e se manter nele, lançou mão
da violência e da propaganda ,apoiou-se numa politica de massa e foi representado por um líder carismático.
6-Podem ser citados o significado que o conflito ganhou ( combate entre fascismo X democracia),atraindo voluntários do mundo todo para lutar com as forças republicanas e o fato de os governos da Alemanha e Itália terem usados a Espanha como cenário para testes com suas táticas e armamentos , que mais tarde seriam amplamente usados na 2º Grande Guerra.
7- Resposta Pessoal
8-Resposta Pessoal
Vamos analisar uma tabela
1- A tabela trata da evolução do desemprego nos EUA
2- A tabela considera o período de 1929 a 1933
3- Estava em curso a Grande Depressão nos EUA
4- A tabela mostra um crescimento enorme do desemprego nos EUA ( cresce de 3,1% a 25,1%)
5- O desemprego cresceu como resultado da falência de muitas industrias ,cuja produção vinha superando largamente a demanda.
6- O governo investiu em obras publicas para dar emprego aos norte americanos e colocou em pratica uma politica forte de proteção ao trabalhador.
7- Essas medidas não refletem uma politica liberal ,pois estão ancoradas numa larga interferência do Estado na economia.
Vamos trabalhar com definições
Resposta Pessoal
Trabalhando com documentos
Documento 1
1-
a) Picasso abre mão do uso de cores vivas ,optando por tons opacos e ressaltando o preto ao fundo.
b) Pode-se identificar o touro, um dos símbolos da cultura espanhola ; a luz elétrica ,símbolo da modernidade; a testemunha que observa com assombro (superior direito) ;uma flor quase transparente (centro inferior),que represente esperança em meio ao desespero geral.
c) As figuras estão soltas no espaço ,desarticulados ,como se fossem os estilhaços de guerra.
d) Resposta Pessoal
e) A flor representa esperança em meio aos horrores da guerra.
2- A resposta deve-se ao fato de os nazistas terem dado apoio as tropas do general Franco durante a Guerra Civil Espanhola e terem bombardeado cidades com Guernica.
3-A pintura e a foto não enfatizam o mesmo aspecto da cidade bombardeada. A foto destaca os prejuízos físicos dos bombardeios ,mostrando principalmente os prédios destruídos .Picasso enfatiza o drama humano vivido pelas vítimas das bombas ,dando mais dramaticidade ao episodio.
Documento 2
1- Trata-se da emergência das massas no cenário europeu.
2- Para o autor ,o fenômeno decorre de uma maior concentração urbana e do fator de a multidão ter assumido uma posição de destaque na sociedade de seu tempo.
3-Os regimes nazifascistas foram movimentos de massa. Por meio da propaganda ,difundiram a ideia da primazia da comunidade sobre o individuo e arrastaram multidões passivas para as praças públicas a fim de compor o cenário propício á construção da noção de unidade que os legitimava.
Lendo textos artigo de revista
1- A obra de Kandinsky é considerada 'arte degenerada'.
2- O objetivo era depreciar essas obras e o estilo modernista ,mas esse objetivo não foi alcançado, a exposição fez sucesso em seu giro pelo mundo germânico.
3-Ziegler seguia padrões clássicos e mais realistas os mitos nazistas .Há pouca inovação ,com ênfase na disciplina artística e na técnica.

Capítulo 5 -A Revoluçao Russa e a URSS

Vamos retomar
1-Os ideais socialistas firmam-se na segunda metade do século XIX ,como respostas ás  condições de intensa exploração da Revolução Industrial , a que estavam submetidos os trabalhadores europeus.
2-Marxismo-propunha a tomada do Estado pelos trabalhadores e a construção de um regime socialista ,para depois atingir o comunismo.
Anarquismo-propunha a imediata abolição do Estado
Social democracia-acreditava que o socialismo seria alcançado com reformas no capitalismo.
3-
a) O episódio ocorreu no Mar Negro e ficou conhecido como Tomada ou Revolta do Encouraçado Potemkin.
b) No Brasil ocorreu uma revolta de marinheiros chamada de Revolta da Chibata no Rio de Janeiro ,em 1910.Semelhanças : as duas rebeliões foram levadas a cabo por marinheiros. Diferenças: no caso brasileiro ,a questão eram os castigos corporais ; no Potemkin ,o problema eram as precárias condições de vida da população  e a violenta repressão que resultou no Domingo Sangrento .A revolta dos marinheiros russos tornou-se uma luta contra as instituições que caracterizavam a ordem opressora do czarismo.
4-Bolcheviques-propunham uma imediata passagem para o socialismo ,com a tomada do poder pelos operários e camponeses e o fortalecimento dos sovietes.    
Mencheviques - pregavam a modernização para atingir o capitalismo e instalar o socialismo. Propunha a tomada do poder pela burguesia ,nos moldes da Revolução Francesa , e o fortalecimento da Duna.
5- O governo menchevique fracasso porque as reformas muito tímidas ,não atendiam ás demandas da população. A manutenção da Rússia na Primeira Guerra Mundial aumentava a situação de sofrimento e penúria da população ,fazendo crescer o descontentamento.
6- Lênin defendia nas Teses de Abril a saída da Rússia da guerra , a reforma agrária e a normalização do abastecimento dos gêneros alimentícios ,o que era sintetizado pelo lema ' paz, terra e pão'   
7- O objetivo da NEP era recuperar a economia soviética com um recuo provisório ao capitalismo , a  fim de garantir a consolidação da Revolução .Em razão disso , a NEP admitia  praticas como a produção privada de manufaturas ,o pequeno comercio de particular , a entrada de capital estrangeiro e a venda da produção dos camponeses no mercado.
8-
a) O governo soviético com o pôster de 1928 desejava transmitir uma imagem positiva aos trabalhadores .Antes da Revolução .os trabalhadores eram submetidos á exploração intensa pela burguesia e pela nobreza. Os cartazes produzidos pela Revolução buscaram estimular o otimismo da população russa , angariando seu apoio :mostram trabalhadores bem alimentados ,saudáveis e corados ,trabalhando com disposição e orgulho.
b) As fotos mostram criança magra e subnutrida e um homem morto ,contrariando a imagem do pôster . O material de propaganda soviético tentava manipular a opinião pública ,buscando sobrepor uma imagem de opulência á penúria que de fato assolava boa parte do mundo soviético.
Vamos comparar duas fotos
1-As duas fotos foram feitas na mesma ocasião ,pois o lugar é o mesmo assim como as roupas usadas por Lênin .Além disso ,nas duas fotos ele inclina e firma o corpo da mesma  forma sobre a tribuna de madeira e em ambas segura a boina com a mão. A posição das pessoas que assistem ao discurso de Lênin também confirma tratar-se do mesmo instante.
2- A imagem de Trotsky foi apagada na segunda imagem.
3- A manipulação da imagem de Trotsky foi obra de grupos ligados a Stalin ,pois ele tentava se projetar como único líder e substituir  Lênin. Contudo ,para que seus objetivos fossem alcançados precisaria livrar-se de seus mais fortes concorrentes e opositores ,dentre os quais se destacavam Trotsky( assassinato em 1940) e Kamenev( executado em 1936)
4- Os stalinistas tentaram apagar da história da URSS a figura de seu inimigo politico Trotsky .Ao retirá-lo da imagem construíram uma versão inventada ,que não corresponde á realidade.
Trabalhando com documentos
1-Lênin dirige-se aos outros revolucionários ,trabalhadores ,soldados e marinheiros.
2-Na ocasião estava em curso a 1º Guerra Mundial e o regime do czar havia sido derrubado pela Revolução de 1917 e substituído por um governo provisório liderado pelos mencheviques . Em seu discurso .ele cita a guerra no trecho :' A guerra pirata do imperialismo é o início da guerra civil por toda a Europa' e passa a se referir ao governo menchevique a partir do trecho ' Não sei ainda se estão de acordo com o Governo Provisório'
3-Lênin acreditava que a revolução iniciada na Rússia em breve se difundiria por toda a Europa e poria um fim no capitalismo.
4-Lênin toca nos pontos mais sensíveis dos problemas que afetavam os trabalhadores russos ,que eram o sofrimento e a carestia trazidos pela guerra e a falta de terras para os camponeses. Desse modo, procurava atrair o apoio da população que acreditava que somente com a ascensão dos bolcheviques teria suas demandas atendidas.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Capítulo 4 -A Primeira Guerra Mundial

Vamos retomar
1-Belle Époque é o período de euforia anterior ao início da Primeira Guerra. O otimismo característico que predominava nas nações foi alimentado pelo avanço e pelo incremento da produção industrial , que aceleraram o crescimento urbano , a expansão dos negócios e permitiram á burguesia desfrutar de um padrão de conforto nunca visto.
2- Os dois blocos eram a Tríplice Entente (Inglaterra, França e Rússia ) e a  Tríplice Aliança ( Alemanha, Áustria-Hungria e Itália) , e sua formação estava ligada á tentativa de países europeus conseguirem aliados para defenderem seus interesses.
3- O Oriente Médio era alvo de interesses imperialistas europeus ,que visavam ao controle do petróleo . Hoje ocorrem diversos conflitos na região pelo mesmo motivo ( Guerra do Golfe. Guerra do Iraque)
4- Primeira fase: guerra de movimento- movimentação das tropas ,invasão alemã da Bélgica.
Segunda fase: guerra da trincheiras -exércitos disputavam cada pedaço do território ,sem avanço significativo e com alto saldo de mortos.
5- O ataque de submarinos alemães a navios norte- americanos ,que provocou  a entrada dos EUA e a Revolução Russa que resultou na saída dos russos do conflito.
6-
a) Apenas 3 dos 14 pontos de Wilson continuaram nos acordo de paz: a devolução de Alsácia-Lorena á França ,a independência da Bélgica e a criação de um organismo internacional para cuidar da paz mundial .a Liga das Nações.
b) O tratado de Versalhes impôs penas mais pesadas para Alemanha que abriu mão de territórios importantes , e a pagar uma indenização aos países vencedores ,o que representou um duro golpe á sua economia.
7-O Império Austro -Húngaro desmembrou-se em Estados Independentes( Polônia ,Tchecoslováquia ,Hungria e Iugoslávia)  .A Finlândia e os bálticos da Estônia ,Letônia e Lituânia libertaram dos russos. A França   recuperou os territórios de Alsácia -Lorena .Alemanha cedeu a faixa de terra á Polônia , garantindo-lhe acesso ao mar pelo Porto de Dantzig , e perdeu todas suas colônias ultramar. Em torno da Sérvia reuniram-se povos eslavos da região balcânica ,formando ,primeiro ,o reino da Sérvia, Croácia e Eslovênia e, depois ,o Estado da Iugoslávia.
Vamos trabalhar com cartazes de propagandas
1-O primeiro cartaz  dirige ás mulheres ingleses. E as mulheres norte americanas no cartaz 2.
2- O cartaz 1 estimula o recrutamento das mulheres para trabalhar nas fabricas de munição e o segundo ,o trabalho no batalhão motorizado do exército dos EUA.
3- Depois da Primeira Guerra as mulheres ampliaram sua participação no mercado de trabalho e passaram a reivindicar mais direitos.
Trabalhando com documentos
1-O jornalista assume posição contrária á alemã .Percebe -se isso no trecho 'Á visão dos primeiros regimentos do inimigo ,ficamos excitados de interesse.'
2- O exército alemão ,além de numeroso ,apresentava-se como uma força homogênea e disciplinada .Apresentava-se como uma massa compacta e não como um aglomerado de indivíduos.
3- Resposta Pessoal
4- O jornalista faz uma comparação entre o cinza e a neblina , que deixava o exercito com um ar misterioso e possibilitava sua movimentação sob um manto de invisibilidade .O uso dessa cor camuflava o exército .pois dificultava a  identificação de alvos pelos combatentes inimigos , o que era uma vantagem num campo de batalha.
Lendo textos literatura
1-As batalhas da Primeira Guerra aconteceram, em geral ,em campos de batalhas definidos em locais evacuados e fora dos centros urbanos. Quem não estava diretamente envolvidos nos confrontos ,via a guerra a distância . Somente os soldados conseguiam ter uma noção do horror da guerra.
2- As pessoas não tinham liberdade para criticar a decisão de seus governantes de entrar  na guerra.Os motoristas mostram-se receosos  de criticar a participação da Itália na guerra diante dos oficiais , dando a entender que isso poderia render-lhes punições.
3- Os homens eram coagidos a participar da guerra e se alistavam por medo dos oficiais.
4-Resposta Pessoal
5-Para a autor a guerra não traria benefícios a população dos países envolvidos ,apenas um pequeno grupo da sociedade ,que enriquecia com ela.
6- Resposta Pessoal
 

A Segunda Guerra Mundial Vista do Espaço


Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

Conceito
Foi o maior confronto militar da história: a segunda e mais violenta fase da “Nova Guerra dos Trinta Anos” (1914-1945)
Combinou duas guerras originalmente distintas:
-A Guerra do Pacífico (1937-1945). Inicialmente uma guerra do Japão contra a China (Guerra Sino-Japonesa de 1937-1945). A partir de 1941 o Japão enfrentou os EUA e a Grã-Bretanha, e em 1945 a URSS.
- A Guerra Europeia ou Guerra de Hitler (1939-1945). Inicialmente (1939-1940) uma guerra da Alemanha contra a Polônia, Grã-Bretanha e França, envolvendo a Itália ao lado dos alemães (1940). A partir de1941, a Alemanha e Itália passaram a lutar também contra a URSS e os EUA.
Política de Aliança
-Eixo: principalmente Alemanha, Itália e Japão
-Aliados: principalmente EUA, URSS, Grã-Bretanha, França e China
Motivos da Segunda Guerra Mundial
- A insatisfação com a ordem internacional do pós-Primeira Guerra
- A Grande Depressão Mundial
- Fraqueza da Liga das Nações
- A política externa da Alemanha nazista
- A política de apaziguamento anglo-francesa
Antecedentes: a expansão japonesa, italiana e alemã em 1931-1939
-
1931-1932. O Japão conquista a Manchúria
- 1933. A Alemanha sai da Liga das Nações
- 1933-1935. Formação de uma coalizão anti-alemã
- 1935-1936. A Itália conquista a Abissínia (Etiópia)
- 1936-1937. Formação da aliança entre Alemanha, Itália e Japão
- 1936. Criação do Eixo Roma-Berlim e do Pacto Anti-Comintern entre a Alemanha e o Japão
- 1937. A Itália aderiu ao Pacto Anti-Comintern
- 1936-1939. Intervenção militar italiana e alemã na Guerra Civil Espanhola
-1937. O Japão invade a China
- 1938. Anschluss. Alemanha invade e anexa a Áustria
- 1938 Crise da Tchecoslováquia
- 1938 Conferência de Munique
- Pacto de Não Agressão Germano-Soviético
- A Alemanha invade a Polônia
- Início da Segunda Guerra Mundial na Europa
 Fases da guerra
- A ofensiva da Alemanha e do Japão (1939-1942) : a tática da “guerra-relâmpago”
- 1941. Expansão da guerra: entrada da URSS e dos EUA
Junho. A Alemanha invade a URSS, mas não consegue derrotá-la
Dezembro. O Japão ataca os EUA (Pearl Harbor no Havaí e as Filipinas)
Início do assassinato em massa dos judeus pelos nazistas nos campos de extermínio estabelecidos na Europa Oriental: o Genocídio ou Holocausto
- A contra-ofensiva dos Aliados (1942-1945) : Fim da expansão japonesa e alemã; colapso da Itália
Consequências
- Ascensão dos EUA e da URSS como as maiores potências militares do mundo (superpotências)
- Com superioridade americana econômica e, até 1949, militar (monopólio atômico)
- Estabelecimento de uma ordem internacional bipolar
- Fim da antiga multipolaridade Europa-EUA-Japão
- Expansão do socialismo pela Europa Oriental e Extremo Oriente (China, Coréia do Norte)
- Formação de dois blocos econômicos: capitalista e socialista
- Guerra Fria (disputas pela hegemonia e influência internacional entre EUA e URSS)
- Criação da ONU
- Descolonização da África e Ásia
- Formação de novas nações soberanas na Ásia e África que, junto com a América Latina, constituíram o Terceiro Mundo

 

HISTÓRIA DO BRASIL POR BÓRIS FAUSTO - A ERA VARGAS (vídeo completo)


Vargas equilibra-se no poder

Revolução de 1930
-Cisão na política do Café-com-Leite (Com a indicação de Washington Luiz outro paulista (Júlio Prestes), Minas Gerais rompeu com São Paula e lançou, junto com o Rio Grande do Sul e Paraíba, Getúlio Vargas para presidente e João Pessoa para vice, formando a Aliança Liberal. A fraudulenta máquina eleitoral deu vitória para o candidato de São Paulo, Júlio Prestes)
-Crise Econômica (Com a crise de 1929, o governo federal estava mal financeiramente para socorrer os cafeicultores na política de valorização do café. A recusa da ajuda esvaziou o apoio de grande parte da oligarquia do governo federal.)
-A Aliança Liberal se aproximou dos Tenentes desejando um golpe para depor o governo. O assassinato de João Pessoa foi o pretexto para os militares do Rio de Janeiro deporem Washington Luiz. O poder, porém foi entregue a Getúlio Vargas. Não foi uma revolução de contestação social, mas uma manobra política.
O Governo Provisório (1930/34)
-Os governadores dos estados foram substituídos por tenentes interventores (exceto em MG). Surgiu uma disputa entre os tenentes e a oligarquia, na qual Vargas entrava como um juiz neutralizando-os e aumentando o seu poder.
-O Estado passou a intervir  na relação patrão x empregado. Ainda em 1930 foi criado o Ministério do Trabalho, Com. e Indústria.
-O governo promulgou o novo Código Eleitoral pelo Decreto nº 21.076, na qual se introduziu o voto secreto e garantiu finalmente o direito de voto às mulheres. Foi também introduzido o voto obrigatório.
-Revolução Constitucionalista de 1932(A crise econômica que afetava a economia de São Paulo e as divergências entre os interventores e a oligarquia, deu margem a uma crise política regional. A elite paulista, gaúcha e mineira se une querendo a reconstitucionalização do país. São Paulo inicia uma revolução exigindo uma nova Constituição. Espera apoio de MG e RS, porém estes estados já havia se reconciliado com o governo. Vargas levantou suspeita de separatismo paulista e ganhou apoio nacional. Derrotando a revolução, o político hábil não puniu São Paulo, dizendo que este estado foi a maior vítima do movimento.)
-Constituição de 1934(Como a Constituição de 1891 perdeu a validade na revolução de 30, Vargas retardou a convocação da Assembleia Constituinte para elaborar a nova Carta. Promulgada, constava de itens como o voto universal, secreto e com direito a voto às mulheres, leis trabalhistas, deputado classista, pluripartidarismo, governo presidencialista)
O Governo Constitucional (1934/37)
-Eleito indiretamente sem grande concorrente (exército e oligarquia estavam divididos). O Estado não era mais representante de uma classe ou região. Os grupos lutam junto ao Estado para defender os setores.O governo fez uma política de industrialização e de controle das reivindicações operárias. Foi um governo onde se iniciou uma radicalização política.
-Ação Integralista Brasileira – AIB (1932)
Fundado por Plínio Salgado, que era um membro secundário no Partido Republicano Paulista. Era uma corrente pró-fascista contra a democracia liberal, contra o imperialismo inglês e americano e contra o comunismo. Passou a ser visto com simpatia por Vargas como um freio ao movimento comunista. Lema “Deus, pátria, família”.
-Aliança Nacional Libertadora – ANL (1935)
Criada por democratas, socialistas e comunistas para resistir ao fascismo. O presidente de honra era Luís Carlos Prestes, “O Cavaleiro da Esperança”. Propunha medidas nacionalistas e a favor das classes populares. Teve a adesão de uma ala de tenentes.
-Intentona Comunista (1935)
A ANL emitia relatórios exagerados para a Internacional Comunista e radicalizava em suas posições progressistas. Vargas a colocou na ilegalidade. Aproveitando-se das agitações dos militares e da crise entre estes e o governo, a ANL iniciou um movimento aliado aos militares. Além do descontentamento dos militares, havia os interesses dos comunistas no movimento. A revolta foi sufocada e a liderança julgada de forma sumária.
-O Plano Cohen – O golpe do Estado Novo (1937)
Militares articularam um golpe militar, criando uma hipotética insurreição comunista liderado por um imaginário comunista chamado Cohen. Vargas fechou o Congresso e justificou o golpe revelando a suposta ameaça comunista através do rádio. Milhares de opositores foram presos e se iniciava o Estado Novo.
O Estado Novo (1937/45)
-O projeto político era criar um Estado autoritário e estável, acabando com a autonomia estadual, submetendo as oligarquias regionais ao poder do governo federal. O governo fez uma modernização conservadora, criando indústria e implantando inovações tecnológicas sem alterar os fundamentos econômicos e sociais do país.
-Nova Constituição (1937)
Elaborada por Francisco Campos, ficou conhecida como Polaca por se inspirar na Constituição fascista da Polônia. Fortaleceu o executivo em detrimento dos outros poderes, sendo o Legislativo inexistente na prática (fechado Câmara e Senado). Extinguiu os partidos políticos e suspendeu os direitos individuais. Não houve aprovação popular através de plebiscito, o que constava na Carta, e Vargas governava através de Decretos-lei.
-O levante Integralista (1938)
Com o fim dos partidos, Vargas acabou colocando também a AIB na ilegalidade. Os militares ligados ao movimento atacaram o Palácio da Guanabara para matar o presidente, que organizou uma resistência e saiu com o prestígio fortalecido depois do episódio.
-A política econômica
O governo passou a intervir na economia. Criou e fortaleceu alguns órgãos técnicos ligados à economia como o Conselho federal do Café. Construiu a Hidroelétrica de Paulo Afonso (Rio S. Francisco), a Cia. Siderúrgica Nacional – CSN (1941), a Cia. Vale do Rio Doce (1942).
-A política social
As políticas populistas nem sempre eram feitas para satisfazer as massas de manobra, mas como resultado de uma pressão desta própria massa. Vargas fez algumas ações para beneficiar e ao mesmo tempo “dar uma cala boca” as classes populares. Dentre as suas ações estão a sistematização das leis trabalhistas na Consolidação das Leis de Trabalho – CLT, a criação a DOPS (Delegacia de Ordem Política e Social) – Repressão Política, a instituição do Salário Mínimo (1940), etc.
-Educação e controle ideológico
Dentro da ideia populista é importante controlar os meios de comunicação e a educação para dar difundir os moldes ideológicos que se deseja. Procurou tornar de fato o ensino obrigatório e gratuito. Criou o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) o que era na verdade uma censura.
-Política Externa
Governo estava dividido em duas correntes, tendo Oswaldo Aranha a favor da aproximação com os EUA e Dutra/Góis Monteiro a favor da aproximação com a Alemanha. Vargas se aproveitava do conflito entre EUA e Alemanha para barganhar, mantendo uma política de Equilíbrio Eqüidistante. Com a política americana da “Boa Vizinhança”, o Brasil recebeu recursos dos americanos. Em 1942 o Brasil rompeu com a Alemanha e declarou guerra e esta, criando a FEB para enviar à Segunda Guerra Mundial.
-Partidos e candidatos nas eleições de 1945
Em 1945 Vargas pensou em se candidatar, mas os militares disseram que não aceitaria um civil disputar contra Eduardo Gomes da UDN. Vargas então lançou o Gen. Dutra como candidato para dividir os militares. Quando se restabeleceu a liberdade partidária Vargas criou o PTB. Anistiado o Partido Comunista lançou Yedo Fiuza como candidato à presidência, mas este é a favor da manutenção de Vargas no poder.
-O “Queremismo” e a deposição de Vargas
Vargas incentivava a campanha do PC “Constituinte com Getúlio”. Os líderes do PTB lançaram a campanha do “Queremismo”, querendo Vargas no poder. Vargas desagrada os militares nomeando seu irmão como Chefe de Polícia do Distrito Federal. Foi suficiente para o Min. da Guerra Góis Monteiro depor Vargas e garantir as eleições. Dutra venceu as eleições e Vargas, isolado em sua fazenda, foi eleito senador

"Education For Death" - Estúdios Disney (Legendado)


Pato Donald Nazista Der Fuehrer's Face Legendas PT BR YouTube


Entendendo a Crise de 29 (Dublado)


Crises e totalitarismo

Crise de 29
Contexto histórico
Durante a 1ª G.M., a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento. As indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandes quantidades, principalmente, para os países europeus.Após a guerra o quadro não mudou, pois os países europeus estavam voltados para a reconstrução das indústrias e cidades, necessitando manter suas importações, principalmente dos EUA. A situação começou a mudar no final da década de 1920. Reconstruídas, as nações européias diminuíram drasticamente a importação de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos.
Causas da crise
Com a diminuição das exportações para a Europa, as indústrias norte-americanas começaram a aumentar os estoques de produtos, pois já não conseguiam mais vender como antes. Grande parte destas empresas possuíam ações na Bolsa de Valores de Nova York e milhões de norte americanos tinham investimentos nestas ações.
Efeitos da crise 
Em outubro de 1929, percebendo a desvalorizando das ações de muitas empresas, houve uma correria de investidores que pretendiam vender suas ações. O efeito foi devastador, pois as ações se desvalorizaram fortemente em poucos dias. Pessoas muito ricas, passaram, da noite para o dia, para a classe pobre. O número de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores.A crise, também conhecida como “A Grande Depressão”, foi a maior de toda a história dos Estados Unidos. Como nesta época, diversos países do mundo mantinham relações comerciais com os EUA, a crise acabou se espalhando por quase todos os continentes.
Efeitos no Brasil 
A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do  café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café. Desta forma, diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço do principal produto brasileiro da época. Por outro lado, este fato trouxe algo positivo para a economia brasileira.Com a crise do café, muitos cafeicultores começaram a investir no setor industrial, alavancando a indústria brasileira.
New Deal: a solução 
A solução para a crise surgiu apenas no ano de 1933. No governo de Franklin Delano Roosevelt, foi colocado em prática o plano conhecido como New Deal. De acordo com o plano econômico, o governo norte-americano passou a controlar os preços e a produção das indústrias e das fazendas. Com isto, o governo conseguiu controlar a inflação e evitar a formação de estoques. Fez parte do plano também o grande investimento em obras públicas (estradas, aeroportos, ferrovias,energia,elétrica), conseguindo diminuir significativamente o desemprego. O programa foi tão bem sucedido que no começo da década de 1940 a economia norte-americana já estava funcionando normalmente.
Regimes Totalitários
Conceito
Um regime totalitário é marcado por um Estado forte, absoluto e que domina todos os setores da sociedade.
Características Gerais:
- Partido Único – conduzido por um líder autoritário
- Ideologia Oficial – existência de uma ideologia de estado que deve ser seguida por todos os cidadãos
- Estado Policial – controle da sociedade por órgãos de repressão política (polícia, exército etc.) e eliminação de oposições, censura dos meios de comunicação, intimidação (terror) física e psicológica.
- Propaganda Estatal – propaganda vigorosa divulgando a ideologia do estado e promovendo o culto aos líderes do regime.
- Intervencionismo Econômico – economia controlada pelo estado.
Fatores que favoreceu a ascensão dos regimes autoritários na Europa capitalista da década de 1920
- Dificuldades do pós-guerra – Havia grandes problemas sociais e econômicos. Havia também a necessidade de reconstruir obras públicas, restabelecer a indústria, gerar empregos e pagar dívidas de guerra.
- Crise do Capitalismo internacional – a recessão dos EUA afetou a Europa, aumentando a os índices de inflação e desemprego. Houve tensão entre classes sociais.
- Fragilidade das democracias liberais – Os governos da Europa, em sua maioria democráticos liberais, não conseguiam mais administrar as crises do momento. As elites (industriais, banqueiros, comerciantes), preocupadas com o futuro, decidiram dar apoio à formação de governos autoritários, capazes de recompor a ordem social e capitalista.
-Avanço do socialismo – Com a crise do capitalismo, o socialismo cresceu e preocupava as elites que, por isso, apoiaram a ascensão das correntes totalitárias que prometiam acabar com o socialismo: o Fascismo e o Nazismo.
Fascismo
Nasceu na Itália após a Primeira guerra mundial, que deixou saldos negativos. Houve fome, aumento da inflação e desemprego, provocando grande agitação social. Nesse contexto instável, Benito Mussolini fundou o movimento fascista.Mussolini afirmava que conseguiria acabar coma fome e desemprego, ganhando, portanto, o apoio do povo (maioria), greves e agitação dos socialistas e de revigorar a economia do país. Assim, Mussolini ganhou também o apoio dos industriais e em 1922 conquistou o poder.
Nazismo
Após a guerra, a população alemã enfrentou grandes problemas de ordem social e econômica.
Mesmo com a retomada do desenvolvimento industrial, o país ainda tinha grande inflação e altas taxas de desemprego. A partir daí o capitalismo foi muito criticado por diversos setores do operariado. As greves e protestos contra o capitalismo, que se tornaram comuns, eram lideradas pelos partidos Comunista da Alemanha e Social-Democrata da Alemanha.A elite alemã passou a apoiar o Partido Nazista, liderado por Adolf Hitler, com medo de que o socialismo se expandisse.Algumas idéias que se destacaram são:
- Superioridade Ariana – O povo alemão era descendente de uma raça superior e por isso poderia dominar as raças, segundo eles, inferiores (judeus, eslavos etc.).
- Antissemitismo – Idéia de aversão aos judeus (raça inferior). Por isso, os casamentos entre alemães e judeus deveriam ser proibidos para evitar que o povo alemão fosse corrompido.
- Fortalecimento do Estado – O indivíduo deveria ser totalmente submisso à autoridade do Estado (chefe supremo).
-Expansionismo – O povo alemão teria o direito de expandir seu território para a reunião das comunidades alemãs e se desenvolver.
 

Aula 52 - A Revolução Russa (História - Ensino médio)


Revoluçao Russa e URSS

Conceito
Movimento social ocorrido na Rússia em 1917 que levou ao poder pela 1ª vez na história a classe operaria implantando o socialismo de Karl Mark.
Causas
- Empobrecimento do povo russo notadamente no campo
- Fome, gravíssimas injustiças sociais
- Atraso tecnológico e militar
- Entrada da Rússia na 1ª guerra mundial e as sucessivas derrotas
- O fraco poder da Duma (Parlamento)
- A criação do sovietes
- A Revolução de fevereiro de 1917 se mostrou ineficaz
- A divisão do movimento operário russo em mencheviques e bolcheviques
 Principais acontecimentos e características
- Lênin defende em abril todo poder aos sovietes e paz, terra e pão
- Trotsky organiza o exercito vermelho
- Os bolcheviques tomam o poder a 25 de outubro
- O comunismo de guerra bolcheviques ( vermelhos) X mencheviques (brancos)
- A NEP doses de capitalismo no socialismo
- A morte de Lênin e o confronto Stalin X Trotsky
- Criação dos planos quinquenais
- Stalin o consolidador da URSS e “traidor” da causa socialista
- Guerra fria
- Decadência
- Glasnost e a Perestroika
- Fim da URSS
Consequências
- Fortalecimento dos movimentos operários em todo mundo inclusive no Brasil
- Criação de partidos comunistas em todo mundo inclusive no Brasil (1922)
- Implantação do socialismo na China e em outros países do mundo
- Criação por parte da burguesia da ideia do perigo vermelho em todo mundo
- Tentativa em varias partes do mundo da implantação de governos socialistas.

primeira Guerra.Mundial o fim de uma era dublado


Primeira Guerra Mundial

Conceito
Ao iniciar o século XX, o avanço do capitalismo, agora na fase monopolista ou financeira, provocou uma desigualdade entre as nações européias. A disputa por novas áreas, por novos mercados, pela hegemonia do continente acabou por causar uma grande guerra, que ficou conhecida como Primeira Guerra Mundial.
Por que aconteceu a 1ª Guerra Mundial.
- Disputas imperialistas entre a Inglaterra e a Alemanha.
- Revanchismo francês
- Pan eslavismo ( Rússia)
-Pan germanismo ( Alemanha)
- Os Incidentes nos Bálcãs
- Os Incidentes no Marrocos
- Causa imediata (estopim) – O Assassinato do Príncipe Francisco Ferdinando – herdeiro do trono austríaco. Foi assassinado por um fanático estudante bosníano, Gravilo Princip, na cidade de Serajevo. A Áustria -Hungria exigiu uma satisfação da Sérvia, onde o crime fora tramado, por meio de um ultimato. A Rússia, decidida a não admitir uma humilhação à Sérvia, rejeitou as propostas conciliatórias da Alemanha e decretou a mobilização geral. A Alemanha, aliada da Áustria, declarou guerra à Rússia no dia 1.o de agosto e, dois dias depois, à França.
Política de aliança
Tríplice Aliança- aliança defensiva entre a Alemanha Itália e o Império Austro-húngaro
Tríplice Entente - Inglaterra, Rússia e França. A Inglaterra estava preocupada com o crescimento econômico da Alemanha e com o desenvolvimento da marinha alemã, que ameaçava sua soberania marítima
Paz Armada
Desde o fim do século XIX até 1914, as nações européias fortaleceram-se, aumentando seu poderio bélico. Uma verdadeira corrida armamentista foi alimentando os países. Eles estavam em paz, mas ao mesmo tempo reforçando-se, armando-se para o grande conflito.
Fases da Guerra
- Guerra do Movimento (1914)-avanço alemão
- Guerra de Trincheiras (1915-1917)- avanço da  Entente
- Saída da Rússia – Com o triunfo da Revolução Russa de 1917, onde os bolcheviques estabeleceram-se no poder, foi assinado um acordo com a Alemanha para oficializar sua retirada do grande conflito.
- Entrada dos Estados Unidos – Os norte-americanos tinham muito investimentos nesta guerra com seus amigos aliados (Inglaterra e França). Era preciso garantir o recebimento de tais investimentos. Utilizou-se como pretexto o afundamento do navio “Lusitânia”, que conduzia passageiros norte-americanos.
Consequências da Guerra
- O aparecimento de novas nações.
-Desmembramento do império Austro- Húngaro.
-Tratado de Versalhes ( Alemanha pagará indenização aos vencedores)
- A hegemonia do militarismo francês, em decorrência do desarmamento alemão.
-A Inglaterra dividiu sua hegemonia marítima com os Estados Unidos.
- O enriquecimento dos Estados Unidos.
- A depreciação do marco alemão, que baixou à milionésima parte do valor, e a baixa do franco e do dólar.
- A crise de 1929: os governos tiveram que intervir na economia com medidas severas.
- O protecionismo que impossibilitou a Alemanha de pagar suas dívidas por meio de exportação.
- O encarecimento do custo de vida.

domingo, 15 de junho de 2014

Conjuração Baiana


Crise ente a colônia e a metrópole


Revoltas Nativistas ( Emboabas, Mascates,Beckman,Vila rica)


Revoltas coloniais no Brasil


As revoltas ocorridas no Período Colonial costumam ser divididas didaticamente em Nativistas e Separatistas.
REVOLTAS NATIVISTAS
Foram movimentos de protesto contra o excesso de exploração por parte de Portugal, bem como, conflitos internos entre grupos rivais, mas sem qualquer pretensão de independência. As principais foram:
A Revolta de Beckman
Ano: 1684
Local: Maranhão – São Luís
Causa e Objetivo: A Companhia do Comércio do Maranhão não estava agradando os colonos: eles traziam um número insuficiente de escravos e cobravam caro por eles. Também adulteravam preços e medidas e seus produtos eram de má qualidade. A população então, passou a se sentir roubada com isso e organizou essa revolta com o objetivo de acabar com a Companhia e expulsar os jesuítas da cidade, além de assumir o governo de São Luís.
Líderes: Manuel e Tomás Beckman
Consequências: Os objetivos propostos pela revolta foram cumpridos, mas quando o movimento tentou se estender para Belém, foi facilmente controlado pelas tropas reais, comandadas por Gomes de Freire de Andrada e fracassou. Tomás Beckman foi preso e seu irmão Manuel, condenado à morte. O Colégio dos Jesuítas e a Companhia do Comércio do Maranhão foram reabertos, mas aos poucos, este último devido a sua ineficiência, foi se extinguindo. Ou seja, a revolta não foi bem sucedida, mas pelo menos, a Companhia que tanto não satisfazia as necessidades da população acabou fechando devido à sua própria incapacidade.
A Guerra dos Mascates

Ano: 1710 a 1711
Local: Pernambuco – Recife
Causa e Objetivo: A Guerra dos Mascates foi um conflito entre Olinda e Recife. Na época, os senhores de engenho de Olinda, estavam em má situação econômica, pois as Antilhas holandesas haviam aberto concorrência com a produção açucareira do Nordeste. Assim, para cobrir suas despesas, esses senhores criaram uma dívida com os comerciantes de Recife, fazendo surgir uma rivalidade entre esses povoados. Olinda não pretendia acertar o que devia com os mascates, como haviam sido apelidados depreciativamente os recifenses. Esses últimos, lutavam por sua autonomia política, já que eram administrados por uma câmara de Olinda. Na verdade, essa luta pela autonomia de Recife tinha o interesse de executar as dívidas com os senhores de Olinda. Essa disputa de interesses, adquiriu ainda um caráter nativista, pois a aristocracia olindense era de origem pernambucana e os mascates de recife, imigrantes portugueses. No ano de 1770, a Coroa portuguesa apoiou os mascates elevando Recife à condição de vila independente de Olinda. Esse foi o estopim para o início do conflito.
Líderes: Bernardo Vieira, Leonardo Bezerra Cavalcanti
Consequências: Os senhores de engenho olindenses não concordaram com a independência dos mascates e invadiram Recife, destruindo o pelourinho (símbolo de autonomia recém-conquistada). Os mascates reagiram, e o conflito continuou. Depois, Portugal interveio, querendo conciliar os dois lados, mas mesmo assim, os mascates de Recife se beneficiaram, mantendo sua independência e tornando-se política e economicamente mais importantes do que Olinda.
A Guerra dos Emboabas
Ano: 1708 a 1709
Local: região das Minas Gerais
Causa e Objetivo: Logo depois da descoberta do ouro, começaram os conflitos. Os paulistas, que haviam encontrado primeiro, achavam que tinham o direito exclusivo sobre elas. Mas os forasteiros (portugueses, baianos e pernambucanos) também tinham interesses nessa nova descoberta. Eles foram chamados de emboabas. Ou seja, o objetivo da Guerra dos Emboabas era conquistar as minas de ouro das Gerais.
Líderes: Manuel Nunes Viana (emboabas) e Borba Gato (paulistas)
Consequências: Dado o início dos conflitos, os emboabas foram conquistando muitas vitórias, pois eram mais ricos. Os paulistas foram recuando até chegar perto de um rio, nas proximidades de São João Del Rei. Lá foram cercados pelos forasteiros e acabaram firmando um acordo de paz: os paulistas se rendiam e os emboabas lhes davam liberdade. Os paulistas, sem outra alternativa, se renderam, mas os emboabas, não cumpriram sua parte e mataram todos os inimigos, na região que viria a ser conhecida como Capão da Traição. Após os conflitos, a Coroa Portuguesa tentou pacificar a região, criando a Capitania de São Paulo e das Minas de Ouro e nomeando um novo governador. Já os paulistas, depois do episódio da Guerra dos Emboabas, abandonaram a região das Gerais e acabaram descobrindo novas jazidas em Goiás e Mato Grosso.
 A Revolta de Filipe dos Santos ou A Revolta de Vila Rica

Ano: 1720
Local: Vila Rica, na região das minas
Causa e Objetivo: Os donos das minas estavam sendo prejudicados com as novas medidas da Coroa para dificultar o contrabando do ouro em pó. A Coroa Portuguesa decidiu instalar quatro casas de fundição, onde todo ouro deveria ser fundido e transformado em barras, com o selo do Reino (nessa mesma ocasião era recolhido o imposto -de cada cinco barras, uma ficava para a Coroa portuguesa). Assim, só poderia ser comercializado o ouro em barras com o selo real, acabando com o contrabando paralelo do ouro em pó e consequentemente, com o lucro maior dos donos das minas. Então, esses últimos organizaram essa revolta para acabar com as casas de fundição, com os impostos e com o forte controle em cima do contrabando.
Líderes: Filipe dos Santos
Consequências: Os revoltosos realizaram uma marcha até a sede do governo da capitania em Mariana, e como o governador conde de Assumar não tinha como barrar a força dos donos das minas, ele prometeu que as casas de fundição não seriam instaladas e que o comércio local seria livre de impostos. Os rebeldes voltaram então para Vila Rica, de onde haviam saído. Aproveitando a trégua, o conde mandou prender os líderes do movimento, cujas casas foram incendiadas. Muitos deles foram deportados para Lisboa, mas Filipe do Santos foi condenado e executado. Assim, essa revolta não conseguiu cumprir seus objetivos e foi facilmente sufocada pelo governo.
REVOLTAS SEPARATISTAS
Buscavam a independência em relação a Portugal e suas causas gerais foram: influência do Iluminismo, o desejo do fim do monopólio, a Revolução Americana (1776) e a Revolução Francesa (1789). As principais foram:
Conjuração /Inconfidência Mineira
Ano: 1789
Local : Vila Rica ,na região das minas
Causas Locais: Teve uma importante influência dos ideais da Revolução Americana. Os impostos exagerados sobre a mineração, assim como, o violento aumento da fiscalização e da repressão na região mineradora.
Líderes: Domingos Vidal Barbosa, José Álvares Maciel, Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Alvarenga Peixoto, Joaquim José da Silva Xavier (o Tiradentes) entre outros.
Projetos: Implantação de uma República inspirada nos Estados Unidos, cuja capital seria São João Del Rei e o primeiro presidente seria Tomás Antônio Gonzaga; criação do serviço militar obrigatório; fundação de uma universidade em Vila Rica; instalação de fábricas por todo o país; amparo às famílias numerosas; manutenção da escravidão.
Consequencias:O movimento deveria acontecer no dia da Derrama, mas os rebeldes foram delatados por Silvério dos Reis, Brito Malheiros e Correia Pamplona. Foram todos presos e submetidos a processo (Os Autos da Devassa), que durou três anos, e condenados à morte, mas apenas Tiradentes foi executado, pois todos os outros reconheceram que eram “culpados de traição” e foram degredados para a África.
Conjuração / Inconfidência baiana
Ano : 1798
Local :Salvador
Causas locais: Teve uma importante influência dos ideais da Revolução Francesa. Além de ser emancipacionista, defendeu importantes mudanças sociais e políticas na sociedade. Insatisfação popular com o elevado preço cobrado pelos produtos essenciais e alimentos. Além disso, reclamavam da carência de determinados alimentos. Forte insatisfação com o domínio de Portugal sobre o Brasil. O ideal de independência estava presente em vários setores da sociedade baiana.
Líderes:Cipriano Barata,soldado Luís Gonzaga das Virgens,alfaiates Manuel Faustino dos Santos Lira e João de Deus do Nascimento.
Quem participou: pessoas pobres, letrados, padres, pequenos comerciantes, escravos e ex-escravos.
Objetivos: Defendiam a emancipação política do Brasil, ou seja, o fim do pacto colonial com Portugal;
Defendiam a implantação da República;Liberdade comercial no mercado interno e também com o exterior;
Liberdade e igualdade entre as pessoas. Portanto eram favoráveis à abolição dos privilégios sociais e também da escravidão;Aumento de salários para os soldados.
Consequências:A revolta estava marcada, porém um dos integrantes do movimento, o ferreiro José da Veiga, delatou o movimento para o governador, relatando o dia e a hora em que aconteceria.O governo baiano organizou as forças militares para debelar o movimento antes que a revolta ocorresse. Vários revoltosos foram presos. Muitos foram expulsos do Brasil, porém quatro foram executados na Praça da Piedade em Salvador.

 

Revolução Industrial


Revoluçao Industrial

Conceito
Conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais que assinalaram a plena configuração do sistema capitalista (ou modo de produção capitalista).
Etapas do modo de produção
1ª – Artesanato: forma mais simples de produção industrial. O artesão fazia tudo sozinho.
2ª – Manufatura: caracteriza-se pela divisão de tarefas. Cada pessoa executa uma parte do trabalho, sendo que todas as operações essenciais eram feitas à mão com ajuda de ferramentas manuais.
3ª – Mecanização: forma mais complexa de produção industrial. Consiste na utilização das máquinas em substituição às ferramentas e ao próprio trabalho do homem.
Causas da Revolução Industrial
a)Expansão do comércio: acumulação de capital nas mãos da burguesia;
b)Crescimento do mercado consumidor: exigências de novos produtos;
c)Abolição das restrições impostas pelo mercantilismo e abandono das práticas absolutistas de governo;
d)Novas descobertas.
Pionerismo inglês

-Acumulação de capital
-Mão-de-obra abundante e disponível
-Supremacia naval
-Monarquia Parlamentar
-Liberalismo político e econômico
-Posição geográfica
-Inovações técnicas
Consequências da Revolução Industrial
-Utilização constante da máquina
-Divisão do trabalho
-Aumento de produção
-Crescimento da urbanização e despovoamento dos campos
-Ruína dos artesãos
-Surgimento de novas classes: burguesia industrial e proletariado
-Expansão do colonialismo
-Evolução dos meios de transporte e das comunicações
-Expansão do capitalismo por toda Europa e suas colônias.
Movimentos de trabalhadores
-Ludismo: destruição das máquinas, pelos trabalhadores, introduzidas na indústria fabril. Os trabalhadores acreditavam que as máquinas eram responsáveis pela sua miséria, exploração e desemprego.
-Cartismo: movimento derivado da Carta do Povo, documento onde os trabalhadores reivindicavam, dentre outras coisas, redução de jornada de trabalho, sufrágio universal masculino, voto secreto e eleições anuais. Uma das principiais conseqüências desse movimento foi o surgimento das associações de trabalhadores que deram origem aos sindicatos modernos.

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO Unidade temática: Lógicas da organização política  Subtema: Surgimento e expansão do Islã     ...