segunda-feira, 18 de maio de 2020

Plano de estudo tutorado Semana 1 - 6º ano

Unidade Temática: Tempo, espaço e formas de registros
Subtema: 
- Conceito História
- Sujeito histórico
- Fontes históricas
- Fato histórico 
Orientação:
Ler as anotações no caderno sobre esses conceitos . A atividade que fizemos juntos  pode auxiliar.
                                       Introdução aos estudos históricos
*Conceito de História
História ciência que estuda a vida humana através do tempo. Nesta disciplina vamos entender como os homens organizaram-se e desenvolveram-se no passado, chegando aos dias de hoje. É importante ressaltar que a História está interessada tanto na vida dos homens do passado como dos homens atuais, de forma que é uma ciência do passado e do presente. Estuda mudanças e permanências..
*Sujeito histórico
Por muito tempo os historiadores acreditaram e afirmaram que a História era feita somente por reis, generais e presidentes. O tempo foi o responsável para eles descobrirem que a História não é feita apenas por grandes personagens, mas por todos nós. A história é feita por homens, mulheres, crianças, ricos e pobres; por governantes e governados, por dominantes e dominados, pela guerra e pela paz, por intelectuais e principalmente pelas pessoas comuns, desde os tempos mais remotos. Todos os homens participam dos fatos, isto é, fazem a História. O poema do poeta, romancista, dramaturgo alemão Bertolt Brecht comprova isso.
PERGUNTAS DE UM TRABALHADOR QUE LÊ  Bertold Brecht (1898-1956)
Quem construiu a Tebas de sete portas?
Nos livros estão nomes de reis.
Arrastaram eles os blocos de pedra?
E a Babilônia, várias vezes destruída,
Quem a reconstruiu tantas vezes?
Em que casas da Lima dourada moravam os construtores?
Para onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha da China ficou pronta?
A grande Roma esta cheia de arcos do triunfo.
Quem os ergueu?
Sobre quem triunfaram os Césares?
A decantada Bizâncio tinha somente palácios para os seus habitantes?
Mesmo na lendária Atlântida, os que se afogavam gritaram por seus escravos na noite em que o mar a tragou.
O jovem Alexandre conquistou a Índia.
Sozinho?
César bateu os gauleses.
Não levava sequer um cozinheiro?
Filipe da Espanha chorou, quando sua Armada naufragou.
Ninguém mais chorou?
Frederico II venceu a Guerra dos Sete Anos.
Quem venceu além dele?
Cada pagina uma vitória.
Quem cozinhava o banquete?
A cada dez anos um grande Homem.
Quem pagava a conta?
Tantas histórias.
Tantas questões.
* Fontes históricas
Para saber o que são fontes históricas, precisamos entender que, ao desempenhar seu trabalho, o historiador faz um trabalho minucioso de pesquisa, esperando encontrar vestígios do passado que possam ajudá-lo a decifrar e entender a história. Esses vestígios são o que chamamos de fontes históricas. Elas podem ser divididos em escritos, iconográficos, materiais,audiovisuais e orais. Desde crianças, convivemos com muitos documentos que trazem informações sobre nós. Podemos entender por documentos escritos as cartas, as certidões, textos de jornais e revistas. As fotografias, ilustrações, desenhos, obras de arte, gravuras são documentos históricos iconográficos. As roupas, os brinquedos, os móveis, os cadernos, livros, automóveis e construções são considerados documentos históricos materiais. Os filmes e desenhos animados vistos na televisão ou no cinema, videos no youtube, musicas são exemplos de documentos históricos audiovisuais. Fatos( lembranças) que alguém conta e que ajudam a identificar uma história são considerados documentos históricos orais. É válido ressaltar, portanto, que as relações entre diversas fontes falam muito mais que uma fonte histórica isolada e que elas podem ter mais de uma interpretação.
* Fato histórico
São acontecimentos que modificam e transformam a realidade da sociedade.

ATIVIDADE 1
a) Qual é sua história ? Desenhe a sua de tempo.
Resposta pessoal. Você vai montar sua linha de tempo começando do seu nascimento até a atualidade.  Escolha 6 fatos interessantes . Ex:

b) O que você faz é importante para a Historia? 
Resposta pessoal.Vamos analisar o momento atual- pandemia Covid-19 . Será que seu comportamento é importante para modificar e transformar  a realidade brasileira ?
c) Sera que sua historia é importante para a História do nosso pais?
Resposta pessoal. Seu comportamento atual contribui para o bem coletivo? Você está respeitando as regras para que possamos sair dessa vitoriosos? Todos, grupo de risco e não. 

ATIVIDADE 2
Imagine que uma pessoa perdeu a memória . Como responderia a pergunta Quem é voce? Seria difícil , não é mesmo? 
Resposta pessoal. Lembra daquela entrevista que você fez com um adulto sobre a infância e adolescência dele? Você ficou sabendo de fatos que nem imaginava. Seu entrevistado usou a memória. Se ele não tivesse essa memória como voce saberia da historia de seus pais, avos e outros.?
 
ATIVIDADE 3


GUILHERME AUGUSTO ARAÚJO FERNANDES (MEM FOX)


Era uma vez um menino chamado Guilherme Augusto Araújo Fernandes e ele nem era tão velho assim.
Sua casa era ao lado de um asilo de velho e ele conhecia todo mundo que vivia lá. Ele gostava da Sra. Silvano que tocava piano. Ele ouvia as histórias arrepiantes que lhe contava o Sr Cervantes . Ele brincava com o Sr. Valdemar que adorava remar. Ajudava a Sra Mandala que andava com uma bengala. E admirava o Sr. Possante que tinha voz de gigante.
Mas a pessoa que ele mais gostava era a Sra  Antônia Maria Dinis Cordeiro, porque ela também tinha quatro nomes, como ele.
Ele a chamava de Dona. Antônia e contava-lhe todos os seus segredos.
Um dia, Guilherme Augusto escutou sua mãe e seu pai conversando sobre Dona Antônia.
- Coitada da velhinha - disse sua mãe.
- Por que ela é coitada? - perguntou Guilherme Augusto.
- Porque ela perdeu a memória - respondeu seu pai.
- Também, não é para menos - disse sua mãe.
- Afinal, ela já tem noventa e seis anos.
- O que é uma memória? - perguntou Guilherme Augusto. Ele vivia fazendo perguntas.
- É algo de que você se lembre - respondeu o pai.
Mas Guilherme Augusto queria saber mais; então, ele procurou a Sra. Silvano que tocava piano.
- O que é uma memória? - perguntou.
- Algo quente, meu filho, algo quente.
Ele procurou o Sr. Cervantes que lhe contava histórias arrepiantes.
- O que é uma memória? - perguntou.
- Algo bem antigo, meu caro, algo bem antigo.
Ele procurou o Sr. Valdemar que adorava remar.
- O que é uma memória? - perguntou.
- Algo que faz chorar, meu menino, algo que faz chorar.
Ele procurou a Sra. Mandala que andava com uma bengala.
- O que é uma memória? - perguntou.
- Algo que o faz rir, meu querido, algo que o faz rir.
Ele procurou o Sr. Possante que tinha voz de gigante.
- O que é uma memória? - perguntou.
- Algo que vale ouro, meu jovem, algo que vale ouro.
Então, Guilherme Augusto voltou para casa, para procurar memórias para Dona Antônia , já que ela havia perdido as suas.
Ele procurou uma antiga caixa de sapato cheia de conchas, guardadas há muito tempo, e colocou-as com cuidado numa cesta. Ele achou uma marionete, que sempre fizera todo mundo rir, e colocou-a na cesta também.
Ele lembrou-se, com tristeza, da medalha que seu avô lhe tinha dado e colocou-a delicadamente ao lado das conchas.
Depois achou sua bola de futebol, que para ele valia ouro; por fim, entrou no galinheiro e pegou um ovinho fresquinho, ainda quente, debaixo da galinha.
Aí, Guilherme Augusto foi visitar Dona Antônia e deu à ela, uma por uma, cada coisa de sua cesta.
"Que criança adorável que me traz essas coisas maravilhosas", pensou Dona  Antônia.
E então ela começou a se lembrar.
Ela segurou o ovo ainda quente e contou a Guilherme Augusto sobre um ovinho azul, todo pintado, que havia encontrado uma vez, dentro do ninho, no jardim da casa de sua tia.
Ela encostou uma das conchas no ouvido e lembrou da vez que tinha ido à praia de bonde, há muito tempo, e como sentira calor com suas botas de amarrar.
Ela pegou a medalha e lembrou com tristeza, de seu irmão mais velho, que havia ido para a guerra e que nunca voltou.
Ela sorriu para a marionete e lembrou da vez em que mostrara uma para sua irmãzinha, que rira às gargalhadas, com a boca cheia de mingau.
Ela jogou a bola de futebol para Guilherme Augusto e lembrou do dia em que se conheceram e de todos os segredos que haviam compartilhado.
E os dois sorriram e sorriram, pois toda a memória perdida de Dona Antônia tinha sido encontrada, por um menino que nem era tão velho assim.
Os registros históricos nos ajudam a entender melhor como o presente foi construído pela ação dos homens. Através das memórias de Guilherme Augusto Araújo Fernandes , escreva a importância da preservação da memória  e da historia de cada um.
Resposta pessoal. Por que a memória é importante para contamos nossa Historia?

PARA DESCONTRAIR E CHORAR UM POUCO. EU CHOREI MUITO.RSRSRSRS.


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