segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Revisão avaliação bimestral 7ºano



1-A produção de açúcar, no Brasil colonial: 
a) possibilitou o povoamento e a ocupação de todo o território nacional, enriquecendo grande parte da população. 
b) praticada por grandes, médios e pequenos lavradores, permitiu a formação de uma sólida classe média rural. 
c) consolidou no Nordeste uma economia baseada no latifundiário monocultor e escravocrata que atendia aos interesses do sistema português. 
d) desde o início garantiu o enriquecimento da região Sul do país e foi a base econômica de sua hegemonia na República. 
2-Foram, respectivamente, fatores importantes na ocupação holandesa no Nordeste do Brasil e na sua posterior expulsão: 
a) o envolvimento da Holanda no tráfico de escravos e os desentendimentos entre Maurício de Nassau e a Companhia das Índias Ocidentais. 
b) a participação da Holanda na economia do açúcar e o endividamento dos senhores de engenho com a Companhia das Índias Ocidentais
c) o interesse da Holanda na economia do ouro e a resistência e não aceitação do domínio estrangeiro pela população. 
d) a tentativa da Holanda em monopolizar o comércio colonial e o fim da dominação espanhola em Portugal. 
3-Constituíram importantes fatores para o sucesso da lavoura canavieira no início da colonização do Brasil: 
a) o domínio espanhol, que possibilitou o crescimento do mercado consumidor interno. 
b) o predomínio da mão-de-obra livre com técnicas avançadas. 
c) o financiamento e distribuição nas mãos da Holanda .
d) a expulsão dos holandeses que trouxe a imediata recuperação dos mercados e ascensão econômica dos senhores de engenho. 
4- A história econômica e social do Brasil Colonial está pontilhada de crises de abastecimento que podem ser explicadas por: 
a) desvio da produção de alimentos para o consumo das tropas e abastecimento do Oriente. 
b) maior atenção e investimento nos setores extrativos da economia colonial, durante o primeiro século da colonização. 
c) predominância dos setores voltados para a produção de exportação. 
d) baixa produtividade das lavouras indígenas responsáveis pelo abastecimento das cidades. 
5-“O ser senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado por muitos”. Essa frase de João Antônio Andreoni,refere-se aos:
a) ricos comerciantes que lidavam com os negócios de exportação e importação;
b) proprietários das terrasde grande poder econômico e político;
c) lavradores assalariados que plantavam a cana-de-açúcar;
d) trabalhadores livres dos engenhos: artesãos, barqueiros, capatazes.
6-Assinale a alternativa que apresenta as características predominantes da economia colonial brasileira e cujas marcas se fazem sentir, ainda hoje, em nossa sociedade:
a) Produção monocultora, grande propriedade (latifúndio) e trabalho escravo.
b) Monopólio comercial, pequena propriedade rural e trabalho servil.
c) Produção para o mercado interno, propriedades diversificadas e trabalho assalariado.
d) Monocultura de exportação, propriedade minifundiária e trabalho escravo.
7-“Durante sua permanência no Brasil, os holandeses adquiriram o conhecimento de todos os aspectos técnicos e organizacionais na indústria açucareira. Esses conhecimentos vão constituir a base para a implantação de uma indústria concorrente, de grande escala, na região do Caribe".
Com base no texto, pode-se estabelecer que uma das principais consequências das Invasões Holandesas no Brasil e sua posterior expulsão foi que:
a) A luta para expulsar os holandeses colaborou para a união das três raças no Brasil: o branco, o negro e o indígena, desaparecendo a discriminação, o preconceito e a exploração
b) A produção holandesa de açúcar nas Antilhas provocou, pela concorrência, a crise açucareira no Brasil, no século XVII.
c) A concorrência com a Inglaterra, pelo domínio do comércio do açúcar na Europa, decretou o fim da hegemonia comercial da Holanda.
d) Os holandeses, após sua expulsão do Nordeste Brasileiro, deixaram de produzir açúcar, pois permaneceram envolvidos unicamente em investimentos no setor comercial.
1-C ; 2-B ; 3-C ;  4-C ;  5-B ; 6- A ; 7-B

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO 4 SEMANA 2 - 6º ANO Unidade temática: Lógicas da organização política  Subtema: Surgimento e expansão do Islã     ...